Patricia Luna Ferreira Publicado Dezembro 30, 2024 Publicado Dezembro 30, 2024 Boa noite Tenho um aquário de 20 litros com um filtro Em que tem uma planta verdadeira e 2 objectos ( castelo e planta) como esconderijos Tenho 1 beta Um dourado E penso que os outros são da família das carpas E também já tive telescópios Com isto quero dizer que já nem sei quantos peixes comprei porque acabam sempre por morrer e já não sei o que fazer Ponho água da torneira tépida Dou comer 1 X por dia Já comprei um produto para estabilizar a água por ser da torneira E os peixes começam por ficar parados há superfície do aquário, sem reação e este último parece que estava a largar umas coisas brancas Podem me ajudar por favor 🙏🙏 Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 30, 2024 Publicado: Dezembro 30, 2024 Boas Patricia Ferreira Bem vinda ao Fórum. Um aquário de 20 litros para um Betta,está bem,agora colocares um peixe dourado e outros peixes segundo tu dizes são da familia das carpas,já passou mais do que os limites do que o aquário pode levar. Vamos lá haver,tirando o Betta,todos os outros peixes são para aquários para cima de 300 litros,ou então para lagos. Agora diz-me,que filtro é que tens,tens termostato? fazes TPA,s de quando em quanto tempo? Fizestes o (Ciclo do Azoto) ? Um conselho,não compres mais peixes,para esse aquário, se queres que o Betta não fique só,compra uns peixes pequenos que não passem dos 5cm em adultos,peixes de água quente,uns tetras ou outros há tua vontade,uns camarões Amanos que são umas maquinas a comer algas,e resto de comer dos peixes. Bom fim de Ano,e um bom Ano Novo. Saudações Citar
Patricia Luna Ferreira Publicado: Dezembro 30, 2024 Autor Publicado: Dezembro 30, 2024 há 16 minutos, Alvaro Silva disse: Boas Patricia Ferreira Bem vinda ao Fórum. Um aquário de 20 litros para um Betta,está bem,agora colocares um peixe dourado e outros peixes segundo tu dizes são da familia das carpas,já passou mais do que os limites do que o aquário pode levar. Vamos lá haver,tirando o Betta,todos os outros peixes são para aquários para cima de 300 litros,ou então para lagos. Agora diz-me,que filtro é que tens,tens termostato? fazes TPA,s de quando em quanto tempo? Fizestes o (Ciclo do Azoto) ? Um conselho,não compres mais peixes,para esse aquário, se queres que o Betta não fique só,compra uns peixes pequenos que não passem dos 5cm em adultos,peixes de água quente,uns tetras ou outros há tua vontade,uns camarões Amanos que são umas maquinas a comer algas,e resto de comer dos peixes. Bom fim de Ano,e um bom Ano Novo. Saudações Citar
Patricia Luna Ferreira Publicado: Dezembro 30, 2024 Autor Publicado: Dezembro 30, 2024 Não tenho termostato O filtro é um que tem uma esponja por dentro e coloquei a saída mais forte, tinha colocado a que é em cascata, mas não havia movimento na água. Não sei o que é o TPA, e nem o ciclo do azoto. Os peixes são pequenos. Obrigada e um bom ano de 2025 Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 30, 2024 Publicado: Dezembro 30, 2024 Eu calculava que não tinhas feito o ciclo do azoto,e que não sabias o que era fazer TPA,s,as TPA,s quer dizer (Troca parcial de água,TPA) Ciclo do azoto. Tens que comprar um termostato de 50w e colocares a aquecer a água a 25 graus,esse filtro que tens só com uma esponja,se poderes coloca lá umas serâmicas a sim como estas, uma vez que já tens um Betta ,o ciclo já começou,portanto faz as TPA.s semanais de 20% ou 30% de muda de água,e não te esqueceres de tratares a água da torneira com o produto para tirar o cloro e metais pesados,retira tudo o que tens no aquário que não seija natural,e coloca plantas verdadeiras,rocha ou troncos. Saudações Citar
sTeVe- Publicado: Dezembro 31, 2024 Publicado: Dezembro 31, 2024 Antes de mais sê bem vinda ao forum, Tal como foi dito pelo Sr @Alvaro Silva , o ciclo do azoto é algo muito importante e completamente ignorado por muitos iniciantes, muitas vezes também é algo que não é explicado nas lojas onde as pessoas adquirem o seu primeiro aquário. O meu conselho para ti, sendo que se trata de um aquário de apenas 20L, deves manter apenas o Betta, todos os outros para além de não terem espaço de natação suficiente provocam uma carga biológica, (ex: fezes), enorme para um aquário tão pequeno, tenta saber um pouco mais sobre o filtro, ou seja, saber quantos litros ele faz por hora, é um dado importante para saber se o filtro dará conta do recado ou não, para o teu aquário o filtro deve fazer no mínimo 100L/h. Se quiseres tornar o aquário mais bonito à vista opta por removeres decorações artificiais, arranjar algumas rochas/troncos, (atenção que algumas rochas ou trocos alteram a química da agua, por exemplo, por norma os troncos tornam a agua mais acida, abaixo de 7Ph), opta por plantas fáceis de manter num aquário sem CO2, como por exemplo: Lilaeopsis brasiliensis - Para a frente do aquario para poderes formar uma "carpete" Limnophila sessiliflora - Para o fundo... O que referi acima são apenas exemplos, podes explorar o site da Tropica onde irás encontrar muita informação, na seleção de plantas para procurar basta meter "Easy", pois essas não exigem CO2 e vão tornar o teu aquário muito bonito. Para manteres plantas tens que ter em atenção a luz que usas no aquário, uma Aqua Lux Led ou Twinstar Light 20B II, faz bem o serviço, entre outras claro, isto são apenas exemplos. Espero ter ajudado. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra
Recommended Posts