Leonardo Bianco Publicado Novembro 21 Publicado Novembro 21 Olá a todos. Sou novo aqui no fórum e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com a minha questão: Tenho um aquário de 25l (sei, é pequeno, difícil de estabilizar, mas enfim...) Tenho poucos peixes nele, 5 peixes de no máximo 3cm cada, ou seja, não tenho superlotação. Tenho injeção de Co2 durante o dia, quando os parâmetros ficam: PH 6,8 KH 7,0 Temp 27ºC Amônia 0 Nitrito 0 (CO2 cerca de 30ppm). Porém logo pela manhã antes de ligar novamente o CO2 meço o PH e está em cerca de 8,5. Penso que não é muito normal uma variação tão grande do dia para a noite, e devido a água estar bem tamponada, não deveria haver essa variação. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço. Obrigado Leo Citar
Rui Assunção Publicado: Novembro 30 Publicado: Novembro 30 Bem vindo @Leonardo Bianco. Fala um pouco mais do tanque. Que tipo de decoração tem? Rocha? Madeira? Plantas? E a origem da água? Torneira? Furo? Qual o valor do pH na origem? O pH do tanque varia ao longo do dia, sem qualquer intervenção? Eu apontaria para a decoração mas sem saber mais detalhes fica difícil ajudar Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 30 Publicado: Novembro 30 É normal, num tanque com CO2, que hajam variações de PH - o CO2 baixa o PH, portanto não me preocuparia muito com isso. Citar
Leonardo Bianco Publicado: Segunda-feira às 12:54 Autor Publicado: Segunda-feira às 12:54 Uso água da torneira, mas sempre ajusto o PH e o KH antes de fazer a TPA. Minha decoração tem apenas troncos e rochas não calcárias. Fiz o teste nelas, não são alcalinas. Ao longo do dia com o CO2 ligado se mantém estável. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 15:17 Publicado: Segunda-feira às 15:17 (editado) 2 hours ago, Leonardo Bianco said: Uso água da torneira, mas sempre ajusto o PH e o KH antes de fazer a TPA. Minha decoração tem apenas troncos e rochas não calcárias. Fiz o teste nelas, não são alcalinas. Ao longo do dia com o CO2 ligado se mantém estável. Esquisito. Não devia haver essa variação. Não vejo nenhuma razão para isso. Talvez mais alguém possa responder. Editado Segunda-feira às 15:18 por JoseCarlosMarques Citar
Leonardo Bianco Publicado: Segunda-feira às 20:38 Autor Publicado: Segunda-feira às 20:38 Deve ter algo a ver com a água mesmo. Nesse meio tempo montei um 60p e tenho o mesmo problema nele. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 23:14 Publicado: Segunda-feira às 23:14 2 hours ago, Leonardo Bianco said: Deve ter algo a ver com a água mesmo. Nesse meio tempo montei um 60p e tenho o mesmo problema nele. Havia por aí alguém no fórum que andava com o mesmo problema... o @Markinho01. A última vez que ele postou, estava a pensar remodelar o tanque porque achava que podia ser do areão... não sei como correu isso. Tentem falar os dois. Talvez cheguem a alguma conclusão. Citar
Leonardo Bianco Publicado: Terça-feira às 01:08 Autor Publicado: Terça-feira às 01:08 https://ibb.co/Lh0LDgD Esse é o 60p. O cilíndrico é um tanque de neocaridinas de 10 litros Citar
Markinho01 Publicado: Terça-feira às 02:24 Publicado: Terça-feira às 02:24 Boas, bem eu para ja nao consigo ajudar muito, apesar de ja ter retirado o areão do aquário, ainda nao fiz nenhum teste, daqui a umas horas faco o primeiro teste a ver se era exatamente do areão. Citar Pareces um KIM!!!
JoseCarlosMarques Publicado: Terça-feira às 08:09 Publicado: Terça-feira às 08:09 7 hours ago, Leonardo Bianco said: https://ibb.co/Lh0LDgD Esse é o 60p. O cilíndrico é um tanque de neocaridinas de 10 litros Que areia estás a utilizar? Citar
Alvaro Silva Publicado: Terça-feira às 21:10 Publicado: Terça-feira às 21:10 Boas Eu apostava na areia. Saudações Citar
Leonardo Bianco Publicado: Terça-feira às 22:56 Autor Publicado: Terça-feira às 22:56 É areia de rio. Não parece ser alcalina. Mas talvez eu faça um teste retirando a areia... Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Quarta-feira às 08:21 Publicado: Quarta-feira às 08:21 9 hours ago, Leonardo Bianco said: É areia de rio. Não parece ser alcalina. Mas talvez eu faça um teste retirando a areia... Também me lembrei dessa possibilidade. Por isso perguntei. Não é segredo para ninguém que a água, aí no Brasil, não é de grande qualidade, certo? E o sitio donde retiraste a areia, é um sitio de confiança? Às vezes podes pensar que é areia de rio mas depois vai-se ver e está cheia de coral esmagado. Lavaste-a bem? Citar
Rui Assunção Publicado: Quarta-feira às 22:36 Publicado: Quarta-feira às 22:36 Se não for da areia, coloca um relógio digital junto dos tanques com a hora trocada. Durante a noite mostra o horário diurno e de dia mostra a hora noturna. Aí a causa da variação do pH fica baralhada e sossega 😁😁😁 Claro que é brincadeira, espero que tenha dado para rir um pouco 😃 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Quinta-feira às 08:05 Publicado: Quinta-feira às 08:05 9 hours ago, Rui Assunção said: Se não for da areia, coloca um relógio digital junto dos tanques com a hora trocada. Durante a noite mostra o horário diurno e de dia mostra a hora noturna. Aí a causa da variação do pH fica baralhada e sossega 😁😁😁 Claro que é brincadeira, espero que tenha dado para rir um pouco 😃 Caraças... eu a pensar que ia encontrar por aí uma solução milagrosa para as subidas de PH... só tu, Rui 😄 !!! Citar
Recommended Posts