gjsilva Publicado Outubro 15 Share Publicado Outubro 15 Boa noite, Se seguiram o meu tópico Fangorn Forest do desafio V Aquariofilia.net sabem que eu estive parado no mundo da aquariofilia durante 10 anos. Aos 14 anos fiz sozinho um layout inspirado pela arte de Filipe Oliveira, tive esse aquário até aos meus 20 anos, e até aos meus 30 anos só tive contacto com o aquascaping através da internet. Agora nos meus 30 decidi voltar, construí um aquascape num 90H (90comx60cmx45cm). Quis fazer um nature para combinar com a minha casa, a minha sala, mas também quero participar no IAPLC2025 para ver onde a minha criatividade pode chegar. Por isso aqui vai um tópico sobre o 90H, White Flowers Path 🤫 1 - Nome do Aquário White Flowers Path 2 - Dimensões do aquário ILA 90H - 90x60x45cm Vidro extra claro Armário Aquael 90H 3 - Equipamentos Instalados 3.1 - Filtro Oase 600Thermo. Contém um pré filtro, mais 4 cestos com mídia biológica, um com rocha vulcânica, outro com matrix e purigen, outro com NEO media premium e por último Sera Siporax. Os cestos restantes têm as esponjas originais e lã de vidro. Lily pipes da marca Neo, porque eu sou um bruto e parto tudo o que é vidro Torneiras da JBL Oase KrystalSkim 350 Oase ClearTronic UVC 7W (Clarificador) 3.2 - Termostato OASE Termóstato regulável 300W, embutido no filtro 3.3 - Iluminação/Foto-período Skylight Hiperspot 60H uma luz fantástica que se pode controlar através de app, com temporizador e cores variadas. Eu pendurei a luz no teto da minha sala mesmo por cima do aquário. 4.4 - Sistema de CO2 Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor. Drop checker. 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato Mais de 20L de pedra vulcânica comprada no Leroy Merlin Tropica Aquarium Soil quase 3x 9L Tropica Substrate Plant Care 5L 5.2 - Hardscape Ryuoh Stone Opuwa Wood 6 - Fertilização Aqua Rebell Makro Basic Kalium Aqua Rebell Mikro Basic Eisen Seachem Flourish Excell 7 - Acondicionadores de água e material filtrante biológico líquido Seachem Prime e Stability 8 - Fauna 24x Caridina multidentata 2x Crossocheilus Siamensis 12x Otocinclus macrospilus 9 - Plantas Hemianthus callitrichoides - PE Anubias barteri var. nana 'Mini Mini' Anubias barteri - PE Anubias barteri var. nana - PE Anubias barteri var. nana 'Pinto' - PE Hydrocotyle verticillata - PE Lysimachia nummularia 'Aurea' - PE Vallisneria spiralis 'Torta' - PS Vallisneria nana - PS Vallisneria spiralis - PS Cryptocoryne x willisii 'Lucens' - PE Anubias barteri var. nana 'Mini' - PE Micranthemum species 'Monte Carlo' - PE Pogostemon helferi - PE Bolbitis heudelotii - PE Microsorum sp. 'India' - PE Eleocharis montevidensis - PE Algumas Bucephalandras e entre outras Fotografias do Layout: Antes da TPA e podas de Hoje Depois da TPA: Ainda outros equipamentos, pus uma bateria eléctrica por motivos de segurança! Devido ao investimento todo que tenho neste setup. Como é a minha primeira vez a participar no IAPLC tenho algum receio nas regras de postar alguma coisa na internet, mas queria confiar vos e mostrar o caminho que vai levar, e qualquer dica ou crítica está sempre bem-vinda! Muito obrigado! 💪 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: Outubro 15 Share Publicado: Outubro 15 Gabriel, Primeiro que tudo, sem receios, nunca ninguém foi desclassificado do iaplc por ter tópicos aqui no fórum. Há esse receio mas as regras são claras, apenas a foto final é que não pode estar em lado nenhum até que saiam os resultados do concurso. Posto isto, obrigado por partilhares a tua experiência aqui para que os demais possam contemplar a tua obra. Quanto ao aquário virei aqui mais tarde para dar os meus 5 tostões, do que vi está muito bom. Esses verdes estão qualquer coisa. Abraço 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 15 Autor Share Publicado: Outubro 15 (editado) Olha estás a ver eu pensava que não se podia por mesmo nada, não sabia que a regra era sobre só a ultima foto! Ficarei à espera “Os verdes” é a minha cor favorita num aquario, mas num projeto futuro vou apostar nos vermelhos mesmo não apreciando! Abraço Editado Outubro 15 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 15 Share Publicado: Outubro 15 (editado) 15 minutes ago, gjsilva said: mas num projeto futuro vou apostar nos vermelhos mesmo não apreciando! Segue o que gostas, Gabriel. Não vás atrás de outros nem de modas. Em relação ao aquário... que bonito! Tudo feito como mandam as regres. Vou estar a torcer por ti daqui por um ano! Editado Outubro 15 por JoseCarlosMarques 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 15 Autor Share Publicado: Outubro 15 (editado) José obrigado! Tentei seguir as regras é verdade , e puxei ao max a minha criatividade! Muito obrigado José mesmo Editado Outubro 15 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Outubro 15 Share Publicado: Outubro 15 Está um espectáculo! Parabéns! Aos anos que já não via um filtro uv! A caixa quadrada é um UPS? É bem pensado para proteger de picos de corrente. Esse tem bateria para quantas horas? E o elefante na mesa, para que servem os pauzinhos do chinês???