Dúvidas acerca de dimensão de aquário e estado de peixe


diogogpinto

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Espero que se encontrem bem. Tenho algumas dúvidas relativamente ao aquário que montei com ajuda de alguns profissionais.

Tenho um aquário de 80L (40cm*40cm*50cm) onde tenho os meus 3 peixes:

  • Um cometa já com uns 6/7 anos, com 5cm de comprimento
  • Um kinguio telescópio que tenho há cerca de 3 semanas, com 1 cm
  • Um kinguio que tenho há cerca de 3 semanas, com 1 cm

Tenho um sistema de filtragem eheim biopower 160, e tenho montado o sistema para oxigenação deste filtro.

Ultimamente, o cometa tem ficado no fundo do aquário. Quando ligo a luz ele desperta e nada por todo o aquário, mas passado algum tempo repousa no fundo. Já me indicaram que pode ser da dimensão do aquário, do estado da água ou doença.

De notar que a nível de alimentação, todos se têm alimentado e quando eu coloco a comida todos a procuram ativamente.

Gostaria de obter a vossa opinião e como proceder?

Obrigado pela atenção!

Editado por diogogpinto
Informação sobre alimentação
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo Pinto

Bem vindo ao Fórum.

Primeiro começo por dizer que o filtro que tem é muito fraco,esses peixes sujam muito a água e pussivelmente terás Amonia no aquário,nestes casos quando não se sabe bem o que pode ser é fazer logo uma TPA grande, agora vais-me dizer,há mas eu tenho um Cometa há 6 ou 7 anos,sim tens mas tinhas menos peixes ,agora com mais peixes era bom que comeces a pensar em comprares um filtro externo maior para esse aquário que pelo menos faça 9 ou 10 vezes o caudal do teu aquário.

Faz TPA,s 2 por semana ate para a semana seguinte veres como as coisa correm.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nestas questões o Álvaro adianta-se sempre. E faz ele muito bem.... é dos homens que percebe mais disto por aqui. Segue o que ele te diz e vais ver que vais ter bons resultados.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Estava aqui na dúvida se adicionava mais alguma coisa ou não...!

Para além do filtro, que tal como ja foi referido, não dar conta do recado e que nesse aquário não faz mais que recolher alguns sólidos em suspensão na água,
tens aí outro sintoma relacionado com as dimensões do aquário.
Um cometa é um peixe enérgico e bom nadador, pelo que num aquario onde tem um quadrado de 40x40Cm ou 40x50Cm de área para nadar, é muito curto!
Além disso, um cometa com 6 ou 7 anos deveria ser muito maior que apenas 5Cm!
Aponto para as dimensões curtas do aquário a par da baixa qualidade da água, devido a pouquíssima capacidade biológia desse filtro.

No imediato, e para conter a situação, é fazer o que o Alvaro indicou e em simultâneo ir vendo que espaço consegues dedicar ao aquário para tentares arranjar um aquário maior.
Por vezes no OLX até aparecem bons negócios.
É certo que muitas vezes há quem tente vender aquários pelo preço de novo, mas com um pouco de paciência conseguem-se boas oportunidades :my_smile:

 

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estimados @Alvaro Silva e @cesar_dias

Começo por agradecer a vossa atenção.

Comecei por realizar uma TPA de cerca de 25% do volume da água. Irei fazer outra no sábado e outra na segunda-feira para ver como evolui o estado do aquário. Se acharem que devo fazer com mais frequência (diária), também o poderei fazer.

Na loja que visitei (e é a habitual, mas não por muito tempo) indicaram-me também que estaria a dar comida a mais (6 "granulados que vão ao fundo" e 6 "bolinhas que ficam a flutuar" como dizem os meus sobrinhos, 2x por dia). Reduzi para metade, dando essa quantidade uma vez por dia, de acordo com as indicações dadas.

No que diz respeito ao filtro: fico um pouco embasbacado com as vossas respostas (e indignado até), porque comprei este filtro no sábado. Tinha um filtro de esponja e quando fui à loja disseram que era insuficiente e que para este aquário para estes peixes precisava do EHEIM BIOPOWER 160, que seria mais que suficiente para o meu sistema. Gastei 50€ há uns dias e estão-me a dizer agora que não é suficiente.

Atenção que a minha indignação não é com a vossa ajuda, que eu aprecio e agradeço muito, mas com a lojista que me sugeriu este filtro como sendo "mais que suficiente". E estamos a falar de uma das mais reconhecidas lojas no Porto de Aquariofilia.

Deixo aqui uma foto do meu cometa no fundo.

IMG-2482.jpg

 

Resgatei este peixe de ir pela sanita abaixo quando julgavam que estava morto há 6 anos e pouco atrás. Estava num aquário de 30L, comprei um de 60L que entretanto passou para um de 80L. O meu objetivo passa por dar o máximo de qualidade de vida ao bicho enquanto estiver nas minhas mãos.

Como tal, todas as sugestões que possam ter, são muito bem vindas!

Nota adicional: tenho um aquário de 60L parado (que era onde estava o cometa antes). É um da CIANO. Acham que devo dividir os peixes pelos dois aquários? Se sim, como os devo migrar, ou seja, passo quais para qual aquário?

Obrigado a todos pelo tempo dispensado a ajudar um incauto nestas andanças.

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez o logista tenha tido em consideração apenas o volume do aquário e não aos peixes que lá estavam.
Num aquario dessas dimensões com alguns guppies ou platys, talvez fosse suficiente. Com peixes dourados... não há filtro que se possa considerar mais que suficiente.
Para falar português... são uns cagões de primeira :my_biggrin:

Tenho lá em casa um aguário com grupo de cometas em que as correntes de água e oxigenação estão de tal forma orientadas, que juntam a porcaria toda a um canto do aquário, sendo
mais facil a sua aspiração. E posso dizer não é necessario muito tempo para juntar aí um bom monte de "lixo". Ainda assim há uma grande quantidade que segue para a filtragem, ficando
retida num primeiro estágio.
Mas esta é apenas a parte visível, e acaba por nao ser o mais grave.
O pior é aquilo que não se vê... A amónia produzida, só medindo. Os nitritos também devem estar presentes e não deviam.
Tendo havido troca recente de filtro por um "limpo", neste momento devem existir ambos :(

As TPAs mais frequêntes indicadas pelo Alvaro, irão reduzir ambos para valores, mas ainda assim não os anulam, mas neste momento é a unica coisa que se pode fazer até se corrigir a filtragem e
o ciclo do azoto seja restabelecido num filtro de muito maior capacidade.

Havendo outro aquário à mão, e na minha opinião, eu dividia a população.
O cometa grande no aquário maior e os outros no aquário menor. Sempre se distribuia a amonia por um volume de água maior até arranjar uma solução mais definitiva.

Mas também é ver que outras sugestões possam surgir.

Reparei que também é da Maia, pelo que se arranjar um filtro de muito maior capacidade, posso coloca-lo a funcionar no meu aquário de dourados durante uns dias, de forma
a acelerar a sua colonização biológica. É uma questão de se combinar.

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo Pinto

Eu fazia a sim,montava o aquário mais pequeno e fazias o ciclo do azoto,ou ia pela sugestão do Cesar Dias e compravas um filtro externo levavas lá a casa do Cesar e ele fazia o ciclo do filtro,e ate podias trazer para o teu aquário mais pequeno água de uma TPA que o Cesar fizese para colocares no pequeno para a sim o ciclo ser um pouco mais rapido,porque a água tambem trasporta bacterias de um para o outro.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta coisa mal feita aqui... coitados dos peixes. E de ti, que andas a gastar dinheiro desnecessariamente. Vê se consegues arranjar um aquário maior e um filtro em condições (por 100€ és capaz de comprar uma coisa nova... tenta devolver esse que tens à loja). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Tanta coisa mal feita aqui... coitados dos peixes. E de ti, que andas a gastar dinheiro desnecessariamente. Vê se consegues arranjar um aquário maior e um filtro em condições (por 100€ és capaz de comprar uma coisa nova... tenta devolver esse que tens à loja). 

Estimado @JoseCarlosMarques

Se calhar não fiz as coisas bem, mas fui sempre aconselhado com base naquele que seria uma referência da aquariofilia no Porto. Já me sinto mal o suficiente por não estar a fazer as coisas corretamente, e honestamente, o seu comentário não ajuda nem me parece de todo construtivo. Como pode imaginar, vim parar a este fórum após horas de pesquisas sobre como melhorar estas condições, após esgotar as possibilidade de doar o peixe a alguém que saiba tomar conta dele a sério.

Vou tentar arranjar uma solução para esta questão, obviamente, mas tudo o que fiz foi com o objetivo de não deixar que o cometa fosse aspirado pela sanita abaixo e todo o dinheiro que gastei foi com o objetivo de lhe proporcionar a melhor qualidade de vida possível. E acredite que não foi pouco dinheiro, mas, talvez por ser incauto, tenha sido tomado por lorpa na loja.

(de notar que sou cliente nesta loja há cerca de 6 anos e que, até agora, o peixe sempre se desenvolveu bem e sem qualquer problemas em particular)

Editado por diogogpinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, cesar_dias disse:

Talvez o logista tenha tido em consideração apenas o volume do aquário e não aos peixes que lá estavam.
Num aquario dessas dimensões com alguns guppies ou platys, talvez fosse suficiente. Com peixes dourados... não há filtro que se possa considerar mais que suficiente.
Para falar português... são uns cagões de primeira :my_biggrin:

Tenho lá em casa um aguário com grupo de cometas em que as correntes de água e oxigenação estão de tal forma orientadas, que juntam a porcaria toda a um canto do aquário, sendo
mais facil a sua aspiração. E posso dizer não é necessario muito tempo para juntar aí um bom monte de "lixo". Ainda assim há uma grande quantidade que segue para a filtragem, ficando
retida num primeiro estágio.
Mas esta é apenas a parte visível, e acaba por nao ser o mais grave.
O pior é aquilo que não se vê... A amónia produzida, só medindo. Os nitritos também devem estar presentes e não deviam.
Tendo havido troca recente de filtro por um "limpo", neste momento devem existir ambos 😞

As TPAs mais frequêntes indicadas pelo Alvaro, irão reduzir ambos para valores, mas ainda assim não os anulam, mas neste momento é a unica coisa que se pode fazer até se corrigir a filtragem e
o ciclo do azoto seja restabelecido num filtro de muito maior capacidade.

Havendo outro aquário à mão, e na minha opinião, eu dividia a população.
O cometa grande no aquário maior e os outros no aquário menor. Sempre se distribuia a amonia por um volume de água maior até arranjar uma solução mais definitiva.

Mas também é ver que outras sugestões possam surgir.

Reparei que também é da Maia, pelo que se arranjar um filtro de muito maior capacidade, posso coloca-lo a funcionar no meu aquário de dourados durante uns dias, de forma
a acelerar a sua colonização biológica. É uma questão de se combinar.

Estimado @cesar_dias,

Enviei-lhe uma mensagem privada.

Obrigado pela sua atenção neste processo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, diogogpinto said:

Estimado @JoseCarlosMarques

Se calhar não fiz as coisas bem, mas fui sempre aconselhado com base naquele que seria uma referência da aquariofilia no Porto. Já me sinto mal o suficiente por não estar a fazer as coisas corretamente, e honestamente, o seu comentário não ajuda nem me parece de todo construtivo. Como pode imaginar, vim parar a este fórum após horas de pesquisas sobre como melhorar estas condições, após esgotar as possibilidade de doar o peixe a alguém que saiba tomar conta dele a sério.

Vou tentar arranjar uma solução para esta questão, obviamente, mas tudo o que fiz foi com o objetivo de não deixar que o cometa fosse aspirado pela sanita abaixo e todo o dinheiro que gastei foi com o objetivo de lhe proporcionar a melhor qualidade de vida possível. E acredite que não foi pouco dinheiro, mas, talvez por ser incauto, tenha sido tomado por lorpa na loja.

(de notar que sou cliente nesta loja há cerca de 6 anos e que, até agora, o peixe sempre se desenvolveu bem e sem qualquer problemas em particular)

Oh Diogo, mas eu não disse nunca que a culpa tinha sido tua! Antes pelo contrário. Eu escrevi no meu último post "E de ti, que andas a gastar dinheiro desnecessariamente." Acho que se percebe que, como muitos outros, foste "enganado" a comprar coisas que não devias ter comprado. Tem lá calma... já tens aqui muita gente que te deu boas dicas e que está a tentar ajudar-te. O peixe tem 6 anos... não vai ser por mais um mês ou outro que vai morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.