C Mocho Publicado Outubro 27 Share Publicado Outubro 27 Como eu já disse anteriormente, experimentar novas abordagens nos nossos aquários é sem dúvida muito interessante, mas quando nos metemos por caminhos que nos deixam em constante sobressalto, eu já não acho assim tão apelativo. Será pois, o momento de dar um passito atrás! Gostava de ter um grande tanque com peixinhos vermelhos, completamente automatizado, para não ter trabalho nenhum e apenas desfrutar da vista. Sim, gostava, mas não posso, porque então lá ia eu tentar descobrir qual seria a planta que eles não queriam na salada e tinha de colocar qualquer coisa no solo para ancorar essa planta… depois, tinha de procurar umas rochas para dar um ar ‘mais natural’… etc., etc. Tenho neste momento um aquário para montar e outro para substituir! É muita coisa em simultâneo para quem, além disso, paga impostos e anda a juntar dinheiro para comprar as prendas de Natal! Um passo atrás é o que me vejo neste momento obrigado a fazer e sem nostalgia, acho que só me faz bem! Vamos lá tentar fazer uma coisa engraçada, sem ter de penhorar as joias da família! O solo, já cá estava… com cerca de 1 ano ainda tem de justificar o seu custo! As plantas terão de ser novas, pois as velhas são potenciais portadoras de “viroses” indesejadas… A fauna que resta merece um apartamento mais condigno, e melhor vizinhança. Há rochas bonitas e rochas magníficas no mundo da aquariofilia atual, depois há aquelas pedras que estão à volta da casa, que eventualmente podem ser aproveitadas se não forem calcárias… (ok, eu já ouvi falar dos silicatos, mas eles nunca ouviram falar de mim e se vocês ficarem calados talvez eles também fiquem!). O difícil é encontrar duas que combinem, pois aqui na zona é mais de 95% calcário. Despesa mínima mais trabalho mínimo, não há, portanto, fiquemo-nos pela despesa mínima. Iwagumi? É uma possibilidade. Pelo menos posso poupar nas plantas, se investir no tempo despendido e plantar uma folha de cada vez... 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 28 Share Publicado: Outubro 28 15 hours ago, C Mocho said: Iwagumi? É uma possibilidade. Pelo menos posso poupar nas plantas, se investir no tempo despendido e plantar uma folha de cada vez... Eu respondi ao outro tópico sem ter lido este. Fico muito contente se optares por este estilo... podias dar-me mais dicas, com a tua experiência. Eheh. Vou ficar ansiosamente à espera dos próximos episódios. Ah, e quanto às pedras... se são apenas duas que queres, sem gastar muito dinheiro, porque não tentas comprá-las em hortos, por exemplo? Encontram-se coisas muito porreiras. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 31 Share Publicado: Outubro 31 Venha ele...e fotos também!!! Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Novembro 5 Autor Share Publicado: Novembro 5 (editado) Olá a todos. Pois, comecemos!... Voltar a usar as rochas de basalto que usei em montagem anterior não me pareceu muito apelativo. Stepback sim, mas com limites... Fui procurar e encontrei umas pedritas que há muito tempo apanhei numa falésia do litoral alentejano. O problema foi que embora eu as tenha deixado "esquecidas" num canto do quintal, ao longo destes anos, os meus cães acharam que à falta de outro material de construção, deviam redecorar o jardim com elas: agora reencontrá-las foi uma tarefa difícil! Enquanto fazia um tratamento para matar algas (que as ciano, gostaram dos aposentos), fiquei a brincar com o escasso material existente: Após 8 dias de apagão, foi tempo de despejar o tanque, mudar o filtro para o aquário provisório e começar a brincar já dentro da caixa! Rocha para aqui, rocha para ali, lá fui compondo a coisa de forma a me parecer equilibrada. Sim, eu sei que disse que seria uma coisa parecida com um iwagumi, mas com as poucas rochas que encontrei, o hardscape terá de ter uma grande ajuda da flora, para que isto resulte minimamente. Não há volta a dar: não vou comprar rochas e também duvido que venha a encontrar mais alguma aqui espalhada na rua. Foi então tempo de Photoshop. Basicamente sabia que quereria Cuba (que eu sei que é uma chata quando fica a flutuar após a poda), Blyxa (porque gosto da cor) e uma coisa alta e estreita: Podia ser Vallisneria nana, mas depois quando fosse necessário usar o Excel para “vitaminar” algumas algas, lá ia a Vallisneria pedir o livro de reclamações. Podia ser Cyperus, mas com o tempo, acho que iria ficar muito denso. Provavelmente será Montevidensis, pois até poderá ajudar a criar profundidade (espero eu)! Eu gosto desta fase do Photoshop. Dá trabalho, gasta-se muito tempo, mas permite voar (neste caso, nadar). Nadar até começar a meter água!... LOL Encontrei mais umas rochas, semi enterradas no jardim e fui até aqui: Depois lembrei-me “stepback”, step back! Isto já não me está a parecer nada um iwagumi… É claro que não pretendo ser purista ou extremamente minimalista, afinal eu sou europeu e a minha cultura estética tem outras influencias que não renego. Mas isto também já é demais! Stepback?... Talvez seja por aqui: O tanque está montado com o solo e as rochas. Agora é tempo de ir olhando para ele e ponderar se ficará assim, ou com mais “molho”. Tem algumas coisas que ainda não me convencem, mas julgo que as plantas ajudarão a disfarçá-las. Isso e alguns eventuais alertas que vocês me façam… Editado Novembro 5 por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 6 Share Publicado: Novembro 6 Essas pedras são muito bonitas, Mocho. Pena que não tenhas mais para poder "brincar". Regra geral, acho que fizeste um óptimo trabalho, mas não gosto muito de ver aqueles "bicos" a apontar para cima. Acho que um martelo viria a calhar. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Novembro 6 Autor Share Publicado: Novembro 6 há 6 minutos, JoseCarlosMarques disse: ... não gosto muito de ver aqueles "bicos" a apontar para cima. O "bico" do lado direito já foi eliminado. Essa rocha irá lá estar, mas não será visível na foto frontal, vai ser colocada por detrás da rocha principal, pois no lugar onde irá ficar o aquário, a lateral será o ângulo que se verá antes de mais e faltava ali qualquer coisa. A primeira e a segunda rocha ficarão mais ou menos assim. A terceira, parece-me que tenha de ser mais enterrada, porque tem um tamanho muito grande relativamente à segunda. O "bico" na rocha principal, por enquanto fica lá, os outros, tentarei amaciá-los com musgo... As rochas de acompanhamento (Suteishi) é que ainda não me convencem... Por enquanto acho que a localização deverá ser algo próximo a isto, mas ainda estão forçadas e com pouca harmonia! há 14 minutos, JoseCarlosMarques disse: Acho que um martelo viria a calhar. Possivelmente tens razão. Se eu tivesse mais rochas, suponho que iria por aí, mas com o escasso material que possuo, vou primeiro tentar procurar outras soluções! 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 6 Share Publicado: Novembro 6 Isso é Xisto, não é? Essas rochas não são muito barrentas? Não queres mesmo investir uns 50€ em rochas mais apropriadas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Novembro 6 Autor Share Publicado: Novembro 6 (editado) Sim, são xisto, ou então são turbiditos ou uma mistura de ambos. Considerando que os xistos são normalmente formados através da metamorfização de argilas e arenitos, parece-me incorreto dizer que não são barrentos, contudo, estão profundamente sedimentados e após uma boa lavagem não se desfazem, se era isso que estavas a tentar saber... Se forem turbiditos julgo que sejam mais compostos de arenito... Observo também numa das rochas um veio que me parece quartzito, mas não tenho a certeza. Se for, é possível que altere ligeiramente os valores da agua, já as experimentei uns dias dentro de um alguidar e não detetei variação, contudo o tempo de imersão foram apenas 3 ou 4 dias, não é o suficiente para chegar a uma conclusão. Não é pelos 50€, aliás, 50€ dava para encher o aquário de pedras. Não seria preciso tanto... É por teimosia! Estas rochas têm história e trazem-me boas lembranças, as outras que eu possa comprar não me dizem nada. Comprarei outras noutro momento, agora quero honrar estas! Editado Novembro 6 por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 6 Share Publicado: Novembro 6 47 minutes ago, C Mocho said: agora quero honrar estas! Melhor razão para as utilizares seria impossível de encontrar. Fico á espera dos próximos episódios! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts