Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 5 Autor Publicado: Janeiro 5 E agora voltamos ao problema da perca de qualidade, algo se passa mesmo quando meto a foto aqui, olha bem a qualidade que tem a foto do IAPLC, essa foto e a original do concurso. Que já meti no fórum antes e não teve problemas demais, mas olha para ela agora. Estou a tentar corrigir um problema que não se vê na foto quando a vejo aqui em casa ou mesmo quando a estou a partilhar no WhatsApp.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 Podes só ter falhado o foco. Quando for assim, tens que focar numa das pedras do meio (entre o vidro frontal e o de trás) de forma a que esse seja o centro do teu intervalo focal. Com uma objectiva de 18mm e uma abertura de 8, deveria focar todo o aquário. Mas tens que pensar que, muito provavelmente, esses 18mm têm que ser convertidos, porque a tua câmara não deve ser Full-Frame. Isso deve ser equivalente a uns 24, que não é mau... antes pelo contrário. É o que eu gosto de usar. O problema é que as objectivas zoom têm uma qualidade muito inferior às prime... essa 18-200 que referes só te deve trazer versatilidade, porque qualidade não deve ter nenhuma. Para o efeito, acho que preferia usar a 18-55. Quanto mais perto do aquário, mais reflexo tens. Às vezes pode ser só uma questão técnica. Quantas vezes pensei ter o aquário focado para depois chegar ao computador e ver que estava errado. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 Podes só ter falhado o foco. Quando for assim, tens que focar numa das pedras do meio (entre o vidro frontal e o de trás) de forma a que esse seja o centro do teu intervalo focal. Com uma objectiva de 18mm e uma abertura de 8, deveria focar todo o aquário. Mas tens que pensar que, muito provavelmente, esses 18mm têm que ser convertidos, porque a tua câmara não deve ser Full-Frame. Isso deve ser equivalente a uns 24, que não é mau... antes pelo contrário. É o que eu gosto de usar. O problema é que as objectivas zoom têm uma qualidade muito inferior às prime... essa 18-200 que referes só te deve trazer versatilidade, porque qualidade não deve ter nenhuma. Para o efeito, acho que preferia usar a 18-55. Quanto mais perto do aquário, mais reflexo tens. Às vezes pode ser só uma questão técnica. Quantas vezes pensei ter o aquário focado para depois chegar ao computador e ver que estava errado. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 37 minutes ago, Bruno R. Carvalho said: E agora voltamos ao problema da perca de qualidade, algo se passa mesmo quando meto a foto aqui, olha bem a qualidade que tem a foto do IAPLC, essa foto e a original do concurso. Que já meti no fórum antes e não teve problemas demais, mas olha para ela agora. Estou a tentar corrigir um problema que não se vê na foto quando a vejo aqui em casa ou mesmo quando a estou a partilhar no WhatsApp. Quando metes uma fotografia num site, ela perde sempre qualidade. Perde mais ou perde menos, dependendo do que os administradores definem. Pode ter havido uma alteração nesses settings, entretanto. Ou pode ter acontecido outra coisa... se eu te mandar uma fotografia por WhatsApp, e tu a enviares a outra pessoa pelo Facebook e essa pessoa a colocar aqui no site, ela perde qualidade 3 vezes. Mesmo se eu meter uma fotografia aqui no site, tu descarregas e depois voltas a meter, ela vai perder 2 vezes qualidade. O ideal é sempre colocar o original. E mesmo assim também perdes qualidade! Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 5 Autor Publicado: Janeiro 5 Épa nas fotos que tiro na rua a diferença entre a 18-55mm e a 18-200mm é como da noite para o dia. Não perco nada em tentar, e sim a máquina não é full frame é uma Nikon D5200.Último edit que faço a esta foto. Irei tentar nova foto, quando as rotalas abrirem. Ou talvez ainda faça outro teste antes a tentar melhorar o foco. E talvez mude os settings para 1/200 de novo como fiz no aquário do IAPLC, em vez do 1/400.Mesmo assim tirando corrigindo o problema do foco acho que está foto está muito boa. O edit melhorou bastante em relação ao original. Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
sTeVe- Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 O Lightroom é bastante bom, mas estou farto do ecossistema predatório que a adobe tem desenvolvido ao longo dos anos, agora tudo requer uma subscrição, optei por arranjar o On1 e estou extremamente satisfeito com o programa, fácil de usar e com resultados muito bons, faço por vezes pequenos trabalhos de fotografia e foi uma alternativa excelente e de compra única com updates contínuos. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 41 minutes ago, Bruno R. Carvalho said: Último edit que faço a esta foto. Irei tentar nova foto, quando as rotalas abrirem. Ou talvez ainda faça outro teste antes a tentar melhorar o foco. E talvez mude os settings para 1/200 de novo como fiz no aquário do IAPLC, em vez do 1/400. Mesmo assim tirando corrigindo o problema do foco acho que está foto está muito boa. O edit melhorou bastante em relação ao original. Sim... a cada fotografia que metes, nota-se uma melhoria. Mas não convém mexeres muitas vezes, porque a cada "save" que fazes também perdes qualidade. É complicado, eu sei... mas pensa desta forma... sempre que guardas a imagem (em JPG), ou a envias para alguém ou para algum sitio, perdes qualidade. O ideal é fazer a fotografia e editá-la até estar no ponto que queres. Depois guardas e esse é o teu ficheiro original, em que não deves mexer mais, e que deve servir para enviar para todos os sítios. As objectivas também perdem qualidade com o tempo... uma pancada aqui... um risco ali... na teoria, a 18-55 deveria ser melhor que a 18-200, mas na prática pode nem ser assim. Experimenta (com a máquina no mesmo sitio) tirar duas fotografias com os mesmos settings e diferentes objectivas, e avalia os resultados. O tempo de exposição depende da intensidade de luz que tens. O ideal é que esse tempo te dê um nível médio de luz. Isso ainda é mais complicado de explicar, mas basicamente deves ter usado 1/200 porque tinhas mais intensidade de luz nesse aquário do que neste. De qualquer maneira, basta alterares o ISO ou a abertura do obturados para mudar tudo isso! Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 8 minutes ago, sTeVe- said: O Lightroom é bastante bom, mas estou farto do ecossistema predatório que a adobe tem desenvolvido ao longo dos anos, agora tudo requer uma subscrição, optei por arranjar o On1 e estou extremamente satisfeito com o programa, fácil de usar e com resultados muito bons, faço por vezes pequenos trabalhos de fotografia e foi uma alternativa excelente e de compra única com updates contínuos. Já experimentei muitos programas e os da Adobe são, a meu ver, claro, muito mais intuitivos e eficazes. Eu tenho uma subscrição de 10€ por mês para o Lightroom e Photoshop e serve-me para (quase) tudo. Também tenho todas as actualizações gratuitas. Se fizeres contas, dá 120€ por ano... para um profissional, que é o meu caso, não é nada por aí além. Mesmo para um amador... 10€ por mês é quase nada. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 5 Autor Publicado: Janeiro 5 Sim... a cada fotografia que metes, nota-se uma melhoria. Mas não convém mexeres muitas vezes, porque a cada "save" que fazes também perdes qualidade. É complicado, eu sei... mas pensa desta forma... sempre que guardas a imagem (em JPG), ou a envias para alguém ou para algum sitio, perdes qualidade. O ideal é fazer a fotografia e editá-la até estar no ponto que queres. Depois guardas e esse é o teu ficheiro original, em que não deves mexer mais, e que deve servir para enviar para todos os sítios. As objectivas também perdem qualidade com o tempo... uma pancada aqui... um risco ali... na teoria, a 18-55 deveria ser melhor que a 18-200, mas na prática pode nem ser assim. Experimenta (com a máquina no mesmo sitio) tirar duas fotografias com os mesmos settings e diferentes objectivas, e avalia os resultados. O tempo de exposição depende da intensidade de luz que tens. O ideal é que esse tempo te dê um nível médio de luz. Isso ainda é mais complicado de explicar, mas basicamente deves ter usado 1/200 porque tinhas mais intensidade de luz nesse aquário do que neste. De qualquer maneira, basta alterares o ISO ou a abertura do obturados para mudar tudo isso!Atenção que cada um dos edits que coloquei foi edição nova começada do raw, eu não foco edição encima de edição, excepto se for pequenos ajustes. O lightroom grava um ficheiro novo cada vez que edito, ele não vai editar encima de ficheiro já salvo, é sempre do raw. Por agora não vou mexer mais, porque não vale a pena, não sendo a foto final estou contente com ela.Vou sim preparar a foto final que pelo olhar da coisa já tenho rotalas a abrir, ir ser amanhã ou terça no máximo.Depois tento isso das lentes, e vejo qual é melhor.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 Vou fazer um workshop online para fotografia de aquários. Eheheh. Tenho aqui negócio. Não te canses muito... o teu aquário está muito porreiro... se não percebes de fotografia, vai experimentando até a coisa sair ao teu gosto. Um abraço! 1 Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 5 Autor Publicado: Janeiro 5 Vou fazer um workshop online para fotografia de aquários. Eheheh. Tenho aqui negócio. Não te canses muito... o teu aquário está muito porreiro... se não percebes de fotografia, vai experimentando até a coisa sair ao teu gosto. Um abraço!Eu tenho aprendido bastante desde que passei a tirar fotografias como hobby, comparar uma foto minha agora com, antes, é da noite para o dia, mas quando se trata de fotos finais ainda há um caminho a percorrer, porque são meses e meses de trabalho que se reduzem aquele momento, a foto.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 19 minutes ago, Bruno R. Carvalho said: porque são meses e meses de trabalho que se reduzem aquele momento, a foto Pois. Infelizmente! Citar
C Mocho Publicado: Janeiro 5 Publicado: Janeiro 5 Hummm... "grande aquário"! Os teus peixinhos devem-se sentir confortáveis... Contudo, que grande "porcaria" de fotos! Espero que o teu objetivo final não se reduza apenas "à captação da imagem, num momento"... Caso assim não seja, estás de parabéns. O teu aquário está maravilhhoso! Não pesquisei se esse ambiente será o suficientemente adequado para os animais que aí colocaste, mas creio que não estará mal! Caso contrário, nem ouso comentar!... Adoro a imagem! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 6 Autor Publicado: Janeiro 6 Hummm... "grande aquário"! Os teus peixinhos devem-se sentir confortáveis... Contudo, que grande "porcaria" de fotos! Espero que o teu objetivo final não se reduza apenas "à captação da imagem, num momento"... Caso assim não seja, estás de parabéns. O teu aquário está maravilhhoso! Não pesquisei se esse ambiente será o suficientemente adequado para os animais que aí colocaste, mas creio que não estará mal! Caso contrário, nem ouso comentar!... Adoro a imagem!A ver vamos, este aquário faz parte do desafio, logo a foto foi sempre o objectivo. Pois é assim que funciona o concurso. Outro objectivo é levar um aquário bonito para exposição na petfestival, algo que também espero conseguir.Agora se depois disso irei desmontar o aquário, não, claro que não. Já houve anos em que o fiz por falta de tempo ou condições para o manter mais tempo, mas este ano não é o caso, tanto o aquário como os peixinhos vão continuar por aqui pelo menos até ao verão.Digo isto porque tem sido regra de há anos para cá chegando a junho parar toda a aquariofilia, o meu trabalho no verão ocupa-me muito tempo, mas mais que isso no verão costumo aproveitar para espairecer e aproveitar outras coisas que a vida tem para oferecer. Depois chegando o fim do verão começo a montar os aquários para os concursos do ano seguinte, mas tento ter uns meses em que a aquariofilia não é o foco para bem da minha sanidade mental.Em relação a foto ser má, era um teste, mas volto a dizer que aqui no fórum não sei porquê qualidade baixa muito, tenho partilhado a foto com os outros membros do desafio no whats APP e a qualidade não desce assim tanto.Já pensei de ser o tapatalk. De qualquer maneira, há aqui troca de ideias, que pode ajudar conseguir uma foto melhor.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 6 Publicado: Janeiro 6 21 minutes ago, Bruno R. Carvalho said: Já pensei de ser o tapatalk. Olha, nem me lembrei disso!!! Provavelmente tens ali a tua resposta! Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 6 Autor Publicado: Janeiro 6 Agora olhando este layout em comparação com o do ano passado do desafio. Salta a vista a semelhança entre eles, mas ao mesmo tempo que a execução e apresentacao este ano está num nível muito superior, mostra um pouco o que aprendi com os layouts do ano passado e a evolução pessoal que tive neste último ano.A todos os níveis, design do hardscape, plantação e maturação das plantas e fotografia, este layout deste ano é mais refinado, com muito mais atenção ao detalhe, o do ano passado era simples, era o objectivo, eu tinha tido uma participação muito má no ano anterior, por isso queria jogar pelo seguro, mas este ano peguei no que tinha de bom do ano passado e levei a outro nível. Arrisquei mais, mas até agora posso dizer que tudo correu bem.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 6 Publicado: Janeiro 6 Eu acho que a grande diferença está mesmo na concepção. Algumas semelhanças, sim, até porque estão dentro do mesmo estilo, mas um cuidado totalmente diferente. Faz parte, não só da tua evolução, mas também do espírito com que te entregaste a um e a outro. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 6 Autor Publicado: Janeiro 6 Eu acho que a grande diferença está mesmo na concepção. Algumas semelhanças, sim, até porque estão dentro do mesmo estilo, mas um cuidado totalmente diferente. Faz parte, não só da tua evolução, mas também do espírito com que te entregaste a um e a outro.Eu demorei menos de uma hora montar o hardscape deste ano, ainda alguns não tinham começado, já eu estava sentado no relax.Levei bem mais o ano passado, acho que é mais um maior conhecimento do que funciona e do que não funciona.E olha que eu não tinha nada pré planeado, simplesmente agarrei 3 pedras e comecei a ver como encaixavam. Eu originalmente até tive problemas com as plantas exemplo tinha pedido glosso, e claro que este layout não ficava bem com um tapete de glosso, inicialmente ainda estava cá na frente, mas depois fui adaptando, a glosso ainda lá está, mas noutro sítio onde até ficou muito bem.Agora em casa isso, sim tem muito trabalho. Religiosamente manutenções feitas a tempo e horas, podas semanais para isto não só ganhar densidade mas aí mesmo tempo não sair da forma desejada.Estou contente com ele. Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 6 Publicado: Janeiro 6 1 hour ago, Bruno R. Carvalho said: Eu demorei menos de uma hora montar o hardscape deste ano, ainda alguns não tinham começado, já eu estava sentado no relax. Levei bem mais o ano passado, acho que é mais um maior conhecimento do que funciona e do que não funciona. Não acredito que o teu conhecimento tenha evoluído tanto de um ano para o outro. Se me dissesses que andas nisto há dois anos, acreditava... assim não. Chama-lhe sorte, ou alguma estrelinha do aquascaping... mas o conhecimento já lá estava. Olha, eu montei o hardscape de um nano em 10 minutos, este ano, e ando às voltas com o hardscape do grande há dois meses. Neste momento continuo a preferir a que fiz em menos tempo 🙂 . Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 6 Autor Publicado: Janeiro 6 Não acredito que o teu conhecimento tenha evoluído tanto de um ano para o outro. Se me dissesses que andas nisto há dois anos, acreditava... assim não. Chama-lhe sorte, ou alguma estrelinha do aquascaping... mas o conhecimento já lá estava. Olha, eu montei o hardscape de um nano em 10 minutos, este ano, e ando às voltas com o hardscape do grande há dois meses. Neste momento continuo a preferir a que fiz em menos tempo .Não, o conhecimento já lá estava há anos, o que mudou foi a aplicação, a dedicação e a minha capacidade com as plantas também evoluiu.Hoje testei a outra lente que falei.Ontem com lente 18-55mmHoje com 18-200mmJá espero a normal quebra de qualidade na passagem para aqui. Mas dá para se ficar com uma ideia.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 6 Autor Publicado: Janeiro 6 Mais uma tentativa há noite, voltei há lente kit, após recomendações que seria melhor usar essa. Finalmente acho que acertei o foco, aliás está foto só não é a foto final devido a um erro estúpido, deixei o termômetro dentro do aquário e só reparei já depois da sessão de fotos. Tenho que me acalmar que estou a entrar em parafuso com a foto, mas ao menos creio que já acertei com os settings.Segui recomendação do Tozé e do Ismael e usei. F161/125ISO 800Já tirei tantas fotos que nem me sinto em condições de avaliar se está é melhor que as outras que meti aqui, mas sinto que fiz progresso. Amanhã ou depois a foto final fica despachada, mais que isso o aquário vai passar muito do ponto.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
sTeVe- Publicado: Janeiro 7 Publicado: Janeiro 7 há 10 horas, Bruno R. Carvalho disse: Mais uma tentativa há noite, voltei há lente kit, após recomendações que seria melhor usar essa. Finalmente acho que acertei o foco, aliás está foto só não é a foto final devido a um erro estúpido, deixei o termômetro dentro do aquário e só reparei já depois da sessão de fotos. Tenho que me acalmar que estou a entrar em parafuso com a foto, mas ao menos creio que já acertei com os settings. Segui recomendação do Tozé e do Ismael e usei. F16 1/125 ISO 800 Já tirei tantas fotos que nem me sinto em condições de avaliar se está é melhor que as outras que meti aqui, mas sinto que fiz progresso. Amanhã ou depois a foto final fica despachada, mais que isso o aquário vai passar muito do ponto. Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Yup, sem dúvida alguma que esse é o caminho, acho que no final irás ter um excelente resultado, parabéns pelo trabalho. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 7 Publicado: Janeiro 7 Está melhor, sim. Não fosse o termómetro e podias começar a experimentar várias edições. Pelo menos já tens os settings que vais usar. Agora torna-se mais fácil. E uma luzinha por trás do aquário, não? Acho que podia tornar a coisa mais interessante. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Janeiro 7 Autor Publicado: Janeiro 7 Está melhor, sim. Não fosse o termómetro e podias começar a experimentar várias edições. Pelo menos já tens os settings que vais usar. Agora torna-se mais fácil. E uma luzinha por trás do aquário, não? Acho que podia tornar a coisa mais interessante.Tem uma calha atrás do aquário. Ou tás a falar de um spot para simular o nascer do sol? Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Janeiro 7 Publicado: Janeiro 7 1 hour ago, Bruno R. Carvalho said: Tem uma calha atrás do aquário. Ou tás a falar de um spot para simular o nascer do sol? Estava a falar de mais luz. Uma luz difusa, mais forte que essa. Não tens uma calha mais forte que possas lá enfiar, ou que possas juntar à que já lá tens? Citar
Recommended Posts