sTeVe- Publicado: Dezembro 10 Publicado: Dezembro 10 há 1 hora, JoseCarlosMarques disse: Retiraste as esponjas também? Eu enchi o meu com Media da Fluval, e depois preenchi o que sobrou com esponja. Não ficou muita, mas estou a confiar na Media para ter mais bactérias. A esponja servirá só para limpar os detritos. A água passa pela esponja primeiro. Deixei apenas uma camada de esponja filtrante igual a esta da imagem abaixo, a media será suficiente para formar uma colónia de bactérias. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 10 Autor Publicado: Dezembro 10 2 hours ago, sTeVe- said: Deixei apenas uma camada de esponja filtrante igual a esta da imagem abaixo, a media será suficiente para formar uma colónia de bactérias. Pois. Eu tenho uma assim parecida. Espero que seja suficiente, caso contrário tirei que tirar Media do filtro. De qualquer maneira, já noto uma grande diferença no aquário... a circulação está muito mais forte e a água ligeiramente mais límpida. Acho que, melhor que isto, só com um bocadito de Purigen, mas como o aquário também ainda está a ciclar, não me vou preocupar com essas coisas agora. Tu consegues ter a tua água completamente transparente? Citar
sTeVe- Publicado: Dezembro 11 Publicado: Dezembro 11 há 16 horas, JoseCarlosMarques disse: Pois. Eu tenho uma assim parecida. Espero que seja suficiente, caso contrário tirei que tirar Media do filtro. De qualquer maneira, já noto uma grande diferença no aquário... a circulação está muito mais forte e a água ligeiramente mais límpida. Acho que, melhor que isto, só com um bocadito de Purigen, mas como o aquário também ainda está a ciclar, não me vou preocupar com essas coisas agora. Tu consegues ter a tua água completamente transparente? Para dizer a verdade no 25C que ainda está a ciclar a água está completamente cristalina, nos de 30L e 60L já estiveram mais... estou bastante arrependido de ter usado christmas moss nessas duas montagens, porque para além de serem um inferno para podar acumulam muitos resíduos, e ao aspirar vem camarões bebés e tudo e mais alguma coisa atrás, na minha próxima montagem vou afastar-me por completo dos musgos. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 11 Autor Publicado: Dezembro 11 23 minutes ago, sTeVe- said: Para dizer a verdade no 25C que ainda está a ciclar a água está completamente cristalina, nos de 30L e 60L já estiveram mais... estou bastante arrependido de ter usado christmas moss nessas duas montagens, porque para além de serem um inferno para podar acumulam muitos resíduos, e ao aspirar vem camarões bebés e tudo e mais alguma coisa atrás, na minha próxima montagem vou afastar-me por completo dos musgos. Eu acho que a água turva do meu pode ter haver com este período em que está o aquário - o substrato ainda deve estar a libertar muitos nutrientes. De qualquer maneira, hoje já noto alguma diferença. Talvez seja o novo filtro a trabalhar. Entretanto devo comprar um esterelizador (estou a pensar no Doctor 3, da Chihiros), e a coisa resolve-se por aí. Não o vou comprar propositadamente para este tanque... quero é experimentá-lo no grande... mas vai servir os dois. Quem tem musgo nos aquários tem que contar sempre com essa e outras "desvantagens". É uma planta que requer um cuidado extra, e não é adequada a todos. O melhor mesmo é deixares a coisa quieta, até porque, pelo que relatas, está a servir de abrigo às crias. Os musgos podem ser muito bonitos, quando bem tratados, mas podem ser também uma grande dor de cabeça. Eu que o diga... na minha última montagem decidi retirá-lo todo das pedras e prometi a mim mesmo que não voltava a usar tão cedo. Talvez quando tiver mais experiência 🙂 . 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 13 Autor Publicado: Dezembro 13 (editado) Ora... primeiras medições, 10 dias depois de ter colocado água no tanque: No3 - 25 No2 - 0 GH - 3 KH - 0 PH - 6.4 Cl2 - 0 O No2 transforma-se em No3, que depois sai do tanque com as mudanças de água, certo? Julgo não estar a confundir. Sendo esse o caso, a coisa está a correr bem. O GH e o KH ainda estão muito baixos. Baixo também está o PH que, imagino, tem haver com as pedras que estou a usar. Alguém me pode ajudar a interpretar estes valores? Editado Dezembro 13 por JoseCarlosMarques Citar
sTeVe- Publicado: Dezembro 13 Publicado: Dezembro 13 há 32 minutos, JoseCarlosMarques disse: Ora... primeiras medições, 10 dias depois de ter colocado água no tanque: No3 - 25 No2 - 0 GH - 3 KH - 0 PH - 6.4 Cl2 - 0 O No2 transforma-se em No3, que depois sai do tanque com as mudanças de água, certo? Julgo não estar a confundir. Sendo esse o caso, a coisa está a correr bem. O GH e o KH ainda estão muito baixos. Baixo também está o PH que, imagino, tem haver com as pedras que estou a usar. Alguém me pode ajudar a interpretar estes valores? Sim os Nitratos só saem da agua através de TPA. O Ph está ótimo, esse valor deve-se ao substrato fértil e não ás pedras, as pedras vão levar muito tempo a decompor para poderem já estar a afetar a agua, se tivesses CO2 nesse aqua a conversa podia ser outra, mas não havendo injeção de CO2 não há problema, e o que a pedra iria fazer era elevar o nível de PH e não o contrário. Espero ter ajudado. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra
C Mocho Publicado: Dezembro 13 Publicado: Dezembro 13 há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: O No2 transforma-se em No3, que depois sai do tanque com as mudanças de água, certo? Também pode ser eliminado assim... mas quando tiveres plantado, o NO3 (nitrato) será consumido pelas plantas e provavelmente ainda terás de adicionar mais um pouco... há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: GH - 3 KH - 0 gH=3 indica que a água é mole, ou seja, tem pouca quantidade de ions de cálcio. Seria ideal se quisesses ter Discus, mas os caracóis não devem gostar lá muito e se tiveres camarões, talvez precisem de um bocadinho mais de Ca e Mg para fazer a ecdise sem complicações. kH=0 é muito baixo, o que significa que a água não tem capacidade de tamponamento e o Ph oscila muito facilmente. No entanto, pode ser bom, se quiseres ter Caridinas do tipo Crystal ou Taiwan... há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: Baixo também está o PH que, imagino, tem haver com as pedras que estou a usar. Não, tal como disse o sTeVe, o pH baixo tem a ver com o substrato fértil... com o tempo sobe um bocadinho! Aquilo que eu tentaria ver com o pH, será a oscilação que irás ter quando ligares o CO2... suponho que com o Kh=0, deverá ser grande, pois essa água não tem a tal capacidade de tamponamento! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 13 Autor Publicado: Dezembro 13 2 hours ago, sTeVe- said: Sim os Nitratos só saem da agua através de TPA. O Ph está ótimo, esse valor deve-se ao substrato fértil e não ás pedras, as pedras vão levar muito tempo a decompor para poderem já estar a afetar a agua, se tivesses CO2 nesse aqua a conversa podia ser outra, mas não havendo injeção de CO2 não há problema, e o que a pedra iria fazer era elevar o nível de PH e não o contrário. Espero ter ajudado. Ajudaste sim. Bastante. Mas achas que espero mais algum tempo, ou já posso arriscar meter lá os meus vivo? Ainda só passaram 10 dias. 9 minutes ago, C Mocho said: Também pode ser eliminado assim... mas quando tiveres plantado, o NO3 (nitrato) será consumido pelas plantas e provavelmente ainda terás de adicionar mais um pouco... Pois... também li isso. E como vou usar plantas de rápido crescimento, posso mesmo ter que adicionar mais. 10 minutes ago, C Mocho said: gH=3 indica que a água é mole, ou seja, tem pouca quantidade de ions de cálcio. Seria ideal se quisesses ter Discus, mas os caracóis não devem gostar lá muito e se tiveres camarões, talvez precisem de um bocadinho mais de Ca e Mg para fazer a ecdise sem complicações. kH=0 é muito baixo, o que significa que a água não tem capacidade de tamponamento e o Ph oscila muito facilmente. No entanto, pode ser bom, se quiseres ter Caridinas do tipo Crystal ou Taiwan... Por enquanto vai servir para lá meter os meus Oto, os Amano e os Tetra Âmbar, portanto estou longe do ideal. Eu tenho Seachem Equilibrium... será que devia adicionar neste tanque, ou devo esperar para medir resultados mais para a frente? Ainda só tenho q0 dias de água no tanque. 12 minutes ago, C Mocho said: Não, tal como disse o sTeVe, o pH baixo tem a ver com o substrato fértil... com o tempo sobe um bocadinho! Aquilo que eu tentaria ver com o pH, será a oscilação que irás ter quando ligares o CO2... suponho que com o Kh=0, deverá ser grande, pois essa água não tem a tal capacidade de tamponamento! Não vou ter CO2 neste tanque. Obrigado pela tua resposta, Mocho! Citar
sTeVe- Publicado: Dezembro 13 Publicado: Dezembro 13 há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse: Ajudaste sim. Bastante. Mas achas que espero mais algum tempo, ou já posso arriscar meter lá os meus vivo? Ainda só passaram 10 dias. Da experiência que tenho, (que é muito pouca), esperava mais um tempo, pois o ecossistema ainda é muito recente e poderás ter oscilações nos valores da água. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 13 Autor Publicado: Dezembro 13 (editado) 28 minutes ago, sTeVe- said: Da experiência que tenho, (que é muito pouca), esperava mais um tempo, pois o ecossistema ainda é muito recente e poderás ter oscilações nos valores da água. Sim... é isso que vou fazer. Pelo menos 3 semanas devo deixa-lo assim. Tenho tempo. Obrigado. Editado Dezembro 13 por JoseCarlosMarques Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 13 Publicado: Dezembro 13 Boas José Carlos A pressa não ajuda em nada,tem calma,deixa a Natureza fazer a parte dela,respira fundo,muita calma. Abraço Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 13 Autor Publicado: Dezembro 13 47 minutes ago, Alvaro Silva said: Boas José Carlos A pressa não ajuda em nada,tem calma,deixa a Natureza fazer a parte dela,respira fundo,muita calma. Abraço A minha pressa não é com este aquário, Álvaro... é com o grande, que queria montar. Mas tenho que por os vivos em algum sitio. De qualquer forma, compreendo o que diz. A pressa é mesmo inimiga da perfeição, e sei que pelo menos no início de Janeiro devo ter tudo pronto para voltar a "brincar" 🙂 . Obrigado. Citar
Recommended Posts