Recommended Posts

1 - Nome do Aquário MIDGARD

O nome deste aquário tem origem na célebre mitologia nórdica, para os povos viking existiriam 9 mundos um deles MIDGARD, o mundo terrestre, o mundo dos Homens. Seria este o mundo onde as montanhas e o mar se uniam em harmonia, o mundo em que o Homem proliferava sob a luz do sol. Que tem isto a ver com aquários? Absolutamente nada e quase tudo! Com este em especial, que será a minha estreia em montagens única e exclusivamente só de rocha. Sendo eu alguém sempre dedicado ao estilo Nature, decidi que desta vez deveria sair da minha zona de conforto, facto curioso, que houve alguém no dia do desafio disse as seguintes palavras "O Ismael está a montar um Iwagumi, agora já vi de tudo e mundo vai acabar".

2 - Data da montagem 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30 extra-claro

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 

4.2 - Termostato Eheim Jaeger 50W 

4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 8h.

4.4 - Sistema de CO2  8h/dia em extintor co2 2kg e difusor Twinstar 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato 

Tropica soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape

Strideways Black Ryuoh Stone,

Aquael Basalt Gravel 2-4mm

Aquael  Quartz Sand 0.1 a 0.3 mm

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia

2HR APT fix 

7 - Fauna N/A

8 - Plantas

• Utricularia graminifolia
  • Cryptocorine Flamingo
  • Eleocharis sp minima
  • Anubias pangolino 
  • Anubias Pinto 
  • Cryptocoryne parva
  • Didiplis Diandra
  • Bacopa Salzmani Purple
  • Rotala rotundifolia oranje juice
  • Rotala H'ra
  • Rotala wallichii
  • Pogostemon Helferi
  • Eleocharis Vivipara
  • Bucephalandra deep purple

Bem ainda sobre este dia e este evento, eu este ano tinha decidido não participar e como tal estava de fora, no entanto haveria uma possível desistência e o @Tozé Nunes em apuros vem ao meu encontro e questiona a minha disponibilidade para uma eventual vaga, demorei mas lá aceitei. No fim de contas e ainda bem, não houve desistência nenhuma, o desafio passou de 15 para 16 participantes! No fim ganhamos todos, mais um dia de partilha, mais um aquário em exposição na Petfestival, mais volume e força para este que já é o maior evento dedicado ao Aquascaping do país. 

Resta-me agradecer ao Tozé, por continuar a acreditar, a insistir e a projetar este evento que tem tudo para ganhar outras dimensões, até mesmo a nível nacional com mais participações e com infraestruturas dignas do evento que é, duma pequena sala para o mundo. 

Uma palavra de agradecimento e apreço também aos patrocinadores deste evento que ano após ano têm vindo a apoiar e a acreditar nesta iniciativa, o mérito é vosso também. 

Agora vamos lá às belas das fotos. 

Preparação e conclusão do hardscape:

large.54065290850_2b1f8ef488_o.jpg

large.54065104678_025eea9e8a_o.jpg

Plantação:

large.54065307595_6c671ef051_o.jpg

Já cheio em casa, seguro e sem mazelas da viagem:

large.54065154074_6a5c250774_o.jpg

Estado atual 1 semana pós montagem:

large.54063964647_29c1e4bbb3_o.jpg

large.54064829951_61943dfa39_o.jpg

Agora vamos ver como vai ser a corrida e azáfama de tratar deste menino. Objetivo nº1, levar um aquário bonito para a Pet, que seja apreciado pelos visitantes e que faça a delícia dos mais novos!

Bem haja!

• Gosto 4

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que resolves participar! Que bonito aquário Ismael.... simples e muito apelativo. Ao meu gosto, mesmo. Parabéns.

Continuo sem perceber como vocês conseguem prever o efeito final de tantas plantas dentro do tanque 🙂 . É uma coisa que tenho que treinar mais. E por falar em plantas... as tuas estão com um andamento sim senhor!!! Estás a alimentá-las com cerelac 😄 ?

Desejo-te, como a todos, a melhor das sortes durante os próximos 3 meses. Grande abraço!

• Obrigado(a) 1

há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

E por falar em plantas... as tuas estão com um andamento sim senhor!!! Estás a alimentá-las com cerelac 😄 ?

São as minhas podas! Desmanchei o meu aquário no sábado e levei as plantinhas todas pipi e já com pedigree para o penetra!

• Haha 1

Calma rapaziada, 

Visto que não era suposto haver um 16º participante no desafio, não havia uma lista de plantas para mim. Como tal a solução foi para que eu pudesse participar caso o hipotético desistente resolvesse e muito bem aparecer, eu teria de usar sobras e plantas que quer eu como mais alguns elementos do concurso se disponibilizassem a levar de casa. O que vocês vêm nas imagens são simplesmente podas comuns arrancadas com toda a raiva de quem está a desmontar um aquário. Nada a esconder nem truques na manga, o simples desenvolvimento de um aquário com o boost inicial do substrato mas com reutilização de plantas já adaptadas. 

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Ainda bem que resolves participar! Que bonito aquário Ismael.... simples e muito apelativo. Ao meu gosto, mesmo. Parabéns.

Muito obrigado pelas tuas palavras Mestre dos Iwagumis! Para a próxima apanha boleia daí de cima e vem ver isto ao vivo, não há explicação possível e o @JoãogaFernandes que o diga.

Continuo sem perceber como vocês conseguem prever o efeito final de tantas plantas dentro do tanque 🙂 . É uma coisa que tenho que treinar mais. E por falar em plantas... as tuas estão com um andamento sim senhor!!! Estás a alimentá-las com cerelac 😄 ? 

Segundo o @Tozé Nunes, pedigree! Eu sinceramente acho que elas vinham era cheias de fominha e agora é isto!

Desejo-te, como a todos, a melhor das sortes durante os próximos 3 meses. Grande abraço!

Mais uma vez obrigado!

há 6 horas, Vasco Ferreira disse:

Isso para a semana está pronto!!! 😅

Para a semana não digo mas 2 semanas talvez.

há 2 horas, Ricardo Gil disse:

Onde é que se levanta requerimento para que sejas desclassificado já?

Se a admin assim o entender podemos sempre resolver isto em tribunal, caso seja para resolver de forma cordial, uma mini sagres por favor que eu assino por baixo! 🍻

há 23 minutos, JoãogaFernandes disse:

Wait a minuteeeee...... Que estás a usar nessas plantas? 😄 

Está excelente Ismael! Foi bom ver-te e obrigado por todas as dicas.

Muito obrigado pelas tuas palavras! É sempre bom conhecer ao vivo as caras por detrás do fórum e redes sociais, uma paixão em comum une pessoas e normalmente proporciona-nos bons momentos. Quanto às dicas, é mesmo esse o objetivo do desafio, que saiamos daquela sala, neste caso com 16 aquários de qualidade e apresentáveis para que na próxima edição da Petfestival possamos elevar o Aquascaping em Portugal e arrumar na bagagem uma boa experiência bem como fazer mais pelo futuro do hobby. 

Adoro a Pogostemon! 

Aquisição de última hora cedida pelo nosso amigo @Vasco Ferreira!

Grande abraço a todos

• Gosto 1

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

11 hours ago, ismael_figueira said:

Visto que não era suposto haver um 16º participante no desafio, não havia uma lista de plantas para mim. Como tal a solução foi para que eu pudesse participar caso o hipotético desistente resolvesse e muito bem aparecer, eu teria de usar sobras e plantas que quer eu como mais alguns elementos do concurso se disponibilizassem a levar de casa. O que vocês vêm nas imagens são simplesmente podas comuns arrancadas com toda a raiva de quem está a desmontar um aquário. Nada a esconder nem truques na manga, o simples desenvolvimento de um aquário com o boost inicial do substrato mas com reutilização de plantas já adaptadas. 

Ainda por cima com plantas que vieram do aquário do organizador do concurso. Não conta 😄 !!! Eu tirava-te metade do tempo, ou obrigava-te a incluires no tanque uma colónia de algas, só para dificultar um bocadinho.

Brincadeiras à parte... gosto mesmo deste aquário. É um dos meus preferidos. Mas vou levantar (outra vez) a mesma questão... areia branca com pedras pretas porquê?

• Gosto 1

O que é que eu vou dizer fazes-me um layout desta qualidade e ainda me vieste ajudar no meu “outra vez” 😂

Isso estava quase afinado para uma chapa final!

• Gosto 1

On 15/10/2024 at 09:36, JoseCarlosMarques disse:

Ainda por cima com plantas que vieram do aquário do organizador do concurso. Não conta 😄 !!! Eu tirava-te metade do tempo, ou obrigava-te a incluires no tanque uma colónia de algas, só para dificultar um bocadinho.

Está descansado que irei ter os meus desafios, principalmente dominar a selvajaria das plantas! 

On 15/10/2024 at 09:36, JoseCarlosMarques disse:

Brincadeiras à parte... gosto mesmo deste aquário. É um dos meus preferidos. Mas vou levantar (outra vez) a mesma questão... areia branca com pedras pretas porquê?

Obrigado pelas tuas palavras!

Quanto à areias, curioso, vou perguntar a uma entidade superior, a que normalmente chamamos de Deus (cada um com as suas crenças) ou então à comunidade científica do porquê de as praias e rios serem de areias clarinhas quando as rochas normalmente têm um tom escuro.

Brincadeiras à parte, creio que isso das areias tem a ver com a erosão e por sua vez a fragmentação dos elementos. Numa relação de causa/efeito podemos observar na Natureza que as camadas sedimentares têm diferentes granulometrias e cores numa determinada zona em que só há tipo de rocha. Exemplo disso é a nossa riquíssima costa em que as arribas e escarpas apresentam esse efeito.

On 17/10/2024 at 22:49, José Pedro disse:

ADORO ADORO ADORO.

Ficou muito muito bom Ismael. Parabéns.

Muito obrigado Sr. Estreante do Aquascaping!

On 23/10/2024 at 21:07, Aqua Inn disse:

O que é que eu vou dizer fazes-me um layout desta qualidade e ainda me vieste ajudar no meu “outra vez” 😂

Isso estava quase afinado para uma chapa final!

André, se tem qualidade ou não serei suspeito para falar, mas para primeiro Iwagumi (ainda que ao estilo brasileiro), não me desagrada nada. Ainda tenho de resolver a forma como vou dissipar os maciços de pedra mas alguma coisa hei de arranjar.

Abraço

15 hours ago, ismael_figueira said:

Quanto à areias, curioso, vou perguntar a uma entidade superior, a que normalmente chamamos de Deus (cada um com as suas crenças) ou então à comunidade científica do porquê de as praias e rios serem de areias clarinhas quando as rochas normalmente têm um tom escuro.

Brincadeiras à parte, creio que isso das areias tem a ver com a erosão e por sua vez a fragmentação dos elementos. Numa relação de causa/efeito podemos observar na Natureza que as camadas sedimentares têm diferentes granulometrias e cores numa determinada zona em que só há tipo de rocha. Exemplo disso é a nossa riquíssima costa em que as arribas e escarpas apresentam esse efeito.

Tens alguma razão no que dizes, mas o exemplo da nossa costa não é o melhor... a nossa costa apresenta rochas mais claras, e as novas areias (pelo menos aquelas que conheço melhor e que agora me vêm à cabeça) têm um tom mais amarelado ou acastanhado. Deixamos isso de lado, por agora. A verdade é que toda gente usa pedras mais escuras com areia branca e a coisa, visualmente, resulta. Continua o bom trabalho. Quero ver quais são essas dificuldades de que falas 😛 .

Editado por JoseCarlosMarques

Bom dia, ora vamos lá fazer um update aqui a isto. 

Na verdade tem sido de uma tranquilidade tremenda manter este menino, manutenções de 20/30min no máximo, pude observar algumas diatomáceas no início que são absolutamente normais do desenvolvimento da microbiologia e estabilização do aquário. 

Não tive baixas nas plantas, até mesmo nas novas que nunca tinha  usado como é o caso da, da UG, da Cryptocorine  Flamingo e da Didiplis Diandra. Neste momento já vou na terceira poda e as plantas têm tido um comportamento abismal. 

Bem agora vamos falar da rotina do aquário, neste momento estou com 10h de luz com a calha a 80%, co2 no verde e pronto para receber os vivos, ao nível das fertilizações estou com 2ml de APT1 e 3ml de APT Fix. As TPA já passaram a ser de 50% semanais, tendo em conta que na primeira e segunda semana eram dia sim dia não. 

De resto o aquário tem cumprido o propósito, não dá trabalho e está agradável de se ver no entanto, pretendo de alguma forma resolver o impacto visual dos maciços de rocha por forma a tentar integrar mais o hardscape com a flora, é aqui que está a minha dificuldade, talvez com algum tipo de musgo, ainda tenho de ver...

Agora as belas das chapas.

Antes da manutenção de ontem,

large.IMG_20241027_224437(1).jpg

Alguns detalhes, 

large.IMG_20241028_032647.jpg

large.IMG_20241028_032657.jpg

large.IMG_20241028_032706.jpg

large.IMG_20241028_032621.jpg

Depois da manutenção finalizada, 

large.IMG_20241028_195014.jpg

Um abraço 

Até já!

• Gosto 4

@JoseCarlosMarques e @José Pedro 

Agradeço as vossas palavras! 

Se estou a marcar passo ou não, só o tempo o dirá. Ainda assim sei e tenho noção de que há trabalhos bem melhores e mais complexos do que o meu, claro que isto pode ser sempre subjetivo pois quer os conceitos de beleza como de complexidade variam segundo o olhar e auto critica de cada um. 

O que é certo é que este aquário está a cumprir na perfeição aquilo a que me propus, simples e fácil de manter. 

• Gosto 2

Bem, esse aquário foi montado em 2023 né?

Ismael, lindíssimo 🙂

Gostava de poder dizer que mantenho o aquário 10h ligado em greenspot 😄 Estou também a 80% mas apenas 6h. Vou considerar subir para as 8h.

De resto, o que posso dizer? Transpira saúde

• Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Ismael,.Ismael, esse aquário está algo de fabuloso, és tu ou o Vasco este ano. Estás a ter um pouco do benefício que eu tive o ano passado, eu tinha potes de sobras da montagem do de 90, eram as mesmas plantas logo não tive problema em adicionar, tive um crescimento brutal, um mês depois e tinha uma foto final.
Tu tens isso, uma quantidade enorme de plantas para começar mas ao contrário de mim, ainda tens o benefício que elas já fizeram a transição, logo essas mal entraram ai começaram a crescer e não tem parado, como o VAR nao disse nada vamos deixar passar.
Com os teus conhecimentos e talento esse aquário iria sempre acabar algo de especial, mas assim está a ficar algo mesmo muito especial muito rápido, tens aí candidato a ganhar, se o Vasco não te passar a perna.
Se alguma vez houve prova que ter um aquário para crescer plantas a parte para fornecer plantas para o aquário de concurso, este eu aquario é a prova, com a transição feita é outra coisa, especialmente nas mãos de quem sabe. Temos layouts semelhantes, mas estás a dar-me 10-0.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

• Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Está a ficar muita bom Ismael, gosto da estrutura criada, o factor cor vai ser determinante.Composição rochosa em primeiro plano está muito bem conseguido, a pedra da esquerda com a ponta bicuda e sendo umas das principais na estrutura penso quebrar um pouco a uniformidade da composição, isto numa interpretação muito pessoal. Gosto Ismael parabéns excelente trabalho, ainda mais sabendo que trabalhasse com o que houve disponível e não escolhido por ti! 👌🏻💪🏻

• Gosto 1

@JoãogaFernandes, @Filipe Serrenho e @Bruno R. Carvalho, Grato pelas vossas palavras! Posso ser suspeito para falar ou até mesmo por não estar confortável neste estilo, mas na realidade há algo que não me preenche neste aquário só não sei bem o quê... Talvez lhe falte aquela complexidade e textura da madeira tal como já vem sendo hábito da minha parte. Ainda assim fico contente com as apreciações que vão fazendo do aquário, quer dizer que de alguma maneira ele tem potencial para ser exposto e ser uma mais valia na pet. 

O Bruno refere-se a rankings, não é de todo o objetivo aqui, a prioridade será sempre levar um aquário de qualidade à exposição, os rankings vêm depois e não obstante são um efeito secundário do trabalho e dedicação que empregamos nas montagens. 

Bom, as coisas por aqui vão rolando tranquilamente de pé no acelerador mas com conta peso e medida. Passei para um fotoperíodo de 10h no entanto limitei a intensidade luminosa para os 80% tal como já tinha referido. Isto trouxe-me mais intensidade de cor e felizmente não tenho nada a apontar no que diz respeito a algas de qualquer tipo. 

Aproveitei uma das TPA para começar a testar os ângulos e níveis de água para a foto final, e foi aqui que me apercebi de algumas lacunas que devem ser resolvidas. Uma delas é a elecharis vivípara tem um reflexo contrário ao "flow" (quando virem a foto vão perceber), a bacopa salzmani purple também vai pregar para outra freguesia, tem uma folhagem demasiado larga para o aquário, rebenta completamente a escala. Uma planta que estou a adorar e nunca tinha arriscado em usar, a UG!

Deixo-vos o registo fotográfico de falei

large.1730998193858.jpg

Abraço