Zezinando, A Saga Continua (parte IV)


Recommended Posts

@Tozé Nunes: Como é este ano?

Eu: Óbvio! Quero tudo. Quanto é?

 

Quarta moedinha, quarta voltinha...

 

Quando a conversa começa assim, pode soar a arrogância. Talvez seja, mas a intenção não é essa. Obviamente nunca direi não quando o Tozé se lembrar de mim. Enquanto ele se for lembrando e tiver o trabalho de me ligar a avisar, eu vou participar. Um dia farta-se. Espero que falte muito tempo. 

Nos entretantos participarei sempre. É das escolhas mais fáceis de fazer, mesmo adquirindo o kit todos os anos como sempre fiz. O preço compensa largamente, e tendo eu espaço em casa para guardar os equipamentos, o novo kit é sempre um investimento fácil. Compensa de longe. Se não acreditam, façam as contas comigo:

  • 1 Aquário da ILA. Não é um aquário qualquer, é um aquário da ILA. Para quem conhece a marca, não preciso de dizer grande coisa, mas para quem nunca teve uma peça destas em casa, pensem que é um aquário premium, com colagens discretas, acabamentos de nível superior e com um vidro extra claro. 
  • Filtro de Mochila de boa qualidade. É um Oase Biostyle, mais do que o suficiente para esta litragem. Silencioso com boa capacidade para meter materias filtrantes.
  • Aquecedor Eheim 50w
  • Calha Twinstar Light III 450E
  • 12 potes de plantas da Aquaflora
  • Substrato 9L da Tropica (sobra imenso)
  • Hardscape
  • Fertilização
  • Peixes e Camarões
  • Ofertas Varias

Tudo isto por 125€. Quem não tem a disponibilidade de dar os 125€ à cabeça assim para um hobby, para o ano há novamente o desafio e podemos desde já ir colocando umas moedas de parte. 

Porque começo por falar desta forma acerca do desafio? Não, não ganho há comissão.

 

Para quem vai na quarta edição, acompanha in loco a brutal evolução das participações. Se no principio eram uns carolas que iam apenas quase pela curiosidade e pelo desafio, neste momento isso não acontece. Não digo que quem se inscreve vai para ganhar um prémio ou a pensar numa classificação, não me parece de todo isso. O que me parece é que há um cuidado grande em fazer bons layouts, mesmo para quem está a dar os primeiros passos. Como noutros tópicos já disseram, o ambiente de entre ajuda e colaboração é extraordinário, e para quem agora se inicia e possa ter receio de não ser capaz de fazer um layout "em condições", o medo desaparece ao fim de alguns minutos. De uma forma intuitiva, olhamos para o lado e damos sugestões, criticamos de forma construtiva e todos, TODOS sem excepção, saiem de lá com aquários que para um iniciante, é de uma qualidade muito acima da média. Relembro-me dos meus primeiros aquários que comparados com os que agora se iniciam, são pouco melhor que medonhos. Esta é a grande riqueza do desafio: eleva a qualidade das participações através da entre ajuda e faz com que mais gente saia motivada a fazer mais e melhor. Por isso, fica desde já o meu convite para que pensem, mesmo a esta distancia temporal, em participar em Outubro de 2025.

Para mim, que já vou tentando fazer estas coisas há vários anos, é uma genuína alegria ver gente nova a iniciar-se já com algumas ideias, já com projectos individuais no terreno, com sangue novo, com pensamentos novos, com pensamentos de alguma forma mais disruptivos. Estou longe de ser um velho do Restelo e sinto-me muito realizado em ver que vou participando com eles e que têm já muito mais para dizer do que aquilo que eu tenho para lhes ensinar. 

Desta forma, vou propor-me a tentar fazer algo diferente neste Tópico. A montagem que fiz não é de todo o mais importante, até porque não é nada de especial e a forma de tornar este tópico interessante vai ser puxar pela discussão. Pelo que tenho lido em outros tópicos há muita gente por aí com muito bons conhecimentos sobre varias coisas, e assim, vou tentar puxar pela discussão acerca de com EU faço as coisas e como sempre senti que as devia fazer. Sei que muitas estão desatualizadas e há de certeza maneiras e abordagens diferentes de as fazer. Tentarei falar da forma como eu arranco com os aquários, como faço a fertilização, como lido com luz, algas, etc... 

Por fim, tenho de deixar uma palavra de admiração por alguem que tenho a felicidade de ser amigo há largos anos: @Tozé Nunes! Teimas em acreditar nestes projectos e um dia terás o devido reconhecimento por tudo o que tens feito pelo Aquascaping a nivel nacional. Sei que não o procuras, mas o reconhecimento é merecido. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quanto ao aquário, o Zezinando está de volta. Brevemente falarei dele. Hoje era dia de falar de coisas bem mais importantes. Era assim que sentia que devia começar...

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que tu não gostas de tirar fotografias, mas neste caso justifica-se!

Volto mais tarde para ver as imagens e poder criticar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou a foto, porquê?para discutirmos o méritos das novas técnicas vs as velhas no que se refere aos resultados dentro do aquário.

Vou dar exemplo eu deixei de viver os meus dias a pesquisar aquascaping, logo começo a sentir que estou um pouco desactualizado em relação a nova geração, por exemplo eu ainda uso a supercola com o papel para colagens, há pessoal que já favorece a espuma, que não é de todo novo, mas fico com a ideia que a implementação está muito mais bem feita agora do que era inicialmente mas mais ainda apareceram lá uns meninos com um material milagroso que faz maravilhas nas colagens, pela primeira vez senti que realmente estou a ficar desactualizado nisto, mas depois temos que ver, dentro do aquário, no resultado final nota-se?

É que o ser o humano é um bicho de habitos e há quem diga que em equipa que ganha não se mexe, logo é bom actualizar e aprender novas técnicas, passei anos a fazê-lo. Mas depois chega uma altura que já criamos o nosso próprio método que funciona para nós e começamos a resistir a mudança, se funciona para quê mudar.
Daí o desafio de facto trazer algo muito importante, esta convivência entre a nova geração e nós que andamos nisto há mais tempo, eles vêm com novas ideias e sobretudo com muita vontade de aprender e experimentar novas coisas, algo que nós mais acomodados já não procuramos fazer tão intensivamente.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk



Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

35 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Faltou a foto, porquê?para discutirmos o méritos das novas técnicas vs as velhas no que se refere aos resultados dentro do aquário.

Não Bruno. Para apenas vermos o teu hardscape. Sabes muito bem que o pessoal por aqui (novo ou velho) gosta de ver fotografias e a evolução do trabalho. Não digo que o texto seja prescindível, mas acho que concordas comigo quando digo que uma fotografia complementa bastante.

Essa história do Novo vs Velho a mim não me convence. Se fosse como dizes, os novos não estavam aqui no Fórum, e não participavam no desafio... deixavam-se ficar pelo Youtube e o TikTok e inventavam eles as "novas" técnicas sem prestarem atenção àquilo que dizem os mais velhos. O hobby tem novas ferramentas todos os dias... há aqueles que gostam de experimentar e que preferem utiliza-las, e há os outros (como bem dizes) que já chegaram a um ponto em que se sentem confortáveis com determinado método e não lhes interessa aprender um novo. Nada contra nenhuma opção. Nunca vi ninguém aqui dizer que a super-cola era melhor ou pior que a espuma, por exemplo. São métodos diferentes, que servem cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José acho que não me compreendeste, não existe novo vs velho, do meu ponto de vista seria expectável que os mais novos aprendessem com os mais experientes, isso é mais que óbvio, mas o que se nota também é que a geração mais nova trás novas ideias e outra maneira de ver as coisas, essa troca de ideias é benéfica para todos, e sempre existiu, o fórum serve e foi criado para isso, mas eu fiz uma analogia a mim, cheguei a um ponto na vida que já não passo a vida no YouTube ou na internet a pesquisar aquascaping, tenho um método que serve para mim.
E quando refiro novos e velhos, não me refiro a idade, existe pessoal novo no desafio que é da minha idade, tem mais a ver com o tempo no hobby.
Em relação às fotos, claro que sim o pessoal quer ver, mas o Ricardo optou por não partilhar, e eu acho que a parte dessa necessidade visual que sentimos, a foto seria importante para a discussão.
Mais do que apenas gostarmos de ver aquários, é importante para a discussão que ele está a tentar fomentar aqui nem que seja para termos de comparação.
 

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quis defender nenhuma ideia. Compreendo o teu ponto de vista, e acho que (no fundo) estávamos a dizer o mesmo com palavras diferentes. Um abraço!

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se tem reparado mas tenho estado ocupado a editar as vossas mensagens para retirar quotes desnecessários quando estão a responder diretamente à mensagem acima. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fosse esse o caso e aí sim, faria sentido. Agora quando se está a responder ao post de cima, não!

Para quem está a ler o tópico não estar sempre a ler 2x a mesma mensagem.  E então quando a mensagem citada é grande, pior!

Já citar partes do post e responder a esses sim, faz sentido. Vamos imaginar que um de vocês faz um texto a abordar varios assuntos, por exemplo a fertilização,  o layout, o filtro, etc etc e queres falar de cada um ou de apenas um, citas só as partes respectivas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Nome do Aquário Zezinando, A Saga Continua (parte IV)

Quarta parte desta aventura. Zezinando de seu nome, vai percorrendo aventuras até à edição numero 10, aí muda de nome.

 

2 - Data da montagem 08/10/2023

 

3 - Dimensões do aquário  ILA 45x30x30 extra-claro

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Aquael Versamax FZN1 

No entanto, neste momento, tem o da edição passada por uma questão logística apenas...

4.2 - Termostato Eheim Jaeger 50W

4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 8h. Potencia máxima desde as primeiras horas. 

4.4 - Sistema de CO2 8h/dia em extintor co2 2kg e difusor Twinstar 

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato 

Tropica soil plant + APT Start

5.3 - Hardscape

Strideways Black Ryuoh Stone,

Strideways Black Slim Wood

Aquael Basalt Gravel 2-4mm

Areia de Filtro 

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

APT 1 Zero da 2HR  +  2HR APT fix + Masterline carbo 

 

7 - Fauna N/A

 

8 - Plantas

  • Hemianthus callitrichoides 'Cuba'
  • Rotala Rotundifolia blood red
  • Rotala Rotundifolia green
  • Rotala rotundifolia
  • Eleocharis sp.´Minima´
  • Anubias (varias)
  • Bucephalandra (varias)
 
 
Ora bem...
Vamos lá para o que interessa: Aquário. 
Depois de enrolar o aquário naquela mortalha esquisita de película filme, ele assim ficou por 3 dias. Foi-me completamente impossível meter aqua mais cedo, até porque esse processo, não é apenas meter água lá dentro. Há que arranjar o substrato, dar um toque nas plantas, perceber se nada se modificou no transporte. A haver necessidade de fazer correções, a altura certa é antes de meter agua. Acabei por ter muita sorte, porque nada se mexeu no transporte. Durante este tempo, fez-se já um fotoperíodo de 8 horas.
Quanto ao layout, este foi de longe o mais difícil de pensar no que havia de fazer. Quando escolho as plantas, tenho já na cabeça uma ideia inacabada do que pretendo. Iria para pedra novamente, com a ideia mais fácil de executar: um caminho, paredes de pedra e por trás Rotalas. Entre as paredes, uns apontamentos de Cuba e Eleocharis. Fácil, dava pouco trabalho e para concursos destes é sempre o menos arriscado. Tudo cresce rápido, e com plantas de caule e de cor fácil, não ia dar problema algum. 
A questão, é que ao meu lado estava o [mention=81281]Filipe Serrenho[/mention] que ia para pedra também. Rapidamente percebi que podia não haver pedras de qualidade suficiente na caixa que partilhávamos para 2 layouts só de pedra, era um risco grande. Optei rapidamente para a madeira e trouxe logo algumas peças para perceber o que podia fazer. Estive quase 30 minutos sem meter as mãos dentro do aquário. Levantei-me, fui fumar um cigarro cá em baixo e alguma coisa tinha de aparecer. Nunca consigo estar muito tempo de frente para o aquário, pois fico com a sensação de que com o cansaço vejo o que quero ver, e não o que está à minha frente. 
Vi que o formato dos troncos que escolhi tinham uma tendência que me poderiam favorecer, e comecei a construir a partir daí. Alterei completamente o foco, e até o caminho que era a ideia que restava inicialmente, ia deixar de ser de areia e passar a ser de 'Cuba'. No entanto tinha um problema grave: a transição entre pedras e troncos tinha de ser assegurada por Anubias e/ou Bucephalandras que não tinha pedido. Apesar de ter muita quantidade em casa, na montagem não tinha e por isso não dava para perceber se aquilo que eu via, fazia ou não sentido. Na Pet alguém me conseguiu desenrascar uma anubia e lá fui imaginando se a folha era o indicado para a situação. Enfim, são estes desafios que tornam este evento tão desafiante: a exigência de termos que ter a flexibilidade de mudar as coisas rapidamente. Ajuda ter montado já varios aquários, pois essa experiência ajuda muito, nem que seja  não cometer erros que possam inviabilizar o layout, ou pelo menos, de ter de compensar mais tarde porque até à PetFestival, não há assim tanto tempo.
No plano traseiro, a ideia manteve-se: Rotalas para encher e marcar o ponto focal com a 'Cuba' no fim do caminho. 
Confesso que o resultado foi melhor do que esperava, mas agora a frio, não está brilhante. Longe disso!! Veremos se o formato triangular vai funcionar com o caminho a meio, pois é um risco imenso. 
(peço desde já desculpa pela qualidade das fotos. A maquina não estava estava operacional e a edição foi também a do telemóvel que nem é grande coisa. Preferi tirar mesmo assim as fotos do que demorar mais tempo)
large.20241013_220907.jpg.b7fb19d105f7ed9bdeadf6ca56bbc596.jpg
 
A péssima fotografia não permite visualizar coisa nenhuma do que escrevi em cima. No entanto as coisas estão lá, acreditem  .
Há 1 tronco pelo menos que vai sair porque não está lá a fazer nada. Não vou dizer qual é, mas não deve ser dificil adivinhar...
 
large.20241013_221024.jpg.d1ebc57c468e0635980222b31c19bf16.jpg
 
'Cuba' no plano traseiro. Não meltou nada, e ao fim de 6 dias vejo já muita diferença no crescimento. 
 
large.20241013_221059.jpg.ddc7411e0023d9263c09bc897dcd799e.jpg
 
Acho esta foto curiosa porque se vê bem a diferença de cor de duas Rotalas diferentes. Nesta foto editada, não mexi na saturação nem na cor...
 
large.20241013_221139.jpg.1981b27bb8eeaac609c01b01b59a192c.jpg
 
Foto tirada de cima ao plano traseiro, no meio do aquário. Nota-se bem o que se pretende: um gradiente de cor, sendo verde na lateral, laranja na transição e vermelho no meio...
 
large.20241013_220958.jpg.177dda79c540161fc64da3a5f0cacf03.jpg
 
Estas edições no telemóvel, são tão boas que ha folhas que ficam com 2 cores...
O que pretendia aqui era ilustrar a quantidade de CO2 que estou a usar nesta fase: MUITO!
 
large.20241013_220930.jpg.4670d78d10b186fa67fb3b1c0000fa7f.jpg
 
Ao fim de poucos dias, já se nota bastante enraizamento. No vidro traseiro nota-se bastante o crescimento das raízes das Rotalas.
 
large.20241013_221229.jpg.39ade504669ad5ed267b1c388883aa1e.jpg
 
Estas são as fotos que mais gosto: 'in situ'.
Esta foto merecia melhor qualidade. Prometo que na próxima o problema se resolve
No entanto, há coisas bem mais importantes, do que ver más fotos. Quando abri este tópico, foi para que o [mention=40886]Tozé Nunes[/mention] não me chateasse todos os dias, mas porque gostaria mesmo de fazer algo diferente que nos possibilitasse a discussões engraçadas. Percebi que a forma como começamos com os aquários não é igual. Nem tão semelhante assim. 
 
QUESTÃO 1 - Arranque
 
A forma como arranco os aquários, é de longe pouco consensual:
  • Luz no máximo
  • Fotoperíodo de 8 horas minimo
  • Bastante CO2
  • Fertilização quase em Estimative Index
  • TPAs de 80/90% a 48h na primeira semana e ir diminuindo gradualmente nas semanas seguintes
  • Filtros com algumas matérias filtrantes.
 
Há quem ache que não vale a pena porque o consumo das plantas é pequeno e lento e por isso há muito desperdício de Fertilização e um risco de boom de algas devido à Luz...
Gostava de vos ler e de perceber como arrancam. Fazem diferente? Porquê? É efectivamente um risco? Porquê? O que é controlável? O que não é? Como tem resultado convosco?
 
Abraço a todos
(uma vez mais, desculpem a qualidade das fotos, mas resolverei a questão brevemente)
 
Em relação às fotos, claro que sim o pessoal quer ver, mas o Ricardo optou por não partilhar, e eu acho que a parte dessa necessidade visual que sentimos, a foto seria importante para a discussão.
Mais do que apenas gostarmos de ver aquários, é importante para a discussão que ele está a tentar fomentar aqui nem que seja para termos de comparação.
 
Eu não partilhei foto por duas razões:
1) porque não tive tempo de fazer um post dedicado ao aquário, e por isso dediquei-o apenas ao Evento e ao que pretendia este ano com a minha participação no forum.
2) porque tinha a esperança que a curto prazo conseguisse tratar da maquina para tirar fotos. Acabei por não o conseguir, mas agora não dava mesmo para adiar mais...
 
Não foi por mais nenhuma razão
 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos fotografias! Eheh. Mais um Nature. A evolução das plantas é incrível, portanto esse método para iniciar o tanque parece funcionar muito bem. Engraçado... este ano há muitos aquários com este "look". É bom que trabalhem bem essas plantas, se querem destacar-se 😉 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ricardo Gil disse:

Quando abri este tópico, foi para que o @Tozé Nunes não me chateasse todos os dias

Ainda admite! Para quem está a ler isto,  percebem agora o que eu passo com estas prima-donas? Trato-os nas palminhas, entrego-lhes a papinha toda feita para os meninos poderem brincar e depois ainda tenho que andar em cima deles para fazerem os tpc...🤦‍♂️

 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa discussão Gil,

A minha forma de levar os aquários  é como em muitas coisas na minha vida...na paz, na tranquilidade e com muito amor e carinho! 🙂

Mesmo de inicio, evito ao máximo as disrupções. Para mim faz pouco sentido andar sempre a desequilibrar algo que por si ainda não está minimamente equilibrado

Nesta nova montagem, assim como nas outras prévias

TPAs - Faço semanalmente cerca de 40 a 50%

Fertilização dia sim dia não. 4ml de macros e 2ml de micros. Se fizer a TPA ao sábado por exemplo, fertilizo aos domingos, terças e quintas.

CO2 - uma bolha por segundo das 12h às 20h

Iluminação- 10h- on --->10-12h - 3% ---> 12-14h- 25% --->14-16h - 75% --->16-18h - 100% ---> 18-20h - 75% ---> 20-22h - 25% --->22-23h- 1% --->23h-off

E é isto...

Isto n é uma ciência, mas assim claramente resulta para mim. Não me lembro da ultima vez que tive melt e algas persistentes também é altamente incomum. Consigo fazer crescer o que quero sem qualquer preocupação e a minha fauna geralmente n tem grandes stresses.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha saudades de ver tanta gente a falar aqui pelo fórum! @Tozé Nunes, tens que fazer dois eventos destes por ano... um no Sul e outro no Norte - pode ser aqui na minha terra... eu tenho contactos 😉 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vasco Ferreira, como em tudo, se funciona não mexe

Gosto de dar luz muito forte logo no princípio por várias razões.

Há fertilização disponível no substrato e gosto de aproveitá-la. No entanto, as plantas por serem novas e como estão a ambientar-se ao aquário, consomem menos. Facto.

No entanto a luz forte vai estimular 2 coisas:

1) as plantas de caule reagem bem e com a luz forte desde início começam logo a lançar novos ramos no caule, o que com a primeira poda (usu-as para plantar novamente) encho logo mais o espaço,

2) os tapetes não têm necessidade de crescer na vertical, crescendo sim na horizontal. Quanto mais luz tiverem, menos necessidade têm de crescer na direção dela.

O eventual problema de algas, diminui-se com muitas TPAs.

Obviamente é um risco. Isso é um facto. Mas olhos atentos no aquário no inicio, ajuda a prevenir um susto ou outro.

Enviado do meu SM-A145R através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

57 minutes ago, Ricardo Gil said:

@Vasco Ferreira, como em tudo, se funciona não mexe emoji16.png

Gosto de dar luz muito forte logo no princípio por várias razões.

Há fertilização disponível no substrato e gosto de aproveitá-la. No entanto, as plantas por serem novas e como estão a ambientar-se ao aquário, consomem menos. Facto.

No entanto a luz forte vai estimular 2 coisas:

1) as plantas de caule reagem bem e com a luz forte desde início começam logo a lançar novos ramos no caule, o que com a primeira poda (usu-as para plantar novamente) encho logo mais o espaço,

2) os tapetes não têm necessidade de crescer na vertical, crescendo sim na horizontal. Quanto mais luz tiverem, menos necessidade têm de crescer na direção dela.

O eventual problema de algas, diminui-se com muitas TPAs.

Obviamente é um risco. Isso é um facto. Mas olhos atentos no aquário no inicio, ajuda a prevenir um susto ou outro.

Enviado do meu SM-A145R através do Tapatalk
 

 Eu é muito parecido ....

CO2 a bombar forte forte ---- sobretudo se tivermos colocado plantas que estiveram emersas, o CO2 em pressao atmosférica o dito ar é bem mais disponivel do que aquele que está presente normalmente na nossa agua, o CO2 serve nas plantas como o combustivel para a maquina poder processar e desprocessar todos os outros nutrientes de que a planta precisa para se desenvolver é tipo as octanas na gasolina qtas mais octanas mais power tens na combustao. Se tiveres muitos componentes nutritivos mas nao tiveres "power" para os processar ficam livres para outros ,,, as algas 😄

TPA dia sim dia nao praticamente total, como tenho outro aquario que nao estou a fertilizar já faz um bom tempo desde julho e já está madurinho o que faço é retiro 20 litrinhos desse e coloco directo no novo e acrescento o restante de agua del cano, este processo serve apenas para acelerar a parte das bacterias beneficas

8 horas de luz no max minimo, atençao que aqui tem que se jogar muito bem com as plantas que temos convem termos em conta aue existem plantas mais sorvedoras de nutrientes que outras em regra devemos ter sempre um bom equilibrio de plantas "lentas" e de "rapidas" se forem todas lentas a abordagem deverá ser diferente pois elas nao absorvem os nutrientes tao rapidamente e pode se dar o caso de as "outras" virem as "algas" 😄 rapida tipo de caule daí que muitos dos vossos comentario sejam tipo epahhh as rotalas já se nota o crescimento ....pois rotalas plantas de crescimento rapido .....

de resto é olho ver e ver bem o que se passa e ter calma muita calma 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.