Recommended Posts

Publicado:
há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Retiraste as esponjas também? Eu enchi o meu com Media da Fluval, e depois preenchi o que sobrou com esponja. Não ficou muita, mas estou a confiar na Media para ter mais bactérias. A esponja servirá só para limpar os detritos. A água passa pela esponja primeiro.

Deixei apenas uma camada de esponja filtrante igual a esta da imagem abaixo, a media será suficiente para formar uma colónia de bactérias.

91KN0yezQEL._AC_SY606_.jpg

Publicado:
2 hours ago, sTeVe- said:

Deixei apenas uma camada de esponja filtrante igual a esta da imagem abaixo, a media será suficiente para formar uma colónia de bactérias.

91KN0yezQEL._AC_SY606_.jpg

Pois. Eu tenho uma assim parecida. Espero que seja suficiente, caso contrário tirei que tirar Media do filtro. De qualquer maneira, já noto uma grande diferença no aquário... a circulação está muito mais forte e a água ligeiramente mais límpida. Acho que, melhor que isto, só com um bocadito de Purigen, mas como o aquário também ainda está a ciclar, não me vou preocupar com essas coisas agora. Tu consegues ter a tua água completamente transparente?

Publicado:
há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

Pois. Eu tenho uma assim parecida. Espero que seja suficiente, caso contrário tirei que tirar Media do filtro. De qualquer maneira, já noto uma grande diferença no aquário... a circulação está muito mais forte e a água ligeiramente mais límpida. Acho que, melhor que isto, só com um bocadito de Purigen, mas como o aquário também ainda está a ciclar, não me vou preocupar com essas coisas agora. Tu consegues ter a tua água completamente transparente?

Para dizer a verdade no 25C que ainda está a ciclar a água está completamente cristalina, nos de 30L e 60L já estiveram mais... estou bastante arrependido de ter usado christmas moss nessas duas montagens, porque para além de serem um inferno para podar acumulam muitos resíduos, e ao aspirar vem camarões bebés e tudo e mais alguma coisa atrás, na minha próxima montagem vou afastar-me por completo dos musgos.

Publicado:
23 minutes ago, sTeVe- said:

Para dizer a verdade no 25C que ainda está a ciclar a água está completamente cristalina, nos de 30L e 60L já estiveram mais... estou bastante arrependido de ter usado christmas moss nessas duas montagens, porque para além de serem um inferno para podar acumulam muitos resíduos, e ao aspirar vem camarões bebés e tudo e mais alguma coisa atrás, na minha próxima montagem vou afastar-me por completo dos musgos.

Eu acho que a água turva do meu pode ter haver com este período em que está o aquário - o substrato ainda deve estar a libertar muitos nutrientes. De qualquer maneira, hoje já noto alguma diferença. Talvez seja o novo filtro a trabalhar. Entretanto devo comprar um esterelizador (estou a pensar no Doctor 3, da Chihiros), e a coisa resolve-se por aí. Não o vou comprar propositadamente para este tanque... quero é experimentá-lo no grande... mas vai servir os dois.

Quem tem musgo nos aquários tem que contar sempre com essa e outras "desvantagens". É uma planta que requer um cuidado extra, e não é adequada a todos. O melhor mesmo é deixares a coisa quieta, até porque, pelo que relatas, está a servir de abrigo às crias. Os musgos podem ser muito bonitos, quando bem tratados, mas podem ser também uma grande dor de cabeça. Eu que o diga... na minha última montagem decidi retirá-lo todo das pedras e prometi a mim mesmo que não voltava a usar tão cedo. Talvez quando tiver mais experiência 🙂 .

• Gosto 1
Publicado: (editado)

Ora... primeiras medições, 10 dias depois de ter colocado água no tanque:

No3 - 25

No2 - 0

GH - 3

KH - 0

PH - 6.4

Cl2 - 0

O No2 transforma-se em No3, que depois sai do tanque com as mudanças de água, certo? Julgo não estar a confundir. Sendo esse o caso, a coisa está a correr bem.

O GH e o KH ainda estão muito baixos. Baixo também está o PH que, imagino, tem haver com as pedras que estou a usar.

Alguém me pode ajudar a interpretar estes valores?

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:
há 32 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ora... primeiras medições, 10 dias depois de ter colocado água no tanque:

No3 - 25

No2 - 0

GH - 3

KH - 0

PH - 6.4

Cl2 - 0

O No2 transforma-se em No3, que depois sai do tanque com as mudanças de água, certo? Julgo não estar a confundir. Sendo esse o caso, a coisa está a correr bem.

O GH e o KH ainda estão muito baixos. Baixo também está o PH que, imagino, tem haver com as pedras que estou a usar.

Alguém me pode ajudar a interpretar estes valores?

Sim os Nitratos só saem da agua através de TPA.
O Ph está ótimo, esse valor deve-se ao substrato fértil e não ás pedras, as pedras vão levar muito tempo a decompor para poderem já estar a afetar a agua, se tivesses CO2 nesse aqua a conversa podia ser outra, mas não havendo injeção de CO2 não há problema, e o que a pedra iria fazer era elevar o nível de PH e não o contrário.

