Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 20 Autor Publicado: Novembro 20 A fotografia continua desfocada . Mas tirando isso, parece-me no bom caminho para o retrato final. Continuação de bom trabalho!Pois não sei porque, com o telemóvel não costumo ter esses problemas, mas parece que nos aquários é cada tiro cada melro.A única preocupação que tenho aqui é a falta de cor, muito verde, as H'ra estão lá e estão a ganhar cor, mas e o resto penso eu, mas depois lembro-me que até layout tinha sido desenhado com a Diplidis Diandra como planta principal, e que essa planta toma uma coloração alaranjada, tal como se vê no Midgard do Ismael, que ficou com as sobras dos potes que eu pedi, mas ao contrário da dele que está bonita, a minha meltou e o espaço acabou preenchido pelas outra plantas, sobretudo a rotalas green, daí a falta de cor, meti Diplidis mais tarde mas infelizmente a planta está muito escondida no meio, não chegou sequer ainda a superfície e com pouca luz está a crescer verde.Vou ter que ir replantando os topos das h'ra por ali para dar cor a isto, pois não me passa pela cabeça refazer as moitas nesta fase.Fora disso, aquário muito saudável e bonito, e agora já está com TPA's semanais. A últimas diatomáceas foram-se com adicao de mais uns ottos.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 3 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 21 Publicado: Novembro 21 10 hours ago, Bruno R. Carvalho said: Pois não sei porque, com o telemóvel não costumo ter esses problemas, mas parece que nos aquários é cada tiro cada melro. Muito fácil de resolver a questão. A mim também me acontece muitas vezes. Tens que tentar tirar a fotografia com o telefone paralelo ao vidro da frente. Uma ligeira inclinação e, se já com uma câmara mais avançada é complicado acertar o foco, com um telemóvel ainda mais. Esta última já ficou muito melhor! 10 hours ago, Bruno R. Carvalho said: A única preocupação que tenho aqui é a falta de cor Compreendo a tua questão, mas não me preocuparia muito com isso. Não é uma massa verde uniforme... tens várias texturas e várias tonalidades de cor que, a meu ver, funcionam muito bem com as rochas. Eu percebo que com o aparecimento dos "brasileiros" o pessoal queira colocar mais cor dentro do tanque, e que isso pode significar mais alguns pontos no resultado final, mas não me incomodam nada os aquários apenas com plantas verdes. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 21 Autor Publicado: Novembro 21 Compreendo a tua questão, mas não me preocuparia muito com isso. Não é uma massa verde uniforme... tens várias texturas e várias tonalidades de cor que, a meu ver, funcionam muito bem com as rochas. Eu percebo que com o aparecimento dos "brasileiros" o pessoal queira colocar mais cor dentro do tanque, e que isso pode significar mais alguns pontos no resultado final, mas não me incomodam nada os aquários apenas com plantas verdes.Atenção eu também não quero um aquário todo vermelho, aliás eu gosto de várias tonalidades diferentes, gosto do vermelho, mas também tento evitar montar algo em que toda a traseira do aquário seja vermelha, excepto se houver uma razão de design para isso. E este não está de todo mau. Aliás prefiro assim que todo vermelho.Agora em relação ao aparecimento dos brasileiros, eu era um gajo dos iwagumis, depois andei pelas florestas, só lá para 2019/2020 é que comecei a virar-me para os vermelhos e foi ainda mais tarde que comecei a virar para o brasileiro.No entanto desde que me lembro sempre houve uma obsessão do pessoal no aquascaping com os vermelhos, não havia era muitos que conseguiam tê-los e não havia tantas possibilidades em termos de tecnologia e espécies de plantas para o conseguir.Lembro-me de pessoal que montava calhas T8 e T5 sobretudo com muitas lâmpadas de várias cores diferentes com o objectivo de tirar o maximo de cor das plantas, sobretudo vermelhos. Hoje qualquer calha LED minimamente decente te consegue vermelhos, nos tempos antigos isso estava só ao alcance de alguns, depois tens a espécies, tens