Escalvadouro


Recommended Posts

Ora cá estamos nós para mais uma edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net! Sigam a narrativa aqui, num fórum português que já atingiu a linda idade de 21 anos no passado mês de Março. Numa época onde as redes sociais focam muito na imagem e pouco no texto, com as vantagens e desvantagens que isso representa quando se abdica de um meio em proveito de outro, quando ambos se complementam. Haja vontade para tal! 

 

1 - Nome do Aquário Escalvadouro

Screenshot_20241011_003255_Gallery.jpg

Quem segue as minhas montagens já se habituou a que as batize com nomes de locais onde passo parte das minhas férias onde está a maior parte da minha família. Desta vez homenagem a uma cascata perto  que recomendo a visita. 

2 - Data da montagem 08/10/2023

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis,   um espectáculo de aquário que me acompanha desde a primeira edição do desafio. Nunca me canso de agradecer ao senhor Francisco pelo apoio que a ILA Europa nos dá desde que trocamos mensagens comigo a pedir  que patrocinasse esta maluquice de juntar 16 aquascapers num local! 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 

filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de acordo com o fabricante polaco). Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior,  cortei as esponjas para deixar apenas um 1/3 de cada no fundo e por cima coloquei material biológico já ciclado e completei com lã filtrante.  Estou a gostar muito deste filtro,  fácil acesso,  silencioso, plástico com boa qualidade de construção.  O único "senão" é o tamanho do tubos de entrada de água que são a parte que ocupa espaço num aquário, espaço esse que num nano é disputado ao mm entre as plantas, hardscape e solos! 

4.2 - Termostato Eheim Jaeger 50W 

uma novidade desta edição! Pela primeira vez conseguimos que todos os aquários do desafio tenham um termostato fiável graças ao apoio da Animal Concept. Já há muitos anos que uso estes modelos e nunca me falharam! Qualidade alemã!

4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 8h.

Desde a 1° edição que temos usado as luminarias do fabricante Sul Coreano. Começamos com as calhas com 30 cms extensíveis e leds brancos, na terceira edição usamos as 450CC III que já tinham leds rgb e brancos e o ano passado tivemos a oportunidade de experimentar pela primeira vez uma nova tecnologia que permite adicionar laranjas ao rgb com o sucesso que foi, basta ver os aquários da última edição. Para este ano, houve um upgrade para quem entrou com as novas 450EC.

 

4.4 - Sistema de CO2 Strideways co2 reactor 8h/dia em extintor co2 2kg e difusor Twinstar 

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato 

Tropica soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape

Strideways Black Ryuoh Stone,

Strideways Black Slim Wood

Aquael Basalt Gravel 2-4mm

Aquael  Quartz Sand 0.1 a 0.3 mm

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia

Fertilização sem nitratos nem fosfatos, adequada para uso nos primeiros 3 meses em montagens com subtratos férteis que já incluem estes dois macronutrientes. Composto por sulfato de potássio,  cloreto de potássio e sulfato de magnésio além dos micronutrientes necessários para um plantado sem algas (a ver vamos 😁)

Em complemento adiciono 3 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir o aparecimento de algas

 

 

Masterline carbo complemento de carbono liquido. E como tem glutaraldeído também actua como um anti-algas.

 

 

7 - Fauna N/A

 

8 - Plantas

Mais uma vez fomos agraciados com a escolha de plantas fornecidas pela Aquaflora. Mais que um patrocínio, há uma ligação umbilical entre o desafio e a produtora de plantas neerlandesa da qual copiámos a ideia para fazermos este projecto (há que o dizer sem receios). Desde a primeira hora que tivemos o apoio incondicional do nosso saudoso Filipe Oliveira não apenas para o fornecimento das plantas mas também com conselhos.  Nunca quis fazer parte do júri por opção pessoal dele mas permitiu-nos sermos avaliados por grandes mestres internacionais que não tinham como dizer não a ele! Esta edição será sempre uma homenagem ao homem e amigo por tudo o que ele representa para o aquascaping e para cada um de nós. Não podia deixar de também agradecer quer à Balbi quer à Esther por continuarem a acreditar e apoiar nesta edição. 

 

Segue a minha escolha para este ano:

  • Utricularia graminifolia iv
  • Hemianthus callitrichoides iv
  • Elocharis sp minima iv
  • Anubias pangolino 
  • Anubias Pinto 
  • Cryptocoryne parva
  • Rotala indica
  • Higrophilla Pinnatifida 
  • Rotala rotundifolia blood red
  • Rotala rotundifolia oranje juice
  • Rotala Green
  • Myriophyllum sp. guyana

 

 

Desculpem o testamento, muito ficou ainda por dizer, segue as imagens do início:

PSX_20241010_225200.jpg

Hardscape finalizado, hora de recuperar forças 🤪PSX_20241010_225458.jpg

E depois disso, plantar, borrifar, plantar 

PSX_20241010_225411.jpg

Depois, embalar e proteger para transportar.

No final do dia já em casa e com agua e equipamentos:

PSX_20241009_213042.jpg

 

 

Trocas de 10 L de água delcano diariamente para já. 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje quando cheguei a casa e após ver aquela gordura na superfície da água decidi que estava na hora de por a uso um Oase Crystalskim 350 que tinha adquirido para este aquário...

Vai de sacar da caixa, olhar para os papeis de instruções assim de esguelha, ora essa é um skimmer, que instruções são precisas,  certo 🫣

Depois veio a dúvida onde o colocar, começo por o colocar no canto traseiro do lado direito para estar o mais longe possível do filtro mas reparo que vai fazer sombra para as rotalas, vai daí mudo para o vidro traseiro mesmo ao centro por detrás das madeiras e no "ponto de fuga", afinal aí não planeio plantar nada, não vai fazer sombra para nenhuma planta...

Vai de ligar à corrente,  aquilo começa logo a sugar água e ar e a fazer o barulho normal de inicio,  levanto a cabeça e num misto de terror reparo que aquilo manda água não em frente mas para baixo, criando um remoinho de powder mesmo no centro... então tento levantar o skimmer um pouco e consegui descolar a madeira do lado direito não só da madeira que faz ligação como tambem descola da pedra por debaixo do tronco...🤬

Conclusão,  fica mesmo bem no 90p o raio do skimmer... 

Se necessário vou à procura do velhinho Eheim Skim350 que ao menos esse não faz circulação para baixo...

Azares à parte, os troncos ao 3° dia já fungam como expectável, nada que uma escova e uma aspiradela na tpa não resolva. Mas digam lá que não é bonito 🤪

PSX_20241009_213540.jpg

PSX_20241009_214135.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout ficou muito dinâmico, Tozé. Parabéns. Tenho algumas dúvidas em relação àquele tronco mais chegado à esquerda (parece que toca no vidro), mas na imagem do tanque cheio não dá para ver muito bem. De qualquer forma, a destacar também a escala com que ficou o tanque. Visto na primeira fotografia, até parece maior que todos os outros. Muito boa sorte para ti. Grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este anos foste para algo diferente do que nos tens habituado, este layout apresenta uma dinâmica ligeiramente diferente, para começar não meteste uma pedra grande logo a frente do layout a preencher tudo, quase uma imagem de marca dos primeiros desafios da tua parte se a memória não me falha, depois não colocaste pedras em posições estranhas ou pouco naturais por razão nenhuma, que não seja o pessoal adivinhar o que te passou pela cabeça, já agora o uso de madeira, normalmente tens alguns apontamentos de madeira, mas desta vez a madeira é mesmo ponto chave do layout, não funciona sem ela, tens aí um layout bastante interessante, mas esta muito mais dependente de como trabalhares as plantas do que em anos anteriores, no passado o hardscape tinha um impacto maior na forma do layout.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora reparei que uma parte do texto original desapareceu quando eatava a editar o texto no primeiro post. 

Para quem esteve presente no domingo,  foi uma supresa ter aparecido nada mais nada menos que o "man of the moment", top 20 no Iaplc 2022, campeão na categoria Paludarios no Eaplc 2023, o João Pinheiro! Assim que o vi como quem não quer a coisa e porque estava meio fora de pé com a colocação das madeiras, pedi-lhe opinião na esperança que ele desse alguma dica e seguisse caminho! E não é que ele não só olhou como activamente me ajudou quer na colocação das madeiras quer na colagem delas para meu espanto. Foi muito bom e queria também aqui agradecer-lhe  a sua disponibilidade e simpatia.  A maneira como ele reagia às minhas tentativas de colocação das madeiras com um afável  "gosto mas..." 😁 e depois pegava nos troncos e dava a volta para algo melhor...🤪

Feito o agradecimento,  voltemos à actualização. As rotalas já começaram a dar sinais de cor PSX_20241009_213320.jpg

Espero que a Myriophyllum sp Guyana comece a desenvolver, para já está envergonhada

PSX_20241009_213216.jpg

E aquela que pode ser a rainha da festa ou o maior flop, a Utricularia graminifolia, para já não tem grande aspecto...

PSX_20241009_213738.jpg

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Tozé Nunes said:

top 20 no Iaplc 2022

Só por curiosidade, Tozé... qual foi a melhor colocação de sempre de um Português no IAPLC? Terá sido o Filipe?

3 hours ago, Tozé Nunes said:

E aquela que pode ser a rainha da festa ou o maior flop, a Utricularia graminifolia, para já não tem grande aspecto...

Não sei se vais ter muita sorte com essa planta... é um bocadinho esquisita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@josecarlosmarques tenho ideia que é o Filipe que ficou em 10 lugar com uma das árvores. Os rankings no forum não estão actualizados mas até 2020 tinha a seguir o Nuno Matos no 32 e o Luís Cardoso no 36, não sei se isto esta actual, mas acima do Filipe, ninguém chegou, acho eu.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ao encontro do que tinha em mente. Sabia que o Filipe tinha tido uma boa classificação, mas não sabia o lugar.Este ano tivemos uma excelente classificação do Samuel Ferreira, que ficou com o 28º.

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tivemos o João Pinheiro 20 em 2022, e o Luís Cardoso 29 em 2023.

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Granda ToZé.

O último classificado da 4ª edição acha que esse tronco da esquerda vai ser o Rei ou o Bobo da festa! Que linha forte e confusa mas que já é algo que vejo nas tuas montagens!

Estou MUITO curioso como vais moldar essas plantas de moita e plantas de detalhe nos troncos/pedras!
Globalmente gosto muito mas o resultado final vai ser muito dependente do que fazes no 1º terço da esquerda!

Forte abraço!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/10/2024 at 19:28, JoseCarlosMarques disse:

Só por curiosidade, Tozé... qual foi a melhor colocação de sempre de um Português no IAPLC? Terá sido o Filipe?

Filipe Oliveira, 2007, Syrah

10° lugar

 

On 09/10/2024 at 21:48, Tozé Nunes disse:

 

PSX_20241010_225458.jpg

 

Não fosse o João e este seria o melhor layout onde meteste as mãos no domingo...

Editado por Ricardo Gil
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ano estou a levar uma abada nas plantas por causa do melt!

Ponto de situação:

Utricularia graminifolia iv Aos poucos vai desparecendo...

Hemianthus callitrichoides iv idem aspas

Elocharis sp minima iv já foi!

Anubias pangolino resta um pedaço de rizoma

Anubias Pinto tem vindo a perder folhas como um carvalho no Outono. 

Cryptocoryne parva algumas folhas amarelas mas está a surpreender-me pela positiva,  era das que meltava sempre ao inicio 

Rotala indica paz à sua alma, continuo a insistir no mesmo erro...

Higrophilla Pinnatifida já lançou umas folhas novas muito pequeninas, estive ontem a cortar as grandes para ver se a energia vai toda para as novas folhas. 

Rotala rotundifolia blood red por aqui tudo bem

Rotala rotundifolia oranje juice idem aspas 

Rotala Green idem aspas

Myriophyllum sp. guyana iv  O melt tb a atacou. Sobra dois pezinhos...

Não percebo o que mais posso fazer a não ser aguentar e esperar que rebentem tipo fénix ou comprar novos vasos mais para a frente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.