Pandora - V Desafio Aquascaping


Recommended Posts

1 - Nome do Aquário

Pandora

 

2 - Data da montagem

06/10/2024

 

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45P - 45x30x30cm. Vidro extra claro, colagens invisíveis.

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase Biostyle 115 com as esponjas de origem laranjas e com Sera Siporax BioActive Profissional + Sera Filter BioStart 

 

4.2 - Termostato

EHEIM ThermoControl 50w (ainda não foi instalado)

 

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light IV 450EC (no dia do desafio usei a Twinstar 450CC II)

Foto Periodo Inicial: 6horas

 

4.4 - Sistema de CO2

Strideways PRO Co2 + Splitter

Difusor : Strideways

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

Grava Vulcânica + Yokuchi Ganban POWER

APT Start

Tropica Aquarium Soil

 

5.2 - Hardscape

Strideways Black Slim Wood

Strideways Black Ryuoh stone

 

6 - Fertilização

Ainda sem fertilização neste momento de arranque do aquário mas irei usar Masterline Carbo + All In One Lean

 

7 - Fauna

 

A Definir

 

8 - Plantas

 

- Alternanthera Reineckii "mini"

-Anubia Barteri var. nana "mini mini"

- Anubia Barteri var. nana "Pangolino"

- Bacopa Salzmanii "Purple"

- Bucephalandra "Deep Purple"

- Bucephalandra sp. "Theia Red" (in vitro)

- Hygrophila Pinnatifida 

- Juncus Repens

- Micranthemum sp. "Monte Carlo"

- Microsorum Pteropus "petit"

- Rotala "Yao Yai"

- Rotala "Orange Juice"

- Rotala Green (partilhada)

 

Como se costuma dizer em bom português "mais uma moedinha, mais uma voltinha no carrossel"!

Mais um ano em que tenho um enorme prazer em participar, onde é uma honra aprender,  e acima de tudo conviver neste que é o maior evento de Aquascaping realizado em Portugal.

O dia começou um pouco atribulado e stressado por andar às voltas pela fil de aquário na mão para dar com a sala, visto o Uber ter-me deixado no lado oposto onde era o evento, mas com a ajuda do amigo Zé e do Tozé e já sem GPS lá fui dando com o sitio certo quando vi o Filipe Serrenho e o Ricardo Gil, aproveitei para a cigarrada matinal já de pulmões abertos.

Chegando à sala já com aquele movimento típico dos Desafios, senti que mesmo havendo caras novas, que aquele ambiente de entreajuda e partilha era o ponto forte que me faz participar pela 3ª vez consecutiva. 

Entre divisões de material, lá fui olhando para o hardscape que confesso que se das outras edições já ia com alguma coisa idealizada na cabeça, este ano foi mesmo de improviso e com muito custo a escolher a primeira rocha porque faltava inspiração, mas com enorme vontade de melhorar o que se fez de menos bem na edição anterior, lá se foi montando o puzzle: 

large.IMG_3481.jpg

large.IMG_3521.jpg 

 

Chegando a hora de almoço e já com algo definido do que iria ser a montagem deste ano, lá fomos recarregar as energias para a segunda parte do Desafio: 

Plantar:

large.IMG_3528.jpg

Nesta foto a minha ideia inicial antes de colocar a areia, era fazer um tapete com "monte carlo" dai a camada de substrato frontal, mas ainda com uma enorme indecisão do que fazer viste no ano passado já ter feito um tapete e querer algo diferente para este ano, após pedir opinião ao Filipe Serrenho sobre o que faria no meu caso, prontamente ele me sugeriu que usasse areia, que além do aspecto visual, iria conseguir acrescentar muito mais detalhe ao caminho criado. E assim foi, lá começo eu a tentar retirar toda a camada de substrato da frente com enorme dificuldade até que cheguei ao ponto de desistir de tirar mais porque além da dificuldade que estava a ter o tempo passava e ainda me faltava plantar tudo, como tal, resolvi colocar areia mesmo por cima do substrato e já em casa com água seria muito mais fácil de corrigir esse erro crasso de colocar areia sobre substrato. E assim ficou até casa que correu tudo bem com a viagem, um enorme OBRIGADO ao André Conceição e Noiva pela ajuda com o transporte até casa.

Já em casa:

 

large.IMG_3548.jpglarge.IMG_3552.jpg

 

Que dia memorável e que se repita por muitos bons longos anos, que realmente mais que criações, são os momentos de partilha e convívio que se vivem neste dia. 

Um enorme OBRIGADO a toda a organização fórum Aquariofilia.net e a quem se disponibilizou a ajudar para que este dia incrível se tornasse possível. 

Bem haja, e venham de lá as vossas críticas construtivas.

 

 

Editado por Ricardo Italiano
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte para o desafio, Ricardo! Espero que não tenhas muitas surpresas, e que consigas cumprir a tua visão. Mais um Nature... eheh. O júri tem um trabalho mais difícil a cada ano que passa!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu não és novo nestas andanças, o teu layout do ano passado era muito bom, acho que este tem bastante pontencial, no entanto é capaz de não se destacar tanto, este tipo de design está muito batido, a apontar tenho isto, talvez devido a indecisão se usavas tapete ou não as duas laterais estao praticamente lado a lado, embora tenhas tido o cuidado de criar a formação rochosa e madeira maior num dos lados para dar profundidade, o efeito perde-se por estarem ao mesmo nível no aquário e ficaste como muito espaço vazio na frente.
Trabalhando bem as plantas tens aí outro layout de bastante qualidade, mas comparado ao do ano passado, que estava mesmo espectacular, falta-lhe algo.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk





  • Obrigado(a) 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do trabalho de pedras, gosto da textura dos troncos mas com linhas muito rectas - estou muito curioso com a evolução.

Talvez com o tempo acrescentar pequenos apontamentos de um musgo e uns liquens variados nas "raízes" e "ramos" das tuas árvores

O teu trabalho continua impressionante de se ver! Parabéns!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/10/2024 at 16:31, JoseCarlosMarques disse:

Boa sorte para o desafio, Ricardo! Espero que não tenhas muitas surpresas, e que consigas cumprir a tua visão. Mais um Nature... eheh. O júri tem um trabalho mais difícil a cada ano que passa!

Viva José, muito obrigado pelo apoio ao post, quando te referes ás surpresas que poderei vir a ter é sobre o que? Algas? Evolução?

Vamos lá ver como se vai desenvolver 👌

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Ricardo Correia Nature Art said:

Viva José, muito obrigado pelo apoio ao post, quando te referes ás surpresas que poderei vir a ter é sobre o que? Algas? Evolução?

Sim, claro. Algas e plantas que teimem em não crescer ou a crescer em demasia. Na minha modesta opinião, nos aquários para concurso o mais importante de tudo é ir percebendo a velocidade de crescimento de cada planta e, com base nisso, saber exactamente quando podar cada uma para que quando chegue a altura da fotografia final elas estejam todas no seu melhor nível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/10/2024 at 00:16, Bruno R. Carvalho disse:

Tu não és novo nestas andanças, o teu layout do ano passado era muito bom, acho que este tem bastante pontencial, no entanto é capaz de não se destacar tanto, este tipo de design está muito batido, a apontar tenho isto, talvez devido a indecisão se usavas tapete ou não as duas laterais estao praticamente lado a lado, embora tenhas tido o cuidado de criar a formação rochosa e madeira maior num dos lados para dar profundidade, o efeito perde-se por estarem ao mesmo nível no aquário e ficaste como muito espaço vazio na frente.
Trabalhando bem as plantas tens aí outro layout de bastante qualidade, mas comparado ao do ano passado, que estava mesmo espectacular, falta-lhe algo.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk
 

Viva Bruno, entendo o teu ponto de vista quando comparas este layout com o do ano passado, mas se no ano passado já ia com uma ideia do que minimamente iria criar, este ano não fui com ideia nenhuma pré definida, e algo que me tentei melhorar foram as críticas construtivas dos júris, como o primeiro plano (mesmo com a indecisão de areia ou tapete) e a profundidade que no do ano passado não consegui criar tão bem. Vamos ver como consigo o desenvolvimento das plantas e melhoramentos para o deste ano.
Obrigado pelo feedback 🫸🫷 

 

On 12/10/2024 at 18:46, José Pedro disse:

Grande Ricardo, mais uma bela montagem. Não esperaria outra coisa de ti, meu caro

 

Viva meu caro amigo Zé, mais uma vez obrigado pelo apoio e feedback e muito tenho a aprender com todos vocês, e sem dúvida foi um enorme prazer partilhar este evento pela primeira vez de muitas contigo. 
 

Forte abraço e até breve 🫸🫷

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.