Bruno R. Carvalho Publicado: Outubro 26 Autor Share Publicado: Outubro 26 As minhas também estão a tardar os vermelhos, por acaso não tive nada de diatomaceas só green spotA água aqui em Setúbal, conjugado com o facto que enchi o aquário cheio de pedra, não facilita nada.Está bem castanhinho.Vou aproveitar para fazer uma reflexão, ou isso ou devido ao elevado da hora vou dizer um chorrilho de asneiras que depois ainda vão gozar comigo.Este aquário tem agora 3 semanas, como vem esta castanhinho, andei 3 semanas com TPA's diárias a manter as diatomáceas longe, ou a um mínimo, mas hoje acho que vou parar às TPA's diáriasPorquê? Well é simples, o aquário está com 3 semanas, as TPA's exageradas no início para mim, não é propriamente para evitar as algas, as diatomáceas são inevitáveis, fazem parte, nem é algo que me deva preocupar.As TPA's são na realidade para evitar o Melt, dou exemplo, o meu cérebro no início disto tudo tava com um fusível avariado, e eu no primeiro e segundo dias apenas fiz 50% de troca de água, que aconteceu, ao terceiro dia meltou a Diplidis.Passei para 90% e depois 70%, não tive mais melt. O aquário era a crescer bem e até já começo a dar forma a algumas plantas, logo o Melt já não devia ser problema, mas há sempre aquele receio, o ano passado reduzi as TPAs gradualmente e há terceira semana tive melt.Logo devo ou não devo reduzir a frequência e quantidade de água trocada? Do ponto de vista do Melt, talvez não, uma vez que em equipa que ganha não se mexe, e ao contrário de alguns dos meus colegas de desafio, que tem tido Melt eu tenho isso sobre controlo.Mas depois vem o reverso da medalha, as TPA's exageradas de água estão na minha opinião a atrasar a estabilização do aquário, a batalha com as diatomáceas está perdida, elas estão e vão tomar conta do aquário, mas eu não me vou preocupar com isso pois quando o aquário maturar elas vao embora naturalmente e eu ganho a guerra.Só que ao manter TPA's elevadas todos os dias estou a atrasar a maturação do aquário e por sua a vez a prolongar a minha luta contra as diatomáceas.Será que isto faz sentido, ou sou eu que já tou com sono a mais?Hoje não fiz TPA, vamos a ver amanhã, espero não estar errado e não vir a ter Melt, pois está bonito e a progredir bem.De referir que adicionei hoje os primeiros vivos, uma camarões Amano e fire red.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 2 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 27 Share Publicado: Outubro 27 15 hours ago, Aqua Inn said: só green spot Como resolveste isso? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 27 Share Publicado: Outubro 27 10 hours ago, Bruno R. Carvalho said: Está bem castanhinho. Vou aproveitar para fazer uma reflexão, ou isso ou devido ao elevado da hora vou dizer um chorrilho de asneiras que depois ainda vão gozar comigo. Este aquário tem agora 3 semanas, como vem esta castanhinho, andei 3 semanas com TPA's diárias a manter as diatomáceas longe, ou a um mínimo, mas hoje acho que vou parar às TPA's diárias Porquê? Well é simples, o aquário está com 3 semanas, as TPA's exageradas no início para mim, não é propriamente para evitar as algas, as diatomáceas são inevitáveis, fazem parte, nem é algo que me deva preocupar. As TPA's são na realidade para evitar o Melt, dou exemplo, o meu cérebro no início disto tudo tava com um fusível avariado, e eu no primeiro e segundo dias apenas fiz 50% de troca de água, que aconteceu, ao terceiro dia meltou a Diplidis. Passei para 90% e depois 70%, não tive mais melt. O aquário era a crescer bem e até já começo a dar forma a algumas plantas, logo o Melt já não devia ser problema, mas há sempre aquele receio, o ano passado reduzi as TPAs gradualmente e há terceira semana tive melt. Logo devo ou não devo reduzir a frequência e quantidade de água trocada? Do ponto de vista do Melt, talvez não, uma vez que em equipa que ganha não se mexe, e ao contrário de alguns dos meus colegas de desafio, que tem tido Melt eu tenho isso sobre controlo. Mas depois vem o reverso da medalha, as TPA's exageradas de água estão na minha opinião a atrasar a estabilização do aquário, a batalha com as diatomáceas está perdida, elas estão e vão tomar conta do aquário, mas eu não me vou preocupar com isso pois quando o aquário maturar elas vao embora naturalmente e eu ganho a guerra. Só que ao manter TPA's elevadas todos os dias estou a atrasar a maturação do aquário e por sua a vez a prolongar a minha luta contra as diatomáceas. Será que isto faz sentido, ou sou eu que já tou com sono a mais? Hoje não fiz TPA, vamos a ver amanhã, espero não estar errado e não vir a ter Melt, pois está bonito e a progredir bem. De referir que adicionei hoje os primeiros vivos, uma camarões Amano e fire red. Que raio de nó que me deste no cérebro. Eu acho que não é pela quantidade de água que tiras do tanque que vais ou não acelerar a colonização de bactérias. A não ser que estejas a mandar água não tratada para dentro do aquário - o que pode levar à morte das bactérias já existentes! Essas mudanças de água mais drásticas servem sim para afastar as algas, e não são só as diatomáceas... as verdes, por exemplo. Num aquário com tanta pedra, é normal que elas apareçam enquanto as plantas não crescerem com mais ritmo. As diatomáceas aparecem sempre. Nem entram na equação. E também não me acredito que mudanças de água drásticas evitem o melt. Pelo contrário... ao fazeres essas mudanças de 70 ou 90%, estás a retirar nutrientes em excesso da água, logo, estás a tirar "comida" às plantas. Se fosse para elas ganharem mais resistência, não farias tantas mudanças. Digo eu, que não percebo grande coisa disto! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: Novembro 1 Share Publicado: Novembro 1 Bruno, valha-nos a Nª Srª do Melt! Duas velinhas por dia e não deves ter problemas. Uma infusão de cidreira também ajuda! Descontrai rapaz, deixa o aquário estabilizar, sem isso vais andar sempre na corda. Se o teu problema é a química da água vai reduzindo gradualmente a percentagem e periodicidade das TPA para que permitas a adaptação do ecossistema, a Natureza tem uma força de adaptação tremenda e surpreende-nos sempre. De resto este aquário é claramente uma assinatura do Bruno Carvalho dos últimos tempos, ao teu estilo. Sabemos o que vai sair daí e a avaliar pelo desenvolvimento das plantas a coisa está bem composta. Força nisso! Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 1 Share Publicado: Novembro 1 O Tozé falou que o melt no aquário dele podia ter haver com a dureza da água. Eu também tive problemas desses recentemente (água muito mole a sair da torneira). Mede a tua! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 1 Share Publicado: Novembro 1 Eu não disse bem isso. O facto de ter eventualmente um kH muito baixo por reação de um substrato novo que "queimasse" os carbonatados, criando grandes alterações de pH por causa da injeção alta de co2. Ora as plantas são compostas por carbono tal como nós e num ambiente hostil e quando estão num processo de transição para emerso, pode ter sido uma das várias causas para o melt! Mas nada foi testado (mea culpa) por isso não posso afirmar que tal tenha sido a causa. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 1 Share Publicado: Novembro 1 É basicamente a mesma coisa, Tozé. Água mole. Não disse que o motivo era o mesmo que o meu. O meu foi por causa da água da torneira... o teu não sei. De qualquer maneira, está muito bem explicado por ti. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 2 Autor Share Publicado: Novembro 2 Bruno, valha-nos a Nª Srª do Melt! Duas velinhas por dia e não deves ter problemas. Uma infusão de cidreira também ajuda! Descontrai rapaz, deixa o aquário estabilizar, sem isso vais andar sempre na corda. Se o teu problema é a química da água vai reduzindo gradualmente a percentagem e periodicidade das TPA para que permitas a adaptação do ecossistema, a Natureza tem uma força de adaptação tremenda e surpreende-nos sempre. De resto este aquário é claramente uma assinatura do Bruno Carvalho dos últimos tempos, ao teu estilo. Sabemos o que vai sair daí e a avaliar pelo desenvolvimento das plantas a coisa está bem composta. Força nisso! Obrigado Ismael.Atenção eu lancei a discussão, mas não estou minimamente preocupado, sei que pode parecer tal, mas não estou, para começar o aquário não tem Melt, segundo as diatomáceas tão depressa vieram como foram, nada que uma equipa de limpeza não resolvesse, uns camarões e uns ottos e já está.As TPA's passaram de 2 em 2, e a última já foi 3 dias depois e estou pronto para passar a semanal, o desenvolvimento das plantas nos últimos dias foi tal que sinto que o aquário estabilizou e daqui para a frente começa a fase das podas e dar forma a coisa.Hoje de manhã as rotalas chegavam ao topo, a mayaca então já se enrolava nela própria, aí Vera, Vera que não disseste ao pessoal que esta linda planta é outra michrantemoides, cresce que se farta, e já me roubou todo o espaço que tinha disponível para a Diplidis que ainda não chegou, essa é a unica preocupação que tenho, onde é que vou agora meter a Diplidis A cuba está a arrancar, a glosso também, mas ainda tenho dúvidas sobre se monte Carlo não teria sido melhor opção, tenho monte Carlo e mais cuba a caminho também para suavizar estas rochas, se bem que tenho duvidas na escala da monte Carlo, vamos a ver, se não for para este aquário o de 60 cm está pronto a receber pois já encomendei as plantas para esse também.O musgo flame também começa a aparecer, se bem que tem ali duas zonas onde ainda não cresceu muito, acredito que nas próximas semanas vai aparecer.Como disse hoje de manhã levou a primeira grande poda, já tinha levado outras, mas esta foi mesmo com as plantas a sair da água, e já com a clara intenção de dar forma a coisa, como é óbvio replantei os topos. Foto após manutençãoNo global é outro aquário que não me dá trabalho nenhum, as TPA's mesmo quando eram diárias, 5 a 10 minutos, a poda e manutenção de hoje 30. E hoje ao olhar para ele é que me dei conta que ele nem um mês têm, e esta hein.Em relação a essas de ser um aquário Bruno Carvalho, já és a segunda pessoa que refere isso, em termos de desafio, não há volta a dar, a semelhança entre este e o do ano passado é por mais que óbvia, também existe uma semelhança com o do IAPLC, nao têm como negar, talvez esteja a chegar a altura de tentar algo diferente, tentar outra floresta quem sabe.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 7 Autor Share Publicado: Novembro 7 Desculpem lá a qualidade da foto, mas isto foi tirado a pressa logo após a TPA com a Maria já aos berros que estava muito tempo de roda do aquário.Ora novidades...Só no continente...Chegou a Diplidis para substituir a original que meltou, ora como tinha dito as rotalas e a mayaca tinham ocupado o espaço deixado vago pelo Melt, logo lá tive que mexer nas moitas para colocar lá a pobre da Diplidis, consegui mas as moitas que estavam arranjadinhas agora parece que lhes largaram uma bomba encima, agora é esperar que desta vez a Diplidis se safe. Para além disso eu tinha dito que teria que suavizar aquelas rochas, ora aproveitando algumas plantas que mandei vir com a Diplidis e restos da montagem do aquário de 60 colei cuba nas rochas, e mais musgo flame, infelizmente não usei a monte Carlo que tinha planeado, porque cheguei a conclusão que iria quebrar a escala deste aquário. Usei também restos de stauregeyne para adicionar aquela que já lá tinha no aquário, e usei umas buces ( estas sim não estavam na lista de plantas inicial). Mas tive que as usar pois tenho ali uma zona onde se via a esponja que meti entre as rochas e assim usei as buces para disfarçar, está num sítio muito pouco visível, logo não vai saltar a vista.Agora é ver se isto cresce e como cresce, talvez tenha exagerado, talvez tenha suavizado demais, ver vamos.