🤭 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 15 Autor Share Publicado: Outubro 15 Está um espectáculo! Parabéns! Aos anos que já não via um filtro uv! A caixa quadrada é um UPS? É bem pensado para proteger de picos de corrente. Esse tem bateria para quantas horas? E o elefante na mesa, para que servem os pauzinhos do chinês??? Muito obrigado Toze! Pus filtro uv porque acho que este hobby não tem que ser um stress, é para percaver me de pragas e algas, não tenho muito tempo para fazer grandes manutenções também Exacto um ups, tenho um grande investimento em material então por segurança de picos de corrente comprei uma. Depende do que ligas à caixa, mas pelas contas que fiz até 5h acho que estou safo, agora não tenho a certeza ainda não fiquei sem luz para provar Os pauzinhos…é para direcionar a ventriculata para aquele lado.É porque este layout ainda é um trabalho continuo, se reparares ainda não acabei os troncos da direita, mas por enquanto fiquei sem ideias. Estou à espera que a minha inspiração desperteMuito obrigado Toze!Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Outubro 15 Share Publicado: Outubro 15 Uma coisa que me está a fazer confusão é as dimensões do aquário. Os 60 cms são altura ou profundidade? 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 16 Autor Share Publicado: Outubro 16 Os 60 é profundidade. Pessoal estou com um dilema, eu queria pôr um cardume bonito para o contest, nos tons sinza. Nada que sobressaia! Estava a pensar nos seguintes: Tetra neon verde Blue lamp eye Estas fotos sao da loja Ecoariun Tetra gota de mercúrio Esta foto é da loja AquariumCrystal Ajudem me Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Aqua Inn Publicado: Outubro 16 Share Publicado: Outubro 16 Na minha opinião acho que está a faltar qualquer coisa mas atenção vale o que vale…. O layout está fixe mas quando olho parece me uma tela recta ao teres as Vallisneria todas da mesma altura atrás, parece me que perdes a profundidade que pretendes e perdes ponto de fuga. Depois à frente à visão do substrato com o areião parece me um ponto que podes melhoras se a ideia é teres tapete Mas tal como disse vale o que vale, se achas que está bom para ti e gostas é seguires essa ideia 💪💪 Em relação aos peixes aposta num cardume de algumas dezenas de indivíduos de pequeno porte 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 16 Autor Share Publicado: Outubro 16 Elas estão assim porque fiz poda, já estavam a tapar a luz a algumas plantas, claro que na ultima foto estarão maiores e aí consigo mexer nelas para fazer o ponto de saida. É verdade já estou para aspirar aquele areão todo há algum tempo, ainda não tive paciência Sim vou ter tapete até cá à frente. Muito obrigado pelas dicas! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 16 Share Publicado: Outubro 16 20 hours ago, gjsilva said: Pus filtro uv porque acho que este hobby não tem que ser um stress, é para percaver me de pragas e algas, não tenho muito tempo para fazer grandes manutenções também E funciona? Já pensei usar uma coisa dessas para combater as algas verdes das rochas. Achas que ajudaria? Estou farto de esfregar as minhas pedras... ao ponto de já ter quase desistido e deixa-las cobertas de algas. 8 hours ago, gjsilva said: Pessoal estou com um dilema, eu queria pôr um cardume bonito para o contest, nos tons sinza. E que tal os bons velhos Neon Negros? Também andava à procura de um peixe mais "neutro" para a minha última montagem e fui para a opção mais simples (e mais barata) de todas: 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 16 Autor Share Publicado: Outubro 16 Não erradica claro, mas mantém, não tens algas em demasia ou tipo peste! As minhas manutenções têm sido muitos mais fáceis e rápidas! Sabes que o neon negro também já esteve na lista como o tetra pinguin! Essa montagem está 5 estrelas! 