Recommended Posts

Publicado (editado)

1 - Nome do Aquário

Sleepless

2 - Data da montagem

06/10/2024

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45x30x30 extra-claro

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase BioStyle 11S

4.2 - Termostato

Eheim 50Watt

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light 450EC

4.4 - Sistema de CO2

Sim

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

Aquael advanced soil plant + APT Start

5.2 - Hardscape

Strideways Riouh stone,

Black Slim Wood

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

Masterline AllInOne

7 - Fauna

Ainda por decidir

8 - Plantas

1. Bucephalandra 'Kedagang' 
  2. Eleocharis parvula 
  3. Eleocharis sp. 'Minima' 
  4. Vesicularia montagnei 'Christmas' 
  5. Anubias barteri var. nana 'Mini Mini' - PE
  6. Hemianthus callitrichoides - PE
  7. Hygrophila pinnatifida - PE
  8. Juncus repens - PE
  9. Rotala rotundifolia 'Blood Red' - PE
  10. Monte Carlo

Hardscape: 

large.IMG_1923.JPG

Planting:
large.IMG_1929.JPG

Water in: 

large.IMG_2061.JPG

Editado por Kire Hajba
  • Gosto 4
Publicado:

Até à colocação das plantas, tudo espectacular. Parece que as pedras e as raizes se abraçam umas às outras. Muito bom. Depois vieram as plantas e estragaram tudo.

Estou a brincar, claro. Eu é que gosto muito de ver a base, mas depois acho que as montagens ficam sempre a perder com a colocação das plantas. Não é verdade, eu sei. É defeito meu. Uma boa base é quase sempre sinónimo de um bom aquário, e tu aqui conseguiste isso. Se tiveres mãos para levar o aquário àquilo que ele pode ser, acho que és um sério concorrente ao caneco.

Uma pergunta só... aquela cola que aparece ali à direita na primeira imagem é o quê? Interessa-me muito isso para a minha próxima montagem. Já a usaste? É seguro usa-la debaixo de água? Qual a marca?

Publicado:

Kire, great work, once again.

O primeiro aquaário que vi deste senhor, fiquei encantado com ele. 

Este de certeza que não vai desiludir. Desejoso de ver o desenvolvimento

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Obrigado pessoal!
A ideia principal era fazer algo muito simples: já que a minha filha vai nascer daqui a 3 semanas, queria criar algo que eu pudesse manter de forma bastante fácil (daí o título: Sleepless 🙂 ).
No entanto, acabou por ser uma configuração bastante complexa.
A ideia é podar bastante as plantas, para que comecem a rastejar para baixo.

@JoseCarlosMarques, essa cola foi usada pela Vera para fixar as pedras: a Oase tem uma cola similar, e eu usei no meu aquário de discus: 100% segura.
@Joãoga Fernandes, sim, na parte de trás é apenas rotala sp RED. Nas laterais, Juncus Repens, que eu espero que fique laranja e faça uma boa transição para o vermelho da rotala.

Publicado:

Aqui vai uma pequena atualização sobre o aquário:
Algumas das plantas derreteram... provavelmente por causa da grande quantidade de madeira e material orgânico que foi usado... então vou ter que replantar novamente 🙂
Além disso, algumas algas verdes começaram a crescer, que eu não vou limpar por enquanto para me ajudar a acelerar o ciclo do aquário e remover os nutrientes em excesso...
Vou começar a fazer grandes trocas de água esta semana e replantar algumas das plantas que derreteram, para acelerar o ciclo e o desenvolvimento das plantas.

large.IMG_21562.JPG

• Gosto 3
Publicado:

Parabéns pelo teu trabalho. Está mt bom e pode chegar longe.

Eu só redimensionava o tamanho ali daquele bocado de madeira (dentro do circulo encarnado), para permitir dar mais profuncidade com a "path" de areia:

large.Large.jpg.ac09751d172a2a181b3304c2

• 2 semanas depois...
Publicado:

Obrigado, Pedro, para ser sincero, eu concordo com você, mas é quase impossível cortar isso – eu tentei cortar, mas é muito difícil… então, preciso encontrar uma alternativa 🙂

Publicado:
On 06/11/2024 at 10:04, Kire Hajba disse:

Obrigado, Pedro, para ser sincero, eu concordo com você, mas é quase impossível cortar isso – eu tentei cortar, mas é muito difícil… então, preciso encontrar uma alternativa 🙂

Kire...tenta furar com um berbequim na base por onde queres partir...fazes vários furos, irregulares com uma broca pequena, até ao ponto de ficar frágil e partir....de forma a ficar o mais naturar possível.

Seria o que eu tentaria fazer.

Publicado:

Eu dava atenção a essas algas verdes. Percebo a tua teoria, mas corres o risco disso te começar a tomar conta do aquário e depois o trabalho será a dobrar.

Em relação ao tal pedaço de tronco de que estavam a falar em cima... valerá mesmo a pena estar a retirá-lo do tanque? Eu acho que ele acrescenta pormenor, e equilibra as outras madeiras que tens pela montagem. 

Publicado:
há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu dava atenção a essas algas verdes. Percebo a tua teoria, mas corres o risco disso te começar a tomar conta do aquário e depois o trabalho será a dobrar.

Em relação ao tal pedaço de tronco de que estavam a falar em cima... valerá mesmo a pena estar a retirá-lo do tanque? Eu acho que ele acrescenta pormenor, e equilibra as outras madeiras que tens pela montagem. 

Na minha opinião não faz falta nenhuma, não acrescenta pormenor e só retira profundidade ao layout.

Portanto, não concordo, mas aceito 🙂 

Publicado:
Parabéns pelo teu trabalho. Está mt bom e pode chegar longe.
Eu só redimensionava o tamanho ali daquele bocado de madeira (dentro do circulo encarnado), para permitir dar mais profuncidade com a "path" de areia:

large.Large.jpg.ac09751d172a2a181b3304c2cf287479.jpg
Eu não tirava, muitas chances de algo correr mal nesta fase, simplesmente com jeito esse caminho pode ser trabalhado com esse pedaço de madeira e ganhar mais profundidade, elevar a areia quando ela passa a volta desse pedaço de madeira, se necessário usar alguma rocha pequena para criar barreira e detalhes ai, fazer o caminho curvar com a madeira, e depois usar plantas, musgo, monte Carlo ou cuba para suavizar a madeira. Seria a minha opção, esse bocado de madeira está bem sólido, num aquário já plantado, com a madeira encharcada, correr riscos para quê?

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:

Some tank update! 🙂
 I have decided to indeed not remove the wood and place some red plants to continue the path... so it will have more natural look 🙂