Lórien - V Desafio Aquascaping

Recommended Posts

Mais um ano mais um voltinha, este ano a disposição não abundava e não andava lá muito receptivo a ajuntamentos, mas tinha-me comprometido com o Tozé que ia aliás assim que ele me telefonou eu disse logo que sim, mas a vida dá umas voltas e trevoltas e depois na altura a coisa não estava fácil, logo aqui me acuso fui eu o responsável pelo 16º elemento no caso se eu me "baldasse" efectivamente ao proposto, um obrigado especial ao Ismael que não só disponibilizou.se para ir só sabendo no dia anterior que eu não ia defraudar o Tozé, andando para a frente que é que é o caminho aqui fica a minha participação deste ano. 

- Nome do Aquário

Lórien - uma das florestas encantadas de J R R Tolkien

2 - Data da montagem

06/10/2024

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45P - 45x30x30cm. Vidro extra claro, colagens invisíveis.

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase Biostyle.  retirei os cartuchos com carvão ativo e usei a matéria filtrante fornecida por um dos sponsors a Sera para uma a criação de um excelente habitat de bactérias nitrificantes.

Assim á primeira vista logo o que se destaca pela positiva neste filtro é mesmo o seu tamanho considerável o que leva bastante materia filtrante eu depois meto aqui uma foto como o montei eos pormenores de acabamento excepcionais.

Agora para mim erro crasso no desenho deste filto, o fluxo interno da água no compartimento filtarante, a agua acaba por entrar de lado e a meio da altura do filtro, o ideal era ser por debaixo e exatamente a meio para que a "corrente" de agua passasse por toda a materia filtrante de igual forma.

4.2 - Termostato

Ainda não o coloquei. Tenho a casa aclimatizada nos 24º 😄.

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light IV 450EC

Foto Periodo Inicial: 8horas

4.4 - Sistema de CO2

Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor.

CO2 introduzido via difusor.

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

APT Start

Tropica Aquarium Soil

5.2 - Hardscape

Strideways Black Slim Wood   ... muito muito bom adorei este hardscape, comprei um troncos granditos de redmoore na solaqua para um outro projecto meu já me arrependi devia ter levado este 😞 

Strideways Black Ryuoh stone,

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

Plano de ferts  APT 1 

7 - Fauna

TbD

8 - Plantas

Anubias Pangolino

Anubias Nana Mini

Bulbitis Diformis

Limnophila Vietnam mini

Ludwigia Arcuata

Monte Carlos

Rotala Blood Red

Rotala Hra

Rotala Orange

Rotala Yao Yai

Bucephelandra Blue Green

large.IMG_1097x.JPG.a47559e7821eed78bc7c

Montagem do harscape

large.IMG_1098x.JPG.92a70639ed7732eb53b6

Já com as verdinhas mas ainda na FIL

large.IMG_1119x.JPG.3ca1b7dbb447886968ac

Em casa ainda em Dry Start , só meti água á 2 dias hoje vou fazer a primeira TPA e já tiro foto se nao ficar demasiado turvo

Editado por Carlos Carvalheira
  • Gosto 4
Partilhar nas redes sociais

Muito boa profundidade Carlos.

Layout muito bem conseguido. Estás de Parabéns! gosto muito.

Apenas alterava a montecarlo. Demasio grande para profundidade que conseguiste alcançar com o hardscape. Pondera se possível alterar por cuba!

Abraço

ja tive um tapete de monte carlo jurei para nunca mais

Ja tive um tapete de Cuba ... jurei para nunca mais lollllll

entre o mal a monte carlos fica mais facil retirar as podas .....aquilo é um pesadelo com a cuba onde fica td cheio de micro folhas por todo o lado

Carlos!!! Bons olhos te vejam, rapaz. Como está aquele aquário grandão que tinhas aí por casa? Em relação a este... é mais um nature. Vais ter que te esforçar para sobressair no meio dos outros todos!

7 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Carlos!!! Bons olhos te vejam, rapaz. Como está aquele aquário grandão que tinhas aí por casa? Em relação a este... é mais um nature. Vais ter que te esforçar para sobressair no meio dos outros todos!

boas é vdd o outro grandão está á espera tou a montá lo com calma por agora esta vazio

2 hours ago, Carlos Carvalheira said:

boas é vdd o outro grandão está á espera tou a montá lo com calma por agora esta vazio

Foi esse que te fez ficar de costas voltadas à Monte Carlo e à Cuba? É que estou a pensar montar um aquário novo com Cuba. Porque não aconselhas?

há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

Foi esse que te fez ficar de costas voltadas à Monte Carlo e à Cuba? É que estou a pensar montar um aquário novo com Cuba. Porque não aconselhas?

teres 1,20m de frente todo em cuba e teres que podar aquilo é insano 😞 andava 2 a 3 dias a apanhar particulas de folhas em todo o lado de camaroeiro na mao .... muito giro mas no thks   ... tirei a cuba e fui para a monte carlo ... mais ou menos igual lol

e agora já inundado 

large.IMG_E1170.JPG.12e364b1f865989380d1

uma visao geral large.IMG_1165.JPG.71d9da53e586bc2ddab5f

• Gosto 2

12 hours ago, Carlos Carvalheira said:

teres 1,20m de frente todo em cuba e teres que podar aquilo é insano 😞 andava 2 a 3 dias a apanhar particulas de folhas em todo o lado de camaroeiro na mao .... muito giro mas no thks   ... tirei a cuba e fui para a monte carlo ... mais ou menos igual lol

Oh... isso é preguiça!

(brincadeira, claro... bem sei o trabalho que isso acarreta e o meu só tem 90cm)

Boas Carlos! Foi bom partilhar mesa contigo 🙂

Engraçado como antes da plantação a rocha da esquerda parece muito vertical e depois, com a plantação, a coisa fica muito suavizada!

Força nisso!

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

@JoseCarlosMarques isso é pergunta para o @JoãogaFernandes  responder, o tubo é dele.

• Gosto 1

teres 1,20m de frente todo em cuba e teres que podar aquilo é insano  andava 2 a 3 dias a apanhar particulas de folhas em todo o lado de camaroeiro na mao .... muito giro mas no thks   ... tirei a cuba e fui para a monte carlo ...

Arranjas um skimmer da eheim ou da oase, e metes a trabalhar após a poda, vais ver como ele ao fim de um bocado te aspira os pedaços de cuba todos.

Em relação ao layout, interessante, mas concordo a monte Carlo tira-te profundidade, a cuba ficaria melhor, se fossem pequenos apontamentos é possível resultar, especialmente com podas regulares para manter a planta compacta, mas como tens ai a frente toda com monte Carlo isso vai mesmo roubar profundidade.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

• 3 semanas depois...

passado já algum tempinho e algumas peripécias aqui fica um registo fotográfico em modo de update desta montagem.

o melt ja passou as diatomaceas ja foram agora é lamber feridas e seguir em frente ... caramanaceos já entraram para ajudar a comer os restos 😄

geral

large.IMG_1324E.JPG.01492cdbec238fa2cdce

topo lado esquerdo

large.IMG_1327.JPG.4f9ee5a6d439c3b201b48

large.IMG_1330.JPG.ad4f5e74a3050c09d78b3

Topo lado direito

large.IMG_1328.JPG.6369145b64d0bb6e4a27c

large.IMG_1331.JPG.cdbd141811594f61a82ce

estrago do melt nas buces

large.IMG_1332.JPG.9dc180972ba9b6dda4f0f

e estas coitaditas a tentarem sobreviver a ver como reagem

large.IMG_1335.JPG.16d3df9aa2d0ee080c81e

large.IMG_1336.JPG.2b22bda8800b6f1c0e7ff

• Gosto 1

Agora para os quimicos os parametros são ...

KH - 3

GH - 7

PH - 6,6 no fim do foto periodo max 7 no inicio do fotoperiodo

No3 - 3

No2 - 0,2

Fe - 0,2

Nh3/Nh4 - 0

TDS - 186

bom como sabem (se nao sabem ficam a saber lol ) eu profissionalmente trabalho na area da inteligencia artificial e como tal introduzi os meus parametros no copilot com a seguinte prompt perguntando primeiramente se ; "hi do you know anything about water parameters for planted aquariums ?" é importante para dar contexto ao motor de busca para que ele perceba o que nós queremos com perguntas primeiramente amplas e depois mais concretas a pergunta seguinte era a óbvia ..... 

"these are my water parameters kh=3 gh=7 ph=6,6 No3 = 3 ppm , No2 = 0,2 ppm Fe = 0,2 ppm Nh3/Nh4 =0 and aTDS = 186"

Your water parameters look quite good for a planted aquarium! Here's a quick breakdown of each:

• pH (6.6): Perfectly within the suitable range for most plants and fish.

• KH (3 dH): Adequate buffering capacity to maintain stable pH.

• GH (7 dH): Ideal for many aquarium plants and fish.

• NO3 (3 ppm): A little on the lower side for a heavily planted tank, as plants need nitrate (NO3) as a nutrient. You might consider increasing it slightly, ideally around 5-10 ppm.

• NO2 (0.2 ppm): Nitrite (NO2) should ideally be 0, as it can be harmful to fish. It might be worth checking your filtration system or increasing water changes.

• Fe (0.2 ppm): Iron levels are good for plant growth.

• NH3/NH4 (0 ppm): Ammonia/ammonium levels are perfect. Zero is what you're aiming for.

• TDS (186): Indicates a good balance of dissolved solids.

In general, your parameters are quite favorable for a healthy planted aquarium. If you have specific plants or fish that require special conditions, we can tailor the parameters even more. Do you have any particular species you're keeping or planning to keep?

eu nao respondi logo á pergunta ao invés perguntei-lhe :

"do you have any sugestions to improve plants health ?"

e a resposta foi ....