🤌 Hoje comprei esta máquina para fazer as podas do musgo, já não consigo mais podar e tentar apanhar o impossível Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 16 Share Publicado: Outubro 16 (editado) On 16/10/2024 at 21:47, gjsilva disse: Não erradica claro, mas mantém, não tens algas em demasia ou tipo peste! As minhas manutenções têm sido muitos mais fáceis e rápidas! Algum dia terei de experimentar isso. Mas é como diz o @Tozé Nunes... hoje em dia quase ninguém fala desses sistemas, o que é um pouco estranho. Há algum "contra"? Obrigado pela tua apreciação ao meu aquário. Vamos lá ver se consigo fazer com que que o actual fique pelo menos ao mesmo nível deste... preciso de tempo para ver se as coisas vão ao lugar. Mas também já estou a trabalhar no próximo! A mim dá-me muito gozo a fase da idealização. Sou muito fresco no hobby, e ainda não acertei tudo o que preciso fazer para ter um aquário sem grandes problemas. On 16/10/2024 at 21:47, gjsilva disse: Sabes que o neon negro também já esteve na lista como o tetra pinguin! Não são bem a mesma coisa. O Pinguim também é muito bonito... talvez até mais que o Negro... mas cresce mais, e eu queria uma coisa pequena para ganhar escala. On 16/10/2024 at 22:05, gjsilva disse: Hoje comprei esta máquina para fazer as podas do musgo, já não consigo mais podar e tentar apanhar o impossível Que bela máquina para poda de musgos. Eheh. Eu cheguei a usar uma simples bomba de água, mas tive que lhe fazer muitas alterações. Cá para mim estás mas é a preparar-te para fazer um novo aquário. Editado Outubro 16 por JoseCarlosMarques 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 16 Autor Share Publicado: Outubro 16 On 16/10/2024 at 23:24, JoseCarlosMarques disse: Não são bem a mesma coisa. O Pinguim também é muito bonito... talvez até mais que o Negro... mas cresce mais, e eu queria uma coisa pequena para ganhar escala. Até agora não tenho nenhum contra! Se es fresco no hobby dou te os parabéns, não é qualquer um que consegue idealizar os layouts como tu fizeste Sim por essa razão também não os escolhi On 16/10/2024 at 23:29, JoseCarlosMarques disse: Que bela máquina para poda de musgos. Eheh. Eu cheguei a usar uma simples bomba de água, mas tive que lhe fazer muitas alterações. Cá para mim estás mas é a preparar-te para fazer um novo aquário. Não sei …talvez ponha alguma coisa aqui no futuro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 17 Share Publicado: Outubro 17 8 hours ago, gjsilva said: Até agora não tenho nenhum contra! Se es fresco no hobby dou te os parabéns, não é qualquer um que consegue idealizar os layouts como tu fizeste Sim por essa razão também não os escolhi Obrigado pelo feedback. É uma coisa que tenho mesmo que pensar experimentar no futuro. Se for para me facilitar a vida, já ficava muito contente. Ando mesmo farto de esfregar as pedras. Tenho uns 5 anos no hobby. Mas a minha primeira montagem a sério foi essa da fotografia, que me demorou quase 2 anos a concluir. Isto desde a altura em que comecei a montar o móvel, mas tive muitos percalços pelo meio. Foi quase sorte chegar àquela fotografia final... com muita ajuda aqui dos membros do fórum. Dá uma hipótese aos Neons Negros! Pelo menos vai vê-los à loja. Devem ser dos peixes mais baratos do mercado, e dos mais resistentes também. Eu, desta vez, escolhi Ember Tetras, porque ando para os comprar há anos, mas tenho a certeza que um dia voltarei aos Negros! 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Outubro 18 Share Publicado: Outubro 18 On 15/10/2024 at 20:33, gjsilva disse: O ponto de fuga neste momento está tapado o que "obriga" os nossos olhos a ir para o canto direito... Deves preencher o lado direito e abrir espaço entre os troncos. E o lado esquerdo também está a pedir mais preenchimento. 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 18 Autor Share Publicado: Outubro 18 @JoseCarlosMarques Experimenta sim, faz diferença! Ok vou dar uma espreitadela à loja do costume, eu sei que lá tem neons negros, pode ser que sim vamos ver! Eu actualizo aqui a minha escolh @Tozé Nunes É verdade! Também não estou a gostar muito dessas falhas! Já tive algumas ideias e vou mudar, depois actualizo aqui! Obrigado pelas dicas toze Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: Outubro 19 Share Publicado: Outubro 19 Bem Gabriel, Prometido é devido! Não sei se já foi falado ou não mas cá vai, numa análise geral toda a composição está muito boa, um hardscape fluido e que tentas acompanhar com as valisnerias, valisnerias estas que a meu ver estão exageradamente grandes e a ocupar todo o plano traseiro, causando a sensação de que existe uma parede verde atrás e fecha por completo qualquer prolongamento/profundidade do aquário. Outro ponto que podes e deves melhorar, essa altura e divisão de substratos visíveis no vidro frontal, quebram por completo as dimensões do aquário, fazem até parecer mais pequeno do que aquilo que realmente é, isso é pormenor que resolves com facilidade e vais ver o quanto vais ganhar com isso. Já vimos layouts deste género nos tops do iaplc, portanto trabalha isso com perícia que acredito na possibilidade de um bom resultado. Ainda que haja tendências todos os anos, fico com a convicção de que o estilo Nature está a voltar em força. Á parte dos resultados, o aquário tem de te ser prazeroso e agradável na tua visão. Abraço 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 19 Share Publicado: Outubro 19 21 hours ago, gjsilva said: Experimenta sim, faz diferença! Vou colocar na lista de compras 😉 . 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 19 Autor Share Publicado: Outubro 19 Bem Gabriel, Prometido é devido! Não sei se já foi falado ou não mas cá vai, numa análise geral toda a composição está muito boa, um hardscape fluido e que tentas acompanhar com as valisnerias, valisnerias estas que a meu ver estão exageradamente grandes e a ocupar todo o plano traseiro, causando a sensação de que existe uma parede verde atrás e fecha por completo qualquer prolongamento/profundidade do aquário. Outro ponto que podes e deves melhorar, essa altura e divisão de substratos visíveis no vidro frontal, quebram por completo as dimensões do aquário, fazem até parecer mais pequeno do que aquilo que realmente é, isso é pormenor que resolves com facilidade e vais ver o quanto vais ganhar com isso. Já vimos layouts deste género nos tops do iaplc, portanto trabalha isso com perícia que acredito na possibilidade de um bom resultado. Ainda que haja tendências todos os anos, fico com a convicção de que o estilo Nature está a voltar em força. Á parte dos resultados, o aquário tem de te ser prazeroso e agradável na tua visão. Abraço Ismael,Primeiro que tudo muito obrigado pelo o comentário Com todas as tuas dicas e do pessoal do fórum este é o meu plano, para além de corrigir o substrato à frente, as valisnerias do meio passam para o lado direito. No meio vou por mais substrato, de maneira a ficar um pouco mais alto com rochas de lado para não haver mais valisnerias marotas a querer governar aquilo tudo. Oblado esquerdo é um espaço vazio ainda a pensar no que fazer, mas não queria fazer mais sombra por causa da carpete!Muito obrigado e grande abraço Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Outubro 19 Share Publicado: Outubro 19 Bom Este não é decididamente a minha praia, mas tenho a dizer que já é raro ver nature puro e duro na linha do que podíamos ver do Takashi Amano, este layout trás de volta a memoria desses layouts, que como disse não é a minha praia, eu saltei a fase do nature e o fascínio pelo Amano, mas posso dizer que embora haja um regresso do Nature aquarium, são na verdade interpretações mais modernas do Nature aquarium, podíamos chamar new nature, mas esse layout que tens aí, talvez mesmo por como dizes teres estado tanto tempo fora, esse layout é um Nature aquarium puro e duro como aqueles que se viam há 10/15 anos, até ao pormenor da altura do substrato na frente que era muito comum nesses tempos hoje é algo de evitar.Não te faço recomendações por duas razões, nature não é a minha praia, mas mais que isso qualquer sugestão que eu possa fazer vai roubar a esse layout essa Amano vibe que emana. Fico curioso para ver o que fazes dele.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Outubro 19 Share Publicado: Outubro 19 Bom Está não é decididamente a minha praia, mas tenho a dizer que já é raro ver nature puro e duro na linha do que podíamos ver do Takashi Amano, este layout trás de volta a memoria desses layouts, que como disse não é a minha praia, eu saltei a fase do nature e o fascínio pelo Amano, mas posso dizer que embora haja um regresso do Nature aquarium, são na verdade interpretações mais modernas do Nature aquarium, podíamos chamar new nature, mas esse layout que tens aí, talvez mesmo por como dizes teres estado tanto tempo fora, esse layout é um Nature aquarium puro e duro como aqueles que se viam há 10/15 anos, até ao pormenor da altura do substrato na frente que era muito comum nesses tempos hoje é algo de evitar.Não te faço recomendações por duas razões, nature não é a minha praia, mas mais que isso qualquer sugestão que eu possa fazer vai roubar a esse layout essa Amano vibe que emana. Fico curioso para ver o que fazes dele.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 19 Autor Share Publicado: Outubro 19 (editado) Bruno, Muito obrigado pelo o comentário ! É bom receber este tipo de mensagem! Podes à mesma dar a tua opinião, não há problema! O que me fez entrar neste hobby foi mesmo este estilo, é como uma homenagem para mim, a minha primeira tentativa no IAPLC ser deste estilo. Muito obrigado e abraço Editado Outubro 20 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 23 Autor Share Publicado: Outubro 23 Hoje foi dia de tpa, nesta tpa mudei então a altura do substrato à frente. Digam-me o que acham?Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts