A Cabana dos Amano - Low tech

cesar_dias

Recommended Posts

8 hours ago, cesar_dias said:

Costumavam ser uns camarões baratos, pois apesar da sua grande utilidade nos aquários, são camarões pouco apelativos visualmente!
Mas também tenho reparado que nos últimos anos, a vertente aquários plantados, dos mais variados estilos, tem tido um enorme crescimento! 
Portanto... talvez seja a procura ter disparado e a oferta tenha estagnado!

Tem havido muita publicidade a esses camarões. E com razão. Fazem um trabalho incrível. O próprio nome diz tudo. No mundo dos aquários plantados não conheço nenhum "visionário" como o Amano.

8 hours ago, cesar_dias said:

A frequência da desova... nem faço a mínima!

Eu tenho sempre fêmeas grávidas no meu tanque. Se quiseres compra-las... 😛 .

Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Eu tenho sempre fêmeas grávidas no meu tanque. Se quiseres compra-las... 😛 .

Começando a ter juvenis em tamanho de loja, pode-se chegar a uma relação de troca por algumas fêmeas adultas :my_smile:
Nessa altura, a cabana dos Amano deve aumentar, pelo que mais fêmeas irão dar jeito!

• Gosto 1

Cumprimentos,

Cesar Dias

On 31/10/2024 at 19:01, cesar_dias disse:

Só está acessível por link direto. Ainda não é publica no youtube, só o será se for desta que consiga obter "Amaninhos" :my_rolleyes:

Olha infusórios...hehehehe

Parabéns. Os maiores sucessos para isso!!!

23 hours ago, Ricardo PCorreia said:

Olha infusórios...hehehehe

Parabéns. Os maiores sucessos para isso!!!

Já passaram essa fase!
Agora já são mais "artémia", até a cor é parecida :my_biggrin:

Mais um ou dois dias, e adiciono aquela lista, o minuto dos 35 dias (5 semanas)!

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Quando é que é a transição para "agua doce"? com quantos dias aproximadamente ficam como os conhecemos?

Parece já não faltar muito!

Brutal Cesar...vai por mim ainda vais recuperar todo o investimento que fizeste!

Parabéns!

6 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Quando é que é a transição para "agua doce"? com quantos dias aproximadamente ficam como os conhecemos?

Parece já não faltar muito!

Brutal Cesar...vai por mim ainda vais recuperar todo o investimento que fizeste!

Parabéns!

Nunca tinha chegado a este ponto!
Pelo que não sei dizer exatamente!
Em teoria, a última metamorfose deverá iniciar entre os 30 e 60 dias, mas isso em ambiente de laboratório! Em ambiente "caseiro"... e se lá chegarem... a ver vamos :my_rolleyes:

Depois de se transformarem em juvenis, ainda deve demorar, pelo menos um par de meses até ficarem em tamanho S com que começam a aparecer nas lojas!
Se assim for... desde a fêmea aparecer ovada até haver camarões trabalhadores, serão pelo menos uns 4 ou 5 meses!

Espero, em breve, saber esses tempos todos com mais precisão!

Cumprimentos,

Cesar Dias

Bom dia.

Ontem ao final do dia, nenhuma larva tinha ainda efetuado a transição para camarão.
Uma boa quantidade deles já começa a fixar-se nos vidros a comer as algas que aí estão a crescer... parece-me que serão esses os primeiros a iniciar a metamorfose final.

Para além do normal video de 1 minuto da 5ª semana e, que adicionei à "play list" apresentada num post anterior, consegui uma foto de muito má qualidade, mas dá
para ter uma noção do tamanho atual! Cerca de 4mm :my_shy:

Vamos lá ver se saem Amanos para financiar uma objetiva de fotografia Macro :my_rolleyes:

1730916828294.jpg

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Parabéns.

Tens aí muita artémia hehehe...

Excelente. Cada etapa é uma vitória. Vais de batalha em batalha..força.

Vou ter de ficar na lista para ficar com meia-dúzia desses meninos hehhee.

Temos de avisar o homem do canal de YT para entrevistar outro homem dos Amanos.

37 minutes ago, Ricardo PCorreia said:

Parabéns.

