Novo, desafio. Aquário de 300/


Filipe Ramalho

Recommended Posts

Boa noite, a todos. Venho pedir alguma ajuda. Acabei de comprar um aquário de 300l em segunda mão. Só tem termostato. Estou com a ideia que na lateral fazer um sump. Não sei se faço bem. E tenho algumas dúvidas, se devia rever o silicone ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe 

Só tu é que sabes o estado em que se encontra o silicone. Já testaste encher com água e manter assim 24h para detectar algums fuga? 

O mesmo em relação à sump... uma sump interna é sempre problemática para as manutenções e pior, faz o mesmo efeito que um filtro interno porque o "lixo" continua sempre dentro do aquário.  Quando quiseres limpar as esponjas e parar a bomba de circulação o lixo vai voltar a entrar no aquário.  E reduz o espaço/litragem do aquário. 

Por esses motivos eu aconselhava um filtro externo com capacidade para essa litragem. Depende do tipo de fauna que pretendes colocar para aconselhar ao certo este ou aquele filtro. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.17294627193364835299952171692554.jpglarge.17294627354457704177164599247883.jpg

Aqui está a imagem.

 

E o aquário tem 1,50m de comprimento, e só tem uma trava. Reparei que lhe falta uma trava.

 

O sump interno, perder litragem, não é o problema para mim. Eu só tinha um aquário de 12l. Este tem 300l. Gostava era de não gastar MT dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe Ramalho

Limpa muito bem o aquário,depois de limpo,colocas no chão umas folhas de jornal e colocas lá o aquário,enche o mesmo e deixa ficar durante uns três dias para veres se tem alguma fuga de água,uma trava também não é nenhuma fortuna,e ate tu podes colar.

Nas fotos do aquário o silicone não está lá muito bom,até pode ser só sujidade,aqui sim se precisares de tirar o silicone velho,se tiveres alguama fuga a coisa é mais complicada.

Pensa bem um filtro externo é muito melhor,até como disse o @Tozé Nunes vais sempre ter a porcaria a ficar dentro do aquário.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu desmanchava e fazia novas colagens que essas estão horríveis.

Se não queres gastar muito dinheiro devias ter arranjado um mais pequeno 😁 quanto maior mais despesa tens a completar o setup... e a filtragem não é o mais indicado para poupanças...é de longe o equipamento mais importante para criar um ecossistema saudável. 

Ainda para mais, tendo o aquário um 1,5 metros de comprimento ias ter muita dificuldade em criar boa circulação de água no lado oposto.

Nós estamos aqui para te ajudar, mas o aquário é teu, se correr mal depois a despesa é maior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião sincera (sem saber quanto gastaste nesse aquário) é que devias deitar isso fora e optar por uma coisa mais pequena, à volta dos 60cm. Hoje em dia o preço dos aquários está muito em conta, e ias poupar em filtragem, luz e todo o restante equipamento. Não te estou a dar esta sugestão para te desanimar. Compreendo que, agora que tens esse, tenhas vontade de o utilizar, mas o trabalho que te vai dar esse tanque só para ficar em boas condições de receber água, e depois tudo o que vais gastar para teres um sistema em condições, simplesmente não compensa. Vai por mim... já cometi esse erro uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não foi MT, caro. Mas tb não sabia que estava assim. A pessoa disse que estava tudo bem com ele

 

Relativamente á filtragem a minha ideia inicial, sempre foi fazer um filtro com um tubo de PVC. A bomba eu tenho.

 

Mas neste momento não sei nada... Porque este se eu o meter para o lixo. É dinheiro mesmo para o lixo. 

 Durante a noite estive a pensar... E fiquei com vontade, de dividir o aquário. E um lado podia ter um sump, e uma zona para arrumar as coisas do aquário. Assumia que, só usava metade. Um sump. Nunca ficaria um caro, elcom uma caixa e um bom material filtrante, orientava. 

E assim o litragem do aquário passava para 150litos. 

 

Mas não sei mesmo. Confesso que não sei mesmo o que fazer. 

 

E mesmo é difícil ter plantas num aquário grande sem oxigénio certo? Ou existe algumas plantas mais resistentes?

 Eu só tinha um de 12l aí, tinha algumas plantas, e nunca tive problemas... Tb era menos água.

 

 

A luz, não posso usar uma régua de e uma luz NET normal?

 

Eu para fazer a colagem, se eu raspar o silicone em excesso l, sem descolar o aquário... 

Se arranjar uma cantoneira para o exterior e por dentro meter um bom cordão de silicone, sera que não fica fixe?. Nem que por dentro meta tb uma cantoneira em inox mais pequena que a exterior, e posso meter uma boa camada de silicone.

 

Mas não sei. Não sei nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São muitas questões que tens que ser tu a responder, Filipe. Colocar cantoneiras, silicone, dividir o aquário a meio, travas... no final vais ficar aí com um Frankenstein que eu não gostava de ter na minha casa. Mas tu lá sabes o que pretendes. Se me dissesses que é um aquário para criação, que vai ficar guardado na garagem, até te dizia para o dividires em 3 ou 4 partes, cada uma com um filtro mais pequeno, e a coisa ficava mais ou menos resolvida. Para ter dentro de casa, como já disse, acho que é daquelas coisas que, depois de montada, vais olhar para ele e chegar à conclusão que gastaste dinheiro para nada. Faz contas, e avalia os custos que terás com esse ou poderias vir a ter com um aquário mais pequeno (de 100 litros, por exemplo). Uma calha de LED serve para iluminar o aquário, sim, mas para crescer plantas... depende muito das plantas... nunca será o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto custa mais ou menos um aquário de 100/120l.

E sim. A minha ideia sempre foi um aquário os 120 litros. Mas acabei comprando este. Posso sempre levar a um profissional para fazer a colagem e vender...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende muito do tamanho que queres. Mas se for um tanque de 60cm não chega aos 100€, já em vidro extra-claro. Estou a falar nos 60cm porque uma calha de 60 é mais barata que uma de 90, e para um aquário desse género podes comprar um filtro externo à volta dos 100€ também. Se fores para marcas menos conhecidas, como a Aquael, por exemplo, és capaz de conseguir ter tudo (tanque, luz e filtro) por menos de 250€. 

Esse aquário podes limpá-lo muito bem e tentar passa-lo a outro pelo mesmo preço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe Ramalho

Filipe, se tu tens um profissional que pode arranjar o aquário,retirar todas a silicone velha colar novamente os vidros que não fique muito caro,porreiro,ficas com algum para investires num filtro externo que te faça nove ou dez vezes o caudal do mesmo,depois uma calha dependendo das plantas que lá queiras colocares.

No filtro esse é que tem que ser um filtro bom para bem de toda a biologia do aquário.

Saudações

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Obrigado, tenho de pensar. Um aquário novo com filtro externo ainda anda na casa dos 300/350€. É bastante.

Tenho de pensar. E vou meter água neste e ver como ele está. 

Analisar materiais. E ver o que consigo fazer. Mas se conseguir restaurar este, e criar um filtros com um tubo PVC, ou em um sump interno. Se calhar consigo ficar com um aquário maior. Nunca será novo. Isso é uma realidade, mas isso, tb eu já sabia. 

 

Que um filtro para este pelo que estive a ver custa uns 150€ pelo menos. 

 

Tenho de pensar...

 

Muito obrigado a todos a ajuda que me deram. Acredito que irei dar mais notícias. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MT fixe a ideia.

 

Bem, tendo em conta que para mim a litragem não é um problema. Seria melhor um sump interno ou uma ideia destas? 

Eu se fizer um sump interno certamente que irei criar algum com madeira, que tape a zona do sump. Mas é interno, e sim, o meu aquário pequeno é de filtro interno, e sei bem o que é. Uma limpeza desses filtros, ao limpar, só se vê a água suja. É MT ingrato. E Tinho medo que o sump interno aconteça o mesmo.

 

Por isso a ideia que PVC.

Mas vai ser MT interessante, se continuar com a ideia inicial, que sempre foi, de ser eu a fazer as coisas. O máximo que conseguir. No final, terei MT orgulho, onde conseguir chegar. 

Agora certamente que vou demorar.

Mas tdo na vida demora o seu tempo. 

 

O maior medo que tenho é não conseguir vedar o aquário. Mas na realidade não sei se ele veda ou não. Mas ao mexer posso passar a ter problemas. Mas eide conseguir.

Tb estive a tentar encontrar algum profissional que fizesse reparação ainda não encontrei. Liguei para 3 empresas que montam, mas não fazem reparação.

Um dia de cada vez. E tdo vai ao sítio. 

O lado positivo... Pelo menos já tenho um aquário... Lol. 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Filipe Ramalho said:

No final, terei MT orgulho, onde conseguir chegar. 

Contra isso não posso argumentar. O meu primeiro aquário foi quase exclusivamente feito com essa ideia em mente. A única coisa que comprei foi o filtro externo e o termostato... tudo o resto foi feito por mim (inclusive o móvel) e confirmo que me dava um orgulho enorme olhar para ele e saber que aquilo tinha sido tudo montado na minha banca de trabalho. Aprendi muito também, sobre o funcionamento das coisas, e cheguei a ter muito bons resultados. O problema foi que o aquário que arranjei tinha os vidros quase todos riscados, e ao fim de alguns meses isso começou a incomodar-me. Troquei primeiro o tanque... depois passei de CO2 DIY para a garrafa pressurizada, nova calha (a anterior tinha feito com luzes Flood, que te aconselho vivamente - são muito baratas... custam cerca de 9€ cada), novo móvel (também feito por mim, mas com outro cuidado) e às tantas já não tinha nenhum equipamento que não tivesse sido comprado. Pensa bem se estás disposto a fazer isso. Uma coisa te digo... não fica barato! A experiência valeu a pena, mas o valor gasto não difere muito de material comprado em loja, sendo que esta segunda opção é (a meu ver) mais segura e mais duradoura. Mas é como já te disse... tudo depende da experiência que queres ter. Começa por testar o tanque que tens, e decides a partir daí. Com uma boa limpeza (usa sumo de limão e bicarbonato de sódio para tirar essa porcaria toda... há videos na internet que te ensinam a fazer isso), e alguma sorte, até podes descobrir que tens aí um bom tanque pronto para o que queres.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Fica aqui mais um "palpite"!

Eu, como gosto de "bricolar", vejo nesse aquário uma oportunidade de aprender umas coisas sobre manutenção e reparação de um aquário!
Já tens o aquário, não perdes muito em tentar. Na pior das hipoteses perdes o dinheiro do silicone, da pistola de aplicar silicone e de um pedaço de vidro da trava que falta :my_smile:

Vai ficar perfeito?
Não, não vai. Mas ficando estanque e seguro, é um aquário de 300L barato.

É um risco?
É.
Se nunca montaste os vidros de aquário ou reparaste algum antes... iniciar essa viagem com 300L, é diferente de iniciar com a colagem ou reparação um aquario de 50 ou 60L.
As forças em ação num aquario de 300L já são muito superiores!
Aqui, cada um saberá os riscos que está disposto a correr.

Comprei há uns anos um aquario de 300L por 30 euros mas que necessitava de boas "obras" (estava pior que esse).
O aquário ia ser montado na garagem, pelo que se algo corresse mal, a água não fazia grandes danos e como já tinha montado e reparado vários aquários no passado, sentia-me a vontade em reparar este.

Se decidires reparar esse, deixo-te um par de "dicas":
 - Silicone adere mal em cima de outro silicone, pelo que se encontrares algum ponto fraco ou fuga, o melhor é cortar todo o triângulo de silicone, limpar bem o vidro e aplicar novo silicone.
 - Não compres silicone barato.
   Há silicones próprios para montagem de aquários, são mais caros, mas têm uma resistência tremenda depois de curado, além disso são isentos de produtos nocivos à fauna e flora do aquário.
   Os silicones sanitários (por exemplo) costumam ter fungicidas.
   Tenho usado um da Saudal. Silirub ou silrub... qualquer coisa assim! Não encontras em lojas de bricolage (eu pelo menos não tenho encontrado), mas algumas lojas de aquariofilia têm.

Filtragem:
É daquelas coisas em que não vale muito a pena inventar.
Sem uma boa filtragem, o prejuizo pode ser muito superior ao custo de um bom filtro! E principalmente noites mal dormidas devido a alguma falha de filtragem!
Pesa bem os prós e contras dessa opção.
De forma a manteres custos baixos, podes considerar opção de um filtro usado.

Iluminação:
Como já foi referido, os projetores LED de 6000 ou 6500ºK são uma opção barata que faz um serviço decente com plantas que não sejam muito exigentes.
Ainda há dias comprei um de 20W por 5,60 EUR :my_smile:
Mas também obriga a alguma bricolagem para contruir o suporte para os projetores por cima do aquário.

 

 

Editado por cesar_dias
  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.