Tangled Root Wall - V Desafio Aquascaping


Fernando Freire

Recommended Posts

"Estamos hoje reunidos para celebrar" a 5ª edição do Concurso de Aquascaping do Fórum de Aquariofilia.

15+1 talentosos Aquascapers juntaram-se na FIL para montar os aquários a levar a concurso e exposição em Janeiro do ano que vem!|

O objetivo deste ano é sair do último lugar da edição do ano passado!

 

1 - Nome do Aquário

Tangled Root Wall

2 - Data da montagem

06/10/2024

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis!

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Aquael Versamax FZN1

Filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.acordo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior,  cortei as esponjas para deixar apenas metade e completei com Substrato Biológico e lã branca fina.

4.2 - Termostato

Eheim Jagger 50W

4.3 - Iluminação/Foto-período

 Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 8h.

4.4 - Sistema de CO2

Garrafa de 2kg ou a de reserva de 500g, Redutor de 2 saídas com conta bolhas e electroválvula.

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

ADA Power Sand L (de um saco velho que uso por causa da pedra pomos) + Tourmaline + Bacter 100 + Clear Super + Rocha Vulcânica em saco para criar altura + Tropica Aquarium Soil  + APT Start + Masterline RootMax

5.2 - Hardscape

Strideways Black Slim Wood (lindíssima!!!) e Strideways Black Ryuoh stone

Areia ADA Sarawak Sand - a minha preciosidade que já só tenho 2,1L em garrafas de Jack Daniel's. Só uso em pequenos projetos especiais como este concurso. As primeiras fotos ainda têm a normal areia de rio da Areipor mas rapidamente troquei para a Sarawak

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia - Fertilização sem nitratos nem fosfatos, adequada para uso nos primeiros 3 meses em montagens com subtratos férteis que já incluem estes dois macronutrientes. Composto por sulfato de potássio,  cloreto de potássio e sulfato de magnésio além dos micronutrientes necessários em qq plantado. 

1 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir aparecimento de algas. 

ECA + GreenGain 1gota 2x por semana e sempre após TPA

Masterline Carbon "porque sim" e para testar 🙂

KH2PO4 e KCl fórmula caseira após as TPA's - 2mg/L PO4 e 5mg/L K

7 - Fauna

Por enquanto nada! Demorou uns 5 dias a clarear e ando a abusar das tpa's (90+%)

8 - Plantas

Plantas oferecidas pela Aquaflora

Anubias barteri var. mini Coin - Enganei-me... queria aquela MESMO micro mas acabei por colocá-la num local bem interessante com rizoma por cima do substrato (será interessante acompanhar o seu crescimento!)

Anubia nana 'petit' - Obrigado Vera!!

Cryptocoryne parva oferecida por amigos no concurso

Cryptocoryne 'Flamingo' - GIVE ME THAT PINK!!!

Marsilea angustifolia - Mini Marsilea

Bolbitis heteroclita 'Difformis' (mini bolbitis)

Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - lindíssima e a ganhar vermelho dia após dia!

 

9 - Fotos

large_01.jpg

POW!

A ideia original era ligar e colar troncos como um e abraçar as pedras para dar uma sensação de tempo que passou - depois lentamente o solo e plantas complementaram e preencheram o espaço.

Acho que a ideia que levava na cabeça acabou por não resultar muito bem e acabei por me entusiasmar com a qualidade dos troncos da Strideways!

Vamos plantar!

 

 

large_02.jpg

Vamos lá descrever e localizar dentro dos possíveis:

Anubias barteri var. mini Coin - na zona central e no topo/traseira. Adoro a textura das Anubias e como determina usa certa escala a todo o aquário

Anubia nana 'petit' - Usada em detalhe no vários troncos

Cryptocoryne parva - usado no 1º plano atrás/frente dos troncos centrais

Cryptocoryne 'Flamingo' - Provável estrela do aquário, espalhada nas laterais e centro no plano médio. Tenho muitas esperanças!

Marsilea angustifolia - tapete frontal esquerdo e detalhe central - ambos a invadir gentilmente a areia. Também há alguns pontos entalados entre pedras e troncos. Não fica mal m lado nenhum nesta montagem!

Bolbitis heteroclita 'Difformis' (mini bolbitis) - usado nos troncos e entre pedras e troncos.

Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - topo/traseira esquerda e direita. É linda

 

 

large_03.JPG

Foto da chegada a casa - curioso que era o único tolo (que tenha notado!) que ainda usa jornal como material para transporte - ganha peso e humidade (prende as plantas e hardscape).

Nunca tive um transporte mau com os meus aquários e dos (muitos!) clientes que montei hardscape no passado!

 

 

large_04.jpg

Cheio de água no dia 6 de Outubro, primeira foto mas ainda com a areia original da Areipor.

 

 

large_05.jpg

Dia 13 de Outubro, 2ª foto, 1 semana - já com areia Sarawak

Crypto flamingo TODAS meltadas mas com algumas folhas novas

Muito fungo para pincelar, tpa's com fartura e bem brutas (80-90%)

Mais água fresca do que maluquice de fertilizações - tá cheio de substrato fértil!

 

 

large_06.jpg

Foto de perspectiva a mostrar o Beetle Counter (o cabochon Ruby está tapado pelo Beetle Counter)

 

large_07.jpg

Vista do sofá para o Aquário que ganhei no sorteio do ano passado e o do concurso deste ano!

O outro desligado é algo que não consigo decidir - plantado ou camarões. Está assim há mais de um ano.

 

Um forte abraço a todos, gostei muito de estar com vocês!

  • Gosto 3

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiros habitantes - fui levantar as minhas garrafas de CO2 ao amigo Fortunato e não resisti a 10 Tetra Ruby e 5 Ottos.
Os tetras são mesmo pequenos, com suposto tamanho máximo de 2cm já entram na minha categoria de peixe bom para nanos e pequenos aquários. Vão ficar com uma belíssima proporção e cores que combinam com o layout.

68a5c42156d07e9be59bc96702d84751.jpg

Um abraço,
Fernando

  • Gosto 2

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.