Sure! Here are some suggestions to help improve the health and growth of your aquarium plants:

1. Lighting: Ensure your plants receive adequate light. Most aquarium plants thrive with 8-12 hours of light per day. Consider using LED lights specifically designed for planted tanks, as they provide the right spectrum of light.

2. Nutrients: In addition to the iron (Fe) you've mentioned, plants need a variety of nutrients. Consider using a comprehensive liquid fertilizer that includes macronutrients (NPK - Nitrogen, Phosphorus, Potassium) and micronutrients (iron, magnesium, etc.). Root tabs can also be beneficial for root-feeding plants.

3. CO2: Carbon dioxide is essential for plant growth. If you're not already doing so, consider adding CO2 supplementation to your tank. CO2 injection systems are commonly used in heavily planted tanks.

4. Water Changes: Regular water changes help remove excess nutrients that can lead to algae growth. Aim for weekly water changes of 25-50% of your tank volume.

5. Substrate: Ensure you have a nutrient-rich substrate. Some popular options include Aqua Soil, Eco-Complete, and Flourite. These substrates provide essential nutrients directly to the plant roots.

6. Pruning: Regularly trim dead or dying leaves and overgrown plants. This encourages new growth and prevents decaying matter from affecting water quality.

7. Monitoring: Keep an eye on your water parameters and adjust as needed. Consistent monitoring helps you catch any issues early and make necessary corrections.

8. Plant Selection: Choose plants that are suitable for your tank conditions and experience level. Some beginner-friendly plants include Anubias, Java Fern, and Cryptocoryne.

By paying attention to these factors, you can create an environment where your plants thrive. Is there a particular plant you're looking to improve the health of?

de seguida dei-lhe a lista das minhas plantas 😄

Your water parameters are quite suitable for most of the plants you have listed. Here's a quick rundown of their specific needs and how your parameters match up:

• Anubias Pangolino & Anubias Nana Mini: These are hardy plants that thrive in a wide range of conditions. Your parameters are excellent for them.

• Bulbitis Difformis (African Water Fern): Prefers slightly acidic water with good water flow. Your pH of 6.6 is perfect.

• Limnophila Vietnam Mini: This plant can adapt to a range of conditions but thrives in slightly acidic to neutral water. Your setup is well-suited for it.

• Ludwigia Arcuata: Likes slightly acidic to neutral water and moderate to high light. Your parameters are great for this plant.

• Monte Carlo: This carpeting plant requires good lighting and CO2 supplementation. Your parameters are generally good, but ensure you have enough light and CO2.

• Rotala Blood Red, Rotala Hra, Rotala Orange, Rotala Yao Yai: Rotala species prefer soft, slightly acidic water with good lighting and CO2. Your parameters are in the right range, just ensure you have sufficient light and CO2.

• Bucephalandra Blue Green: This plant is quite adaptable but thrives in slightly acidic to neutral water with good water flow. Your parameters are great for it.

Overall, your water parameters are well-suited for the plants you have. Just make sure you're providing adequate light and CO2, and you're on the right track for a thriving planted aquarium. Happy planting! 🌿

Would you like any more specific tips for any of these plants or perhaps information on how to enhance their growth further?

a minha ultima pergunta ....

how can I enhance their growth further

To enhance the growth of your plants even further, here are some advanced tips:

1. CO2 Injection: For lush plant growth, consider investing in a CO2 injection system. This will boost photosynthesis and overall plant health. Aim for a CO2 level of around 20-30 ppm.

2. Fertilization: In addition to a comprehensive liquid fertilizer, you might want to consider a dosing regimen like the Estimative Index (EI). This involves adding macronutrients (N, P, K) and micronutrients in a balanced way.

3. Lighting: Ensure you're using high-quality LED lights designed for planted aquariums. Make sure the light intensity and spectrum are suitable for the types of plants you have. Consider a light fixture with adjustable intensity and timing.

4. Substrate Enrichment: Adding root tabs near heavy root feeders like Cryptocoryne and Echinodorus can provide an extra nutrient boost directly to the roots.

5. Flow and Circulation: Good water circulation helps distribute CO2 and nutrients evenly throughout the tank. Ensure your filter or powerheads provide adequate flow without being too strong for the plants.

6. Pruning and Trimming: Regularly trim fast-growing plants to encourage bushier growth and prevent them from shading slower-growing species. Removing old and decaying leaves also helps maintain water quality.

7. Monitoring and Adjusting: Keep an eye on the plants' health and look for signs of nutrient deficiencies, such as yellowing leaves or stunted growth. Adjust your fertilization and CO2 accordingly.

8. Consistency: Maintain a stable environment by performing regular water changes and monitoring water parameters. Avoid making sudden changes to lighting, CO2, or fertilization.

Bom como podem verificar nem tudo de mal vem com a AI 😄