A Cabana dos Amano - Low tech


cesar_dias

Recommended Posts

 

Colonia-Amanos-1.jpg

Tinha lá pela garagem um pedaco de vidro que não chegava para fazer um aquário, mas tinha algum contraplacado de 5mm, umas sobras de epoxy e fita de fibra de vidro que parecia ser suficiente para as arestas...

Em vez de um "monster tank" em madeira, acabei por tentar fazer um "mini tank"! Só para ser do contra :my_biggrin: :my_biggrin::my_biggrin:
Semanas depois foi para aqui transferido um grupo de Camarões de Amano (Caridina Multidentata)

Como é essencialmente madeira, parece-me bem chama-lo de Cabana :my_smile:

Neste momento estão planeadas algumas alterações que serão executadas assim que possível, tal como:

 - Colocar outro tipo de planta em frente ao filtro, pois a planta fenestratum não cresceu como o esperado
 - Trocar o termostato por um mais discreto (daqueles "mini")!
 - Aquele silicone do lado esquerdo, irrita-me um bocado!
 - Talvez coloque mais uma lâmpada T5

1 - Cabana dos Amano

2 - 08/2022

3 - 60x20x20 (Madeira e Vidro)
3.1 - 24l (brutos) - Talvez uns 20L reais

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro esponja
4.2 - Termostato EHEIM 25W
4.3 - Iluminação Lampada LED T5 6500ºK 9W


5 - Substratos & decorações
- Tropica aquarium soil (cerca de 2 Cm)
- Algumas pedras naturais

7 - Fauna
- 12 Camarões Amano

8 - Plantas
O que havia na altura à mão, de crescimento lento e pouca iluminação:
- Lentilha de água
- Anubias nana
- Anubias nana "pinto"
- Anubia (Congensis?)
- Bucephalandra,
- Fenestratum
 
 No canto do filtro, e apenas com raiz dentro do aquário, há ainda:
 - Aranha (Chlorophytum comosum)
 - Jiboia (Epipremnum pinnatum aureum)
 
Manutenção:
- Diáriamente apenas identificar fêmeas que possam estar ovadas, de resto, passam várias semanas em que nada faço, a não ser repor alguma água evaporada.
- Limpar vidro (1 ou 2 vezes por mês).
- Remover quase toda a lentilha de água da superfície (1 ou 2 vezes por mês).
- TPA de uns 10%, a cada mês (há meses que salto a TPA)!
 
Alimentação:
 - Sera shrimps nature - uma meia dúzia de grãos, 1 ou 2 vezes por semana.

 

Editado por cesar_dias
Adicionadas as plantas fora do aquario

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podia deixar de colocar esta imagem de forma a identificar a localização da "Cabana".

Sempre dá "um ar mais verde" ao canto das ferragens, na garagem!

Colonia-Amanos-8.jpg

Editado por cesar_dias
  • Gosto 1

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficam mais umas imagens.

Não é dos mais belos aquários de camarões, mas cumpre as necessidades da colonia de Amanos, bem como a facilidade de identificação de fêmeas ovadas e sua posterior captura!

Colonia-Amanos-17.jpg

Colonia-Amanos-19.jpg

Colonia-Amanos-20.jpg

Colonia-Amanos-4.jpg

Colonia-Amanos-13.jpg

Colonia-Amanos-15.jpg

Colonia-Amanos-16.jpg

Colonia-Amanos-5.jpg

 

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau!!! Aquela primeira fotografia parece um quadro. Muito bonito, mesmo. Os meus parabéns... tens aqui a prova de como podemos fazer muito com muito pouco.

Eu não alterava as plantas. Acho que a escala das escolhidas funciona na perfeição. Quanto muito trocava as Lentilhas por Salvinia (por exemplo) de forma a ter uma raiz mais comprida na parte de cima, e resolvia o tal problema do silicone à esquerda, e do termostato 🙂 .

Vai ser a partir daqui que vão sair os pequenitos Amanos que vão conquistar as lojas portuguesas? Tens que mostrar depois o resto de todo o processo!

Grande abraço. Continuação do excelente trabalho!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Tozé Nunes said:

Vais tentar a reprodução das cardinas japonicas?

Tenho andado a tentar!

Tentei a primeira vez em 2009/2010 (durante cerca de ano e meio), até que desisti, mas com intenção de um dia voltar com mais tempo :my_biggrin:

Iniciei esta colónia no final do verão de 2022 com um grupo de 6 Amanos, surgiu a primeira fêmea ovada no ano seguinte, se nao me engano em Fevereiro de 2023.
Nessa altura o grupo aumentou para 12 Amanos, pois do grupo inicial saiu apenas uma fêmea... Tenho azar na quantidade de fêmeas que me saem :my_dodgy:

E a cada desova, mais uma tentativa.

Depois de muitos ajustes na forma de manter as larvas, esta última desova já vai muito além de todas as outras no passado!
Um grupo bem razoável de larvas ainda se mantém de boa saude,  21 dias após terem sido libertadas!

A ver vamos. É sempre um bom desafio :my_smile:

 

4 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Uau!!! Aquela primeira fotografia parece um quadro. Muito bonito, mesmo. Os meus parabéns... tens aqui a prova de como podemos fazer muito com muito pouco.

Eu não alterava as plantas. Acho que a escala das escolhidas funciona na perfeição. Quanto muito trocava as Lentilhas por Salvinia (por exemplo) de forma a ter uma raiz mais comprida na parte de cima, e resolvia o tal problema do silicone à esquerda, e do termostato 🙂 .

Obrigado.

Nas plantas, só me desagrada o filtro ter ficado demasiado exposto. A planta que o iria esconder não cresceu como previsto.
Atualmente até la coloquei uma folha de carvalho... Mas daqui por pouco tempo, os amanos ja trataram da saúde à folha e volta o "mono" preto a ficar exposto.

Salvinia...
Tenho azar com ela... Já a tive várias vezes e em vários aquários e acaba por desaparecer lentamente!
Este aquário tem pouca iluminação, mas mesmo noutros com 2 ou 3x mais, segue o mesmo caminho... desaparece lentamente!
Será que há algum truque com a Salvinia que me esteja a escapar?

A lentilha de água é que é sempre aquela "praga", dá-se bem em qualquer lado. É um bom "petisco" para os cometas e uma forma simples de remover nitratos da "cabana"!

4 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Vai ser a partir daqui que vão sair os pequenitos Amanos que vão conquistar as lojas portuguesas? Tens que mostrar depois o resto de todo o processo!

Vão ter que sair alguns :my_smile:
Conquistar lojas... já não sei, mas tenho alí dois aquários que precisam de uma meia duzia de Amanos cada!

Apesar de tudo, mesmo que nas muitas tentativas feitas até agora, nenhuma larva ter chegado a juvenil, há sempre muitas alegrias e muitas frustrações pelo caminho, mas vai-se aprendendo sempre um bocadinho mais :my_smile:

Mas posso já deixar uma dica a todos os que quizerem tentar:
Água salobra ou salgada natural... esqueçam lá isso! Já gastei muito tempo nessa abordagem! 
Água com sal sintético e produção de plankton, parece-me ser a única forma de termos muito mais controlo de tudo o que se passa no aquário de larvas Amano :my_rolleyes:

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, cesar_dias said:

Será que há algum truque com a Salvinia que me esteja a escapar?

Eu nunca tive problemas com a planta. Pelo contrário. Aquilo no meu aquário anterior multiplicava-se de uma forma absurda. Todas as semanas tinha que tirar alguma. Até cheguei a dar. E não era fácil livrar-me dela mesmo depois de a tirar do aquário... tinha que a por em lixívia, caso contrário não morria.

2 hours ago, cesar_dias said:

Apesar de tudo, mesmo que nas muitas tentativas feitas até agora, nenhuma larva ter chegado a juvenil, há sempre muitas alegrias e muitas frustrações pelo caminho, mas vai-se aprendendo sempre um bocadinho mais :my_smile:

Vais conseguir! Mãozinhas para isso pareces ter. Vai ser uma questão de tentativa/erro, mas desta vez não podes desistir 🙂 .

2 hours ago, cesar_dias said:

Nas plantas, só me desagrada o filtro ter ficado demasiado exposto. A planta que o iria esconder não cresceu como previsto.

Opta pelo termostato mais pequeno e tens o assunto resolvido. O tanque está muito bonito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal...

Tiveste de ir por tentativa e erro, relativamente à salinidade da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal...
Tiveste de ir por tentativa e erro, relativamente à salinidade da água?
Em 2009/2010 andei essencialmente à volta de agua salobra e salgada natural!
Quando se comenta com alguém sobre reproduzir Amanos, tudo comenta logo na agua salobra!
E foi aí que comecei! Mas já nessa altura, as larvas indicavam-me que gostavam mais de salgada, pois era quando as conseguia manter mais tempo.
Muitos anos depois, nesta segunda fase ainda tentei agua do mar sem grandes sucessos.
Um fator, poderia ser a salinidade, daí ter mudado para sal sintético, desta forma podia alterar a cada tentativa! 
Voltei a salobra, voltei a salinidade completa... mas aparentemente não é por aí.
Esta ultima desova está um pouco a baixo dos 35 ppt (salinidade máxima nos aquários marinhos)... entre outros parâmetros, ainda ando a procura do melhor valor de salinidade!
Resumindo...
Sim. Basicamente tem sido numa de tentativa erro.

Não chegarei a um valor em concreto, mas sim a um intervalo de valores. Até porque o final do rio e região costeira a volta da foz do rio, tem variações de salinidade, em função das marés.


Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, cesar_dias said:

Em 2009/2010 andei essencialmente à volta de agua salobra e salgada natural!
Quando se comenta com alguém sobre reproduzir Amanos, tudo comenta logo na agua salobra!
E foi aí que comecei! Mas já nessa altura, as larvas indicavam-me que gostavam mais de salgada, pois era quando as conseguia manter mais tempo.
Muitos anos depois, nesta segunda fase ainda tentei agua do mar sem grandes sucessos.
Um fator, poderia ser a salinidade, daí ter mudado para sal sintético, desta forma podia alterar a cada tentativa! 
Voltei a salobra, voltei a salinidade completa... mas aparentemente não é por aí.
Esta ultima desova está um pouco a baixo dos 35 ppt (salinidade máxima nos aquários marinhos)... entre outros parâmetros, ainda ando a procura do melhor valor de salinidade!
Resumindo...
Sim. Basicamente tem sido numa de tentativa erro.

Não chegarei a um valor em concreto, mas sim a um intervalo de valores. Até porque o final do rio e região costeira a volta da foz do rio, tem variações de salinidade, em função das marés.

Continua... continua... o que dás de comer às larvas e como produzes esse alimento 😄 ? É que, daqui a nada, estamos todos a minerar essa mina. Vão dar mais dinheiro que criptomoedas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Continua... continua... o que dás de comer às larvas e como produzes esse alimento 😄 ? É que, daqui a nada, estamos todos a minerar essa mina. Vão dar mais dinheiro que criptomoedas!

:my_biggrin::my_biggrin::my_biggrin::my_biggrin:

Nem que os vendesse a 5 eur seria negócio rentável :my_rolleyes:
Pelo menos a uma escala pequena!

Só o tempo que se gasta a manter o aquario das larvas com parâmetros estáveis e o mais limpo possível, seria tarefa remunerada a centimos à hora :my_dodgy:
Isto só mesmo para quem gostar de um bom desafio e pouco mais :my_biggrin:
Além disso ainda deve faltar um bom bocado até ter algum tipo de sucesso consistente, por isso nem estou preocupado com isso :my_rolleyes:

Para ser rentável, teria que ser uma produção de muitos milhares de Amanos mensalmente e, com todo, ou uma grande parte do processo a decorrer de forma automatizada e sem (ou pouca) intervenção humana!
Se isso fosse um processo simples, haveria muito mais produção em cativeiro de Amanos, mas só cruzei com duas produções (pelo menos que tenham algum tipo presença na internet).

Como aparentemente são muito abundantes nos seus habitats, acaba por ser mais económico a sua extração do seu meio natural.
Até ao dia em que mais tarde ou mais cedo, comecem a ser impostas limitações a sua captura.
É que nem imagino a quantidade de Amanos que são comercializados em todo o mundo... imagino que a longo prazo, mesmo sendo abundantes, comece a existir algum desiquilibrio nos seus ambientes naturais!

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem a noite reparei em mais uma fêmea ovada!

E tudo começa mais ou menos assim:
Há uma fêmea que diz "Vou ali trocar de roupa e já volto"! Deixando os machos neste estado (ui que vamos ter festa) :default_dance:

 

Uns dias depois, a roupa aparece num canto do aquário :my_biggrin:

1729703761191.jpg

 

E a fêmea assim :my_smile::
1729703709160.jpg

Editado por cesar_dias
  • Gosto 1

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, cesar_dias said:

É que nem imagino a quantidade de Amanos que são comercializados em todo o mundo... imagino que a longo prazo, mesmo sendo abundantes, comece a existir algum desiquilibrio nos seus ambientes naturais!

E nessa altura tenho a certeza que até os poderias vender a 10€, pela popularidade que agora têm. Eu já cheguei a comprá-los a metade do preço do que compro agora, e não vai assim há muito tempo.

5 hours ago, cesar_dias said:

Deixando os machos neste estado (ui que vamos ter festa) :default_dance:

É nessa altura que eu tenho Amanos a saltar fora do tanque 😞 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 hours ago, JoseCarlosMarques said:

É nessa altura que eu tenho Amanos a saltar fora do tanque 😞 .

Os Amano são uns escapistas de primeira!
Não é necessário sentirem as hormonas de uma fêmea recetiva para acasalar, que pode um ou outro mais excitado saltar fora do aquário.
Segundo relatos, os Amano também tentam escapar do aquário quando algo não está bem!
Nesta "cabana" e por necessidade de estabilização das paredes finas, há um rebordo de cerca de 2Cm em todo o topo do aquário, pelo que não há muita hipotese de saltarem por acidente :)

Também já li algo semelhante com lagostins a escapar dos aquários quando a qualidade da água não está como eles querem!
Talvez seja um comportamento comum a camarões e lagostins (ou pelo menos algumas espécies) :my_dodgy:

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que reparei que nesta tentativa estava com uma quantidade muito superior de larvas vivas que em qualquer outra tentativa passada, passei a fazer um pequeno registo em video da sua evolução.
É algo que para mim tem interesse registar. Não sei, se terá interesse para mais alguém cá no forum. Não passam de uns videos de 1 min, com água esverdeada com umas coisas minusculas a moverem-se e,
que pouco varia em tamanho de um video para o outro :my_biggrin:

Reparei que atualmente, a atividade relacionada com reprodução de espécies cá no forum caiu muito, talvez por existir muitas outras formas mais imediatas de publicar, ler e/ou ver. Talvez por muita gente 
preferir outras atividades na aquariofilia, que não passa por reprodução, etc...

Mas se acharem que há algum interesse, posso colocar os vídeos de várias etapas na secção dos camarões (por exemplo).
Têm estado a ser alojados no youtube, mas só são visíveis por mim ou por "link" direto. Pelo que só publicando os links, é que outros podem ver. Tal como aquele video mais a cima (dos Amano loucos) :my_rolleyes:

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 minutes ago, cesar_dias said:

Os Amano são uns escapistas de primeira!
Não é necessário sentirem as hormonas de uma fêmea recetiva para acasalar, que pode um ou outro mais excitado saltar fora do aquário.
Segundo relatos, os Amano também tentam escapar do aquário quando algo não está bem!
Nesta "cabana" e por necessidade de estabilização das paredes finas, há um rebordo de cerca de 2Cm em todo o topo do aquário, pelo que não há muita hipotese de saltarem por acidente 🙂

Também já li algo semelhante com lagostins a escapar dos aquários quando a qualidade da água não está como eles querem!
Talvez seja um comportamento comum a camarões e lagostins (ou pelo menos algumas espécies) :my_dodgy:

Sim, já tinha ouvido falar desse comportamento. Eles procuram águas onde se sintam mais confortáveis. Mas como eu tenho cerca de 30 dentro do meu tanque, e tenho 1 a saltar fora de 15 em 15 dias (mais ou menos), acredito que seja mais por acidente... caso contrário seriam muitos mais a escapar-se.

9 minutes ago, cesar_dias said:

Não sei, se terá interesse para mais alguém cá no forum.

Claro que tem interesse! Quando tiveres mais tempo, faz um guia completo, com os tais vídeos. Quanto mais não seja, fica para futura referência. É a vantagem deste fórum... as coisas ficam aqui para sempre.

10 minutes ago, cesar_dias said:

Reparei que atualmente, a atividade relacionada com reprodução de espécies cá no forum caiu muito

Existe uma facilidade muito maior, agora, em adquirir espécies, portanto não se justifica tanto o trabalho de as reproduzir. Tirando algumas espécies, claro... aquelas mais rentáveis. Os Amano são uma delas, ou aqueles Betas mais raros, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Claro que tem interesse! Quando tiveres mais tempo, faz um guia completo, com os tais vídeos. Quanto mais não seja, fica para futura referência. É a vantagem deste fórum... as coisas ficam aqui para sempre.

Guia completo... é coisa que não tenho! E penso que nunca conseguirei ter :my_smile:
Só agora começo a ver ao longe a ponta do iceberg :my_rolleyes:
Ainda não cheguei (por exemplo) à fase de transitar juvenis de agua salgada de volta a agua doce!
Todo o processo ainda tem muito para ajustar e muita coisa nova a tentar!

Posso não colocar toda a informação reunida e "pronta a digerir", mas poderei indicar alguns caminhos a evitar, que dão em nada ou resultados muito fracos, o que por sí só já poderá colocar algum interessado num
caminho menos penoso :my_smile:

Se tiver sucesso, ainda não sei muito bem o que poderei fazer em seguida, mas mesmo que opte por não ganhar algo com eles, há outras pessoas que investiram muito tempo e dinheiro nesta mesma aventura e que esperam tirar dividendos desse esforço e, que de resto lhes é bem merecido.
Pelo que não seria justo para com eles, alguém "despejar" toda a informação reunida e que tanto lhes custou a obter.

