ismael_figueira Publicado: Novembro 1 Share Publicado: Novembro 1 Tozé, gosto do layout e da forma como as estruturas se combinam! Na plantação também estiveste bem e pelo que li, infelizmente, houve muita perca de planta por aí. Visto que as tempestades destroem por onde passam, também isso é uma oportunidade de reconstruir e fazer melhor. A pinnatifida corta as folhas maiores e vais ver que novos runners começam a surgir. A frente precisa urgentemente de apontamentos junto às rochas, uma eleocharis misturada com marsileia hirsuta ficaria um brinco, esses troncos que bem que eles ficavam com uns apontamentos de musgo. Naquele espaço da esquerda onde está inflow do filtro, colocaria uma helanthium tenellum. Ahhh e essa areia fininha, cuidado, vais ter sempre esse verdete, demasiado fina e acaba por compactar, pode até ser fonte de problemas futuramente. Vá toca a mexer as mãozinhas que isso tem muito mas mesmo MUITO potencial! 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 1 Autor Share Publicado: Novembro 1 Obrigado Ismael. A frente para já não me preocupa, se necessário vou repondo novamente. É uma zona que não conto ter plantas muito impactantes, apenas pequenos apontamentos, para isso conto para já com as crypto parva e um ou dois pelos de ug que talvez se safem. A MonteCarlo no topo da pedra principal espero que comece a descair preenchendo um pouco da pedra. Em relação à entrada de musgos nos troncos, não me sinto confiante para usar, aliás são uma dor de cabeça num aquário que tu sabes que foi usado musgo vindo de ti... a manutenção é extrema e devido ao layout deste nano há zonas em que nem sequer consigo aceder, não quero arriscar. Conto mais com a Pinnatifida para preencher parte dos troncos, a ver vamos se consigo. Percebo e agradeço a sugestão da tenellum mas para essa zona estava a contar com a Rotala bonsai para fazer a transição para as moitas posteriores. Algo não invasivo... Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 1 Share Publicado: Novembro 1 Não vejo razão para que não saia daqui um belo aquário, Tozé. A estrutura que tanto gabei está lá... é investir nuns potes de plantas (talvez mais fáceis!?!?!?). Trabalha homem... trabalha. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 1 Autor Share Publicado: Novembro 1 há 36 minutos, JoseCarlosMarques disse: talvez mais fáceis!?!?!? Qual é a piada? Nada me interessa mais que ir testando novos desafios, se eu quisesse ir pelo caminho mais fácil iria para um nature puro 🫣 com uns rizomas e musgos... 🤪 há 38 minutos, JoseCarlosMarques disse: Trabalha homem... trabalha. Isto é um hobby, para disfrutar! 😬 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 1 Share Publicado: Novembro 1 Just now, Tozé Nunes said: Qual é a piada? Nada me interessa mais que ir testando novos desafios, se eu quisesse ir pelo caminho mais fácil iria para um nature puro 🫣 com uns rizomas e musgos... 🤪 Ui... olha que muita gente parece ter seguido esse caminho 😛 . 1 minute ago, Tozé Nunes said: Isto é um hobby, para disfrutar! 😬 Sim, claro. Mas todos os hobbys dão trabalho. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 1 Autor Share Publicado: Novembro 1 Como estou para ir buscar alguma fauna para completar a equipa de limpeza fui à procura da mala dos testes e toca de testar o que tinha disponível: kH: 4 pH: 6.8/7.0 (fiquei na dúvida) NH4: 5mg! NO2: 2mg! NO3: 10 mg PO4: 0?mg Fiquei bastante supreendido com estes valores. Mas depois vendo melhor as instruções percebi que os 5mg na verdade eram de NH4 (amónio) que cruzando com o pH a ph7 dá 0,003 de NH3 (amónia) o que não representa risco nenhum para os vivos. Já os 2mg de nitritos significam que o ciclo do azoto ainda está a decorrer. Nada que as TPA não façam baixar (a última foi ontem). Em relação ao kH aí sim fiquei surpreendido e percebi que talvez tenha exagerado na adição do Carbonate... por outro lado cruzando esses valores com os do pH diz-me que o co2 está bem dentro dos parâmetros ideais: https://www.aqua4fish.com/en/calculations/ph-kh-calculator Infelizmente não tenho teste de gH e o de Fe estava detiorado, a repor brevemente. 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 2 Share Publicado: Novembro 2 8 hours ago, Tozé Nunes said: Em relação ao kH aí sim fiquei surpreendido e percebi que talvez tenha exagerado na adição do Carbonate Achas demasiado? Eu tentava manter o meu GH a 6 e o KH entre 3 e 4. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 2 Autor Share Publicado: Novembro 2 Eu queria manter o kH a 2 para os camarões estarem mais confortáveis. Sobre o gH logo testo mas algo entro os 4 e os 6 era bom. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 3 Share Publicado: Novembro 3 12 hours ago, Tozé Nunes said: Eu queria manter o kH a 2 para os camarões estarem mais confortáveis. Sobre o gH logo testo mas algo entro os 4 e os 6 era bom. Espera lá... pelo que li, o KH mais alto é melhor para os camarões, certo? Ou andei a ler coisas erradas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 3 Autor Share Publicado: Novembro 3 Não sei o que andaste a ler 🤷♂️ Se leste isto: https://www.shrimpscience.com/articles/shrimp-tank-kh/ tendo em atenção que os camarões que aqui vão andar são todos caridina que preferem águas mais ácidas e moles, é conveniente manter a dureza dos carbonatos baixos e criar as melhores condições para impedir que tenham problemas de crescimento do exoesqueleto por via de um kh muito alto que torne o exoesqueleto demasiado duro para que eles possam partir e sair. Lá está, nada que umas trocas de água não resolvam, isto partindo do princípio que elas não trazem demasiados minerais novamente... O ideal seria usar agua de osmose, em alternativa aguas engarrafadas com os parâmetros ideais. Outra alternativa é colocar pinhas de amieiro ou folhas de amendoeira da Índia (catappa leaves) para aumentar os taninos. O que causa isto? Neste aquário tenho pedras que libertam minerais, tivesse rochas vulcânicas que são inertes e a coisa era mais tranquila. Por outro lado tenho aqui madeiras que amaciam e libertam taninos. Depois é a qualidade da água da torneira, a dosagem de co2, como as plantas se alimentam e desenvolvem, há tanta coisa a acontecer dentro destes 5 vidros que o melhor conselho é estar atento e não querer mexer em demasiadas coisas... Maldita a hora que fui testar 🤭 Novidades: Entrada de 4 caridinas tangerine tiger, 2 clithon corona e 6 otocinclus affinis! 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 3 Share Publicado: Novembro 3 Estava completamente errado, então. Eu andei à procura de vídeos na Internet porque pensei que tinha água muito "mole" a sair da torneira. Quase todos os vídeos que vi, diziam que os parâmetros que atingi com o Equilibrium, da Seachem, estavam dentro do aceitável, mas afinal talvez não estivessem. Ou melhor... até podiam estar dentro do intervalo, mas não seriam os ideais. Já aprendi qualquer coisa hoje. Obrigado! Depois diz-me como se comportam esses Corona com as tuas pedras. Nas minhas, os caracóis nunca lhe tocaram. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 5 Share Publicado: Novembro 5 Estou a ver que o aquário não só meltou pq é de vidro... 😆 Agora a sério, a montagem está muito boa, provavelmente umas das tuas melhores. Agora é por isso a crescer e daqui a um mês está a queixar-te que está uma selva e que não tens tempo para podar! 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Novembro 7 Autor Share Publicado: Novembro 7 Hoje recebi os 8 Caridina logemanni Taiwan “Blue Bolt”, oferta do nosso patrocinador Shrimpbox. Eram para ser Caridina Babaulti "stripes" mas por falta de stock desta espécie veio os fabulosos taiwan azulinhos! Juntando aos Caridina Serrata "Tangerine Tiger", aos clithon e aos otocinclus, fica a equipa de "limpeza" completa! Até já receio que não haja alimentação suficiente para tanto menino! A ver se arranjo um bocadinho de courgete para eles. E as plantas, Tozé? Meltaram todas ou quê? Vista lateral onde se percebe pela disposição fechada das pontas que a foto foi tirada já no final do dia. As cores já se fazem sentir e já pedem tesourada para preencher mais como moitas. Aos poucos a coisa vai... 2 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sTeVe- Publicado: Novembro 7 Share Publicado: Novembro 7 (editado) há 10 horas, Tozé Nunes disse: Hoje recebi os 8 Caridina logemanni Taiwan “Blue Bolt”, oferta do nosso patrocinador Shrimpbox. Eram para ser Caridina Babaulti "stripes" mas por falta de stock desta espécie veio os fabulosos taiwan azulinhos! Juntando aos Caridina Serrata "Tangerine Tiger", aos clithon e aos otocinclus, fica a equipa de "limpeza" completa! Até já receio que não haja alimentação suficiente para tanto menino! A ver se arranjo um bocadinho de courgete para eles. E as plantas, Tozé? Meltaram todas ou quê? Vista lateral onde se percebe pela disposição fechada das pontas que a foto foi tirada já no final do dia. As cores já se fazem sentir e já pedem tesourada para preencher mais como moitas. Aos poucos a coisa vai... Os camarões são lindíssimos, e os Oto são para mim os mais bonitos e eficazes em montagens mais pequenas, pelo menos foram o meu "Go to", para o meu 60P e 30P. Quanto às plantas,acho que estão com muito bom aspecto apesar do conhecimento e experiencia não serem de todo as mais adequadas para julgar ou analisar o que quer que seja. Todos vocês têm apresentado montagens que são para mim uma referência. Editado Novembro 7 por sTeVe- Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Sexta-feira às 22:37 Share Publicado: Sexta-feira às 22:37 Testes, testes e mais testes, é por isso que não testo, quando o faço depois fico em modo paranóico com OCD, faço pior. Prefiro deixar as coisas seguirem o seu caminho, depois de estabilizado os problemas desaparecem e as plantas disparam.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Serrenho Publicado: Domingo às 09:33 Share Publicado: Domingo às 09:33 Depois chateia-me a cabeça para comentar os tópicos... Comentar o quê? Nem sei o que dizer😅🤣🤦🏻. Espero que na exposição ainda tenha plantas...🤣 Tens aí um trabalho top, levanta as nalgas do sofá e mete as mãos na massa Fonix!! Isso tem tudo para mostrares quem manda aqui afinal💪🏻, GOSTO! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts