gjsilva Publicado Outubro 9 Publicado Outubro 9 "Desde já vou iniciar este tópico com um resumo de como me iniciei na aquariofilia e como me inscrevi no V Desafio do Aquariofilia.net. Entre os meus 14 e os 20 anos conheci a melhor loja nacional, Naturline, quando pus o meu pé dentro fez-me logo apaixonar-me pelo o hobby! Conheci os meus "mestres", Fernando Freire e Francisco Jesus. Agora tenho 30 anos, fiquei 10 anos parado, mas sempre atualizado no mundo da aquariofilia e aquascaping, foi então que este ano construí um 90H para o IAPLC2025 e em agosto vi a publicação da Aquariofilia.net sobre o V Desafio. Dos 15 participantes tinham só 3 vagas, e pensei para mim "porque não!? Vai-me dar experiência e oportunidades!". Contactei logo o Tozé e inscrevi-me no desafio. Até agora posso dizer que foi a melhor coisa que fiz, pude experienciar uma óptima organização por parte dos encarregados @Tozé Nunes, @Vera Santos e @Fernando Freire, quando montámos toda uma sala! E tive a oportunidade de conhecer os restantes 13 participantes, em que trocávamos dicas, ferramentas e amizades muito boas! Agora sim vou falar sobre o meu layout: 1 - Nome do Aquário Fangorn Forest 2 - Data da montagem 06/10/2024 3 - Dimensões do aquário ILA 45P - 45x30x30cm Vidro extra claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Oase Biostyle. De inicio deixei somente as esponjas de origem do filtro, para mais tarde perceber que estava a cometer um erro, o filtro contêm esponjas ativas com carvão. Retirei-as e coloquei um saquinho com Sera Siporax bio active para melhor colonizar as bactérias. 4.2 - Termostato EHEIM Termóstato regulável 50W 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light III 450E Foto Periodo: 7horas 4.4 - Sistema de CO2 Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor. Ainda não instalado. 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato APT Start Tropica Aquarium Soil 5.2 - Hardscape Strideways Black Slim Wood Strideways Black Ryuoh stone, 6 - Fertilização Masterline Carbo 2ml/dia APT Zero 1 Plant Nutrition da The 2HR Aquarist 7 - Acondicionadores de água e material filtrante biológico líquido Sera: bio nitrivec aquatan filter biostart 8 - Fauna temporariamente inexistente. 9 - Plantas Bucephelandra sp. "Red" Eleocharis sp. "Minima" Eleocharis species montevidensis Anubias barteri var. nana "Mini Mini" taxiphyllum Barbieri Micranthemum species "Monte Carlo" Hemianthus Callitrichoides Fotografias do Layout: Construção: Plantar: Chegada a casa e com água: Actualmente com TPA diária: Conclusão Este primeiro mês dividindo-o por 4 semanas será o seguinte, a primeira semana TPA diária, segunda semana TPA dia sim dia não, terceira semana de dois em dois dias e na última semana duas TPA's. Concluo que este evento é espetacular, fiquei muito contente por concorrer, conhecer as novas amizades e fazer crescer a criatividade. É um evento de companheirismo e de muito talento. Muito obrigado ao @ismael_figueira pelas dicas do layout do desafio e à @Vera Santos por todas as dicas dadas do meu 90H! E aos restantes colegas por me emprestarem as ferramentas necessárias! Penso que este evento seria uma grande possibilidade para os iniciantes, derivado ao baixo custo e a todo o equipamento e brindes que a organização arranja. Poderia ser uma ideia, fazer mais publicidade a este evento a pessoas iniciantes, e no fim de semana anterior do desafio fazer um workshop a fazer entender as regras do aquascaping e todas as ferramentas necessárias. Fazer crescer o nosso hobby! Muito Obrigado pela a oportunidade! Alguma questão disponham! Explicação do nome Fangorn Forest é uma floresta do reino do Senhor dos Aneis, onde habitam os Ents, e como podem ver a árvore da direita parece com este tipo que todo o pessoal conhece: 4 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 9 Autor Publicado: Outubro 9 https://www.instagram.com/p/DA5s4zPCRTs/ Citar
José Pedro Publicado: Outubro 9 Publicado: Outubro 9 Adorei o teu aquario. Gosto muito das plantas que tens no fundo, mas acho que são altas demais, não? Não ligues muito ao que digo, que eu estou agora a começar. 1 Citar Caudatas do it better.
sTeVe- Publicado: Outubro 9 Publicado: Outubro 9 Sem dúvida que o objectivo foi atingido, ficou fenomenal, muito épico mesmo. 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 10 Publicado: Outubro 10 Para quem esteve 10 anos parado, fizeste muito bem a tua pesquisa. Caraças!!! É um daqueles que, com mãozinhas, pode levar o prémio para casa. Muitos parabéns. E o tal aquário que montaste para o IAPLC 2025? Não podemos ver imagens!?!?!? 1 Citar
JoãogaFernandes Publicado: Outubro 10 Publicado: Outubro 10 Bem, se houver prémio para inspiração e colocação de ideias em prática, está ganho 🏆😂 Foi bom conhecer-te Gabriel, obrigado pela ajuda 🫡 Sobre a montagem, pessoalmente não gosto muito de dioramas, mas olha que bom boas mãos e cuidado pode ficar muito interessante!! Uma outra nota, mas talvez mais a gosto pessoal, teria tentado por o rio a terminar do outro lado, quase como se criasses uma divisão na diagonal. Boa sorte!! 1 Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
gjsilva Publicado: Outubro 10 Autor Publicado: Outubro 10 há 11 horas, José Pedro disse: Adorei o teu aquario. Gosto muito das plantas que tens no fundo, mas acho que são altas demais, não? Não ligues muito ao que digo, que eu estou agora a começar. São altas é verdade, mas eu depois publico aqui a poda dessa planta, a echinodorus, e vais ver o efeito que eu quero fazer . Obrigado pelo o comentário a sério há 11 horas, sTeVe- disse: Sem dúvida que o objectivo foi atingido, ficou fenomenal, muito épico mesmo. Muito obrigado Steve já estava para fazer um nature forest há algum tempo e aproveitei o desafio para tal há 10 horas, JoseCarlosMarques disse: Para quem esteve 10 anos parado, fizeste muito bem a tua pesquisa. Caraças!!! É um daqueles que, com mãozinhas, pode levar o prémio para casa. Muitos parabéns. E o tal aquário que montaste para o IAPLC 2025? Não podemos ver imagens!?!?!? Epah esses 10 anos deu para estar em pesquisa constante, um olho no quotidiano e outro no mundo do aquascaping, acho que esse tempo todo parado so deu me ainda mais pica e vontade de expressar a minha criatividade! Muito obrigado Jose pelas boas palavras fico com um sorriso só de ler o teu comentário! Epah se jurarem que nao se xibam acho que nao há problema em fazer um topico sobre isso há 3 horas, JoãogaFernandes disse: Bem, se houver prémio para inspiração e colocação de ideias em prática, está ganho Foi bom conhecer-te Gabriel, obrigado pela ajuda 🫡 Sobre a montagem, pessoalmente não gosto muito de dioramas, mas olha que bom boas mãos e cuidado pode ficar muito interessante!! Uma outra nota, mas talvez mais a gosto pessoal, teria tentado por o rio a terminar do outro lado, quase como se criasses uma divisão na diagonal. Boa sorte!! Como disse tive 10 anos parado, o que me deu oportunidade de ficar de olho no mundo do aquascaping, e uma das redes sociais que segui foi a tua! A tua pagina é educativa e sei que estás sempre disposto a ajudar os iniciantes e os colegas do hobby! E foi bom conhecer-te pessoalmente! Sabes que o diorama também não é o meu estilo, aliás o meu layout para o IAPLC 2025 é um nature. Aproveitei o desafio para fazer uma coisa diferente, e foi o diorama. É verdade o caminho ficou assim porque se reparares a rocha e a arvore da esquerda fazem muita sombra na frente do aquario, pensei não vou por mais nada se não anubias e buces. E o ponto de saida maior é do mesmo lado, olha ficou assim . E pus lá uma echinodorus de experiência, se agarrar, agarrou… Era o que eu mudava também Muito obrigado amigo e boa sorte Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 10 Publicado: Outubro 10 3 hours ago, gjsilva said: Epah se jurarem que nao se xibam acho que nao há problema em fazer um topico sobre isso Não te preocupes com a velha história de que não podes mostrar o aquário até ele estar pronto para concurso. Isso é treta. Já tivemos várias discussões aqui no fórum sobre isso. A verdade é que a fotografia final, muito dificilmente, vai assemelhar-se ao que podes mostrar aqui durante o progresso do tanque. Só não deves colocar aqui a coisa quase pronta, claro. Tens muitos exemplos aqui no fórum de pessoas que vão mostrando os aquários e depois conseguem grandes resultados. 38 minutes ago, gjsilva said: Era o que eu mudava também Ainda vais a tempo! São 3 ou 4 meses até à fotografia final, não é? Muita coisa pode ser alterada até lá! 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 10 Autor Publicado: Outubro 10 Ainda vais a tempo! São 3 ou 4 meses até à fotografia final, não é? Muita coisa pode ser alterada até lá!Okok vou pensar nisso entãoSim é verdade é uns 3 meses aindaEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
gjsilva Publicado: Outubro 11 Autor Publicado: Outubro 11 (editado) Ora update do meu layout: Fungos nas madeiras, o que uma escova de dentes e as tpa’s diárias não resolvam, As minhas buce’s estão jo melt, mas acho que vão se safar, é rezar E por agora é tudo! Muito obrigado e boa noite! https://www.instagram.com/reel/DA9E5XciE-1/?igsh=ZGo0a2FpNXZsMjlm Editado Outubro 12 por Tozé Nunes Retirar assinatura 1 Citar