Penso que dá para entender.

 

2 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Existe uma facilidade muito maior, agora, em adquirir espécies, portanto não se justifica tanto o trabalho de as reproduzir. Tirando algumas espécies, claro... aquelas mais rentáveis. Os Amano são uma delas, ou aqueles Betas mais raros, por exemplo.

Só posso falar por mim, mas o tentar reproduzir não é por dificuldade de obter uma ou outra espécie, é mais por gosto mesmo :my_rolleyes:
Há mais de uma década, é certo que a variedade era bem inferior e mesmo assim, em alguns casos nem tudo estava sempre disponível, daí sim, ou o pessoal arregaçava mangas ou não havia muito a fazer :my_biggrin:,
mas eu nessa altura não tinha condições para seguir esses caminhos.
Atualmente, e felizmente, tenho espaço e tempo para dedicar a isso.
A variedade é imensa e a disponibilidade dessas espécies é constante, mas há algo em conseguir que uma espécie se reproduza ao nosso cuidado, que é bem diferente de manter um aquário de boa saúde :my_smile:

Também é certo que atualmente a minha paciência é bem superior, de outra forma nem valia a pena tentar.

Naquela altura achava um piadão às coridoras e às sewellia, mas não tinha como sequer tentar reproduzir.
Atualmente há uma coridora que acho lindissima (Sterbay), que junto com as sewellia, seriam a minhas próximas "vitimas" para tentar a reprodução :my_smile:
Mas ao comentar na loja sobre a enorme variedade que agora há de "nano fishes" e o facto de simpatizar com os "Celestial Pearl Danios", por me fazerem lambrar umas micro trutas, alguém comentou que este tipo de peixes desovam
facilmente, mas conseguir levar de ovos a adultos pode ser um bocadinho chato!
Ai é? Então venha lá meia dúzia para experimentar :my_biggrin::my_biggrin::my_biggrin::my_biggrin:

E pronto, em vez de sair de la com Sewellias e Sterbays, vim também com os CPDs
Estão em fase de crescimento e "engorda", a ver se daqui por uns meses estão em condições de iniciarem desovas!

E assim passa um adulto uma grande parte do tempo livre, que divido com um bocadinho de pesca :my_rolleyes:

Há vícios piores

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia.

Ia recomendar um vídeo aí do YouTube mas bem me parecia que estava a reconhecer o nome num dos comentários. Sendo assim, já não vale a pena 😅.

Excelente. Parabéns!!! E o maior sucesso.

 

Ricardo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Ricardo PCorreia said:

Olá bom dia.

Ia recomendar um vídeo aí do YouTube mas bem me parecia que estava a reconhecer o nome num dos comentários. Sendo assim, já não vale a pena 😅.

Excelente. Parabéns!!! E o maior sucesso.

 

Ricardo Correia

Que eu me lembre, só comentei um video sobre Amanos, logo só pode ser um :my_biggrin:

Aí está um caso bem sucedido.
Para chegar alí teve muita "pedra para partir"! 
Ter atualmente cerca de 500 juvenis naquele aquário grande, é um grande feito :my_smile:

O rapaz tem intenções de capitalizar todo o esforço investido naquela aventura e acho que faz muito bem. Para alí chegar, só com muito "suor e lágrimas" (como se costuma dizer)!

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, cesar_dias disse:

Se tiver sucesso, ainda não sei muito bem o que poderei fazer em seguida, mas mesmo que opte por não ganhar algo com eles, há outras pessoas que investiram muito tempo e dinheiro nesta mesma aventura e que esperam tirar dividendos desse esforço e, que de resto lhes é bem merecido.
Pelo que não seria justo para com eles, alguém "despejar" toda a informação reunida e que tanto lhes custou a obter.

👏

 

há 45 minutos, cesar_dias disse:

Só posso falar por mim, mas o tentar reproduzir não é por dificuldade de obter uma ou outra espécie, é mais por gosto mesmo :my_rolleyes:

Acho que não faz sentido ter peixe e não tentar reproduzir os mesmos. Ou passar pelo prazer de os reproduzir.

 

Boa sorte. 

há 49 minutos, cesar_dias disse:

Ao comentar na loja sobre a enorme variedade que agora há de "nano fishes" e o facto de simpatizar com os "Celestial Pearl Danios", por me fazerem lambrar umas micro trutas, alguém comentou que este tipo de peixes desovam
facilmente, mas conseguir levar de ovos a adultos pode ser um bocadinho chato!

Tenho um amigo que tem alguns pequenitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.