Recommended Posts

Publicado (editado)

Motivado pelos ciúmes que o @sTeVe- me prococou com a apresentação da sua nova montagem (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/265200-verdant-haven-aqua-hospital/) 😄, e como preciso de um tanque para manter os meus vivos enquanto preparo (com calma) um novo aquário (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/265061-nova-empreitada/) juntei meia dúzia de pedras que tinha cá em casa, na madrugada de ontem, e saiu-me isto.

A areia vai ser substituída por substrato, porque quero experimentar a tão mal afamada Micranthemum Micranthemoides, e as opções serão duas... ou desmonto tudo quando o grande estiver pronto, ou compro um Betta para este tanque e vou tentando mantê-lo. Tudo vai depender do trabalho que me vai trazer.

Em relação ao equipamento, tem uma calha Twinstar de 20cm (200C III), um termostato de 50W de marca branca e um filtro de mochila comprado há uns anos atrás numa Loja China por cerca de 10€. Também vou tentar colocar aqui, no início, o meu Fluval 307, que já está ciclado. Provavelmente terei que reduzir o fluxo do mesmo, mas não devo ter problemas de maior.

Deixo-vos com uma imagem da coisa:

large.2.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 3
Publicado:
há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Motivado pelos ciúmes que o @sTeVe- me prococou com a apresentação da sua nova montagem (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/265200-verdant-haven-aqua-hospital/) 😄, e como preciso de um tanque para manter os meus vivos enquanto preparo (com calma) um novo aquário (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/265061-nova-empreitada/) juntei meia dúzia de pedras que tinha cá em casa, na madrugada de ontem, e saiu-me isto.

A areia vai ser substituída por substrato, porque quero experimentar a tão mal afamada Micranthemum Micranthemoides, e as opções serão duas... ou desmonto tudo quando o grande estiver pronto, ou compro um Betta para este tanque e vou tentando mantê-lo. Tudo vai depender do trabalho que me vai trazer.

Em relação ao equipamento, tem uma calha Twinstar de 20cm (200C III), um termostato de 50W de marca branca e um filtro de mochila comprado há uns anos atrás numa Loja China por cerca de 10€. Também vou tentar colocar aqui, no início, o meu Fluval 307, que já está ciclado. Provavelmente terei que reduzir o fluxo do mesmo, mas não devo ter problemas de maior.

Deixo-vos com uma imagem da coisa:

large.2.jpg

Olhaaaa afinal 😛 gosto bastante sim, estes aquas mais pequenos dão sempre para fazer umas brincadeiras e acho que fizeste muito bem em montar este pequeno. Agora e meter esse substrato e deixar o aqua a ciclar! 

Publicado:
2 hours ago, sTeVe- said:

Olhaaaa afinal 😛 gosto bastante sim, estes aquas mais pequenos dão sempre para fazer umas brincadeiras e acho que fizeste muito bem em montar este pequeno. Agora e meter esse substrato e deixar o aqua a ciclar! 

Eheheh. O Substrato está numa casinha ali no quintal, e o filtro já está ciclado. Só preciso de tempo para montar o tanque porque, com a aproximação do Natal, estou cheio de trabalho. Mas segunda-feira folgo 😄 !!! Vamos ver o que decido entretanto. Faltam-me as plantas... o mais provável é que monte o aquário com o filtro de mochila e comece um dark start. Quando tiver as plantas trago os vivos para cá, meto-lhe o Fluval dentro e desmonto o outro por completo. Isto de ter vivos que queremos manter de uma montagem para a outra é mais complicado do que parece. Daí que ter um segundo tanque seja sempre uma segurança.

Ainda estou para ver também como os vivos se vão comportar num tanque que é 4 vezes mais pequeno do que aquele onde estão agora. São 35 Ember Tetras, 15 Otos e mais de 20 Amano. É muito animal para um aquário tão pequeno... eu sei... mas não quero investir num aquário maior. Numa situação semelhante que tive anteriormente, devolvi-os à loja, mas fazendo contas não vou "doar" 250€ em peixes e camarões novamente.

