JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 11:57 Publicado: Sexta-feira às 11:57 16 hours ago, Diogo.Sousa said: Vi pois. E era nesse formato que queria. Ou seja Seiryu e nessa forma como as que tens no teu aquário mais pequeno. Eu sei...eu sei. Mas tenho também de pensar na minha carteira e nos descontos que tenho de gastar até ao fim do ano. Eu compro muita coisa em casas da especialidade. Alias, foi assim que montei o P01 todo. Mas desta vez tenho de aproveitar senão perco os descontos que tenho. Então podes usar as pedras que tens 😄 . Em relação aos descontos, fazes muito bem. Não sabia que tinhas isso para gastar. Pensei que ias comprar online por ser mais fácil. E em relação ao termostato, até eu fiquei tentado a experimentar esse Aquael. Mas ainda tenho 3 ou 4 dos chineses que me vão servindo. Quando chegar a altura de comprar um novo 🙂 . Já limpaste o tanque? 1 Citar
Diogo.Sousa Publicado: Sexta-feira às 12:06 Autor Publicado: Sexta-feira às 12:06 Olha mais ou menos, ando a tentar desde ontem limpar mas o trabalho não me tem largado (tenho horario diferente por trabalhar por enquanto para os US) e depois o puto com otite... Mas quero ver se faço isso agora de tarde. E ainda tenho de ver as reviews do Aquael... 😞 Preciso de...48h em vez de 24h por dia! 😛 1 Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!
Diogo.Sousa Publicado: Sexta-feira às 13:11 Autor Publicado: Sexta-feira às 13:11 Bem e o aquário já está bem mais limpo. Só estou ali com um problema em conseguir tirar os restos daquela zona da linha de água que não estão a sair nem por nada... Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 13:52 Publicado: Sexta-feira às 13:52 40 minutes ago, Diogo.Sousa said: Bem e o aquário já está bem mais limpo. Só estou ali com um problema em conseguir tirar os restos daquela zona da linha de água que não estão a sair nem por nada... Normal... é o sitio onde mais se acumulam. Mas não te preocupes muito com isso. Com água dentro, não se devem notar. Experimenta encher o tanque para ver. Citar
Diogo.Sousa Publicado: Sexta-feira às 14:33 Autor Publicado: Sexta-feira às 14:33 Confirmo que não se nota não. Um bocadinho só mas de resto está bastante bom...para o que estava 😛 Entretanto, outra coisa que preciso de ver, porque é aquilo que mais me custa de tudo neste hobbie. Tenho de ver uma forma eficaz e...errrr...mais automatizada de fazer as mudanças de água. Já sei...faz parte do ritual, mas é o que me custa mesmo mesmo. Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!
sTeVe- Publicado: Sexta-feira às 14:51 Publicado: Sexta-feira às 14:51 há 5 minutos, Diogo.Sousa disse: Confirmo que não se nota não. Um bocadinho só mas de resto está bastante bom...para o que estava 😛 Entretanto, outra coisa que preciso de ver, porque é aquilo que mais me custa de tudo neste hobbie. Tenho de ver uma forma eficaz e...errrr...mais automatizada de fazer as mudanças de água. Já sei...faz parte do ritual, mas é o que me custa mesmo mesmo. Existem formas automáticas de fazer isso, mas não compensa o investimento apenas para um aquário, já para não falar que esses sistemas apenas mudam a água, contudo existe um série de tarefas que temos sempre que ter em conta, segue uma checklist pela qual me guio, pode ser que te ajude: LISTA DE VERIFICAÇÃO DE MANUTENÇÃO GERAL Realize uma avaliação geral: verifique odores, algas, saúde das plantas e hardscape. Resolva as causas raízes. Remova algas dos vidros com esponja GA e raspador. Verifique de lado. Remova plantas/folhas infestadas por algas. Limpe as bordas de silicone com uma escova de dentes/escova plástica. Trate BGA no substrato. Remova detritos. Garanta água cristalina. Se estiver turva, use ADA Clear Water: 1 ml/20L para aquários novos, 1 ml/40L para antigos. Não exceda a dosagem. A areia deve estar uniformemente fina ao longo do vidro frontal, sem pontos de colagem visíveis. Remova partículas de substrato da areia com ferramenta magnética ou mangueira de sucção. Partículas de substrato são mais leves que areia. Remova areia acumulada em plantas/hardscape com um ventilador. Limpe pedras infestadas de algas com uma escova metálica. VIDA SELVAGEM Verifique os animais; devem se mover normalmente, ter apetite e não apresentar sinais visíveis de doenças. Remova folhas mortas. Substitua plantas pouco atraentes por novas similares. Pode plantas que toquem o vidro. Faça podas regulares conforme o conceito do layout. Remova partes mortas de plantas e alimentos não consumidos do substrato e das plantas. A decomposição pode causar algas. Remova partes de plantas da superfície e dos cantos com uma rede, papel toalha, pincel e pinças. Remova caracóis indesejados com mangueira para troca de água, pinças ou capturador de caracóis. EQUIPAMENTOS Limpe o skimmer e ajuste sua posição. Certifique-se de que camarões ou plantas não estejam presos dentro ou ao redor dele. Encha os contadores de bolhas de CO2 até 2/3. Verifique a cor do Drop Checker e recarregue a solução se necessário. Limpe o vidro externo para remover marcas d'água. Use Cleanex e papel toalha. Certifique-se de que o vidro interno acima do nível da água esteja sem manchas. Verifique o nível da água. Mantenha o interior do gabinete limpo e organizado. Verifique a garrafa de CO2 e a contagem de bolhas. Monitore a pressão, que aumenta antes do esgotamento. Escute possíveis vazamentos de gás. Mantenha as luminárias limpas, sem marcas de respingos de água, livres de poeira e devidamente alinhadas. Recarregue dosadores automáticos de fertilizantes e alimentadores automáticos, caso os níveis estejam abaixo de um quarto. Inspecione a limpeza do filtro observando o fluxo, procure vazamentos, confira o log de limpeza e plataformas digitais. Limpe os vidros, o filtro, mangueiras de CO2 e dosadores. Verifique mangueiras dobradas e substitua as velhas ou descoloridas. Certifique-se de que o UV está ligado, o aquecedor está ajustado corretamente e o computador de pH é calibrado regularmente. Verifique os registros. Eu faço apenas uma muda por semana, de 50%, por exemplo o meu domingo à tarde é para tratar dos aquários, durante a semana se vir folhas mortas vou retirando, ou se vir algo que precisa de atenção imediata resolvo na hora. Quando estou a iniciar um aquário as formas que me dei melhor foram: Iniciar o aqua já plantado: Troco 50% de água de 2 em dois dias na primeira semana; Segunda e Terceira semanas: 2x A partir da quarta semana, troco 50% apenas 1x Darkstart (método menos trabalhoso); monto apenas o hardscape, coloco água e deixo o aquário a marinar por duas semanas sem fazer qualquer troca de água; terceira semana, troco 50% e deixo mais uma semana; Ao fim de 4 semanas retiro toda a água do aquário e planto tudo o que tiver para plantar, volto a encher e passo a fazer 50% de TPA 1x semana Este método ajuda também com as plantas, pois naquilo que observei há menos probabilidade de "melt" uma vez que já não vai haver picos de amónia. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra
Diogo.Sousa Publicado: Sexta-feira às 14:55 Autor Publicado: Sexta-feira às 14:55 Eu bem sei...eu só queria uma coisa mesmo muito simples que fosse colocar no aquario "algo" carregar num botão ou uma coisa assim, e a agua passar de uma mangueira para um balde e pronto. Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 16:56 Publicado: Sexta-feira às 16:56 1 hour ago, Diogo.Sousa said: Eu bem sei...eu só queria uma coisa mesmo muito simples que fosse colocar no aquario "algo" carregar num botão ou uma coisa assim, e a agua passar de uma mangueira para um balde e pronto. Faz como eu. Tenho uma bomba de água submersível que comprei nos chineses (é barato) e adaptei-lhe uma mangueira na saída. É uma bomba grande, que faz muitos litros por hora... até julgo que seja de lago, mas qualquer bomba serve. Tipo isto: https://pt.dhgate.com/product/220v-aquarium-water-pump-ultra-quiet-submersible/639868496.html?skuId=811645554771800064 A mangueira que tenho também é bastante grande... tem uns 10 metros, e também foi comprada lá nos chineses. Quando quero tirar a água do aquário ponho a bomba no aquário e a ponta da mangueira na sanita. Depois para voltar a encher o aquário coloco a bomba no lavatório (com a água a correr) e a ponta da mangueira no tanque. Três coisas importantes: - A ligação da bomba à mangueira não precisa ficar perfeita. A minha mangueira tem um diâmetro muito menor que a saída da bomba, mas prendi-a muito bem com fita isoladora e funciona na mesma. Tem cuidado para não haver fugas de água, porque isso vai tornar o processo mais demorado; - Se a entrada de água da bomba tiver ranhuras muito grandes (a minha tem), cobre-as com lã filtrante. Mais uma vez, prendi a lã com fita isoladora. Isto previne a aspiração de peixes mais pequenos quando a metes no aquário; - Controla bem a água da torneira enquanto estiveres a encher o tanque... pode acontecer teres um caudal muito curto, que não alimenta a bomba e ela fica ali a trabalhar para nada, mas também podes ter um caudal excessivo que a bomba não dá vazão e a água pode sair fora do lavatório. Este processo é porreiro porque no Inverno, por exemplo, também podes controlar a temperatura da água que está a entrar no aquário, para não haver choques térmicos. Ah... isto depende dos casos, mas se o teu lavatório estiver à altura do aquário, ou mais abaixo, a bomba pode não ter força suficiente para começar a puxar a água. Nesse caso o melhor a fazer é meteres a boca na mangueira e puxares a primeira água... a partir daí ela começa a correr normalmente. Citar
Alvaro Silva Publicado: Sexta-feira às 21:45 Publicado: Sexta-feira às 21:45 Boas Diogo Sousa Para mim é um prazer imenso todos os Domingos fazer a manutenção ao aquário,entre elas tirar a água e colocar nova é um gosto,aqui é que se pode dizer,quem corre por gosto,não se cansa. Olha que eu faço as TPA,s,tiro a água do aquário para garrafões,e coloco a água nova já tratada com garrafões para o aquário,é um bom bocado que eu passo,ate esqueço problemas da vida momentaneamente. Saudações Citar
Diogo.Sousa Publicado: Sexta-feira às 21:56 Autor Publicado: Sexta-feira às 21:56 9 minutes ago, Alvaro Silva said: Boas Diogo Sousa Para mim é um prazer imenso todos os Domingos fazer a manutenção ao aquário,entre elas tirar a água e colocar nova é um gosto,aqui é que se pode dizer,quem corre por gosto,não se cansa. Olha que eu faço as TPA,s,tiro a água do aquário para garrafões,e coloco a água nova já tratada com garrafões para o aquário,é um bom bocado que eu passo,ate esqueço problemas da vida momentaneamente. Saudações 🙂 Obrigado pelo feedback Alvaro. Eu acredito que sim, e ao principio para mim também é, mas depois começa mesmo a ser um peso para mim, confesso. Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!
Diogo.Sousa Publicado: Sexta-feira às 21:56 Autor Publicado: Sexta-feira às 21:56 4 hours ago, JoseCarlosMarques said: Faz como eu. Tenho uma bomba de água submersível que comprei nos chineses (é barato) e adaptei-lhe uma mangueira na saída. É uma bomba grande, que faz muitos litros por hora... até julgo que seja de lago, mas qualquer bomba serve. Tipo isto: https://pt.dhgate.com/product/220v-aquarium-water-pump-ultra-quiet-submersible/639868496.html?skuId=811645554771800064 A mangueira que tenho também é bastante grande... tem uns 10 metros, e também foi comprada lá nos chineses. Quando quero tirar a água do aquário ponho a bomba no aquário e a ponta da mangueira na sanita. Depois para voltar a encher o aquário coloco a bomba no lavatório (com a água a correr) e a ponta da mangueira no tanque. Três coisas importantes: - A ligação da bomba à mangueira não precisa ficar perfeita. A minha mangueira tem um diâmetro muito menor que a saída da bomba, mas prendi-a muito bem com fita isoladora e funciona na mesma. Tem cuidado para não haver fugas de água, porque isso vai tornar o processo mais demorado; - Se a entrada de água da bomba tiver ranhuras muito grandes (a minha tem), cobre-as com lã filtrante. Mais uma vez, prendi a lã com fita isoladora. Isto previne a aspiração de peixes mais pequenos quando a metes no aquário; - Controla bem a água da torneira enquanto estiveres a encher o tanque... pode acontecer teres um caudal muito curto, que não alimenta a bomba e ela fica ali a trabalhar para nada, mas também podes ter um caudal excessivo que a bomba não dá vazão e a água pode sair fora do lavatório. Este processo é porreiro porque no Inverno, por exemplo, também podes controlar a temperatura da água que está a entrar no aquário, para não haver choques térmicos. Ah... isto depende dos casos, mas se o teu lavatório estiver à altura do aquário, ou mais abaixo, a bomba pode não ter força suficiente para começar a puxar a água. Nesse caso o melhor a fazer é meteres a boca na mangueira e puxares a primeira água... a partir daí ela começa a correr normalmente. Tenho mesmo de olhar para isto. Citar FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 22:40 Publicado: Sexta-feira às 22:40 54 minutes ago, Alvaro Silva said: tiro a água do aquário para garrafões Fiquei curioso, Álvaro. Essa água que tira é usada em quê? Citar
Alvaro Silva Publicado: Sexta-feira às 22:52 Publicado: Sexta-feira às 22:52 Rego uns vasos de plantas que tenho na varanda,,e outras plantas que tenho dentro de casa,o resto vai para o cano. Abraço Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Sábado às 11:40 Publicado: Sábado às 11:40 12 hours ago, Alvaro Silva said: Rego uns vasos de plantas que tenho na varanda,,e outras plantas que tenho dentro de casa,o resto vai para o cano. Abraço Muito bem! Já tinha ouvido, mas sinceramente nunca o fiz. Apesar de também ter a panca das plantas. Citar
Recommended Posts