Bruno R. Carvalho Publicado: Outubro 11 Publicado: Outubro 11 A minha floresta de Fangorn de 2019,E em 2022Vejo que ambos temos uma inclinacão para o mundo mágico de Tolkien, para além do aquascaping.Esse layout tem potencial, mas pessoalmente gostava de ver esse caminho mais trabalhado, está muito direito e com uns galhos e pedras pequenas podias ganhar muito mais detalhe, em relação a planta das traseiras, acho que tenho uma ideia do que queres fazer, não seria a minha escolha, mas vou ficar atento a ver como vais dar forma á tua visão, quem sabe nao aprendo algo contigo.Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk 2 Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
gjsilva Publicado: Outubro 11 Autor Publicado: Outubro 11 (editado) Também estou a ver que sim, uau a fangorn de 2022 está top top 🤌 Espero conseguir por a minha ideia na prática com as de fundo Mas agora fiquei de queixo caído Editado Outubro 12 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Citar
gjsilva Publicado: Outubro 12 Autor Publicado: Outubro 12 Aqui está as fotos pedidas da localização do aquario:E para além da tpa diária o update é os sistema de co2 montado, uma extintor de 2kg com um difusor da twinstar tamanho médioEstá localizado no vidro da frente para estar contra a corrente (melhor dissipação)Obrigado e boa tarde a todosEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 12 Publicado: Outubro 12 43 minutes ago, gjsilva said: Aqui está as fotos pedidas da localização do aquario: Oh. Já estou mesmo a ver o filme... vai ser a Bimby a fazer todo o trabalho! 1 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 12 Autor Publicado: Outubro 12 Oh. Já estou mesmo a ver o filme... vai ser a Bimby a fazer todo o trabalho! e faz do belo trabalho 🤌Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
Tozé Nunes Publicado: Outubro 12 Publicado: Outubro 12 Esse dropchecker está muito verde! Para facilitar a transição das plantas do estado emerso para submerso deves fornecer mais co2 agora. A cor deve ser entre o verde clarinho e o amarelo. E a fertilização líquida é essencial agora no início enquanto as plantas não desenvolvem o sistema de raízes para melhor extrair os minerais do solo. Tens tido melt nas plantas? 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
gjsilva Publicado: Outubro 12 Autor Publicado: Outubro 12 (editado) Na verdade eu só consegui montar o sistema de co2 hoje e já estava quase a acabar o horário de luz. É por isso que não está na cor certa, amanhã espero que esteja! Desde o primeiro dia que ponho fertilização liquida, mais Aqua Rebell Makro Basic Kalium (rico em potássio) e Aqua Rebell Mikro Basic Eisen (rico em micronutrientes. E mesmo assim infelizmente as minhas bucephalandras estão melt Eu fui parvo devia ter posto logo de início a lã do filtro do meu 90H neste filtro de cascata e enchia este aquario com a água do 90H. Acelarava um pouco as coisas e jogava pelo o seguro. Agora olha aquele inicio com as esponjas de origem foi erro… Editado Outubro 12 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Citar
Tozé Nunes Publicado: Outubro 12 Publicado: Outubro 12 O co2 devia ter sido montado à primeira hora... O melt em aquários novos não ciclados infelizmente é comum... Deixa o aquário maturar mais 2 semanas e depois repões o que meltou, estar a colocar novamente pode dar mau resultado. Não percebo é porque fertilizas com apt 1 zero e com os da aqua rebell ao mesmo tempo... 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
gjsilva Publicado: Outubro 13 Autor Publicado: Outubro 13 Pois devia ter preparado algum tempo antes do desafio.Pois é normal, fiz confusão com a fertilização do 90H , eu só uso o kalium com o apt, só para dar mais força no potássio nesta fase inicial.Agora com o desafio sao muitos produtos Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 13 Publicado: Outubro 13 Que confusão que para aqui vai. Vê lá se defines depressa o que deves fazer para não andares com muitas oscilações dentro do tanque. Caderno e caneta na mão, e escreve tudo direitinho. Eu tenho uma cábula na porta do meu móvel para não trocar nada... até o dia em que os peixes comem está lá apontado. 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 13 Autor Publicado: Outubro 13 Sen problema, foi só confusão do nome Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 13 Publicado: Outubro 13 (editado) Ah! Percebi. a confusão foi na descrição... não no que pudeste dentro do tanque, certo? Sendo assim é muito menos grave! Editado Outubro 13 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 13 Autor Publicado: Outubro 13 (editado) Certo aquela fertilização é do meu 90H Editado Outubro 13 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário 1 Citar
gjsilva Publicado: Outubro 13 Autor Publicado: Outubro 13 Como é que não vou confundir os nomes todosA verde é aquilo que eu ponho na água do aquario do desafio, a amarelo é em ambos e a vermelho o que faço no 90H.É os meus cocktails, todos os dias faço com cada caipirinhaJá pensei em por doseadores automáticos no 90HEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 13 Publicado: Outubro 13 Um bocadinho complicado, realmente. Eu preferi reduzir os meus produtos todos a duas marcas... e estou a tentar ficar apenas com uma. Tu usas 5! 1 Citar
Recommended Posts