• Gosto 1
Publicado: (editado)

Temos água e o filtro a funcionar! Como ainda não tenho a planta que quero (a Micranthemum Micranthemoides), vou pôr isto a ciclar com um Dark Start.

Segue uma imagem da montagem final e outra que fiz com uma grande angular, por brincadeira, mas que me deixou muito agradado. Se conseguir modelar bem a planta, julgo que vou ficar aqui com um belo Nano.

Agora fica a pergunta, para quem mesouber responder... será que 3cm de substrato chegam para que a planta cresça saudável e consiga tapar os cantos do tanque?

large.1.jpg

large.2.jpg

• Gosto 2
Publicado:
2 hours ago, Diogo.Sousa said:

Uau! Se precisava de inspiração...era mesmo esta!
Quero realmente recomeçar com algo simples e isto é mesmo o ideal!!

Parabéns!

Eheh. Obrigado pelo comentário, Diogo. É uma coisa simples e fácil de se fazer, ao alcance de todos. E não gastei quase nada! Vou optar por uma planta também ela de baixa manutenção, e de grande versatilidade. Por vezes complicamos demasiado... eu prefiro "remar" no sentido contrário.

• Gosto 1
Publicado:
On 03/12/2024 at 19:16, JoseCarlosMarques disse:

Temos água e o filtro a funcionar! Como ainda não tenho a planta que quero (a Micranthemum Micranthemoides), vou pôr isto a ciclar com um Dark Start.

Segue uma imagem da montagem final e outra que fiz com uma grande angular, por brincadeira, mas que me deixou muito agradado. Se conseguir modelar bem a planta, julgo que vou ficar aqui com um belo Nano.

Agora fica a pergunta, para quem mesouber responder... será que 3cm de substrato chegam para que a planta cresça saudável e consiga tapar os cantos do tanque?

large.1.jpg

large.2.jpg

Muito fixe José, podes tirar uma foto de cima sff, gostava de ver como está de espaço para plantar.

Abraço

Publicado:
1 hour ago, sTeVe- said:

Muito fixe José, podes tirar uma foto de cima sff, gostava de ver como está de espaço para plantar.

Abraço

Não é muito, realmente. Tem uns 2 cm atrás, mais 2 de cada lado, nos pontos mais perto dos vidros. Talvez um pouco mais. As pedras foram "montadas" fora do aquário, e como nem sequer me lembrava do tamanho do tanque, ficou um bocadinho justo 😄 . Consegues ver pela imagem?

Podia ter mais espaço se eu eleva-se o substrato na traseira, mas quero que isto seja uma coisa muito simples. Se não conseguir elevar a altura das plantas, opto só por ter uma carpete e acho que vai sair uma coisa bonita na mesma.

large.1.jpg

Publicado:
há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

Podia ter mais espaço se eu eleva-se o substrato na traseira, mas quero que isto seja uma coisa muito simples. Se não conseguir elevar a altura das plantas, opto só por ter uma carpete e acho que vai sair uma coisa bonita na mesma.

Era o que te ia sugerir por isso pedi a foto ahahahahaha

Mas está bonito sim senhor.

Publicado:
37 minutes ago, sTeVe- said:

Era o que te ia sugerir por isso pedi a foto ahahahahaha

Mas está bonito sim senhor.

Não percebi... ias sugerir a carpete?

Publicado:
18 minutes ago, sTeVe- said:

ia sugerir elevar mais o substrato atrás 😛 

Era uma opção, mas gosto da coisa assim mais simples. Parece-me um calhau perdido ali no meio do monte. Não quero mesmo complicar... vai ser só um aquário de reserva.

• Gosto 1
Publicado:

Já agora...que plantitas de baixa manutenção é que sugeres?
Não vou colocar CO2 neste projeto, isso fica para outras nupcias noutro sitio 🙂 

Precisava de umas para trás e outras para mais à frente no aquário.

FrontSlash Aqua P01 | FrontSlash Aqua P02 | Smile On, Hang On!

Publicado:
1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Já agora...que plantitas de baixa manutenção é que sugeres?
Não vou colocar CO2 neste projeto, isso fica para outras nupcias noutro sitio 🙂 

Precisava de umas para trás e outras para mais à frente no aquário.

Ora bem... como expliquei mais em cima, o plano original era experimentar a Micranthemum Micranthemoides, porque andei à procura de informação na Internet e descobri que é uma planta bastante fácil que tanto dá para ser utilizada como carpete ou planta de fundo (mais alta). Depois de tirar a fotografia com a grande angular, surgiu-me a ideia de usar apenas plantas vermelhas - acho que ia criar um contraste engraçado com aquele tom azulado das rochas. Voltei a pesquisar e estava a pensar utilizar Alternanthera Reineckii Mini na frente e Ludwigia Palustris Super Red para o fundo, com Phyllanthus Fluitans na tona da água. O problema é que, sendo este um aquário Low Tech (tem um filtro dos chineses que me custou 10€, não tem CO2 e a luz, apesar de ser uma Twinstar, tem apenas 20cm), podia não tirar o melhor do que essas plantas têm para oferecer, e ia ficar frustrado. Então voltei à ideia original, que é mais simples.

Em relação à Micranthemum Micranthemoides, devo alertar-te que é uma planta bastante exigente em termos de manutenção. É quase uma "erva daninha"... alastra por todo o lado e cresce muito rapidamente. Para mim pode até ser uma vantagem, porque julgo que me pode ajudar na luta contra as algas, mas quem decide utiliza-la raramente consegue mantê-la numa zona restrita, e já ouvi muitas queixas por terem que a podar quase todas as semanas. Como não quero mais plantas, e prefiro andar de tesoura na mão do que de escova de dentes, estou disposto a experimentar, até porque, se me der bem com ela, estou disposto a experimentá-la também no aquário grande.

Voltando à tua pergunta... tudo depende mesmo do que queres em termos estéticos e do tempo que tens para tratar dele. Tens sempre as Anubias e os Fetos de Java, por exemplo. Não dão trabalho nenhum e podes manter um nível de luz baixo, que previne o aparecimento de algas. Se queres uma carpete, podes usar Eleocharis (de diferentes tamanhos) ou Monte Carlo, mas aí vais ter com toda a certeza algas nas rochas que vais ter que limpar. Honestamente, e apenas pelo que sei teoricamente, esta Micranthemum Micranthemoides podia ser também uma boa opção para ti. Estás disposto a arriscar?

• Gosto 1
Publicado:
28 minutes ago, Diogo.Sousa said:

A ideia é aplicar o método KISS (Keep it simple, stupid!) 😛

Boa ideia!

• Gosto 1

Passei por uma Casa China, hoje 😄 .

Quando montei este aquário fui buscar o filtro antigo que sempre usei neste tanque, mas como esse filtro utiliza um motor submerso que é um bocado fraquinho e se limita quase a fazer circular a água, estava com dois problemas... o motor não me permitia coloca-lo no sitio onde queria (pelas limitações físicas de espaço provocadas pelo hardscape) e a tona da água estava cheia de gordura (já antevia problemas de oxigenação). Estava mesmo a pensar comprar comprar um Tidal ou um BioStyle, quando fosse ao Porto, mas na vinda do trabalho passei nessa tal Casa China e vi que tinham um "FILTRO DELGADO" da "RESTAR" por 11,5€. Motor externo, 500 L/H ( 😄 ), skimmer e muito espaço para personalizar. Resolvi experimentar. Os mais cépticos vão dizer que ando a gastar dinheiro à toa, e que era preferível investir numa coisa mais sólida... como eu gosto de contrariar a corrente, comprei-o. Admito que tive que lhe fazer umas alterações pequenas (encurtar um tubo para pôr o skimmer no sítio e colocar uns espaçadores para ele ficar preso ao vidro na vertical), mas está a funcionar com uma circulação muito porreirinha e com tanto espaço para filtragem como o anterior.

Só fiz este post para irem acompanhando o que vai sendo feito por aqui, e para (alguns) perceberem que nem sempre é preciso equipamento de topo para conseguirmos ter um bom aquário. Espero não ter feito asneira!

Já agora deixo aqui mais uma pergunta... a temperatura da água influencia a nitrificação de bactérias benéficas? Ainda não coloquei termostato neste tanque. Devia?

large.1.jpg

large.2.jpg

• Gosto 1
Publicado:

Boas José Carlos

Sim já está a ficar frio,aqui em Lisboa esta frio,ai no Norte é ainda mais frio,um termostato basta que fique a 24 graus já esta bom,e o José sabe que um termostato não consome a sim tanta luz,isto também tem a haver com o lugar onde o aquário se encontra se é frio ou menos frio.

Sobre a pergunta da nitrificação das bactérias benéficas,acho que começar o ciclo com água fria,e a meio do ciclo aquecer a água o que pode acontecer é atrazar um pouco o ciclo,mas não deve ser coisa que se note muito.

Abraços

Publicado:
10 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Sim já está a ficar frio,aqui em Lisboa esta frio,ai no Norte é ainda mais frio,um termostato basta que fique a 24 graus já esta bom,e o José sabe que um termostato não consome a sim tanta luz,isto também tem a haver com o lugar onde o aquário se encontra se é frio ou menos frio.

Sobre a pergunta da nitrificação das bactérias benéficas,acho que começar o ciclo com água fria,e a meio do ciclo aquecer a água o que pode acontecer é atrazar um pouco o ciclo,mas não deve ser coisa que se note muito.

Abraços

Mas o aquário ainda não tem vivos, Álvaro. Ainda está a meio do ciclo. Devo colocar o termostato, mesmo assim, ou deixo o ciclo terminar e depois meto-lhe o termostato?

há 14 horas, JoseCarlosMarques disse:

Passei por uma Casa China, hoje 😄 .

Quando montei este aquário fui buscar o filtro antigo que sempre usei neste tanque, mas como esse filtro utiliza um motor submerso que é um bocado fraquinho e se limita quase a fazer circular a água, estava com dois problemas... o motor não me permitia coloca-lo no sitio onde queria (pelas limitações físicas de espaço provocadas pelo hardscape) e a tona da água estava cheia de gordura (já antevia problemas de oxigenação). Estava mesmo a pensar comprar comprar um Tidal ou um BioStyle, quando fosse ao Porto, mas na vinda do trabalho passei nessa tal Casa China e vi que tinham um "FILTRO DELGADO" da "RESTAR" por 11,5€. Motor externo, 500 L/H ( 😄 ), skimmer e muito espaço para personalizar. Resolvi experimentar. Os mais cépticos vão dizer que ando a gastar dinheiro à toa, e que era preferível investir numa coisa mais sólida... como eu gosto de contrariar a corrente, comprei-o. Admito que tive que lhe fazer umas alterações pequenas (encurtar um tubo para pôr o skimmer no sítio e colocar uns espaçadores para ele ficar preso ao vidro na vertical), mas está a funcionar com uma circulação muito porreirinha e com tanto espaço para filtragem como o anterior.

Só fiz este post para irem acompanhando o que vai sendo feito por aqui, e para (alguns) perceberem que nem sempre é preciso equipamento de topo para conseguirmos ter um bom aquário. Espero não ter feito asneira!

Já agora deixo aqui mais uma pergunta... a temperatura da água influencia a nitrificação de bactérias benéficas? Ainda não coloquei termostato neste tanque. Devia?

large.1.jpg

large.2.jpg

Fiz exatamente o mesmo que tu, filtro do chinês, adicionei matrix e retirei a filtração química, o aquário continua a ciclar sem termostato (neste momento a temperatura ronda os 22⁰ dentro do aqua), tive algum melt nas brasilienses mas acredito que voltem a arrebitar, as Stem estão a aguentar-se bem para já. Por isso se a tua água se mantiver por estas temperaturas acho que não há problema, segundo o Luca, uma boa temperatura para o início de um plantado é na casa dos 21/22.

Editado por sTeVe-
Publicado:
1 minute ago, sTeVe- said:

Fiz exatamente o mesmo que tu, filtro do chinês, adicionei matrix e retirei a filtração química, o aquário continua a filtrar sem termostato (neste momento a temperatura ronda os 22⁰ dentro do aqua), tive algum melt nas brasilienses mas acredito que voltem a arrebitar, as Stem estam a aguentar-se bem para já. Por isso se a tua água se mantiver por estas temperaturas acho que não há problema, segundo o Luca, uma boa temperatura para o início de um plantado é na casa dos 21/22.

É capaz de estar um bocadinho abaixo disso, mas ainda não a medi. Estou em dark start e ainda não tenho plantas nem vivos no aquário. De qualquer forma, já andei à procura na Internet e já percebi que realmente afecta a nitrificação. Vou introduzir hoje o termostato.

Temperatura da água

A temperatura é um fator que está diretamente ligado à velocidade do metabolismo dos habitantes de um ambiente aquático. Quanto maior a temperatura, maior será a atividade do metabolismo e vice-versa.

No caso da nitrificação, quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da remoção de nutrientes e maior será a multiplicação das bactérias.

Nos aquários ornamentais onde a média da temperatura fica entre os 25°C e 35°C se mostra ideal para o desenvolvimento das bactérias nitrificantes [5].

É preciso ter cuidado com o equilíbrio térmico do aquário para evitar um choque térmico. Além de nocivo às plantas e animais, o choque térmico pode reduzir a nitrificação.

(https://www.aquariossobrinho.com/post/filtragembio)

• Gosto 1

Ainda bem que li o que acabei de transcrever em cima. Fui agora buscar o termostato e aproveitei para medir a água do tanque... estava a 14º 😬. O problema é que tinha 3 termostatos guardados e são todos de 100W. Faz mal colocar um termostato destes num aquário de 25 litros?

Publicado:
há 7 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ainda bem que li o que acabei de transcrever em cima. Fui agora buscar o termostato e aproveitei para medir a água do tanque... estava a 14º 😬. O problema é que tinha 3 termostatos guardados e são todos de 100W. Faz mal colocar um termostato destes num aquário de 25 litros?

Tendo em conta a potencia do termóstato o que vai acontecer é que vais ter que nivelar por baixo e ir acertando a temperatura aos poucos, não sabendo qual é a temperatura minima desse termóstato, deves começar por ai, e ir subindo se necessário até atingires a temperatura que desejas. 

Publicado:
1 hour ago, sTeVe- said:

Tendo em conta a potencia do termóstato o que vai acontecer é que vais ter que nivelar por baixo e ir acertando a temperatura aos poucos, não sabendo qual é a temperatura minima desse termóstato, deves começar por ai, e ir subindo se necessário até atingires a temperatura que desejas. 

Eu apontei para os 26º, agora. Vamos ver até onde ele aquece. Acho que este termostato nunca chegava a manter a água no valor que eu colocava. Já subiu para os 20º, mas continua ligado. Mais umas horitas para avaliar e depois vou regulando.

1 hour ago, sTeVe- said:

filtro do chinês, adicionei matrix e retirei a filtração química

Retiraste as esponjas também? Eu enchi o meu com Media da Fluval, e depois preenchi o que sobrou com esponja. Não ficou muita, mas estou a confiar na Media para ter mais bactérias. A esponja servirá só para limpar os detritos. A água passa pela esponja primeiro.