agora uma série de espécies, rotalas em especial que são completamente viradas para o vermelho, se me lembro e posso estar errado, nos tempos antigos vermelhas ias para as reneckiis, para as ludwigias e se querias uma rotala vermelha compravas rotundifolia e rezavas que a tua luz e conhecimento as fizessem ficar vermelhas, hoje qualquer gajo consegue vermelhos, dou o meu exemplo, fertilização é o meu ponto fraco, mas consigo vermelhos, antigamente para conseguires, precisavas de uma boa calha, de perceber mesmo da coisa a nivel de fertilização e acima de tudo conseguir manter o aquario com quantidades brutais de luz e nao ter algas, o que nao era para todos, na altura para mim nao era de certeza.A evolução de conhecimento, equipamento, fertilização e novas espécies criaram um boom nesta coisa dos vermelhos e agora quase toda a gente que os quer tem, no passado muitos os queriam e não conseguiam, era tipo aque unicórnio que passavas a vida a perseguir.Para isso concordo contigo o estilo brasileiro foi um grande impulsionador, mas já havia vermelho no nature, para mim como eu andava pelos iwagumis vermelhos era coisa que não me interessava.Eu tenho virado para o brasileiros pois acho que é um estilo que tem menos limites a nível de design, engloba quase tudo o que normalmente encontras nos outros, não é diorama de plantação minima, mas tem hardscapes trabalhados ao nível do diorama, não é nature, mas é plantado intensivamente com muitas texturas e cores, e mesmo no design do hardscape podes incorporar coisa de iwagumi. Naturalmente comecei a mudar para este estilo, visto que vejo os outros como mais limitadores á criatividade, nos dioramas, gostava muito e também tentei, mas não gostava da plantação minima, apenas de musgos e algumas plantas de tapete, no nature, faltava-me aqueles hardscapes mais elaborados e imponentes que adoro montar, no iwagumi, sendo durante muito o meu estilo favorito, faltava tudo, tornou-se repetitivo e monótono, mas pegas num hardscape iwagumi style, adiocinas imponência e complexidade dos dioramas e para finalizar uma plantação mais nature style cheia de cores e texturas e ficas com algo de outro nível, quando bem feito como os brasileiros fazem. Eu tento apenas.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 21 Publicado: Novembro 21 5 hours ago, Bruno R. Carvalho said: mas pegas num hardscape iwagumi style, adiocinas imponência e complexidade dos dioramas e para finalizar uma plantação mais nature style cheia de cores e texturas e ficas com algo de outro nível, quando bem feito como os brasileiros fazem E tentas muito bem, rapaz! Encontraste aí uma bela receita. Continua! Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 23 Autor Publicado: Novembro 23 Hoje foi dia de TPA semanal e uma valente poda. 3 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 26 Autor Publicado: Novembro 26 Só uma foto rápida, este aquário está em piloto automático, TPA semanal, podas quando necessário, fertilização e pouco mais, pouco mais tenho a adiantar, pois a vida deste aquário resume- se a isto. Os peixes que vieram da ecoarium ainda estão com a Vera, por este andar vão directos para a pet.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 27 Publicado: Novembro 27 Boa Bruno!!! Estás a mostrar que queres e podes merecer o caneco 😉 . Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 27 Autor Publicado: Novembro 27 Boa Bruno!!! Estás a mostrar que queres e podes merecer o caneco .Com o aquário que o Ismael anda a mostrar, acho difícil. E já nem falo do Vasco, que não tenho verificado os topicos. Mas acho pouco provável, não quero com isto dizer que não ache que tenho aqui um aquário que está a ficar um mimo, mas é daqueles que deve ficar pelo quase, superior ao do ano passado, sem dúvida, mas a competição também está mais forte. Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 27 Publicado: Novembro 27 10 minutes ago, Bruno R. Carvalho said: Com o aquário que o Ismael anda a mostrar, acho difícil. E já nem falo do Vasco, que não tenho verificado os topicos. Mas acho pouco provável, não quero com isto dizer que não ache que tenho aqui um aquário que está a ficar um mimo, mas é daqueles que deve ficar pelo quase, superior ao do ano passado, sem dúvida, mas a competição também está mais forte. Até ao lavar dos cestos é vindima!!! Vamos indo e vamos ver. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 1 Autor Publicado: Dezembro 1 Ora dia de mais uma manutenção, e hoje teve que levar um na boa poda, pois as plantas tinham tomado conta do aquário.Aqui está mais ou menos como estava, pois aqui já tinha começado a poda mas dá uma ideia.E aqui como ficouComo disse antes isto anda em piloto automático, e agora já nem posso dizer que tou preocupado com os vermelhos, pois eles já aparecem.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 1 Publicado: Dezembro 1 Ai aquela vontadezinha de transformar a coisa num Iwagumi 😄 . Está a evoluir muito bem Bruno! Quase pronto para a fotografia. Citar
Pedro Moreira Publicado: Dezembro 2 Publicado: Dezembro 2 On 27/11/2024 at 11:54, Bruno R. Carvalho disse: Com o aquário que o Ismael anda a mostrar, acho difícil. E já nem falo do Vasco, que não tenho verificado os topicos. Mas acho pouco provável, não quero com isto dizer que não ache que tenho aqui um aquário que está a ficar um mimo, mas é daqueles que deve ficar pelo quase, superior ao do ano passado, sem dúvida, mas a competição também está mais forte. Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Para mim, vais à frente! Nenhum dos outros, tem as belas sombras que o teu tem. Podem ter bom layout...mas faltam sombas...e o teu, também neste aspeto tão importante(pelo menos para mim)....está sublime! Parabéns! Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 2 Publicado: Dezembro 2 26 minutes ago, Pedro Moreira said: Nenhum dos outros, tem as belas sombras que o teu tem. Podem ter bom layout...mas faltam sombas...e o teu, também neste aspeto tão importante(pelo menos para mim)....está sublime! Nesse aspecto tens razão. Mas um bom fotógrafo consegue contornar essa questão de forma muito simples 😉 . Vamos ter que aguardar pelas imagens finais. Citar
ismael_figueira Publicado: Dezembro 2 Publicado: Dezembro 2 Para mim, vais à frente! Nenhum dos outros, tem as belas sombras que o teu tem. Podem ter bom layout...mas faltam sombas...e o teu, também neste aspeto tão importante(pelo menos para mim)....está sublime! Parabéns!100% de acordo Pedro! É um ponto importantíssimo e de relevância no que a concursos diz respeito. Mais importante ainda conseguir fazer uma colocação correta dos peixes na foto final, aí é que a porca torce o rabo. Não mandamos neles, são peixes e respondem a estímulos e instintos. Vamos ver quem domina a arte da fotografia! Mas este aquário do Bruno é um óbvio garanto do título, mérito dele, que claramente podemos notar a dedicação e o talento que aplica no aquário. Força Bruno! Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
gjsilva Publicado: Dezembro 4 Publicado: Dezembro 4 Boas Bruno!O teu layout está no meu top3! 🤌Acho que não é preciso dizer nada, está tudo encaminhado para o sucesso! Muito bom!Um grande abraço Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 5 Autor Publicado: Dezembro 5 Para mim, vais à frente! Nenhum dos outros, tem as belas sombras que o teu tem. Podem ter bom layout...mas faltam sombas...e o teu, também neste aspeto tão importante(pelo menos para mim)....está sublime! Parabéns!Obrigado, está um layout muito bom, na minha opinião, mas daí a ganhar, ainda não sei, como disse o José, as sombras podem ser adicionadas com facilidade na foto final, basta colocar algo no topo do aquário a fazer sombras em sítios específicos, se bem que eu acho que essa técnica é um truque baixo de tentar conseguir artificialmente aquilo que não se conseguiu na hora de desenhar o layout, mas no final de contas estamos a avaliar uma foto e nesse setting funciona bem.Depois temos os peixes tal como o Ismael disse, nem todos tem a paciência sou conseguem que eles fiquem quietos para a foto perfeita, logo há aqui um conjunto de variáveis para além de conseguir um bom layout e conseguir que as plantas o preencham.Aqui deixo uma foto rápida do layout hoje de manhã antes de eu sair de casa É bonito e fácil de cuidar, que mais se pode pedir?Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 2 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 5 Publicado: Dezembro 5 2 hours ago, Bruno R. Carvalho said: se bem que eu acho que essa técnica é um truque baixo de tentar conseguir artificialmente aquilo que não se conseguiu na hora de desenhar o layout Não sou da mesma opinião, Bruno. Existem outros truques para além do que referiste (basta, por exemplo, mudar a posição das luzes), e eu acho que tudo vale para termos a melhor fotografia possível. Não só quando fotografamos aquários. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 5 Autor Publicado: Dezembro 5 Não sou da mesma opinião, Bruno. Existem outros truques para além do que referiste (basta, por exemplo, mudar a posição das luzes), e eu acho que tudo vale para termos a melhor fotografia possível. Não só quando fotografamos aquários.Claro que sim, mas dás mais crédito a quem, alguém que consegue criar o layout já com as sombras naturais, que são visíveis na foto e fora dela, ou aquele que apenas tem sombras na foto, neste caso nem se aplica a mim, o layout não está assim tão bom, mas há aí pessoal, Josh Sim e puchades vem a memória que quando planeiam o layout já planeiam as sombras, não sendo o meu caso, mas no caso deles demonstra mestria da coisa, mesmo sendo Josh sim um apologista de usar os tais truques para ter sombras, no entanto é alguém que monta os layouts ja a pensar nelas de inicio.Não me coloco ao nível de nenhum deles, nem de perto e sei que no final o que interessa é se as sombras estão na foto ou não. Logo já referi várias vezes que embora estejam semelhantes considero o layout to Ismael mãos bem conseguido e que quando saírem as fotos finais não será pelas sombras ou falta dela que um será melhor que o outro, simplesmente acho que o trabalho dele da rocha é bem mais harmonioso e talento nao lhe falta para meter sombras naquilo.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 10 Autor Publicado: Dezembro 10 Antes da podaDepois da poda A segunda foto foi tirada com a câmera, mas logo a seguir a TPA, limpeza das pedras, adição de areia e poda, logo a água estava turva. Foi só para testar como ficaria com a máquina. Aparecerem algumas algas na pedra maior, mas usei o apt fix e resolveu o problema. Esses peixes, não são para ficar na foto, mas a Maria não resiste a meter os peixes dela nos meus aquários quando estou distraído. Para a foto final irei usar uns Amandae. Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 10 Publicado: Dezembro 10 54 minutes ago, Bruno R. Carvalho said: mas usei o apt fix e resolveu o problema Green Spot? Tenho mesmo que experimentar esse produto. 55 minutes ago, Bruno R. Carvalho said: Para a foto final irei usar uns Amandae. Bela escolha. Na fotografia final, tem atenção aos reflexos. Dependendo da proximidade da câmara ao tanque, ficam mais ou menos nítidos. Dá para reparar aqui nas duas fotografias que colocaste. Na primeira a câmara estava muito mais perto do vidro, certo? Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Dezembro 14 Autor Publicado: Dezembro 14 Bela escolha. Na fotografia final, tem atenção aos reflexos. Dependendo da proximidade da câmara ao tanque, ficam mais ou menos nítidos. Dá para reparar aqui nas duas fotografias que colocaste. Na primeira a câmara estava muito mais perto do vidro, certo?Sim, o telemóvel estava muito mais perto que a câmara. Algo a corrigir.Tenho a mulher e o puto doentes há vários dias, aqui é sempre 2 pelo preço de 1, mas hoje dei uma olhada neste e tava assim. A ver se amanhã consigo fazer TPA e poda de novo. Isto com 10 horas de luz é todas as semanas. Mas fica bonito, logo vale a pena o esforço.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 14 Publicado: Dezembro 14 Está muito bonito, sim! Começa a pensar em acertar o tempo de crescimento das plantas para a fotografia final. Já está pronto para isso. Depois mais para a frente logo vês se repetes ou não. Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Domingo às 17:29 Autor Publicado: Domingo às 17:29 Ora hoje foi dia de manutenção, aproveitei que a mulher e o miúdo dormiam de manhã e tratei dos dois aquários. Mas antes da manutenção aproveitei para tirar duas fotos com o telemóvel.Uma com o nível de aquário normalA outra com o nível de água ligeiramente mais baixoEu prefiro com o nível mais baixo. Acho que faz bastante diferença no look geral do aquário, por isso essa deverá ser a maneira a seguir.A manutenção em si, foi poda da rotalas, mayaca e cuba. Daqui em diante vou começar a tentar acertar a poda, a mayaca cresce muito rápido, logo creio que a terei que podar 2 ou 3 vezes por semana. A rotala h'ra embora não tão rápido como a mayaca também cresce rápido, logo creio que terá que ser podada a cada 3 ou 4 dias, e a green que basta uma vez por semana pois cresce mais devagar.A H'ra está a ganhar um vermelho tão vivo, que a planta começa a parecer artificial, assumo que seja o resultado das 10 horas de luz diárias, nunca tinha visto rotalas com um vermelho tão vivo, num aquário meu. Só tenho que estar contente com isso.Agora em relação a cuba, quando decidi colar cuba nas rochas, houve aqui algumas perguntas se tal era possível, como podem ver, não só é possível, como fica bastante bonito. Mas para conseguir este efeito, não chega só colar a planta na rocha e deixar crescer, é preciso podar a planta regularmente para a forçar a ganhar volume e compactar, ela vai-se espalhando lateralmente e fixando na rocha, suavizando as texturas. Resultou bastante bem aqui. As podas devem ser feitas também para evitar que a parte debaixo da planta comece a apodrecer por falta de luz, levando a que a mesma se solte da rocha.Todas as semanas eu dou um corte de cabelo na cuba.Hoje também foi dia de dar uma escovadela nas rochas e retirar algum verdete que já se notava, fiz também spot treatment nas rochas com APT fix em zonas onde se notava aparecimento de algas, mais prevenção que outra coisa, este aquário não tem sido problemático com algas, especialmente para um aquário com 10 horas de luz, já pensei abrandar, mas depois opto por não fazer, pois acredito que grande parte da razão do sucesso e nível de maturação das plantas deste layout se deve a luz, não havendo problemas de maior, em equipa que ganha não se mexe. Tirei foto do aquário com câmera depois da poda, mas como foi logo após TPA e ainda por cima esfreguei as rochas, não está grande coisa.Mas fica aqui o registo.Espero que gostem, até agora o sucesso deste layout tem sido a regularidade, TPA's regulares, podas regulares, consistência tem feito toda a diferença. Sinto que quando mais corto, mas o layout ganha maturidade.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 2 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
C Mocho Publicado: Domingo às 17:42 Publicado: Domingo às 17:42 há 10 minutos, Bruno R. Carvalho disse: Espero que gostem, até agora o sucesso deste layout tem sido a regularidade, TPA's regulares, podas regulares, consistência tem feito toda a diferença. Sinto que quando mais corto, mas o layout ganha maturidade. Está formidável, mas outra coisa eu não esperava por aí... Até gosto de ver os Guppy da tua mulher, é certo que contraria a norma, mas lembranos que isto é um aquário, um lindo aquário! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Bruno R. Carvalho Publicado: Domingo às 17:47 Autor Publicado: Domingo às 17:47 Está formidável, mas outra coisa eu não esperava por aí... Até gosto de ver os Guppy da tua mulher, é certo que contraria a norma, mas lembranos que isto é um aquário, um lindo aquário!Já só há 2, ela já vendeu os outros todos. Vou mandar vir uns Amandae para a foto final. Gosto das cores e é um peixe que cabe bem na dimensão do aquário, é o meu peixe de eleição nos aquários do desafio.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
Recommended Posts