Fangorn Forest - V Desafio Aquariofilia Net


gjsilva

Recommended Posts

"Desde já vou iniciar este tópico com um resumo de como me iniciei na aquariofilia e como me inscrevi no V Desafio do Aquariofilia.net.

 Entre os meus 14 e os 20 anos conheci a melhor loja nacional, Naturline, quando pus o meu pé dentro fez-me logo apaixonar-me pelo o hobby! Conheci os meus "mestres", Fernando Freire e Francisco Jesus.

Agora tenho 30 anos, fiquei 10 anos parado, mas sempre atualizado no mundo da aquariofilia e aquascaping, foi então que este ano construí um 90H para o IAPLC2025 e em agosto vi a publicação da Aquariofilia.net sobre o V Desafio.

Dos 15 participantes tinham só 3 vagas, e pensei para mim "porque não!? Vai-me dar experiência e oportunidades!". Contactei logo o Tozé e inscrevi-me no desafio. Até agora posso dizer que foi a melhor coisa que fiz, pude experienciar uma óptima organização por parte dos encarregados @Tozé Nunes, @Vera Santos e @Fernando Freire, quando montámos toda uma sala! E tive a oportunidade de conhecer os restantes 13 participantes, em que trocávamos dicas, ferramentas e amizades muito boas!

Agora sim vou falar sobre o meu layout:

   

1 - Nome do Aquário

Fangorn Forest

 

2 - Data da montagem

06/10/2024

 

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45P - 45x30x30cm

Vidro extra claro

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase Biostyle. De inicio deixei somente as esponjas de origem do filtro, para mais tarde perceber que estava a cometer um erro, o filtro contêm esponjas ativas com carvão. Retirei-as e coloquei um saquinho com Sera Siporax bio active para melhor colonizar as bactérias.

 

4.2 - Termostato

EHEIM Termóstato regulável 50W

 

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light III 450E

Foto Periodo: 7horas

 

4.4 - Sistema de CO2

Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor.

Ainda não instalado.

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

APT Start

Tropica Aquarium Soil

 

5.2 - Hardscape

Strideways Black Slim Wood

Strideways Black Ryuoh stone,

 

 

 

6 - Fertilização

Masterline Carbo 2ml/dia

APT Zero 1 Plant Nutrition da The 2HR Aquarist

 

7 - Acondicionadores de água e material filtrante biológico líquido

 

Sera:

bio nitrivec

aquatan

filter biostart

 

8 - Fauna

temporariamente inexistente.

 

9 - Plantas

 

Bucephelandra sp. "Red"

Eleocharis sp. "Minima"

Eleocharis species montevidensis

Anubias barteri var. nana "Mini Mini"

taxiphyllum Barbieri

Micranthemum species "Monte Carlo"

Hemianthus Callitrichoides

 

Fotografias do Layout:

Construção:

large.9855A58E-E615-4626-8DB8-2AA84AB7D8A7.JPGlarge.e27d206b-d936-4767-93eb-8c34f2cfa34a.JPG

Plantar:

large.04e624d7-7d9b-4d1c-9e2e-4ee05be1d897.JPGlarge.13a3964e-aa9d-420a-94d5-213b0210cfff.JPGlarge.bee01d0e-ce90-46aa-b358-eaf67ae55dc9.JPGlarge.a6163465-dfb7-4bd2-8271-68b8fa1cb8b4.JPG

 

Chegada a casa e com água:

large.IMG_9623.jpg

 

Actualmente com TPA diária:

large.IMG_9665.jpglarge.IMG_9666.jpg

 

Conclusão

Este primeiro mês dividindo-o por 4 semanas será o seguinte, a primeira semana TPA diária, segunda semana TPA dia sim dia não, terceira semana de dois em dois dias e na última semana duas TPA's.

Concluo que este evento é espetacular, fiquei muito contente por concorrer, conhecer as novas amizades e fazer crescer a criatividade. É um evento de companheirismo e de muito talento. Muito obrigado ao @ismael_figueira pelas dicas do layout do desafio e à @Vera Santos por todas as dicas dadas do meu 90H! E aos restantes colegas por me emprestarem as ferramentas necessárias!

Penso que este evento seria uma grande possibilidade para os iniciantes, derivado ao baixo custo e a todo o equipamento e brindes que a organização arranja. Poderia ser uma ideia, fazer mais publicidade a este evento a pessoas iniciantes, e no fim de semana anterior do desafio fazer um workshop a fazer entender as regras do aquascaping e todas as ferramentas necessárias. Fazer crescer o nosso hobby!

Muito Obrigado pela a oportunidade!

Alguma questão disponham!

Explicação do nome

Fangorn Forest é uma floresta do reino do Senhor dos Aneis, onde habitam os Ents, e como podem ver a árvore da direita parece com este tipo que todo o pessoal conhece:

large.a5fa2751103c0a2a32cc7e3dd7d85d2009b3a047_hq.jpg

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o teu aquario.

Gosto muito das plantas que tens no fundo, mas acho que são altas demais, não?

Não ligues muito ao que digo, que eu estou agora a começar.

  • Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem esteve 10 anos parado, fizeste muito bem a tua pesquisa. Caraças!!! É um daqueles que, com mãozinhas, pode levar o prémio para casa. Muitos parabéns.

E o tal aquário que montaste para o IAPLC 2025? Não podemos ver imagens!?!?!?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se houver prémio para inspiração e colocação de ideias em prática, está ganho 🏆😂

Foi bom conhecer-te Gabriel, obrigado pela ajuda 🫡

 

Sobre a montagem, pessoalmente não gosto muito de dioramas, mas olha que bom boas mãos e cuidado pode ficar muito interessante!!

Uma outra nota, mas talvez mais a gosto pessoal, teria tentado por o rio a terminar do outro lado, quase como se criasses uma divisão na diagonal.

Boa sorte!!

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, José Pedro disse:
Adorei o teu aquario.
Gosto muito das plantas que tens no fundo, mas acho que são altas demais, não?
Não ligues muito ao que digo, que eu estou agora a começar.


São altas é verdade, mas eu depois publico aqui a poda dessa planta, a echinodorus, e vais ver o efeito que eu quero fazer . Obrigado pelo o comentário a sério

há 11 horas, sTeVe- disse:
Sem dúvida que o objectivo foi atingido, ficou fenomenal, muito épico mesmo.


Muito obrigado Steve já estava para fazer um nature forest há algum tempo e aproveitei o desafio para tal

 

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:
Para quem esteve 10 anos parado, fizeste muito bem a tua pesquisa. Caraças!!! É um daqueles que, com mãozinhas, pode levar o prémio para casa. Muitos parabéns.
E o tal aquário que montaste para o IAPLC 2025? Não podemos ver imagens!?!?!?


Epah esses 10 anos deu para estar em pesquisa constante, um olho no quotidiano e outro no mundo do aquascaping, acho que esse tempo todo parado so deu me ainda mais pica e vontade de expressar a minha criatividade! Muito obrigado Jose pelas boas palavras fico com um sorriso só de ler o teu comentário!
Epah se jurarem que nao se xibam acho que nao há problema em fazer um topico sobre isso
 

há 3 horas, JoãogaFernandes disse:
Bem, se houver prémio para inspiração e colocação de ideias em prática, está ganho
Foi bom conhecer-te Gabriel, obrigado pela ajuda 🫡
 
Sobre a montagem, pessoalmente não gosto muito de dioramas, mas olha que bom boas mãos e cuidado pode ficar muito interessante!!
Uma outra nota, mas talvez mais a gosto pessoal, teria tentado por o rio a terminar do outro lado, quase como se criasses uma divisão na diagonal.
Boa sorte!!


Como disse tive 10 anos parado, o que me deu oportunidade de ficar de olho no mundo do aquascaping, e uma das redes sociais que segui foi a tua! A tua pagina é educativa e sei que estás sempre disposto a ajudar os iniciantes e os colegas do hobby! E foi bom conhecer-te pessoalmente!
Sabes que o diorama também não é o meu estilo, aliás o meu layout para o IAPLC 2025 é um nature. Aproveitei o desafio para fazer uma coisa diferente, e foi o diorama.
É verdade o caminho ficou assim porque se reparares a rocha e a arvore da esquerda fazem muita sombra na frente do aquario, pensei não vou por mais nada se não anubias e buces. E o ponto de saida maior é do mesmo lado, olha ficou assim . E pus lá uma echinodorus de experiência, se agarrar, agarrou…
Era o que eu mudava também
Muito obrigado amigo e boa sorte
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, gjsilva said:

Epah se jurarem que nao se xibam emoji14.pngemoji28.png acho que nao há problema em fazer um topico sobre isso

Não te preocupes com a velha história de que não podes mostrar o aquário até ele estar pronto para concurso. Isso é treta. Já tivemos várias discussões aqui no fórum sobre isso. A verdade é que a fotografia final, muito dificilmente, vai assemelhar-se ao que podes mostrar aqui durante o progresso do tanque. Só não deves colocar aqui a coisa quase pronta, claro. Tens muitos exemplos aqui no fórum de pessoas que vão mostrando os aquários e depois conseguem grandes resultados. 

38 minutes ago, gjsilva said:

Era o que eu mudava também

Ainda vais a tempo! São 3 ou 4 meses até à fotografia final, não é? Muita coisa pode ser alterada até lá!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda vais a tempo! São 3 ou 4 meses até à fotografia final, não é? Muita coisa pode ser alterada até lá!

Okok vou pensar nisso então
Sim é verdade é uns 3 meses ainda


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora update do meu layout:
Fungos nas madeiras, o que uma escova de dentes e as tpa’s diárias não resolvam,
As minhas buce’s estão jo melt, mas acho que vão se safar, é rezar
E por agora é tudo!
Muito obrigado e boa noite!

 

https://www.instagram.com/reel/DA9E5XciE-1/?igsh=ZGo0a2FpNXZsMjlm

 

Editado por Tozé Nunes
Retirar assinatura
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha floresta de Fangorn de 2019,
6183de2670b71c4ff4264263e6cd7e49.jpg

E em 2022
35613e4fe82d686ad74b5750c13483c5.jpg



Vejo que ambos temos uma inclinacão para o mundo mágico de Tolkien, para além do aquascaping.

Esse layout tem potencial, mas pessoalmente gostava de ver esse caminho mais trabalhado, está muito direito e com uns galhos e pedras pequenas podias ganhar muito mais detalhe, em relação a planta das traseiras, acho que tenho uma ideia do que queres fazer, não seria a minha escolha, mas vou ficar atento a ver como vais dar forma á tua visão, quem sabe nao aprendo algo contigo.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou a ver que sim, uau a fangorn de 2022 está top top 🤌
Espero conseguir por a minha ideia na prática com as de fundo
Mas agora fiquei de queixo caído

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está as fotos pedidas da localização do aquario:
1fd94eae552c9977e6ea1b197ee8a364.jpg
daaa91f31123496609b2de9827f8d6c3.jpg
E para além da tpa diária o update é os sistema de co2 montado, uma extintor de 2kg com um difusor da twinstar tamanho médio
e7562455ecacf4d481d0d7c8f42a6973.jpg
1ae81a480735edd8e58fefbed9e22d25.jpg
Está localizado no vidro da frente para estar contra a corrente (melhor dissipação)
cc5293d95439597b3a485e8f08956275.jpg
Obrigado e boa tarde a todos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse dropchecker está muito verde! Para facilitar a transição das plantas do estado emerso para submerso deves fornecer mais co2 agora. A cor deve ser entre o verde clarinho e o amarelo.

E a fertilização líquida  é essencial agora no início enquanto as plantas não desenvolvem o sistema de raízes para melhor extrair os minerais do solo. 

Tens tido melt nas plantas?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Na verdade eu só consegui montar o sistema de co2 hoje e já estava quase a acabar o horário de luz. É por isso que não está na cor certa, amanhã espero que esteja!
Desde o primeiro dia que ponho fertilização liquida, mais Aqua Rebell Makro Basic Kalium (rico em potássio) e Aqua Rebell Mikro Basic Eisen (rico em micronutrientes.
E mesmo assim infelizmente as minhas bucephalandras estão melt
Eu fui parvo devia ter posto logo de início a lã do filtro do meu 90H neste filtro de cascata e enchia este aquario com a água do 90H. Acelarava um pouco as coisas e jogava pelo o seguro. Agora olha aquele inicio com as esponjas de origem foi erro…

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O co2 devia ter sido montado à primeira hora...

O melt em aquários novos não ciclados infelizmente é comum...

Deixa o aquário maturar mais 2 semanas e depois repões o que meltou, estar a colocar novamente pode dar mau resultado. 

 

Não percebo é porque fertilizas com apt 1 zero e com os da aqua rebell ao mesmo tempo...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois devia ter preparado algum tempo antes do desafio.
Pois é normal, fiz confusão com a fertilização do 90H , eu só uso o kalium com o apt, só para dar mais força no potássio nesta fase inicial.
Agora com o desafio sao muitos produtos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que confusão que para aqui vai. Vê lá se defines depressa o que deves fazer para não andares com muitas oscilações dentro do tanque. Caderno e caneta na mão, e escreve tudo direitinho. Eu tenho uma cábula na porta do meu móvel para não trocar nada... até o dia em que os peixes comem está lá apontado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! Percebi. a confusão foi na descrição... não no que pudeste dentro do tanque, certo? Sendo assim é muito menos grave!

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que não vou confundir os nomes todos
4927713354d145358ddbd517aa084793.jpg
A verde é aquilo que eu ponho na água do aquario do desafio, a amarelo é em ambos e a vermelho o que faço no 90H.
É os meus cocktails, todos os dias faço com cada caipirinha
Já pensei em por doseadores automáticos no 90H


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.