Espero ter ajudado.

Publicado:

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

O No2 transforma-se em No3, que depois sai do tanque com as mudanças de água, certo?

Também pode ser eliminado assim... mas quando tiveres plantado, o NO3 (nitrato) será consumido pelas plantas e provavelmente ainda terás de adicionar mais um pouco...

GH - 3

KH - 0

gH=3 indica que a água é mole, ou seja, tem pouca quantidade de ions de cálcio. Seria ideal se quisesses ter Discus, mas os caracóis não devem gostar lá muito e se tiveres camarões, talvez precisem de um bocadinho mais de Ca e Mg para fazer a ecdise sem complicações.
kH=0 é muito baixo, o que significa que a água não tem capacidade de tamponamento e o Ph oscila muito facilmente. No entanto, pode ser bom, se quiseres ter Caridinas do tipo Crystal ou Taiwan...

Baixo também está o PH que, imagino, tem haver com as pedras que estou a usar.

Não, tal como disse o sTeVe, o pH baixo tem a ver com o substrato fértil... com o tempo sobe um bocadinho! Aquilo que eu tentaria ver com o pH, será a oscilação que irás ter quando ligares o CO2... suponho que com o Kh=0, deverá ser grande, pois essa água não tem a tal capacidade de tamponamento!

Um abraço,

Carlos

Publicado:
2 hours ago, sTeVe- said:

Sim os Nitratos só saem da agua através de TPA.
O Ph está ótimo, esse valor deve-se ao substrato fértil e não ás pedras, as pedras vão levar muito tempo a decompor para poderem já estar a afetar a agua, se tivesses CO2 nesse aqua a conversa podia ser outra, mas não havendo injeção de CO2 não há problema, e o que a pedra iria fazer era elevar o nível de PH e não o contrário.

Espero ter ajudado.

Ajudaste sim. Bastante. Mas achas que espero mais algum tempo, ou já posso arriscar meter lá os meus vivo? Ainda só passaram 10 dias.

9 minutes ago, C Mocho said:

Também pode ser eliminado assim... mas quando tiveres plantado, o NO3 (nitrato) será consumido pelas plantas e provavelmente ainda terás de adicionar mais um pouco...

Pois... também li isso. E como vou usar plantas de rápido crescimento, posso mesmo ter que adicionar mais.

10 minutes ago, C Mocho said:

gH=3 indica que a água é mole, ou seja, tem pouca quantidade de ions de cálcio. Seria ideal se quisesses ter Discus, mas os caracóis não devem gostar lá muito e se tiveres camarões, talvez precisem de um bocadinho mais de Ca e Mg para fazer a ecdise sem complicações.
kH=0 é muito baixo, o que significa que a água não tem capacidade de tamponamento e o Ph oscila muito facilmente. No entanto, pode ser bom, se quiseres ter Caridinas do tipo Crystal ou Taiwan...

Por enquanto vai servir para lá meter os meus Oto, os Amano e os Tetra Âmbar, portanto estou longe do ideal. Eu tenho Seachem Equilibrium... será que devia adicionar neste tanque, ou devo esperar para medir resultados mais para a frente? Ainda só tenho q0 dias de água no tanque.

12 minutes ago, C Mocho said:

Não, tal como disse o sTeVe, o pH baixo tem a ver com o substrato fértil... com o tempo sobe um bocadinho! Aquilo que eu tentaria ver com o pH, será a oscilação que irás ter quando ligares o CO2... suponho que com o Kh=0, deverá ser grande, pois essa água não tem a tal capacidade de tamponamento!

Não vou ter CO2 neste tanque. Obrigado pela tua resposta, Mocho!

Publicado:
há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

Ajudaste sim. Bastante. Mas achas que espero mais algum tempo, ou já posso arriscar meter lá os meus vivo? Ainda só passaram 10 dias.

Da experiência que tenho, (que é muito pouca), esperava mais um tempo, pois o ecossistema ainda é muito recente e poderás ter oscilações nos valores da água.

Publicado: (editado)
28 minutes ago, sTeVe- said:

Da experiência que tenho, (que é muito pouca), esperava mais um tempo, pois o ecossistema ainda é muito recente e poderás ter oscilações nos valores da água.

Sim... é isso que vou fazer. Pelo menos 3 semanas devo deixa-lo assim. Tenho tempo. Obrigado.

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:

Boas José Carlos

A pressa não ajuda em nada,tem calma,deixa a Natureza fazer a parte dela,respira fundo,muita calma.

Abraço

Publicado:
47 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

A pressa não ajuda em nada,tem calma,deixa a Natureza fazer a parte dela,respira fundo,muita calma.

Abraço

A minha pressa não é com este aquário, Álvaro... é com o grande, que queria montar. Mas tenho que por os vivos em algum sitio. De qualquer forma, compreendo o que diz. A pressa é mesmo inimiga da perfeição, e sei que pelo menos no início de Janeiro devo ter tudo pronto para voltar a "brincar" 🙂 . Obrigado.