Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos!

Ora, então depois de 2 anos de ausência, está na hora e no momento certo de voltar ao hobby!
Muita coisa aconteceu nestes 2 anos, tanto a nivel pessoal como profissional, mas uma frase do meu filho de 5 anos a caminho da escola, deu o click que precisava: "Pai, quando é que temos peixinhos e camarões outra vez?"

Depois, por coincidencia ou não, estava eu num almoço de trabalho quando vejo um colega meu que me pergunta se era eu que andava por aqui...(sim Tiago sei que estás por aí também :)).

Sim, parece pouco mas...fez-me recordar o quanto ele com 3 anos gostava de ficar a admirar o aquário, ainda sem vivos, só a ver a vida a acontecer, e depois a loucra que foi fazer a ciclagem até finalmente conseguir colocar os vivos sem que morressem em menos de uma semana.

E...como não poderia deixar de ser...este fórum foi importantissimo! "Assistiu" às minhas desgraças de ciclagem, erros de concepção e dúvidas interminaveis de parametros, equipamentos, vivos, e tudo e mais alguma coisa. 🙂

Pois bem, chega do texto longo, mãos à obra, devagar e com calma que foi uma das aprendizagens daqui.

Objetivo: Aproveitar o que poder da desgraça em que está o meu primeiro projeto FrontSlash Aqua P01:

Fase 0 - Estado atual:
E sim...está...hoje mesmo, no dia em que tirei as fotos, neste belo estado....

large.20241210_113051.jpglarge.20241210_113042.jpglarge.20241210_113035.jpg

Editado por Diogo.Sousa

FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!

Publicado:
1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Objetivo: Aproveitar o que poder da desgraça em que está o meu primeiro projeto FrontSlash Aqua P01:

Podes aproveitar praticamente tudo, rapaz. Isso é calcário, certo? Ácido Cítrico misturado com Bicarbonato de Sódio Alimentar. Pegas na mistela (vais precisar de bastante), e encharcas umas folhas de papel de cozinha. Colocas as folhas em cima das manchas e esperas (não sei bem o tempo, mas pelo menos uma hora... logo vês). Limpas com água corrente e se as manchas continuarem repetes o processo até estar tudo limpinho. O substrato é para o lixo, claro. Estou a falar em termos de equipamento. Outra coisa que te poderá ajudar é um raspador de vidros, mas primeiro ia pelo outro processo.

• Gosto 1
Publicado:

Queria encontrar um discreto para 36L.

Existem muitos no mercado. Eu cá prefiro comprar dos chineses. A 5€ cada (os de 50W), vou poupando algum dinheiro. Também só os uso uns 4 ou 5 meses por ano.

• Gosto 1
Publicado:
há 3 horas, Diogo.Sousa disse:

Olá a todos!

Ora, então depois de 2 anos de ausência, está na hora e no momento certo de voltar ao hobby!
Muita coisa aconteceu nestes 2 anos, tanto a nivel pessoal como profissional, mas uma frase do meu filho de 5 anos a caminho da escola, deu o click que precisava: "Pai, quando é que temos peixinhos e camarões outra vez?"

Depois, por coincidencia ou não, estava eu num almoço de trabalho quando vejo um colega meu que me pergunta se era eu que andava por aqui...(sim Tiago sei que estás por aí também :)).

Sim, parece pouco mas...fez-me recordar o quanto ele com 3 anos gostava de ficar a admirar o aquário, ainda sem vivos, só a ver a vida a acontecer, e depois a loucra que foi fazer a ciclagem até finalmente conseguir colocar os vivos sem que morressem em menos de uma semana.

E...como não poderia deixar de ser...este fórum foi importantissimo! "Assistiu" às minhas desgraças de ciclagem, erros de concepção e dúvidas interminaveis de parametros, equipamentos, vivos, e tudo e mais alguma coisa. 🙂

Pois bem, chega do texto longo, mãos à obra, devagar e com calma que foi uma das aprendizagens daqui.

Estado atual:
E sim...está...hoje mesmo, no dia em que tirei as fotos, neste belo estado....

large.20241210_113051.jpglarge.20241210_113042.jpglarge.20241210_113035.jpg

Antes de mais, que tenhas um excelente regresso ao hobby.
O meu conselho é que disfrutes do processo, limpar esse material com calma e ir progredindo a partir dai, e se o teu filhote gosta da coisa, apesar da tenra idade podes sempre integra-lo nas atividades partilhando assim a experiência e criando algo que é vosso.

Cumprimentos e desejo de boas venturas.

• Gosto 2
Publicado:
On 12/10/2024 at 3:32 PM, sTeVe- said:

Antes de mais, que tenhas um excelente regresso ao hobby.
O meu conselho é que disfrutes do processo, limpar esse material com calma e ir progredindo a partir dai, e se o teu filhote gosta da coisa, apesar da tenra idade podes sempre integra-lo nas atividades partilhando assim a experiência e criando algo que é vosso.

Cumprimentos e desejo de boas venturas.

Muito obrigado sTeVe!
Sim, ele já me perguntou se pode ajudar a limpar e ontem ajudou um pouco. E claro, o que ele quer muito é ir ver os peixinhos para pôr no aquário (ainda a decidir quais mas sou fã de ovoviviparos).

• Gosto 1

Publicado:

E pronto, ontem consegui um bocadinho para começar as limpezas (ainda falta) e começar a ver que decisões tenho de tomar.
Vou ter de comprar um termostato novo. @Alvaro Silva help!! Estava a pensar num EHEIM ThermoControl e50 (boa ideia ou nem por isso?).

O hardscape penso que também vou alterar. Queria colocar umas Seiryu Stone ou Black Seiryu Stone e tentar fazer algo com o estilo  Iwagumi, sem um tapete plantado mas...com as rochas naquele sentido, etc.

Entretanto aqui vão fotos do inicio dos trabalhos de ontem. Não está ainda bem mas...para lá se caminha.

Fase 1 - Limpezas

large.20241211_174756.jpglarge.20241211_174759.jpglarge.20241211_174803.jpglarge.20241211_174806.jpglarge.20241211_174817.jpglarge.20241211_180448.jpglarge.20241211_180456.jpg

Publicado:

Já está muito melhor, isso. E podes reaproveitar essas pedras. Compra mais algumas da mesma cor, para teres mais opções na altura da montagem. Podias tê-las colocado em água com lixívia durante um dia, para matar qualquer organismo que possa estar alojado nelas. Depois é só deixar em água mais um dia e estão prontas a usar. Eu desta última vez até fui mais longe e fiz uma pequenita asneira... lavei as minhas com ácido muriático. Não aconselho muito porque é um bocado perigoso... convém ser feito ao ar livre, com equipamento de proteção e num sitio onde depois possas deitar fora o liquido. É rebuscado. Mas alterou a cor das minhas pedras, como estava à espera... tornou-as um bocadinho mais bonitas... mais azuis. Há uns vídeos no Youtube que ensinam a fazer isso, se tiveres curiosidade.

Em relação ao termostato, eu comprava um dos chineses. Tenho usado desses ultimamente e não tenho tido grandes problemas com eles. A única coisa é que tens que ajustar os valores que eles indicam, porque geralmente não estão correctos com aquilo que aquecem. Metes, por exemplo, 24, e eles aquecem até aos 22. Se quiseres 24, tens que por 26 ou 27. Mas depois de calibrados não lhes mexes mais. Agora começaram a aparecer uns que são em metal (parecem-me aço inoxidável)... ficam muito bem dentro do tanque. Ah... e não te esqueças de trocar essas esponjas dos filtros!

• Gosto 1
Publicado:
Just now, Diogo.Sousa said:

Já agora....acham que devo comprar Matrix nova ou que posso reutilizar esta?

