Douglas Santos Publicado Sábado às 19:46 Publicado Sábado às 19:46 Olá pessoal, sou novo por aqui e gostaria de apresentar o meu aquário para vocês! O aquário tem 3 meses de montado. O aquário tem 84 litros (80x35x30), descontanto as plantas e o substrato fica com ~70 litros. Substrato fértil e camada inerte JBL manado. Iluminação Chihiros B80. Termostato (26ºC). Filtragem: sera fil bioactive 130 (300 l / h). Parâmetros: No3: 0, No2: 0, GH > 10, KH: 3ºd, ph: 6,8, Cl: 0. Amônia: 0 Flora: Alternanthera reineckii Hygrophila corymbosa Pogostemon Stellatus Rotala Wakkichii Sagittaria Subulata Co2 caseiro (não está dando muito certo, mas já encomendei um cilindro de 2 litros). Fauna: 6 Tetra neon azul 6 tetra neon cardinal 6 Peixe lapis 6 Barbo cereja 6 nariz de bebado 6 ottos 2 corydoras 1 Ramireze german Blue veu 1 Kilifish Rachow Fotos: https://photos.app.goo.gl/DHCC3VdiZrQi8oSR9 Citar
Alvaro Silva Publicado: Sábado às 21:17 Publicado: Sábado às 21:17 Boas Douglas Santos Bem vindo ao Fórum. O aquário esta bonito,com muita cor e plantas com um ótimo aspecto. Parabéns,que corra tudo bem. Saudações Citar
C Mocho Publicado: Domingo às 00:29 Publicado: Domingo às 00:29 Boas Douglas, bem-vindo ao fórum. Está muito bonito o teu aquário, mas, (desculpa esta observação), tens demasiados peixes para o volume do tanque… nada que não se ultrapasse, deves é estar atento e fazer trocas de água frequentes (TPA). Eu recomendaria, umas 2 vezes por semana, aí uns 30%. As plantas estão bonitas, mas vais ver que quando o CO2 estiver a funcionar corretamente que ainda vão estar melhor, desde que não te esqueças de as fertilizar…. Então, poderás descartar as zonas inferiores e replantar os topos, que elas crescerão rapidamente e muito mais exuberantes! Por exemplo, o Pogostemun mostra sinais de carência, vais ver as agulhas a crescer quando ela tiver o CO2. As Hygrophilas e as reineckii, que agora se mostram um pouco desfolhadas na zona inferior, irão poder manter-se mais cheias… Não te esqueças é de fertilizar! Quanto aos peixes, para além de, como já afirmei, estarem em número muito elevado, tens aí 2 Cory (não sei efetivamente qual a espécie), mas que são peixes de cardume, que só se sentem bem e só mostram o seu comportamento natural, se tiveres um pequeno grupo (talvez pelo menos, umas 6). O mesmo se poderá dizer para esses Kilifish. Não te assustes, já disse que com umas TPA frequentes e alguma vigilância, pode perfeitamente correr bem. Mas caso te morra algum peixe, não vás a correr buscar um substituto, sem primeiro ponderar bem se é necessário ou não. Não entendas estes comentários como um motivo de preocupação. No início, é natural começar com um aquário e ir um pouco além da sua capacidade. Nada grave, morrer um peixe, acontece mesmo aos mais experientes. Tens é de ficar atento e ir melhorando cada vez mais os teus conhecimentos. De resto, dou-te os parabéns pelo que nos mostras! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Douglas Santos Publicado: Domingo às 09:35 Autor Publicado: Domingo às 09:35 há 12 horas, Alvaro Silva disse: Boas Douglas Santos Bem vindo ao Fórum. O aquário esta bonito,com muita cor e plantas com um ótimo aspecto. Parabéns,que corra tudo bem. Saudações Obrigado! Um grande abraço! Citar
Douglas Santos Publicado: Domingo às 09:50 Autor Publicado: Domingo às 09:50 há 9 horas, C Mocho disse: Boas Douglas, bem-vindo ao fórum. Está muito bonito o teu aquário, mas, (desculpa esta observação), tens demasiados peixes para o volume do tanque… nada que não se ultrapasse, deves é estar atento e fazer trocas de água frequentes (TPA). Eu recomendaria, umas 2 vezes por semana, aí uns 30%. As plantas estão bonitas, mas vais ver que quando o CO2 estiver a funcionar corretamente que ainda vão estar melhor, desde que não te esqueças de as fertilizar…. Então, poderás descartar as zonas inferiores e replantar os topos, que elas crescerão rapidamente e muito mais exuberantes! Por exemplo, o Pogostemun mostra sinais de carência, vais ver as agulhas a crescer quando ela tiver o CO2. As Hygrophilas e as reineckii, que agora se mostram um pouco desfolhadas na zona inferior, irão poder manter-se mais cheias… Não te esqueças é de fertilizar! Quanto aos peixes, para além de, como já afirmei, estarem em número muito elevado, tens aí 2 Cory (não sei efetivamente qual a espécie), mas que são peixes de cardume, que só se sentem bem e só mostram o seu comportamento natural, se tiveres um pequeno grupo (talvez pelo menos, umas 6). O mesmo se poderá dizer para esses Kilifish. Não te assustes, já disse que com umas TPA frequentes e alguma vigilância, pode perfeitamente correr bem. Mas caso te morra algum peixe, não vás a correr buscar um substituto, sem primeiro ponderar bem se é necessário ou não. Não entendas estes comentários como um motivo de preocupação. No início, é natural começar com um aquário e ir um pouco além da sua capacidade. Nada grave, morrer um peixe, acontece mesmo aos mais experientes. Tens é de ficar atento e ir melhorando cada vez mais os teus conhecimentos. De resto, dou-te os parabéns pelo que nos mostras! Boas, obrigado pelo comentário! Eu faço TPA uma vez por semana, mas vou passar a fazer duas vezes então. Eu estou a fertilizar as plantas com ferro, tem alguma sugestão de outro fertilizante? Quanto as corys eu também não me recordo a espécie 😞 mas eu estou ciente que elas vivem melhor em cardume, mas como já estou no limite de peixes, tive medo de colocar tantas de uma vez. Não vejo a hora do sistema de Co2 chegar, uma pena o caseiro não ter dado conta 😞 Obrigado pelas dicas! Citar
C Mocho Publicado: Domingo às 11:53 Publicado: Domingo às 11:53 há 1 hora, Douglas Santos disse: Eu estou a fertilizar as plantas com ferro, tem alguma sugestão de outro fertilizante? Existem várias formas de fertilizar e várias marcas que oferecem produtos de qualidade. Uma coisa é certa, as plantas precisam de macro e micro elementos e o que é mais consumido são os macro: azoto, fósforo e potássio. O azoto é parcialmente "produzido" pelos animais que estão dentro do aquário, mas nem sempre é produzido em quantidade suficiente, o fósforo resulta da decomposição dos alimentos e o potássio tem necessariamente de ser introduzido no sistema. O ferro é talvez o micro elemento mais consumido, mas em menor quantidade que os macro. Ferro exclusivamente não é o suficiente para manter as tuas plantas saudáveis... Também depende do tipo de substrato que estás a utilizar e do seu tempo de vida no aquário... Recomendo que utilizes um fertilizante completo. Mais tarde, quando dominares melhor a questão, irás provavelmente optar por algo um pouco mais complexo, pois cada aquário tem o seu tipo de necessidades específicas, mas por agora, um fertilizante completo é o mais adequado. Podes pesquisar e aprender muito sobre fertilização aqui na net, pondera o que se encontrar no mercado perto de ti e, caso estejas perto de uma loja especializada em aquariofilia e plantas de aquário (não conheço as do Porto, mas há boas e há muito boas), segue os conselhos deles. Também tens a opção de comprar on-line, pois há excelentes lojas em Portugal que têm esse seviço e fazem envios para todo o país. 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 12:10 Publicado: Domingo às 12:10 Bem, já foi tudo dito pelo Mocho e pelo Álvaro, mas não quis deixar de comentar para te dar as boas-vindas ao hobby e para te dar os parabéns pelo aquário que montaste. Está muito bonito! Desejo-te a melhor das sortes e muita Paciência (é a primeira regra para teres sucesso na Aquariofilia 😉 ). Vou continuar a seguir! Citar
sTeVe- Publicado: Domingo às 13:55 Publicado: Domingo às 13:55 Bem vindo @Douglas Santos! Sê bem vindo ao forum. Aquário com muito bom aspeto 👏, a unica observação que irei fazer ao teu post é a capacidade do Filtro que estas a usar, 300 L/h não é o ideal para a quantitate de água que tens, sendo que o filtro deveria ter a capacidade de pelo menos fazer 5x o total de litros por hora, assim sendo 70Lx5= 350L, (fica um pouco à justa), de resto já foi tudo referido pelo @C Mocho e pelo @Alvaro Silva, posso dizer que tal como tu sou bastante novo no hobby e tenho aprendido muito com todos os membros que por aqui passam, seja pela matéria que apresentam vinda de diversas fontes, seja pelas experiências passadas, aproveita para conhecer e absorver todo o conhecimento que está explanado neste forum e vai partilhando a tua experiência. PS: se por acaso estiver errado peço que me corrijam, contudo a relação que falei acima é o que tento aplicar no mínimo, se bem que os meus filtros são bem mais potentes que o mínimo necessário. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 16:53 Publicado: Domingo às 16:53 (editado) 2 hours ago, sTeVe- said: PS: se por acaso estiver errado peço que me corrijam, contudo a relação que falei acima é o que tento aplicar no mínimo, se bem que os meus filtros são bem mais potentes que o mínimo necessário. O valor de referência é esse, sim. 5 vezes o volume do tanque. Mas durante muito tempo eu usei um filtro abaixo desse valor nos meus aquários e nunca tive problemas de maior. Um filtro com mais capacidade seria melhor, mas este está no limite, e o tanque tem muitas plantas para ajudar. Se o Douglas cumprir a rotina semanal como deve ser, julgo que o filtro deve chegar (por agora). Quer dizer... estou a falar e não sei o que está dentro do filtro. Fizeste alguma alteração ao que vinha lá dentro, Douglas? Editado Domingo às 16:54 por JoseCarlosMarques Citar
Douglas Santos Publicado: Domingo às 19:54 Autor Publicado: Domingo às 19:54 há 5 horas, sTeVe- disse: Bem vindo @Douglas Santos! Sê bem vindo ao forum. Aquário com muito bom aspeto 👏, a unica observação que irei fazer ao teu post é a capacidade do Filtro que estas a usar, 300 L/h não é o ideal para a quantitate de água que tens, sendo que o filtro deveria ter a capacidade de pelo menos fazer 5x o total de litros por hora, assim sendo 70Lx5= 350L, (fica um pouco à justa), de resto já foi tudo referido pelo @C Mocho e pelo @Alvaro Silva, posso dizer que tal como tu sou bastante novo no hobby e tenho aprendido muito com todos os membros que por aqui passam, seja pela matéria que apresentam vinda de diversas fontes, seja pelas experiências passadas, aproveita para conhecer e absorver todo o conhecimento que está explanado neste forum e vai partilhando a tua experiência. PS: se por acaso estiver errado peço que me corrijam, contudo a relação que falei acima é o que tento aplicar no mínimo, se bem que os meus filtros são bem mais potentes que o mínimo necessário. Obrigado pelo comentário, fico feliz em ser tão bem recepcionado! Então, eu no momento não tenho condições de adquirir outro filtro e esse, por enquanto, parece que está dando conta do recado. Mas vou monitorar e se houver necessidade eu dou um jeito hahaha. há 7 horas, JoseCarlosMarques disse: Bem, já foi tudo dito pelo Mocho e pelo Álvaro, mas não quis deixar de comentar para te dar as boas-vindas ao hobby e para te dar os parabéns pelo aquário que montaste. Está muito bonito! Desejo-te a melhor das sortes e muita Paciência (é a primeira regra para teres sucesso na Aquariofilia 😉 ). Vou continuar a seguir! Obrigado! há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: O valor de referência é esse, sim. 5 vezes o volume do tanque. Mas durante muito tempo eu usei um filtro abaixo desse valor nos meus aquários e nunca tive problemas de maior. Um filtro com mais capacidade seria melhor, mas este está no limite, e o tanque tem muitas plantas para ajudar. Se o Douglas cumprir a rotina semanal como deve ser, julgo que o filtro deve chegar (por agora). Quer dizer... estou a falar e não sei o que está dentro do filtro. Fizeste alguma alteração ao que vinha lá dentro, Douglas? Então ele está como chegou, não fiz nenhuma alteração. Ele tem perlon, esponja e siporax. Indicas fazer alguma alteração? Obrigado 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 20:27 Publicado: Domingo às 20:27 30 minutes ago, Douglas Santos said: Então ele está como chegou, não fiz nenhuma alteração. Ele tem perlon, esponja e siporax. Indicas fazer alguma alteração? Sim. Sem dúvida. Manter o mínimo de esponjas possível, para manter o tanque limpo de detritos, e substituir toda a media por Seachem Matrix, por exemplo. Mas agora que esse filtro está ciclado (imagino eu), não podes fazer todas as alterações de uma vez... caso contrário vais perder todas as bactérias benéficas que tens. Teria que ser uma coisa faseada. Citar
Recommended Posts