Mountain Pass - V desafio de aquascaping - aquariofilia.net


Recommended Posts

Ora cá estamos nós de novo para mais um desafio

 

Nome: Mountain Pass

 

Aquário : ILA 45x30x30 extra claro, já é um veterano com 4 participações.

 

Data de montagem: 06/10/2024

 

Iluminação : twinstar 450EA série 4

 

Filtro : aquael versamax FZN1

 

Termostato: Eheim 50W

 

CO2 : strideways com extintor de 2kg e difusor da twinstar

 

Substrato: APT start + Tropica aquarium soil + areia de filtro de piscina

 

Hardscape : black ryuoh Stone

 

Fertilização: APT zero 1 plant + Masterline carbo + capsulas da neo debaixo do substrato

 

Acondicionadores de água:

 

Sera aquatan

Sera nitrivec

Filter biostart

 

Plantas:

 

Rotalas green

Rotalas H'ra

Rotalas Orange Juice

Mayaca

Diplidis diandra

Stauregeyne reppens

Cryptocoryne parva

Glossostigma elatinoides

Hemianthus cuba

Musgo flame

Anubias pangolino

 

Que dizer da montagem deste ano, não ia com uma ideia pré-concebida, sabia que seria layout so de rocha, algo semelhante ao ano passado, mas talvez um pouco mais complexo, o do ano passado primou pela simplicidade.

Decidi revisitar uma ideia do meu layout falhado do terceiro desafio, ter uma pedra suspensa no ar, a criar contraste com o resto do layout, se consegui, a ver vamos, eu simplesmente fui metendo pedra, em menos de uma hora o hardscape tava feito, é um layout que para resultar vai depender muito das plantas para suavizar a aquela massa de cinzento.

 

Em termos de plantação, visto ser um layout semelhante ao do ano passado recorri as mesmas plantas do ano passado com excepções, queria tentar algumas plantas diferentes

 

Diplidis diandra - uma planta de caule que já não uso há 13 anos, a ver se consigo fazer algo com ela.

 

Glossostigma - nunca tinha usado, difícil de acreditar não é, queria algo diferente da monte Carlo, infelizmente não creio que seja uma boa escolha e a seu tempo será substituda por cuba e monte carlo, preciso de de alguma forma suavizar aquelas rochas.

 

Mayaca - homenagem a Vera Santos, vencedora do desafio do ano passado que nos mostrou a beleza desta planta.

 

Musgo flame - para suavizar as rochas, criar contraste de cores com os verdes mais claros.

 

O resto são as mesmas plantas do ano passado, pouco há a dizer sobre elas, as rotalas são para o plano traseiros com um jogo de cores, tendo a mayaca e a diplidis a mistura.

 

A cuba de momento está na zona do caminho, mas espero adicionar as rochas para as suavizar como já referi.

As anubias e cryptocoryne parva foram usadas na frente para criar escala, e como são plantas de crescimento lento pois foram colocadas na zona de areia onde prefiro não ter muito crescimento.

 

A stauregeyne, foi um bônus, este ano não a tinha pedido mas sobrou doutro participante que me deu uns pés, serve para fazer transição na zona intermédia.

 

Tive alguns problemas no transporte, que levou a algum movimento de rochas e duas que se descolaram, irei colar, mas devido ao movimento da estrutura, tive que remover uma rocha da frente que ficava a bater no vidro. Se necessário a seu tempo arranjo uma rocha mais pequena para substituir, aquela já não cabe lá.

 

Fora disso o aquário já tem 3 dias, está com TPA's diárias, calha a 100% 7 horas e fertilização com APT zero.

Devo referir também que durante a montagem o layout levou cápsulas da neo debaixo do substrato.

 

Aqui ficam as fotos

 

 

Hardscape

5e6636ecca227970644850f5a22195e2.jpg

 

Após plantação

4ef8cfafe60b22a7a0ec7cce78c99e5b.jpg

 

Um dia depois de cheio

849dc0e58d341b23e5666bb6cb47d293.jpg

 

Hoje já após remover a pedra frontal que tocava no vidro

b1d036a6991f417a3b2560aaf32135f5.jpg

 

 

 

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

 

 

  • Gosto 4

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só posso dizer que ainda eu estava a encher os sacos com rocha vulcânica e este rapaz já estava sentado no chão a descansar com o layout feito 🤣

Que máquina!

Layout parece-me bem. Não admiro aquela rocha mais flat na frente esquerda, mas apenas gosto pessoal.

Concordo contigo relativamente à glosso. Vai ser demasiado grande provavelmente para o que pretendes.

Boa sorte 👍🏼🍀 

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora um pequeno update, TPA's de 90% e o Melt começou, era esperado, pois é muita pedra e algumas plantas que escolhi era 1-2 grow pois não havia pote disponível. De qualquer maneira de momento apenas a Diplidis Diandra está a ser afetada, perda total, não sobra nada dela, mas de momento há que aguentar quando estabilizar substituo, nesta fase meter mais vai dar no mesmo.
Tirando isso, o resto das plantas cresce bem.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk



  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito simples, mas muito bonito ao mesmo tempo. Bem cuidado, acho que vais ficar com um bonito aquário. Estou curioso por ver todas aquelas plantas da lista juntas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixemos os aquários complicados para casa, no desafio convém não complicar muito, são só umas horas para montar e apenas 3 meses para maturar, não me passa pela cabeça fazer algo complexo como os outros aquários que tenho montado.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Bruno!

Fenomenal trabalho de pedra, talvez não esperasse tanta planta de estaca mas tu trabalhas muito bem com moitas coloridas (quem sabe, sabe!).

A única coisa que não me agrada muito são as rochas da direita, particularmente a face da direita - parece 3 ou 4 montes com a mesma forma mas tenho a certeza que tens algo preparado para essa zona!

Forte abraço

  • Gosto 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@FernandoFreire Obrigado.
O plano é suavizar as rochas com plantas, mas os potes de cuba não chegaram para tudo, de momento vou esperar que passe a fase inicial, não vale a pena arriscar Melt, mas irei colar cuba, talvez musgo para suavizar aquelas rochas, monte carlo é opção, mas creio que folha é muito grande para aqui.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk



  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro o lado direito ao esquerdo 🙂 . Acho que está mais homogéneo. Não me faz confusão nenhuma as pedras terem quase todas a mesma forma... pelo contrário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Habemos diatomáceas 500d75568295f766a964c7556597abf7.jpg

Faz parte, não tou preocupado

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Definitivamente não sou fã de areia na frente de vidro a vidro.

Gosto muito deste layout e começas a ter uma assinatura. Ou estou enganado?

Enviado do meu SM-A145R através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ricardo Gil obrigado. Em relação a assinatura, sinceramente não sei, mas creio que só quem tá de fora pode mesmo avaliar, admito que talvez esteja a começar a aparecer um traço pessoal que se transmite de layout para layout, mas seria algo subconsciente e não planeado.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra vez a questão que já mencionei em outros aquários... pedras negras com areia clara. Não faz sentido. Pode ficar bonito, sim, mas não faz sentido.
Entendo o que dizes, mas eu já não consigo olhar para um aquário com 3 ou 4 cm de substrato na frente, gosto de um look mais clean na frente, e sobretudo de deixar as plantas crescerem para essa zona de areia e elas próprias criarem contraste entre a areia e o resto do layout. Não só isso um layout com substrato e plantas na frente perde profundidade e complexidade a meu ver, são gostos pessoais.

Agora vamos ao update, as plantas continuam a crescer, já começo a ter umas pequenas moitas a crescer atrás, cortei os pés maiores de rotalas e replantei os topos, a densidade das rotalas deve-se ao facto que na montagem cortei os pés da planta em 3 para dar melhor cobertura, demorou mais para a planta desenvolver novos caules a partir da original, mas agora que isso aconteceu começa a crescer mais densamente e já crescimento submerso, os topos originais como é óbvio dispararam para a superfície mais rápido e foi estes que podei hoje e replantei.
A Mayaca também tem crescido bem e começa a dar um ar da sua graça, parece-me uma planta lindíssima.
Falta-me agora mandar vir de novo a Diplidis Diandra para substituir a que meltou, cuba, monte Carlo e mais algum musgo para suavizar as rochas.

Aqui fica a foto
8f4d8624174d6b2b0b43317d726b979f.jpg

Espero que gostem

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.