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 8 Autor Share Publicado: Novembro 8 Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 8 Share Publicado: Novembro 8 Estou a gostar muito do caminho que isto está a levar, Bruno. Já só faltam os vermelhos rebentarem, e depois ires acertando pormenores com manutenções regulares. Não gosto muito de ver os veios brancos daquela pedra mais à frente, do lado esquerdo, mas deve dar para disfarçar. Achas que a Cuba vai crescer colada nas rochas? Tiveste bons resultados no passado com esse método? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Novembro 8 Autor Share Publicado: Novembro 8 Eu queria disfarçar essas marcas brancas, mas ficou óbvio que colar a cuba aí ficaria muito forçado, vou tentar que ela cresça e disfarce um pouco, eu colei a cuba sobretudo nas festas e buracos da pedra.Em relação a crescer na rochas, claro que sim o aquário do IAPLC e do desafio do ano passado tinham bastante cuba colada.O problema é que se colas logo do início costuma meltar ou sofrer bastante, mas quando estabiliza e arranca nunca mais a paras, aliás no do IAPLC chegue ter que fazer podas a fundo para redescobrir hardscape que tinha ficado escondido.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 17:25 Share Publicado: Sexta-feira às 17:25 3 hours ago, Bruno R. Carvalho said: Eu queria disfarçar essas marcas brancas, mas ficou óbvio que colar a cuba aí ficaria muito forçado, vou tentar que ela cresça e disfarce um pouco, eu colei a cuba sobretudo nas festas e buracos da pedra. OK. Ou isso ou deixas crescer umas algas verdes em cima desses sítios. Eheh. Quanto à Cuba, fica apontado. Acho que vou usá-la na minha próxima montagem, e pode ser uma das utilizações que posso querer dar-lhe. Obg. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Terça-feira às 13:06 Autor Share Publicado: Terça-feira às 13:06 Tirei esta foto ontem a noite, o aquário estava assim, a crescer bem, como é óbvio as plantas nas rochas ainda nao parecem naturais, mas la chegaremos. Aumentei mais uma hora de luz, já vai com 9, ou seja comecei com 7, no início do mês passei para 8, e agora meti 9.A calha está no máximo.Estou a dosear APT zero diariamente e apt fix também.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 3 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Terça-feira às 23:08 Autor Share Publicado: Terça-feira às 23:08 Mais um dia, ainda algumas diatomáceas, cuba a arrancar a força toda, muito pearling e as cores vivas finalmente a aparecer.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 1 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 10:05 Share Publicado: ontem às 10:05 Boa, meu jovem!!! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: 4 horas Autor Share Publicado: 4 horas Ontem aconteceu um pequeno desastre com este aquário, durante o dia, não sei porquê o CO2 desregulou e começou a mandar quantidades ridículas lá para dentro, ainda coloquei a hipótese de ter sido o miúdo a mexer, mas onde o CO2 está ele não chega lá e fui eu que fui buscar o miúdo a escola e quando cheguei aquilo já estava assim.Resultado perdi vários ottos e tive que fazer imediatamente uma TPA de 90%.Visto que já estava com a mão na massa, aproveitei e podei as plantas e troquei a areia suja, resolvendo também o desnível que havia na frente no lado esquerdo.Nesse processo acabei por fazer duas TPA's, só depois disto tudo comecei a aclimatização dos camarões que chegaram, não sei explicar porque é que o redutor desregulou, andei lá um tempo a acertar aquilo. A ver vamos como corre.Foto do aquário após a poda. A ver se tiro uma sem o equipamento para ver como fica.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts