Recommended Posts

Publicado

Ola a todos!

Eu sou novo por aqui, tenho 4 discos, 2 red malboro e 2 turquesas azuis, a 2 meses mais ao menos... e gostava de saber se ja se devia notar alguma diferenca em relaçao ao tamanho inicial,isto é quando os comprei (3/4cm os red malboro e 4/5cm os turquesas azuis). Queria saber qual a melhor cor do fundo para realcar as cores deles neste momento tenho o fundo preto. Em relaçao à agua, deve se sempre manter turfa nela... só pergunto isto pk ja vi muitos aquarios com discos sendo a agua limpida.

Para ja é tudo.... obrigado!

Publicado:

Ola Chico10

na minha opinião se não houve problemas no crescimento os discus com 3/4cm teriam aprox.2.5 3 meses,agora com mais dois meses e nessa idade (de maior crescimento) deveriam ter crescido quase outro tanto.

os de 4/5cm é a mesma coisa.

turfa uso para baixar acidez e duresa da agua

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Publicado:

Bom dia.

Entre outros factores as mudanças de agua são muito importantes para o crescimento dos discus.

Segundo os entendidos 70% a 100 % DIARIAMENTE é o ideal.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas

Segundo os entendidos 70% a 100 % DIARIAMENTE é o ideal.

Um abraço.

JPM

Nunca li nada assim.

Tenho Discus saudáveis e a crescerem normalmente, e faço TPA's de 10% a 20%, duas vezes por semana.

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Quando eu tinha discos (2 turquesa) mudava num aquário de 200L 10 a 20L duas vezes por semana com água de garrafão ou água da torneira com 2 dias de descanso e produto para baixar o Ph e um pouco de água destilada para baixar a dureza. Essa de mudar 70% da água acho que é devido às doenças, pois se se mudar tanta água por dia a probabilidade de acarretar doenças é mínima. Na minha opinião, o segredo para um crescimento saudável é uma alimentação equilibrada e MUITO variada. Todos os dias dava comida diferente, e os meus discos em pouco tempo duplicaram de tamanho e tinham umas cores LINDAS.

Boa sorte com os discos

Cumps

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Publicado:

obrigado pelas vossas opiniaos, e eu tabem faco troca 10 a 20 % semana a semana... gostava de saber que tipo de comida pra discos ha da sera??? pk eu tenho a comida para discos azuis e vermelhos, nao sei se ha mais variadade.. .da sera.

Gostava que me dissessem em relacao ao fundo as vossa opinioes!

obrigado

Publicado:

ahhhhhhh é verdade é normal nos discos um ficar como lider???? tipo do genero ser mais territorial....?

Publicado:

nos discus e qualquer grupo de animais ha sempre uns mais fortes que os outros

os discus jovens e odulescentes andam em cardume adultos andam aos casais e são muito territoriais sim

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Publicado:

Ois tass ;)

Epá discus não tem nada que saber, é dos peixes mais rezistentes que há para água doce.

Básicamente só precizas de fazer TPA's todas as semanas ter um muito bom filtro e comida da boa e com fartura, é tipo pá engorda.

Claro que com isto o ph da água vai baixar ao molhe até porque comida boa é comida congelada. Mistura de discus, larva vermelha, artémia, coração de boi e por ai fora o que eles comerem é o que lhes dás ;) O que fazes para evitar que o ph baixe de um dia para o outro e te cege os discus é meteres no filtro um saquinho de areão de coral. Como é alcalino o ph nunca baixa assim de repente e anda sempre estavel. yikes

Epá e isto agora serve para ti e para todos os que estão a pensar em arranjar discus. Pessoal, pensem bem se querem mesmo discus, porque os discus duram coisa de 10, 12 e até 14 anos. Claro se forem bem tratados né.

E pronto para ter discus é só mesmo fazer isto. Digo isto, porque é o que eu já faço á coisa de 7 anos ou mais e eles cá andam firmes e irtos. :D

Portem-se

;)

wassuuup

Publicado:

Só mais uma achega.

Parte dos grandes criadores mundiais estão na Asia em zonas cuja temperatura é estavel todo o ano.

A agua sai-lhes das torneiras com valores correctos para os discus, Ph +-6,5, kH e gH baixo.

Os peixes estão em aquarios alguns deles desprovidos de qualquer tipo de filtragem pois não necessitam.

ELES MUDAM-LHES A AGUA 3 A 5 VEZES POR DIA.

Abraços.

Joao Paulo MAchado

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Bom Dia,

exactamente João, quem tiver possibilidade de fazer tap's de 100 %(dia) seria o ideal, ou mesmo como é feito na Ásia várias vezes no próprio dia, ainda melhor. O único problema que vejo cá, é só o custo da água.

No meu caso faço tap´s de 70% (dia)

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Publicado:

Estou espantado,

Vocês fazem mudas de agua de 70%??

Para k? isso é exagerado os diskus ate te devem chamar picuinhas :lol:

devem-te ver com a mangueira e dizem......ei la vem ele mudar isto tudo :D

Brinco, no entanto axo um absurdo, claro que se tiveres algum problema com o agua o melhor é mudar tudo, eu mudo cerca de 20% por semana, dou-lhes coração de boi, granulado sera premium) e ate comida em flocos, eles comem de tudo, alias o disku é um peixe que se notar algo de estranho no akua mostra k esta mal, ou seja encosta-se num canto triste da vida :D Portanto axo que ou gostas muito de agua para mudar 70% diaria...ainda estou estupefacto :roll: ou n entendo o pk dessa atitude e ja tenho diskus à imenso tempo.

Outra coisa k é necessária é um pouco de atenção dada, eles gostam de observar logo se puderes estar um pouco de tempo perto deles eles vao adorar e começam a n ter tanto medo, n andar stressados, enfim parecem as mulheres (é um bom treino) precisam de cuidados.

Agora quanto ao mudar a agua n sei, façam como kiserem eu n me tenho dado mal assim, mas cada caso é um caso. Não tenho turfa pk na minha opinião n fica nada bem a agua super escura, para acertar o ph antes de colocar os diskus e a agua k mudo, uso um produto da sera que acerta o ph da agua para 6,5 e n mexe com dureza, logo tenho a agua com ph-6,5/7 e dureza a 3.

Apenas quis partilhar a experiencia, axo que nada é certo neste hobbie e n podemos pensar que a nossa forma de fazer é que está correcta ate ouvir as outras

Cumprimentos

Filipe Afonso

Publicado:

Boa tarde.

Atenção que falamos de 3 coisas diferentes ao mesmo tempo.

1º Manutenção de discus - Obviamente em condições normais mudas de 20%/semana é + - OK, falando de aguas com pH>6,5, Kh>2.

2º Crescimento - Como diz o Filipe com mudas de 20%, por expl., por semana duvido que comprando um disco de 6,5/7 Cm num ano ele o consiga fazer passar dos 12 Cm.

3º Reprodução - Tenho 6 aquarios ligados a uma "sump" que tudo totaliza uns 800 Lt.

A àgua tem 140 Ms, Kh 0, Gh 4 Ph 5,95/6,05.

Caso não lhe acrescentasse uns 80 Lt/dia de agua com + - os mesmos parametros mas pH + - 6,2, o pH do sistema numa semana chegaria aos 4 ou menos.

Dá para pensar.

Abraços.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá,

estamos a falar claramente acerca de crescimento.

Filipe, não terás os mesmos resultados se fizeres uma tap de 20%semana ou uma tap de 100% dia.

Pelo teu discurso, acho que nunca viste um sistema de renovação continua de água num aquário de crescimento de discus.

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Publicado:

estou a pensar dedicar-me a estes animais...

digam uma coisa, o que é que faz baixar tanto o PH da agua?

a coimida ou os detritos largados por essses bichinhos?

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Publicado:

Olá a todos,

Quanto ás trocas de água, pelo menos 50% por semana ou 25% de 3 em 3 dias tens de trocar ou então os Discus crescem muito devagar e ficam com os olhos muito maiores do que o habitual para a sua idade, e aqui ninguém pode negar um discu com 5 cm em 2 meses deveria crescer mais que o dobro, é uma quetão de alimento e de trocas de água, e tu só com granulados não vais lá, tens de variar mais e 80% da comida dos Discus tem de ser carne.

Nuno Silva