gjsilva Publicado: Outubro 13 Autor Share Publicado: Outubro 13 Yap é o meu erroEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 13 Share Publicado: Outubro 13 Eu estou muito curioso para ver esse 90. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 13 Autor Share Publicado: Outubro 13 Quando fizer a tpa faço o artigoEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Freire Publicado: Outubro 13 Share Publicado: Outubro 13 Grande Gabriel! Obrigado pelas palavras simpáticas, fico sempre co mum sorriso na cara quando revejo amigos da altura da Naturline! Nesses tempos tu e eu estávamos a aprender - também foram os meus primeiros passos no Nature Aquarium! Quanto ao aquário gosto bastante! O nome até dá-lhe um enquadramento bem apropriado! Na minha opinião precisas de um pouco mais de plantas ou musgo nos troncos para criar detalhe e textura, avisa-me se precisares de umas Bucephalandra que arranjo umas pontas! O rio com o tempo vai suavizar mas fica atento se precisas desta rocha mais moída para criar detalhe e quebrar a artificialidade. Estou muito ansioso com as futuras actualizações!! Um forte abraço, Fernando 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 14 Share Publicado: Outubro 14 Gabriel, Se tiveres ainda algum boca do rocha adiciona, atrás ao logo do caminho. Assim está muito linear! tenta criar alguma descontinuidade visual Ficou muito bom!!! Parabéns!!! Abraço 1 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 14 Autor Share Publicado: Outubro 14 (editado) Muito obrigado pela dica e a mensagem!! Um abraço Editado Outubro 14 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Gil Publicado: Outubro 14 Share Publicado: Outubro 14 BoasDefinitivamente gosto deste aquário. Tenho algumas dúvidas acerca do caminho naquela direção como já alguém disse, mas também já explicaste a razão. Quanto ao melt, era esperado. É muito frequente. Caso melt muito na frente, eu mudava o tapete para 'Cuba' misturada com eleocharis mínima. Dava um toque "selvagem" engraçado na frente.Enviado do meu SM-A145R através do Tapatalk 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 14 Autor Share Publicado: Outubro 14 Boas E fiz mesmo essa mistura, vai ficar top 🤌 O melt é aquela situação em que ficamos à espera do veredicto mesmo, não se pode fazer nada 🤷♂️ Obrigado pelo o comentário e abraço 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 19 Autor Share Publicado: Outubro 19 Primeira foto foi quando chegou a casa Segunda foto hoje, na ultima tpa desta semana Tenho a dizer que até agora o menos positivo foi o melt que todas as bucephalandra sp red sofreram, nem uma se safou! Mas já se vê crescimento em todas as plantas e a cuba está bonita 🤌 Ah e quero acrescentar que é a ultima vez que faço este tipo de layout, a manutenção destes vidros meus deus! Não pensei nisso! 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 21 Autor Share Publicado: Outubro 21 Bem hoje deparei-me com algasNada que uma tpa não ajude, mas foi daquelas profundas, limpei tudo e tirei a agua, voltei a encher e a limpar tudo de novo para depois tirar outra vez a agua. Limpei algumas peças do filtro e mudei a lã de vidro. Preferi assim para não ter problemas, e acho que esta semana vai ser tpa dia sim dia nao à mesma, até controlar as algas!Quando voltei a encher o aquário por fimBem melhor ou não!?Só depois de encher é que reparei que estraguei o caminho de areão Peço desculpa mas com o produto da SERA não deu para tirar melhor fotoUma pessoa fica um pouco frustrada é verdade, mas não é nada que não se consiga resolver. Para além que deu me uma ideia nova, esperem pelo o post no futuro sobre isso!Mas a frustração vai toda com estes belos acontecimentosA Echinodorus já está a fazer crescer novos pés e com esta bela cuba 🤌Fico logo bem disposto!Até breve e grande abraço a todos Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 22 Share Publicado: Outubro 22 Nada que trocas de água não resolvam. Tem calma! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Correia Nature Art Publicado: Outubro 22 Share Publicado: Outubro 22 Ora viva Gabriel, Mais uma estreia no nosso Desafio de Aquascaping e que bela surpresa, foi um prazer te conhecer e partilhar o evento contigo 🤜🤛 Quanto á montagem, uma criação bastante arrojada e desafiante, mas tal como o nome diz o nome do evento é um desafio, e isso está bem presente neste aquário, gosto muito de alguns detalhes que conseguiste criar e com o desenvolver das plantas ainda irá criar um ambiente mais harmonioso num todo, aqui o ponto que tentaria melhorar seria mesmo no caminho que me parece muito centralizado e consequentemente se perder um ponto de fuga. De resto estás de parabéns pela montagem. Um abraço e até breve que qualquer dia vou-te fazer uma visita quando for fazer a minha caminhada. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 22 Autor Share Publicado: Outubro 22 (editado) Viva Ricardo, Também foi um prazer conhecer te! Concordo contigo, o evento é sobre espirito de equipa e dd partilha! É desafiante, verdade, não é nada o meu estilo! Mas como era o desafio quis sair da minha confort zone! E fazer manutenção dos vidros, meu deus Sim vou melhorar o caminho, mais novidades num post futuro! Muito obrigado Ricardo um grande abraço Editado Outubro 23 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Freire Publicado: Outubro 23 Share Publicado: Outubro 23 Grande Gabriel!Algas chatas já?! Boa sorte!! TPAs e fertilização gentil. Puxa por esse CO2 - enquanto as plantas estiverem a crescer bem as algas lentamente perdem a batalha. A fertilização gentil porque o substrato anda a pregar partidas a toda a gente do concurso!Pus 5 ottos no meu que me limparam os troncos em 5 dias - aquela langonha como tens nos teus desapareceu toda!Força nisso!Abraço 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Outubro 23 Autor Share Publicado: Outubro 23 Grande Gabriel!Algas chatas já?! Boa sorte!! TPAs e fertilização gentil. Puxa por esse CO2 - enquanto as plantas estiverem a crescer bem as algas lentamente perdem a batalha. A fertilização gentil porque o substrato anda a pregar partidas a toda a gente do concurso!Pus 5 ottos no meu que me limparam os troncos em 5 dias - aquela langonha como tens nos teus desapareceu toda!Força nisso!Abraço Jáá! Foi o que fiz, co2 e menos fertilizantes!Mas vou apostar numa equipa de limpeza estou a ver!Muito obrigado “Mestre”! Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 24 Share Publicado: Outubro 24 10 hours ago, Fernando Freire said: o substrato anda a pregar partidas a toda a gente do concurso Que tipo de partidas, Fernando? É que eu ando um pouco desapontado com o meu substrato (as raizes parecem não estar a crescer em condições) e também é da Tropica. 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Freire Publicado: Outubro 24 Share Publicado: Outubro 24 Já vendi e usei deste substrato há coisa de 10 anos atrás e era dos que gostava mais. Um pico jeitoso de amónia, cor negra atraente - mas nunca sofri tanto com melt como neste Aquário, vamos por partes: - Não me sinto confortável a culpar SÓ o substrato, mas mesmo quem só usou pedras também está a sofrer. Os troncos não me parecem os culpados mas também estou desconfiado porque é a 1a vez que os uso. - Todos usamos pedras, poderá ser alguma coisa delas? Não me parece porque os efeitos são mais notáveis a longo prazo. Nesta fase inicial quem altera muito a química da água são os troncos, solo e água que estamos a usar. Temos concorrentes de vários pontos do País por isso a água da torneira não me parece o culpado - mas continuo desconfiado dos troncos. - Há muito caso de anubias a meltar, mesmo as minhas! Tenho anubias encostadas ao substrato, em troncos e entaladas entre troncos e pedras - todas apresentam aqui ou ali sinal de apodrecimento e outras simplesmente meltaram na totalidade. Será que os devia ter lavado? Terão algum composto dentro deles que quando expelido para a água se torna tóxico? 1 semana depois comecei a introduzir peixes e não tive problemas com eles - acho que os troncos não libertam nada tóxico para a coluna de água!Todas as Cryptos parva e flamingo meltaram. Nunca me tinha acontecido TODAS e quando estas eras “in vitro”, de pote e de ofertas vindas de outros aquários… se a origem das plantas é posta de parte e se estão plantadas no substrato óbvio que fico mais desconfiado!- Sobra o substrato! Será um mau lote no fabricante? Ou será que a fórmula mais recente da marca é mesmo assim? Qual foi pico Há muita gente que reza pela 1ª fórmula do Aquasoil Amazónia por causa do pico de Amónia inicial blablabla (eu cá sou um fanboy do antigo da TMC que vinha em caixinhas de plástico)Não me parece nada no grão em si mas em algo que libertaram na água. Enfim, continuo com demasiadas perguntas e alguns raciocínios mas nada de respostas concretas! As minhas Cryptocorynes estão a voltar todas e as Anubias só me resta rezar e cuidar delas (com um pincel nas zonas do rizoma que estão a apodrecer, cortando as folhas podres ou com sinais que não recuperam). Tenho 2 Amanos adultos que passei de outro aquário mas preciso de mais, elas ajudam muito na limpeza de matéria orgânica em decomposição e assim garantem a eventual cicatrização e recuperação do rizoma. Desculpem o excesso de palavras e poucas respostas de qualquer forma a solução passa por TPA’s para diluir o problema (seja lá qual fôr), limpeza manual (pincel) e manutenção por amanos. Um abraço 1 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 24 Share Publicado: Outubro 24 (editado) E a luz, não? Estão todos a usar a mesma luz também. Já agora fica uma pergunta... afinal o Amazonia ainda se comercializa ou não em Portugal? Da última vez que o tentei comprar disseram-me que não, por isso é que fui para o Tropica. Editado Outubro 24 por JoseCarlosMarques Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: Novembro 2 Share Publicado: Novembro 2 Gabriel, Gabriel Sou suspeito para falar sobre este aquário uma vez que durante todo o dia lá fui dando uma perninha, com todo o gosto! Aliás, o desafio é isto mesmo, não estamos a competir entre nós, estamos sim a competir com as nossas capacidades! Se vens como novato tenho a dizer que não foi nada essa sensação que transpareceste, trazias uma ideia definida e conseguiste transpor para o aquário o que tinhas desenhado na mente. Isto já é de um nível superior e há aí talento! Agora, dei-te essa 'red flag" das madeiras muito junto aos vidros, para quem tem mãos grandes é um pesadelo! Vendo agora a prespectiva da fotografia, esse caminho precisa de ser trabalhado, isso não é uma autoestrada mas sim um caminho sinuoso dos cantos mais recônditos digno de pertencer a uma floresta negra e sombria. Pergunta para queijinho: Esses declives estão a aguentar-se ou tiveste derrocadas? 😎 Quero muito ver como vai ficar este aquário com a maturação. Abraço Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gjsilva Publicado: Novembro 2 Autor Share Publicado: Novembro 2 Ismael, Ismael E eu agradeço imenso pelas dicas que me deste! Estava mesmo a precisar, porque a ideia estava lá, mas perdi completamente o ponto de fuga. Mas lá o encontramos. Epah eu fiz um descanso de 10anos no nosso hobby, não sei se sou considerado novato. Eu sou do tempo do subsolo fertil de humos e areão para fazer cimento, e uma coisa te digo depois de 10 anos mudou tanta coisa que sim agora quando comecei houve coisas que parecia novato! E so pensava para mim, “burro do caracas ja tinhas conhecimento destes erros”. Isto falando do layout do desafio e o meu 90H para o IAPLC E fico contente ouvir essas palavras de colegas, sendo tu um deles, que depois de 10anos ainda tenho capacidade. Verdade que me avisaste , e so estou a rezar que passe bem estes 3 meses para mudar completamente o layout, uma coisa mais simples mas bonita! Esta semana nao deu para fazer nenhum post com actualizações, a minha filha fez anos esta semana e há toda uma preparação de festa, mas prometo que este caminho vai ficar muito bom! E aliás eu tenho que substituir as plantas que meltaram. Epah como sabes que houve derrocada? Mas não foi nada de grave uns milímetros Mais uma vez Ismael muito obrigado e grande abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts