Recommended Posts

Publicado:
16 hours ago, Diogo.Sousa said:

Vi pois. E era nesse formato que queria. Ou seja Seiryu e nessa forma como as que tens no teu aquário mais pequeno.
Eu sei...eu sei. Mas tenho também de pensar na minha carteira e nos descontos que tenho de gastar até ao fim do ano.

Eu compro muita coisa em casas da especialidade. Alias, foi assim que montei o P01 todo. Mas desta vez tenho de aproveitar senão perco os descontos que tenho.

Então podes usar as pedras que tens 😄 . Em relação aos descontos, fazes muito bem. Não sabia que tinhas isso para gastar. Pensei que ias comprar online por ser mais fácil.

E em relação ao termostato, até eu fiquei tentado a experimentar esse Aquael. Mas ainda tenho 3 ou 4 dos chineses que me vão servindo. Quando chegar a altura de comprar um novo 🙂 .

Já limpaste o tanque?

• Gosto 1
Publicado:

Olha mais ou menos, ando a tentar desde ontem limpar mas o trabalho não me tem largado (tenho horario diferente por trabalhar por enquanto para os US) e depois o puto com otite...
Mas quero ver se faço isso agora de tarde.

E ainda tenho de ver as reviews do Aquael... 😞

Preciso de...48h em vez de 24h por dia! 😛

• Haha 1

FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!

Publicado:
40 minutes ago, Diogo.Sousa said:

Bem e o aquário já está bem mais limpo. Só estou ali com um problema em conseguir tirar os restos daquela zona da linha de água que não estão a sair nem por nada...

Normal... é o sitio onde mais se acumulam. Mas não te preocupes muito com isso. Com água dentro, não se devem notar. Experimenta encher o tanque para ver.

Publicado:

Confirmo que não se nota não. Um bocadinho só mas de resto está bastante bom...para o que estava 😛

Entretanto, outra coisa que preciso de ver, porque é aquilo que mais me custa de tudo neste hobbie. Tenho de ver uma forma eficaz e...errrr...mais automatizada de fazer as mudanças de água.
Já sei...faz parte do ritual, mas é o que me custa mesmo mesmo.

Publicado:
há 5 minutos, Diogo.Sousa disse:

Confirmo que não se nota não. Um bocadinho só mas de resto está bastante bom...para o que estava 😛

Entretanto, outra coisa que preciso de ver, porque é aquilo que mais me custa de tudo neste hobbie. Tenho de ver uma forma eficaz e...errrr...mais automatizada de fazer as mudanças de água.
Já sei...faz parte do ritual, mas é o que me custa mesmo mesmo.

Existem formas automáticas de fazer isso, mas não compensa o investimento apenas para um aquário, já para não falar que esses sistemas apenas mudam a água, contudo existe um série de tarefas que temos sempre que ter em conta, segue uma checklist pela qual me guio, pode ser que te ajude:

LISTA DE VERIFICAÇÃO DE MANUTENÇÃO

GERAL

• Realize uma avaliação geral: verifique odores, algas, saúde das plantas e hardscape. Resolva as causas raízes.
  • Remova algas dos vidros com esponja GA e raspador. Verifique de lado. Remova plantas/folhas infestadas por algas.
  • Limpe as bordas de silicone com uma escova de dentes/escova plástica. Trate BGA no substrato. Remova detritos.
  • Garanta água cristalina. Se estiver turva, use ADA Clear Water: 1 ml/20L para aquários novos, 1 ml/40L para antigos. Não exceda a dosagem.
  • A areia deve estar uniformemente fina ao longo do vidro frontal, sem pontos de colagem visíveis.
  • Remova partículas de substrato da areia com ferramenta magnética ou mangueira de sucção. Partículas de substrato são mais leves que areia.
  • Remova areia acumulada em plantas/hardscape com um ventilador. Limpe pedras infestadas de algas com uma escova metálica.

VIDA SELVAGEM

• Verifique os animais; devem se mover normalmente, ter apetite e não apresentar sinais visíveis de doenças.
  • Remova folhas mortas. Substitua plantas pouco atraentes por novas similares.
  • Pode plantas que toquem o vidro. Faça podas regulares conforme o conceito do layout.
  • Remova partes mortas de plantas e alimentos não consumidos do substrato e das plantas. A decomposição pode causar algas.
  • Remova partes de plantas da superfície e dos cantos com uma rede, papel toalha, pincel e pinças.
  • Remova caracóis indesejados com mangueira para troca de água, pinças ou capturador de caracóis.

EQUIPAMENTOS

• Limpe o skimmer e ajuste sua posição. Certifique-se de que camarões ou plantas não estejam presos dentro ou ao redor dele.
  • Encha os contadores de bolhas de CO2 até 2/3. Verifique a cor do Drop Checker e recarregue a solução se necessário.
  • Limpe o vidro externo para remover marcas d'água. Use Cleanex e papel toalha.
  • Certifique-se de que o vidro interno acima do nível da água esteja sem manchas. Verifique o nível da água.
  • Mantenha o interior do gabinete limpo e organizado.
  • Verifique a garrafa de CO2 e a contagem de bolhas. Monitore a pressão, que aumenta antes do esgotamento. Escute possíveis vazamentos de gás.
  • Mantenha as luminárias limpas, sem marcas de respingos de água, livres de poeira e devidamente alinhadas.
  • Recarregue dosadores automáticos de fertilizantes e alimentadores automáticos, caso os níveis estejam abaixo de um quarto.
  • Inspecione a limpeza do filtro observando o fluxo, procure vazamentos, confira o log de limpeza e plataformas digitais.
  • Limpe os vidros, o filtro, mangueiras de CO2 e dosadores. Verifique mangueiras dobradas e substitua as velhas ou descoloridas.
  • Certifique-se de que o UV está ligado, o aquecedor está ajustado corretamente e o computador de pH é calibrado regularmente. Verifique os registros.

Eu faço apenas uma muda por semana, de 50%, por exemplo o meu domingo à tarde é para tratar dos aquários, durante a semana se vir folhas mortas vou retirando, ou se vir algo que precisa de atenção imediata resolvo na hora.
Quando estou a iniciar um aquário as formas que me dei melhor foram:

Iniciar o aqua já plantado:
Troco 50% de água de 2 em dois dias na primeira semana;
Segunda e Terceira semanas: 2x
A partir da quarta semana, troco 50% apenas 1x

Darkstart (método menos trabalhoso);
monto apenas o hardscape, coloco água e deixo o aquário a marinar por duas semanas sem fazer qualquer troca de água;
terceira semana, troco 50% e deixo mais uma semana;
Ao fim de 4 semanas retiro toda a água do aquário e planto tudo o que tiver para plantar, volto a encher e passo a fazer 50% de TPA 1x semana
Este método ajuda também com as plantas, pois naquilo que observei há menos probabilidade de "melt" uma vez que já não vai haver picos de amónia.

Publicado:
1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Eu bem sei...eu só queria uma coisa mesmo muito simples que fosse colocar no aquario "algo" carregar num botão ou uma coisa assim, e a agua passar de uma mangueira para um balde e pronto.

Faz como eu. Tenho uma bomba de água submersível que comprei nos chineses (é barato) e adaptei-lhe uma mangueira na saída. É uma bomba grande, que faz muitos litros por hora... até julgo que seja de lago, mas qualquer bomba serve. Tipo isto:

https://pt.dhgate.com/product/220v-aquarium-water-pump-ultra-quiet-submersible/639868496.html?skuId=811645554771800064

A mangueira que tenho também é bastante grande... tem uns 10 metros, e também foi comprada lá nos chineses. Quando quero tirar a água do aquário ponho a bomba no aquário e a ponta da mangueira na sanita. Depois para voltar a encher o aquário coloco a bomba no lavatório (com a água a correr) e a ponta da mangueira no tanque.

Três coisas importantes:

- A ligação da bomba à mangueira não precisa ficar perfeita. A minha mangueira tem um diâmetro muito menor que a saída da bomba, mas prendi-a muito bem com fita isoladora e funciona na mesma. Tem cuidado para não haver fugas de água, porque isso vai tornar o processo mais demorado;

- Se a entrada de água da bomba tiver ranhuras muito grandes (a minha tem), cobre-as com lã filtrante. Mais uma vez, prendi a lã com fita isoladora. Isto previne a aspiração de peixes mais pequenos quando a metes no aquário;

- Controla bem a água da torneira enquanto estiveres a encher o tanque... pode acontecer teres um caudal muito curto, que não alimenta a bomba e ela fica ali a trabalhar para nada, mas também podes ter um caudal excessivo que a bomba não dá vazão e a água pode sair fora do lavatório.

Este processo é porreiro porque no Inverno, por exemplo, também podes controlar a temperatura da água que está a entrar no aquário, para não haver choques térmicos.

Ah... isto depende dos casos, mas se o teu lavatório estiver à altura do aquário, ou mais abaixo, a bomba pode não ter força suficiente para começar a puxar a água. Nesse caso o melhor a fazer é meteres a boca na mangueira e puxares a primeira água... a partir daí ela começa a correr normalmente.

Publicado:

Boas Diogo Sousa

Para mim é um prazer imenso todos os Domingos fazer a manutenção ao aquário,entre elas tirar a água e colocar nova é um gosto,aqui é que se pode dizer,quem corre por gosto,não se cansa.

Olha que eu faço as TPA,s,tiro a água do aquário para garrafões,e coloco a água nova já tratada com garrafões para o aquário,é um bom bocado que eu passo,ate esqueço problemas da vida momentaneamente.

Saudações

Publicado:
9 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas Diogo Sousa

Para mim é um prazer imenso todos os Domingos fazer a manutenção ao aquário,entre elas tirar a água e colocar nova é um gosto,aqui é que se pode dizer,quem corre por gosto,não se cansa.

Olha que eu faço as TPA,s,tiro a água do aquário para garrafões,e coloco a água nova já tratada com garrafões para o aquário,é um bom bocado que eu passo,ate esqueço problemas da vida momentaneamente.

Saudações

🙂 Obrigado pelo feedback Alvaro.
Eu acredito que sim, e ao principio para mim também é, mas depois começa mesmo a ser um peso para mim, confesso.

Publicado:
4 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Faz como eu. Tenho uma bomba de água submersível que comprei nos chineses (é barato) e adaptei-lhe uma mangueira na saída. É uma bomba grande, que faz muitos litros por hora... até julgo que seja de lago, mas qualquer bomba serve. Tipo isto:

https://pt.dhgate.com/product/220v-aquarium-water-pump-ultra-quiet-submersible/639868496.html?skuId=811645554771800064

A mangueira que tenho também é bastante grande... tem uns 10 metros, e também foi comprada lá nos chineses. Quando quero tirar a água do aquário ponho a bomba no aquário e a ponta da mangueira na sanita. Depois para voltar a encher o aquário coloco a bomba no lavatório (com a água a correr) e a ponta da mangueira no tanque.

Três coisas importantes:

- A ligação da bomba à mangueira não precisa ficar perfeita. A minha mangueira tem um diâmetro muito menor que a saída da bomba, mas prendi-a muito bem com fita isoladora e funciona na mesma. Tem cuidado para não haver fugas de água, porque isso vai tornar o processo mais demorado;

- Se a entrada de água da bomba tiver ranhuras muito grandes (a minha tem), cobre-as com lã filtrante. Mais uma vez, prendi a lã com fita isoladora. Isto previne a aspiração de peixes mais pequenos quando a metes no aquário;

- Controla bem a água da torneira enquanto estiveres a encher o tanque... pode acontecer teres um caudal muito curto, que não alimenta a bomba e ela fica ali a trabalhar para nada, mas também podes ter um caudal excessivo que a bomba não dá vazão e a água pode sair fora do lavatório.

Este processo é porreiro porque no Inverno, por exemplo, também podes controlar a temperatura da água que está a entrar no aquário, para não haver choques térmicos.

Ah... isto depende dos casos, mas se o teu lavatório estiver à altura do aquário, ou mais abaixo, a bomba pode não ter força suficiente para começar a puxar a água. Nesse caso o melhor a fazer é meteres a boca na mangueira e puxares a primeira água... a partir daí ela começa a correr normalmente.

Tenho mesmo de olhar para isto.

Publicado:
54 minutes ago, Alvaro Silva said:

tiro a água do aquário para garrafões

Fiquei curioso, Álvaro. Essa água que tira é usada em quê?

Publicado:

Rego uns vasos de plantas que tenho na varanda,,e outras plantas que tenho dentro de casa,o resto vai para o cano.

Abraço

Publicado:
12 hours ago, Alvaro Silva said:

Rego uns vasos de plantas que tenho na varanda,,e outras plantas que tenho dentro de casa,o resto vai para o cano.

Abraço

Muito bem! Já tinha ouvido, mas sinceramente nunca o fiz. Apesar de também ter a panca das plantas.