Recommended Posts

Publicado

Boa noite 

Tenho um aquário de 20 litros com um filtro 

Em que tem uma planta verdadeira e 2 objectos ( castelo e planta) como esconderijos 

Tenho 1 beta 

Um dourado 

E penso que os outros são da família das carpas

E também já tive telescópios 

Com isto quero dizer que já nem sei quantos peixes comprei porque acabam sempre por morrer e já não sei o que fazer 

Ponho água da torneira tépida 

Dou comer 1 X por dia 

Já comprei um produto para estabilizar a água por ser da torneira 

E os peixes começam por ficar parados há superfície do aquário, sem reação e este último parece que estava a largar umas coisas brancas 

Podem me ajudar por favor 🙏🙏

Publicado:

Boas Patricia Ferreira

Bem vinda ao Fórum.

Um aquário de 20 litros para um Betta,está bem,agora colocares um peixe dourado e outros peixes segundo tu dizes são da familia das carpas,já passou mais do que os limites do que o aquário pode levar.

Vamos lá haver,tirando o Betta,todos os outros peixes são para aquários para cima de 300 litros,ou então para lagos.

Agora diz-me,que filtro é que tens,tens termostato? fazes TPA,s de quando em quanto tempo? Fizestes o (Ciclo do Azoto) ?

Um conselho,não compres mais peixes,para esse aquário, se queres que o Betta não fique só,compra uns peixes pequenos que não passem dos 5cm em adultos,peixes de água quente,uns tetras ou outros há tua vontade,uns camarões Amanos que são umas maquinas a comer algas,e resto de comer dos peixes.

Bom fim de Ano,e um bom Ano Novo.

Saudações

Publicado:
há 16 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Patricia Ferreira

Bem vinda ao Fórum.

Um aquário de 20 litros para um Betta,está bem,agora colocares um peixe dourado e outros peixes segundo tu dizes são da familia das carpas,já passou mais do que os limites do que o aquário pode levar.

Vamos lá haver,tirando o Betta,todos os outros peixes são para aquários para cima de 300 litros,ou então para lagos.

Agora diz-me,que filtro é que tens,tens termostato? fazes TPA,s de quando em quanto tempo? Fizestes o (Ciclo do Azoto) ?

Um conselho,não compres mais peixes,para esse aquário, se queres que o Betta não fique só,compra uns peixes pequenos que não passem dos 5cm em adultos,peixes de água quente,uns tetras ou outros há tua vontade,uns camarões Amanos que são umas maquinas a comer algas,e resto de comer dos peixes.

Bom fim de Ano,e um bom Ano Novo.

Saudações

Publicado:

Não tenho termostato 

O filtro é um que tem uma esponja por dentro e coloquei a saída mais forte, tinha colocado a que é em cascata, mas não havia movimento na água. 

Não sei o que é o TPA, e nem o ciclo do azoto. 

Os peixes são pequenos. 

Obrigada e um bom ano de 2025 

Publicado:

Eu calculava que não tinhas feito o ciclo do azoto,e que não sabias o que era fazer TPA,s,as TPA,s quer dizer (Troca parcial de água,TPA)

Ciclo do azoto. 

Tens que comprar um termostato de 50w e colocares a aquecer a água a 25 graus,esse filtro que tens só com uma esponja,se poderes coloca lá umas serâmicas a sim como estas, shopping.webp uma vez que já tens um Betta ,o ciclo já começou,portanto faz as TPA.s semanais de 20% ou 30% de muda de água,e não te esqueceres de tratares a água da torneira com o produto para tirar o cloro e metais pesados,retira tudo o que tens no aquário que não seija natural,e coloca plantas verdadeiras,rocha ou troncos.

Saudações

Publicado:

Antes de mais sê bem vinda ao forum,

Tal como foi dito pelo Sr @Alvaro Silva , o ciclo do azoto é algo muito importante e completamente ignorado por muitos iniciantes, muitas vezes também é algo que não é explicado nas lojas onde as pessoas adquirem o seu primeiro aquário.

O meu conselho para ti, sendo que se trata de um aquário de apenas 20L, deves manter apenas o Betta, todos os outros para além de não terem espaço de natação suficiente provocam uma carga biológica, (ex: fezes), enorme para um aquário tão pequeno, tenta saber um pouco mais sobre o filtro, ou seja, saber quantos litros ele faz por hora, é um dado importante para saber se o filtro dará conta do recado ou não, para o teu aquário o filtro deve fazer no mínimo 100L/h.

Se quiseres tornar o aquário mais bonito à vista opta por removeres decorações artificiais, arranjar algumas rochas/troncos, (atenção que algumas rochas ou trocos alteram a química da agua, por exemplo, por norma os troncos tornam a agua mais acida, abaixo de 7Ph), opta por plantas fáceis de manter num aquário sem CO2, como por exemplo:

Lilaeopsis brasiliensis - Para a frente do aquario para poderes formar uma "carpete"
Limnophila sessiliflora - Para o fundo...

O que referi acima são apenas exemplos, podes explorar o site da Tropica  onde irás encontrar muita informação, na seleção de plantas para procurar basta meter "Easy", pois essas não exigem CO2 e vão tornar o teu aquário muito bonito.

Para manteres plantas tens que ter em atenção a luz que usas no aquário, uma Aqua Lux Led ou Twinstar Light 20B II, faz bem o serviço, entre outras claro, isto são apenas exemplos.

Espero ter ajudado.