Tens aí muita artémia hehehe...

Excelente. Cada etapa é uma vitória. Vais de batalha em batalha..força.

Vou ter de ficar na lista para ficar com meia-dúzia desses meninos hehhee.

É basicamente isso.
Estudar e experimentar. Mediante os resultados obtidos fazer alterações até se ir ultrapassando um obstaculo de cada vez!
Mas desde que haja determinação e paciência as coisas vão evoluindo.

Deste grupo, e se houver transição de larvas para camarões, não espero uma taxa alta de sobrevivência... se conseguir uns 5 ou 10%, já é uma grande alegria.
Estou mesmo confiante que seja desta que consiga alguns. A prova disso, é que pela primeira vez em dezenas de tentativas, preparei um aquário que ja está a ciclar há várias semanas, só para eles :my_shy:

Já no grupo que deve ser libertado esta semana e mediante a alterações que irei implementar, é de esperar muito mais!
Mas isso é tudo muito relativo! Até pode piorar a taxa de sobrevivência, mas faz parte da experimentação :)

Seria interessante entrar em 2025 com camarões Amano "made in Portugal", ou "made in Maia" nos meus outros aquários :my_biggrin:

Os primeiros são meus :my_biggrin:
Tenho 2 aquarios de 60L a necessitar de uns "jardineiros" para limpar o mato das paredes e algumas plantas :my_shy:

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Ui! Parece que vamos ter Camarão no Ano Novo 😄 . Isso está com bom aspecto! Desejo-te a melhor das sortes. Já estou a ver Portugal tornar-se um dos maiores exportadores de camarões Amano para o mundo. Eheh.

23 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Ui! Parece que vamos ter Camarão no Ano Novo 😄 . Isso está com bom aspecto! Desejo-te a melhor das sortes. 

Tenho essa esperança :my_shy:

23 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Já estou a ver Portugal tornar-se um dos maiores exportadores de camarões Amano para o mundo. Eheh.

Isso será muito mais difícil!
Ninguém bate a ásia em escala e custo. Já há por lá, pelo menos duas produções de Amanos e já em boa escala!

Cumprimentos,

Cesar Dias

Eu comprarei uns quantos amanos TUGAS!!!

Parabéns e obrigado por partilhares com o pessoal a tua aventura

1 hour ago, cesar_dias said:

Ninguém bate a ásia em escala e custo.

Pois, mas uma importação da Ásia tem os seus custos, e estando em Portugal esses custos são mais baixos para o resto da Europa. Eu já a planear uma estratégia de negócio 😄 . Vais ser rico!!!

• Gosto 1

Pois, mas uma importação da Ásia tem os seus custos, e estando em Portugal esses custos são mais baixos para o resto da Europa. Eu já a planear uma estratégia de negócio  . Vais ser rico!!!
Primeiro é preciso obter camarões!
Depois é preciso conseguir de forma consistente e com uma taxa de sobrevivência alta.
Depois logo se vê até onde pode ir a coisa!

No mínimo, espero que possam financiar o início de reprodução de outras espécies também um tanto ou quanto complicaditas (doces e/ou salgadas)

Enviado do meu M2004J19C através do Tapatalk

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado: (editado)

Ontem começaram a ser libertadas mais larvas!
Devia ter ocorrido no final da semana passada... mas o meu calendário devia estar avariado :my_rolleyes:

Como o primeiro conjunto de videos não continha imagens após a libertação por parte da fêmea, deixo agora imagens do dia zero das larvas libertadas ontem ao inicio da noite.
Hoje pela manhã, a fêmea ainda transportava pelo menos a mesma quantidade... logo devem ser libertados os restantes :my_shy:

Dia 0 das larvas de Amanos:

Editado por cesar_dias
  • Gosto 1

Cumprimentos,

Cesar Dias

1 hour ago, Vasco Ferreira said:

E os outros? Passado mais uma semana...

Isto parece uma novela da TVI ...

Tenho adicionado à "playlist" que coloquei lá mais para trás!
Vai atualmente com 7 videos de cerca de 1 minuto cada, sendo o último de ontem (42 dias/6 semanas)

Cumprimentos,

Cesar Dias