Eu reutilizava. Mas tentava limpar isso primeiro. 

Publicado:
2 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Eu reutilizava. Mas tentava limpar isso primeiro. 

Pois, eu só passei por agua mas fiquei na duvida se devia limpar mais.
Em relação às esponjas, sim, é para por umas novas.

Estou aqui a fazer ainda lista das coisas que tenho de mandar vir, provavelmente da Amazon que tenho várias coisas que preciso. Mas as pedras devo mesmo comprar umas novas.
Tenho de dar aqui uma vista de olhos no forum que não vejo há muito tempo para ter inspiração.

Hoje é mesmo ver se tiro a restante sujidade dos vidros para depois avançar com o resto.

Publicado:

Pois, eu só passei por agua mas fiquei na duvida se devia limpar mais.

A quantidade que tu precisas também não é muita. Na dúvida, e se vais comprar mais coisas, compra também a Media. Ficas mais descansado.

Estou aqui a fazer ainda lista das coisas que tenho de mandar vir, provavelmente da Amazon que tenho várias coisas que preciso. Mas as pedras devo mesmo comprar umas novas.

Não faças isso! Porquê que não reutilizas essas pedras? Não estou a dizer para as colocares no mesmo sitio, mas compra pedras iguais e tens mais com o que jogar. Eu faço sempre isso... a cada montagem compro mais 2 ou 3 pedras... algumas reutilizo... outras não... mas por vezes até reutilizo pedras de forma completamente diferente. Também não comprava as coisas na Amazon... é outra coisa que faço a cada montagem... vou sempre à loja comprar as coisas que se gastam (esponjas, mangueiras, etc.). 

Tenho de dar aqui uma vista de olhos no forum que não vejo há muito tempo para ter inspiração.

Vê o tanque que o @C Mocho está a construir... meia duzia de pedras que tinha por casa e conseguiu uma coisa fantástica.

Publicado:

Eu vou mandar vir da Amazon provavelmente porque ja tenho uma encomenda com várias coisas e assim vem tudo.
Eu quero mesmo uma coisa mais clean, e aquelas pedras pelo formato acho que não vão ao encontro do que quero fazer...

Vou ver o tanque em questão 😉 tks pela dica (como sempre).

Publicado:
há 5 horas, Diogo.Sousa disse:

Vou ter de comprar um termostato novo. @Alvaro Silva help!! Estava a pensar num EHEIM ThermoControl e50 (boa ideia ou nem por isso?).

Experimenta ver os Aquael Ultra Heater:

https://www.aquael.com/products/aquaristics-us/new-us/ultra-heater/

Tenho um desses no meu aqua de 30L e estou muito mas mesmo muito satisfeito, trabalham como um relógio.

Publicado:
5 hours ago, Diogo.Sousa said:

Eu vou mandar vir da Amazon provavelmente porque ja tenho uma encomenda com várias coisas e assim vem tudo.
Eu quero mesmo uma coisa mais clean, e aquelas pedras pelo formato acho que não vão ao encontro do que quero fazer...

Viste o meu pequenito? Foi feito com pedras dessas. Só uso Seiryu. Mas confio no teu julgamento.

Em relação à encomenda... acho que devias mesmo repensar. Temos que cuidar dos nossos comerciantes.

Publicado:
29 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Viste o meu pequenito? Foi feito com pedras dessas. Só uso Seiryu. Mas confio no teu julgamento.

Em relação à encomenda... acho que devias mesmo repensar. Temos que cuidar dos nossos comerciantes.

Vi pois. E era nesse formato que queria. Ou seja Seiryu e nessa forma como as que tens no teu aquário mais pequeno.
Eu sei...eu sei. Mas tenho também de pensar na minha carteira e nos descontos que tenho de gastar até ao fim do ano.

Eu compro muita coisa em casas da especialidade. Alias, foi assim que montei o P01 todo. Mas desta vez tenho de aproveitar senão perco os descontos que tenho.

Publicado:
3 hours ago, sTeVe- said:

Experimenta ver os Aquael Ultra Heater:

https://www.aquael.com/products/aquaristics-us/new-us/ultra-heater/

Tenho um desses no meu aqua de 30L e estou muito mas mesmo muito satisfeito, trabalham como um relógio.

Olha, não conhecia e gosto do aspeto! Obrigado.
Vou ver umas reviews sobre eles mas eu por acaso queria mesmo num formato desses, e se funcionam bem é ouro sobre azul.

Publicado:

Boas Diogo.Sousa

Pronto já tens a resposta,o Aquael já houvi dizer que é muito bom,e confiável.

O termostato da  EHEIM é uma marca já com muitos anos de amostra de qualidade.

Agora é uma questão de carteira.

Saudações

Publicado:
1 hour ago, Alvaro Silva said:

Boas Diogo.Sousa

Pronto já tens a resposta,o Aquael já houvi dizer que é muito bom,e confiável.

O termostato da  EHEIM é uma marca já com muitos anos de amostra de qualidade.

Agora é uma questão de carteira.

Saudações

Muito obrigado na mesma! 🙂 Só uma questão adicional. Em principio, e seguindo a regra de 1W por litro, 50w será suficiente não é? Sei que o ambiente conta, mas a minha casa não é particularmente fria nem tenho o aquario perto de uma janela.

Publicado:

Sim se o local onde está o aquário não é frio 50w dá prefeitamente.

Saudações

• Gosto 1
Publicado:
há 13 horas, Diogo.Sousa disse:

Muito obrigado na mesma! 🙂 Só uma questão adicional. Em principio, e seguindo a regra de 1W por litro, 50w será suficiente não é? Sei que o ambiente conta, mas a minha casa não é particularmente fria nem tenho o aquario perto de uma janela.

Sim é mais que suficiente, tenho 1 de 25W dos que te mostrei num aqua de 30L e outro num cubo 25C da Strideways, e tenho outro de 50W num 60P da Stridways também.

Estes termostatos tem funções muito porreiras, pois funcionam como termômetro e termostato, têm função de noite e dia para simular as variações de temperatura no habitat natural e uma precisão de 0.25Cº, eu não ganho nada em fazer publicidade, simplesmente é um equipamento de excelência, o de 50W fica na casa dos 25€, eu sei que não é barato mas a qualidade faz toda a diferença, muito fácil de limpar e todo ele confere proteção aos vivos, tinha um Aquael Platinium 50W no meu 60P que fazia bem o seu trabalho e que talvez custe menos 6€ ou 7€, mas a qualidade do Aquael Ultra é simplesmente superior e vai acabar por poupar eletricidade, o que a longo prazo compensa.

• Gosto 1
Publicado:

Bem estou mesmo curioso. Tenho de ver se hoje já consigo ver umas reviews dele. Mas admito...estou...curioso!!!
Já agora @sTeVe- tens algum aquário publicado no fórum? Estava a tentar na assinatura ver se tinha link mas não encontro 🙂

• Gosto 1

Publicado:
há 2 minutos, Diogo.Sousa disse:

Bem estou mesmo curioso. Tenho de ver se hoje já consigo ver umas reviews dele. Mas admito...estou...curioso!!!
Já agora @sTeVe- tens algum aquário publicado no fórum? Estava a tentar na assinatura ver se tinha link mas não encontro 🙂

Tenho:

Este não conta 😛 foi o primeiro que montei e sabes como é a pressa XD

Neste podes encontrar a montagem final a meio do post, ao inicio foi montado pela minha esposa, mas depois tive que meter mãos à obra.

neste vais encontrar o meu Aqua "hospital"

Por fim o meu próximo projecto que está a aguardar pelo substrato ADA Amazonia ver. 2 que está esgotado.