Lórien - V Desafio Aquascaping


Carlos Carvalheira

Recommended Posts

Mais um ano mais um voltinha, este ano a disposição não abundava e não andava lá muito receptivo a ajuntamentos, mas tinha-me comprometido com o Tozé que ia aliás assim que ele me telefonou eu disse logo que sim, mas a vida dá umas voltas e trevoltas e depois na altura a coisa não estava fácil, logo aqui me acuso fui eu o responsável pelo 16º elemento no caso se eu me "baldasse" efectivamente ao proposto, um obrigado especial ao Ismael que não só disponibilizou.se para ir só sabendo no dia anterior que eu não ia defraudar o Tozé, andando para a frente que é que é o caminho aqui fica a minha participação deste ano. 

 

- Nome do Aquário

Lórien - uma das florestas encantadas de J R R Tolkien

2 - Data da montagem

06/10/2024

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45P - 45x30x30cm. Vidro extra claro, colagens invisíveis.

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase Biostyle.  retirei os cartuchos com carvão ativo e usei a matéria filtrante fornecida por um dos sponsors a Sera para uma a criação de um excelente habitat de bactérias nitrificantes.

Assim á primeira vista logo o que se destaca pela positiva neste filtro é mesmo o seu tamanho considerável o que leva bastante materia filtrante eu depois meto aqui uma foto como o montei eos pormenores de acabamento excepcionais.

Agora para mim erro crasso no desenho deste filto, o fluxo interno da água no compartimento filtarante, a agua acaba por entrar de lado e a meio da altura do filtro, o ideal era ser por debaixo e exatamente a meio para que a "corrente" de agua passasse por toda a materia filtrante de igual forma.

 

4.2 - Termostato

 Ainda não o coloquei. Tenho a casa aclimatizada nos 24º 😄.

 

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light IV 450EC

Foto Periodo Inicial: 8horas

 

4.4 - Sistema de CO2

Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor.

CO2 introduzido via difusor.

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

APT Start

Tropica Aquarium Soil

5.2 - Hardscape

Strideways Black Slim Wood   ... muito muito bom adorei este hardscape, comprei um troncos granditos de redmoore na solaqua para um outro projecto meu já me arrependi devia ter levado este 😞 

Strideways Black Ryuoh stone,

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

Plano de ferts  APT 1 

7 - Fauna

TbD

8 - Plantas

Anubias Pangolino

Anubias Nana Mini

Bulbitis Diformis

Limnophila Vietnam mini

Ludwigia Arcuata

Monte Carlos

Rotala Blood Red

Rotala Hra

Rotala Orange

Rotala Yao Yai

Bucephelandra Blue Green

 

large.IMG_1097x.JPG.a47559e7821eed78bc7c

Montagem do harscape

large.IMG_1098x.JPG.92a70639ed7732eb53b6

Já com as verdinhas mas ainda na FIL

 

large.IMG_1119x.JPG.3ca1b7dbb447886968ac

Em casa ainda em Dry Start , só meti água á 2 dias hoje vou fazer a primeira TPA e já tiro foto se nao ficar demasiado turvo

 

 

Editado por Carlos Carvalheira
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa profundidade Carlos.

Layout muito bem conseguido. Estás de Parabéns! gosto muito.

Apenas alterava a montecarlo. Demasio grande para profundidade que conseguiste alcançar com o hardscape. Pondera se possível alterar por cuba!

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tive um tapete de monte carlo jurei para nunca mais

Ja tive um tapete de Cuba ... jurei para nunca mais lollllll

entre o mal a monte carlos fica mais facil retirar as podas .....aquilo é um pesadelo com a cuba onde fica td cheio de micro folhas por todo o lado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos!!! Bons olhos te vejam, rapaz. Como está aquele aquário grandão que tinhas aí por casa? Em relação a este... é mais um nature. Vais ter que te esforçar para sobressair no meio dos outros todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Carlos!!! Bons olhos te vejam, rapaz. Como está aquele aquário grandão que tinhas aí por casa? Em relação a este... é mais um nature. Vais ter que te esforçar para sobressair no meio dos outros todos!

boas é vdd o outro grandão está á espera tou a montá lo com calma por agora esta vazio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Carlos Carvalheira said:

boas é vdd o outro grandão está á espera tou a montá lo com calma por agora esta vazio

Foi esse que te fez ficar de costas voltadas à Monte Carlo e à Cuba? É que estou a pensar montar um aquário novo com Cuba. Porque não aconselhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

Foi esse que te fez ficar de costas voltadas à Monte Carlo e à Cuba? É que estou a pensar montar um aquário novo com Cuba. Porque não aconselhas?

teres 1,20m de frente todo em cuba e teres que podar aquilo é insano 😞 andava 2 a 3 dias a apanhar particulas de folhas em todo o lado de camaroeiro na mao .... muito giro mas no thks   ... tirei a cuba e fui para a monte carlo ... mais ou menos igual lol

 

e agora já inundado 

large.IMG_E1170.JPG.12e364b1f865989380d1

 

uma visao geral large.IMG_1165.JPG.71d9da53e586bc2ddab5f

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Carlos Carvalheira said:

teres 1,20m de frente todo em cuba e teres que podar aquilo é insano 😞 andava 2 a 3 dias a apanhar particulas de folhas em todo o lado de camaroeiro na mao .... muito giro mas no thks   ... tirei a cuba e fui para a monte carlo ... mais ou menos igual lol

Oh... isso é preguiça!

(brincadeira, claro... bem sei o trabalho que isso acarreta e o meu só tem 90cm)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.