White Flowers Path (IAPLC)


gjsilva

Recommended Posts

Boa noite,

Se seguiram o meu tópico Fangorn Forest do desafio V Aquariofilia.net sabem que eu estive parado no mundo da aquariofilia durante 10 anos. Aos 14 anos fiz sozinho um layout inspirado pela arte de Filipe Oliveira, tive esse aquário até aos meus 20 anos, e até aos meus 30 anos só tive contacto com o aquascaping através da internet. Agora nos meus 30 decidi voltar, construí um aquascape num 90H (90comx60cmx45cm). Quis fazer um nature para combinar com a minha casa, a minha sala, mas também quero participar no IAPLC2025 para ver onde a minha criatividade pode chegar. Por isso aqui vai um tópico sobre o 90H, White Flowers Path 🤫

 

1 - Nome do Aquário

White Flowers Path

 

2 - Dimensões do aquário  

ILA 90H - 90x60x45cm

Vidro extra claro

Armário Aquael 90H

 

3 - Equipamentos Instalados

3.1 - Filtro

Oase 600Thermo. Contém um pré filtro, mais 4 cestos com mídia biológica, um com rocha vulcânica, outro com matrix e purigen, outro com NEO media premium e por último Sera Siporax. Os cestos restantes têm as esponjas originais e lã de vidro. 

Lily pipes da marca Neo, porque eu sou um bruto e parto tudo o que é vidro

Torneiras da JBL

Oase KrystalSkim 350

Oase ClearTronic UVC 7W (Clarificador)

large.IMG_9706.jpg

3.2 - Termostato

OASE Termóstato regulável 300W, embutido no filtro 

 

3.3 - Iluminação/Foto-período

Skylight Hiperspot 60H uma luz fantástica que se pode controlar através de app, com temporizador e cores variadas. Eu pendurei a luz no teto da minha sala mesmo por cima do aquário. 

large.IMG_2147.JPG

4.4 - Sistema de CO2

Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor. Drop checker.

 

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

Mais de 20L de pedra vulcânica comprada no Leroy Merlin

Tropica Aquarium Soil quase 3x 9L

Tropica Substrate Plant Care 5L

 

5.2 - Hardscape

Ryuoh Stone

Opuwa Wood

 

 

 

6 - Fertilização

Aqua Rebell Makro Basic Kalium

Aqua Rebell Mikro Basic Eisen

Seachem Flourish Excell

7 - Acondicionadores de água e material filtrante biológico líquido

Seachem Prime e Stability

 

8 - Fauna

24x Caridina multidentata

2x Crossocheilus Siamensis

12x Otocinclus macrospilus

large.IMG_2145.JPGlarge.IMG_2144.JPG

large.IMG_9708.jpg

9 - Plantas

 

Hemianthus callitrichoides - PE
Anubias barteri var. nana 'Mini Mini'
Anubias barteri - PE
Anubias barteri var. nana - PE
Anubias barteri var. nana 'Pinto' - PE
Hydrocotyle verticillata - PE
Lysimachia nummularia 'Aurea' - PE
Vallisneria spiralis 'Torta' - PS
Vallisneria nana - PS
Vallisneria spiralis - PS
Cryptocoryne x willisii 'Lucens' - PE
Anubias barteri var. nana 'Mini' - PE
Micranthemum species 'Monte Carlo' - PE
Pogostemon helferi - PE
Bolbitis heudelotii - PE
Microsorum sp. 'India' - PE
Eleocharis montevidensis - PE

Algumas Bucephalandras e entre outras

Fotografias do Layout:

Antes da TPA e podas de Hoje

large.IMG_9704.jpg

 

Depois da TPA:

large.IMG_2148.JPG

 

Ainda outros equipamentos, pus uma bateria eléctrica por motivos de segurança! Devido ao investimento todo que tenho neste setup.

large.IMG_9707.jpg

 

Como é a minha primeira vez a participar no IAPLC tenho algum receio nas regras de postar alguma coisa na internet, mas queria confiar vos e mostrar o caminho que vai levar, e qualquer dica ou crítica está sempre bem-vinda!

Muito obrigado! 💪

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gabriel,

Primeiro que tudo, sem receios, nunca ninguém foi desclassificado do iaplc por ter tópicos aqui no fórum. Há esse receio mas as regras são claras, apenas a foto final é que não pode estar em lado nenhum até que saiam os resultados do concurso.

Posto isto, obrigado por partilhares a tua experiência aqui para que os demais possam contemplar a tua obra.

Quanto ao aquário virei aqui mais tarde para dar os meus 5 tostões, do que vi está muito bom. Esses verdes estão qualquer coisa.

Abraço

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Olha estás a ver eu pensava que não se podia por mesmo nada, não sabia que a regra era sobre só a ultima foto!
Ficarei à espera
“Os verdes” é a minha cor favorita num aquario, mas num projeto futuro vou apostar nos vermelhos mesmo não apreciando!
Abraço

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, gjsilva said:

mas num projeto futuro vou apostar nos vermelhos mesmo não apreciando!

Segue o que gostas, Gabriel. Não vás atrás de outros nem de modas.

Em relação ao aquário... que bonito! Tudo feito como mandam as regres. Vou estar a torcer por ti daqui por um ano!

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José obrigado!
Tentei seguir as regras é verdade , e puxei ao max a minha criatividade! Muito obrigado José mesmo

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um espectáculo! Parabéns!

Aos anos que já não via um filtro uv! 

A caixa quadrada é um UPS? É bem pensado para proteger de picos de corrente. Esse tem bateria para quantas horas?

 

E o elefante na mesa, para que servem os pauzinhos do chinês???🤭

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um espectáculo! Parabéns!
Aos anos que já não via um filtro uv! 
A caixa quadrada é um UPS? É bem pensado para proteger de picos de corrente. Esse tem bateria para quantas horas?
 
E o elefante na mesa, para que servem os pauzinhos do chinês???
 

Muito obrigado Toze!
Pus filtro uv porque acho que este hobby não tem que ser um stress, é para percaver me de pragas e algas, não tenho muito tempo para fazer grandes manutenções também
Exacto um ups, tenho um grande investimento em material então por segurança de picos de corrente comprei uma. Depende do que ligas à caixa, mas pelas contas que fiz até 5h acho que estou safo, agora não tenho a certeza ainda não fiquei sem luz para provar
Os pauzinhos…é para direcionar a ventriculata para aquele lado.
É porque este layout ainda é um trabalho continuo, se reparares ainda não acabei os troncos da direita, mas por enquanto fiquei sem ideias. Estou à espera que a minha inspiração desperte
Muito obrigado Toze!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que me está a fazer confusão é as dimensões do aquário.  Os 60 cms são altura ou profundidade?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 60 é profundidade.

Pessoal estou com um dilema, eu queria pôr um cardume bonito para o contest, nos tons sinza. Nada que sobressaia!
Estava a pensar nos seguintes:
51f0c046d996c39aa76ef93b818be95e.jpg

Tetra neon verde

4b236e4347f86cc6dad77bec6c029ffd.jpg

Blue lamp eye

Estas fotos sao da loja Ecoariun

4ff4c4b6cf4b881d8ae30f9874013b2c.jpg

Tetra gota de mercúrio

Esta foto é da loja AquariumCrystal

Ajudem me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião acho que está a faltar qualquer coisa mas atenção vale o que vale…. O layout está fixe mas quando olho parece me uma tela recta ao teres as Vallisneria todas da mesma altura atrás, parece me que perdes a profundidade que pretendes e perdes ponto de fuga. 

Depois à frente à visão do substrato com o areião parece me um ponto que podes melhoras se a ideia é teres tapete

Mas tal como disse vale o que vale, se achas que está bom para ti e gostas é seguires essa ideia 💪💪

Em relação aos peixes aposta num cardume de algumas dezenas de indivíduos de pequeno porte

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas estão assim porque fiz poda, já estavam a tapar a luz a algumas plantas, claro que na ultima foto estarão maiores e aí consigo mexer nelas para fazer o ponto de saida.
É verdade já estou para aspirar aquele areão todo há algum tempo, ainda não tive paciência
Sim vou ter tapete até cá à frente.
Muito obrigado pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, gjsilva said:

Pus filtro uv porque acho que este hobby não tem que ser um stress, é para percaver me de pragas e algas, não tenho muito tempo para fazer grandes manutenções também emoji28.png

E funciona? Já pensei usar uma coisa dessas para combater as algas verdes das rochas. Achas que ajudaria? Estou farto de esfregar as minhas pedras... ao ponto de já ter quase desistido e deixa-las cobertas de algas.

8 hours ago, gjsilva said:

Pessoal estou com um dilema, eu queria pôr um cardume bonito para o contest, nos tons sinza.

E que tal os bons velhos Neon Negros? Também andava à procura de um peixe mais "neutro" para a minha última montagem e fui para a opção mais simples (e mais barata) de todas:

 

large.1.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não erradica claro, mas mantém, não tens algas em demasia ou tipo peste! As minhas manutenções têm sido muitos mais fáceis e rápidas!
Sabes que o neon negro também já esteve na lista como o tetra pinguin!
Essa montagem está 5 estrelas! 🤌

 

Hoje comprei esta máquina para fazer as podas do musgo, já não consigo mais podar e tentar apanhar o impossível

8a788e83983c12df1614da15aa1a528f.jpg
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/10/2024 at 21:47, gjsilva disse:

Não erradica claro, mas mantém, não tens algas em demasia ou tipo peste! As minhas manutenções têm sido muitos mais fáceis e rápidas!

Algum dia terei de experimentar isso. Mas é como diz o @Tozé Nunes... hoje em dia quase ninguém fala desses sistemas, o que é um pouco estranho. Há algum "contra"?

Obrigado pela tua apreciação ao meu aquário. Vamos lá ver se consigo fazer com que que o actual fique pelo menos ao mesmo nível deste... preciso de tempo para ver se as coisas vão ao lugar. Mas também já estou a trabalhar no próximo! A mim dá-me muito gozo a fase da idealização. Sou muito fresco no hobby, e ainda não acertei tudo o que preciso fazer para ter um aquário sem grandes problemas.

On 16/10/2024 at 21:47, gjsilva disse:

Sabes que o neon negro também já esteve na lista como o tetra pinguin!

Não são bem a mesma coisa. O Pinguim também é muito bonito... talvez até mais que o Negro... mas cresce mais, e eu queria uma coisa pequena para ganhar escala.

On 16/10/2024 at 22:05, gjsilva disse:

Hoje comprei esta máquina para fazer as podas do musgo, já não consigo mais podar e tentar apanhar o impossível emoji23.png

Que bela máquina para poda de musgos. Eheh. Eu cheguei a usar uma simples bomba de água, mas tive que lhe fazer muitas alterações. Cá para mim estás mas é a preparar-te para fazer um novo aquário.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/10/2024 at 23:24, JoseCarlosMarques disse:
Não são bem a mesma coisa. O Pinguim também é muito bonito... talvez até mais que o Negro... mas cresce mais, e eu queria uma coisa pequena para ganhar escala.


Até agora não tenho nenhum contra!
Se es fresco no hobby dou te os parabéns, não é qualquer um que consegue idealizar os layouts como tu fizeste
Sim por essa razão também não os escolhi

On 16/10/2024 at 23:29, JoseCarlosMarques disse:
Que bela máquina para poda de musgos. Eheh. Eu cheguei a usar uma simples bomba de água, mas tive que lhe fazer muitas alterações. Cá para mim estás mas é a preparar-te para fazer um novo aquário.


Não sei …talvez ponha alguma coisa aqui no futuro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, gjsilva said:

Até agora não tenho nenhum contra!
Se es fresco no hobby dou te os parabéns, não é qualquer um que consegue idealizar os layouts como tu fizeste emoji122.png
Sim por essa razão também não os escolhi

Obrigado pelo feedback. É uma coisa que tenho mesmo que pensar experimentar no futuro. Se for para me facilitar a vida, já ficava muito contente. Ando mesmo farto de esfregar as pedras.

Tenho uns 5 anos no hobby. Mas a minha primeira montagem a sério foi essa da fotografia, que me demorou quase 2 anos a concluir. Isto desde a altura em que comecei a montar o móvel, mas tive muitos percalços pelo meio. Foi quase sorte chegar àquela fotografia final... com muita ajuda aqui dos membros do fórum.

Dá uma hipótese aos Neons Negros! Pelo menos vai vê-los à loja. Devem ser dos peixes mais baratos do mercado, e dos mais resistentes também. Eu, desta vez, escolhi Ember Tetras, porque ando para os comprar há anos, mas tenho a certeza que um dia voltarei aos Negros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/10/2024 at 20:33, gjsilva disse:

large.IMG_9704.jpg

O ponto de fuga neste momento está tapado o que "obriga" os nossos olhos a ir para o canto direito...

Deves preencher o lado direito e abrir espaço entre os troncos. E o lado esquerdo também está a pedir mais preenchimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.