MIDGARD


ismael_figueira

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário MIDGARD

O nome deste aquário tem origem na célebre mitologia nórdica, para os povos viking existiriam 9 mundos um deles MIDGARD, o mundo terrestre, o mundo dos Homens. Seria este o mundo onde as montanhas e o mar se uniam em harmonia, o mundo em que o Homem proliferava sob a luz do sol. Que tem isto a ver com aquários? Absolutamente nada e quase tudo! Com este em especial, que será a minha estreia em montagens única e exclusivamente só de rocha. Sendo eu alguém sempre dedicado ao estilo Nature, decidi que desta vez deveria sair da minha zona de conforto, facto curioso, que houve alguém no dia do desafio disse as seguintes palavras "O Ismael está a montar um Iwagumi, agora já vi de tudo e mundo vai acabar".

 

2 - Data da montagem 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30 extra-claro

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 

4.2 - Termostato Eheim Jaeger 50W 

4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 8h.

4.4 - Sistema de CO2  8h/dia em extintor co2 2kg e difusor Twinstar 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato 

Tropica soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape

Strideways Black Ryuoh Stone,

Aquael Basalt Gravel 2-4mm

Aquael  Quartz Sand 0.1 a 0.3 mm

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia

2HR APT fix 

7 - Fauna N/A

8 - Plantas

  • Utricularia graminifolia
  • Cryptocorine Flamingo
  • Eleocharis sp minima
  • Anubias pangolino 
  • Anubias Pinto 
  • Cryptocoryne parva
  • Didiplis Diandra
  • Bacopa Salzmani Purple
  • Rotala rotundifolia oranje juice
  • Rotala H'ra
  • Rotala wallichii
  • Pogostemon Helferi
  • Eleocharis Vivipara
  • Bucephalandra deep purple

Bem ainda sobre este dia e este evento, eu este ano tinha decidido não participar e como tal estava de fora, no entanto haveria uma possível desistência e o @Tozé Nunes em apuros vem ao meu encontro e questiona a minha disponibilidade para uma eventual vaga, demorei mas lá aceitei. No fim de contas e ainda bem, não houve desistência nenhuma, o desafio passou de 15 para 16 participantes! No fim ganhamos todos, mais um dia de partilha, mais um aquário em exposição na Petfestival, mais volume e força para este que já é o maior evento dedicado ao Aquascaping do país. 

Resta-me agradecer ao Tozé, por continuar a acreditar, a insistir e a projetar este evento que tem tudo para ganhar outras dimensões, até mesmo a nível nacional com mais participações e com infraestruturas dignas do evento que é, duma pequena sala para o mundo. 

Uma palavra de agradecimento e apreço também aos patrocinadores deste evento que ano após ano têm vindo a apoiar e a acreditar nesta iniciativa, o mérito é vosso também. 

Agora vamos lá às belas das fotos. 

 

Preparação e conclusão do hardscape:

large.54065290850_2b1f8ef488_o.jpg

large.54065104678_025eea9e8a_o.jpg

Plantação:

large.54065307595_6c671ef051_o.jpg

Já cheio em casa, seguro e sem mazelas da viagem:

large.54065154074_6a5c250774_o.jpg

Estado atual 1 semana pós montagem:

large.54063964647_29c1e4bbb3_o.jpg

large.54064829951_61943dfa39_o.jpg

Agora vamos ver como vai ser a corrida e azáfama de tratar deste menino. Objetivo nº1, levar um aquário bonito para a Pet, que seja apreciado pelos visitantes e que faça a delícia dos mais novos!

 

Bem haja!

 

  • Gosto 3

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que resolves participar! Que bonito aquário Ismael.... simples e muito apelativo. Ao meu gosto, mesmo. Parabéns.

Continuo sem perceber como vocês conseguem prever o efeito final de tantas plantas dentro do tanque 🙂 . É uma coisa que tenho que treinar mais. E por falar em plantas... as tuas estão com um andamento sim senhor!!! Estás a alimentá-las com cerelac 😄 ?

Desejo-te, como a todos, a melhor das sortes durante os próximos 3 meses. Grande abraço!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde é que se levanta requerimento para que sejas desclassificado já?

Enviado do meu SM-A145R através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

  E por falar em plantas... as tuas estão com um andamento sim senhor!!! Estás a alimentá-las com cerelac 😄 ?

São as minhas podas! Desmanchei o meu aquário no sábado e levei as plantinhas todas pipi e já com pedigree para o penetra!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wait a minuteeeee...... Que estás a usar nessas plantas? 😄 

Está excelente Ismael! Foi bom ver-te e obrigado por todas as dicas.

Adoro a Pogostemon!

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Calma rapaziada, 

 

Visto que não era suposto haver um 16º participante no desafio, não havia uma lista de plantas para mim. Como tal a solução foi para que eu pudesse participar caso o hipotético desistente resolvesse e muito bem aparecer, eu teria de usar sobras e plantas que quer eu como mais alguns elementos do concurso se disponibilizassem a levar de casa. O que vocês vêm nas imagens são simplesmente podas comuns arrancadas com toda a raiva de quem está a desmontar um aquário. Nada a esconder nem truques na manga, o simples desenvolvimento de um aquário com o boost inicial do substrato mas com reutilização de plantas já adaptadas. 

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Ainda bem que resolves participar! Que bonito aquário Ismael.... simples e muito apelativo. Ao meu gosto, mesmo. Parabéns.

Muito obrigado pelas tuas palavras Mestre dos Iwagumis! Para a próxima apanha boleia daí de cima e vem ver isto ao vivo, não há explicação possível e o @JoãogaFernandes que o diga.

Continuo sem perceber como vocês conseguem prever o efeito final de tantas plantas dentro do tanque 🙂 . É uma coisa que tenho que treinar mais. E por falar em plantas... as tuas estão com um andamento sim senhor!!! Estás a alimentá-las com cerelac 😄 ? 

Segundo o @Tozé Nunes, pedigree! Eu sinceramente acho que elas vinham era cheias de fominha e agora é isto!

Desejo-te, como a todos, a melhor das sortes durante os próximos 3 meses. Grande abraço!

Mais uma vez obrigado!

 

há 6 horas, Vasco Ferreira disse:

Isso para a semana está pronto!!! 😅

Para a semana não digo mas 2 semanas talvez.

 

há 2 horas, Ricardo Gil disse:

Onde é que se levanta requerimento para que sejas desclassificado já?

Se a admin assim o entender podemos sempre resolver isto em tribunal, caso seja para resolver de forma cordial, uma mini sagres por favor que eu assino por baixo! 🍻


 

 

há 23 minutos, JoãogaFernandes disse:

Wait a minuteeeee...... Que estás a usar nessas plantas? 😄 

Está excelente Ismael! Foi bom ver-te e obrigado por todas as dicas.

Muito obrigado pelas tuas palavras! É sempre bom conhecer ao vivo as caras por detrás do fórum e redes sociais, uma paixão em comum une pessoas e normalmente proporciona-nos bons momentos. Quanto às dicas, é mesmo esse o objetivo do desafio, que saiamos daquela sala, neste caso com 16 aquários de qualidade e apresentáveis para que na próxima edição da Petfestival possamos elevar o Aquascaping em Portugal e arrumar na bagagem uma boa experiência bem como fazer mais pelo futuro do hobby. 

Adoro a Pogostemon! 

Aquisição de última hora cedida pelo nosso amigo @Vasco Ferreira!

 

Grande abraço a todos

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, ismael_figueira said:

Visto que não era suposto haver um 16º participante no desafio, não havia uma lista de plantas para mim. Como tal a solução foi para que eu pudesse participar caso o hipotético desistente resolvesse e muito bem aparecer, eu teria de usar sobras e plantas que quer eu como mais alguns elementos do concurso se disponibilizassem a levar de casa. O que vocês vêm nas imagens são simplesmente podas comuns arrancadas com toda a raiva de quem está a desmontar um aquário. Nada a esconder nem truques na manga, o simples desenvolvimento de um aquário com o boost inicial do substrato mas com reutilização de plantas já adaptadas. 

Ainda por cima com plantas que vieram do aquário do organizador do concurso. Não conta 😄 !!! Eu tirava-te metade do tempo, ou obrigava-te a incluires no tanque uma colónia de algas, só para dificultar um bocadinho.

Brincadeiras à parte... gosto mesmo deste aquário. É um dos meus preferidos. Mas vou levantar (outra vez) a mesma questão... areia branca com pedras pretas porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.