Recommended Posts

Publicado

"Desde já vou iniciar este tópico com um resumo de como me iniciei na aquariofilia e como me inscrevi no V Desafio do Aquariofilia.net.

Entre os meus 14 e os 20 anos conheci a melhor loja nacional, Naturline, quando pus o meu pé dentro fez-me logo apaixonar-me pelo o hobby! Conheci os meus "mestres", Fernando Freire e Francisco Jesus.

Agora tenho 30 anos, fiquei 10 anos parado, mas sempre atualizado no mundo da aquariofilia e aquascaping, foi então que este ano construí um 90H para o IAPLC2025 e em agosto vi a publicação da Aquariofilia.net sobre o V Desafio.

Dos 15 participantes tinham só 3 vagas, e pensei para mim "porque não!? Vai-me dar experiência e oportunidades!". Contactei logo o Tozé e inscrevi-me no desafio. Até agora posso dizer que foi a melhor coisa que fiz, pude experienciar uma óptima organização por parte dos encarregados @Tozé Nunes, @Vera Santos e @Fernando Freire, quando montámos toda uma sala! E tive a oportunidade de conhecer os restantes 13 participantes, em que trocávamos dicas, ferramentas e amizades muito boas!

Agora sim vou falar sobre o meu layout:

1 - Nome do Aquário

Fangorn Forest

2 - Data da montagem

06/10/2024

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45P - 45x30x30cm

Vidro extra claro

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase Biostyle. De inicio deixei somente as esponjas de origem do filtro, para mais tarde perceber que estava a cometer um erro, o filtro contêm esponjas ativas com carvão. Retirei-as e coloquei um saquinho com Sera Siporax bio active para melhor colonizar as bactérias.

4.2 - Termostato

EHEIM Termóstato regulável 50W

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light III 450E

Foto Periodo: 7horas

4.4 - Sistema de CO2

Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor.

Ainda não instalado.

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

APT Start

Tropica Aquarium Soil

5.2 - Hardscape

Strideways Black Slim Wood

Strideways Black Ryuoh stone,

6 - Fertilização

Masterline Carbo 2ml/dia

APT Zero 1 Plant Nutrition da The 2HR Aquarist

7 - Acondicionadores de água e material filtrante biológico líquido

Sera:

bio nitrivec

aquatan

filter biostart

8 - Fauna

temporariamente inexistente.

9 - Plantas

Bucephelandra sp. "Red"

Eleocharis sp. "Minima"

Eleocharis species montevidensis

Anubias barteri var. nana "Mini Mini"

taxiphyllum Barbieri

Micranthemum species "Monte Carlo"

Hemianthus Callitrichoides

Fotografias do Layout:

Construção:

large.9855A58E-E615-4626-8DB8-2AA84AB7D8A7.JPGlarge.e27d206b-d936-4767-93eb-8c34f2cfa34a.JPG

Plantar:

large.04e624d7-7d9b-4d1c-9e2e-4ee05be1d897.JPGlarge.13a3964e-aa9d-420a-94d5-213b0210cfff.JPGlarge.bee01d0e-ce90-46aa-b358-eaf67ae55dc9.JPGlarge.a6163465-dfb7-4bd2-8271-68b8fa1cb8b4.JPG

Chegada a casa e com água:

large.IMG_9623.jpg

Actualmente com TPA diária:

large.IMG_9665.jpglarge.IMG_9666.jpg

Conclusão

Este primeiro mês dividindo-o por 4 semanas será o seguinte, a primeira semana TPA diária, segunda semana TPA dia sim dia não, terceira semana de dois em dois dias e na última semana duas TPA's.

Concluo que este evento é espetacular, fiquei muito contente por concorrer, conhecer as novas amizades e fazer crescer a criatividade. É um evento de companheirismo e de muito talento. Muito obrigado ao @ismael_figueira pelas dicas do layout do desafio e à @Vera Santos por todas as dicas dadas do meu 90H! E aos restantes colegas por me emprestarem as ferramentas necessárias!

Penso que este evento seria uma grande possibilidade para os iniciantes, derivado ao baixo custo e a todo o equipamento e brindes que a organização arranja. Poderia ser uma ideia, fazer mais publicidade a este evento a pessoas iniciantes, e no fim de semana anterior do desafio fazer um workshop a fazer entender as regras do aquascaping e todas as ferramentas necessárias. Fazer crescer o nosso hobby!

Muito Obrigado pela a oportunidade!

Alguma questão disponham!

Explicação do nome

Fangorn Forest é uma floresta do reino do Senhor dos Aneis, onde habitam os Ents, e como podem ver a árvore da direita parece com este tipo que todo o pessoal conhece:

large.a5fa2751103c0a2a32cc7e3dd7d85d2009b3a047_hq.jpg

• Gosto 4
Publicado:

Adorei o teu aquario.

Gosto muito das plantas que tens no fundo, mas acho que são altas demais, não?

Não ligues muito ao que digo, que eu estou agora a começar.

• Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Sem dúvida que o objectivo foi atingido, ficou fenomenal, muito épico mesmo.

• Gosto 1

BQ1rdHj.jpeg

Publicado:

Para quem esteve 10 anos parado, fizeste muito bem a tua pesquisa. Caraças!!! É um daqueles que, com mãozinhas, pode levar o prémio para casa. Muitos parabéns.

E o tal aquário que montaste para o IAPLC 2025? Não podemos ver imagens!?!?!?

• Gosto 1
Publicado:

Bem, se houver prémio para inspiração e colocação de ideias em prática, está ganho 🏆😂

Foi bom conhecer-te Gabriel, obrigado pela ajuda 🫡

Sobre a montagem, pessoalmente não gosto muito de dioramas, mas olha que bom boas mãos e cuidado pode ficar muito interessante!!

Uma outra nota, mas talvez mais a gosto pessoal, teria tentado por o rio a terminar do outro lado, quase como se criasses uma divisão na diagonal.

Boa sorte!!

• Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Publicado:
há 11 horas, José Pedro disse:
Adorei o teu aquario.
Gosto muito das plantas que tens no fundo, mas acho que são altas demais, não?
Não ligues muito ao que digo, que eu estou agora a começar.

São altas é verdade, mas eu depois publico aqui a poda dessa planta, a echinodorus, e vais ver o efeito que eu quero fazer . Obrigado pelo o comentário a sério

há 11 horas, sTeVe- disse:
Sem dúvida que o objectivo foi atingido, ficou fenomenal, muito épico mesmo.

Muito obrigado Steve já estava para fazer um nature forest há algum tempo e aproveitei o desafio para tal

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:
Para quem esteve 10 anos parado, fizeste muito bem a tua pesquisa. Caraças!!! É um daqueles que, com mãozinhas, pode levar o prémio para casa. Muitos parabéns.
E o tal aquário que montaste para o IAPLC 2025? Não podemos ver imagens!?!?!?

Epah esses 10 anos deu para estar em pesquisa constante, um olho no quotidiano e outro no mundo do aquascaping, acho que esse tempo todo parado so deu me ainda mais pica e vontade de expressar a minha criatividade! Muito obrigado Jose pelas boas palavras fico com um sorriso só de ler o teu comentário!
Epah se jurarem que nao se xibam acho que nao há problema em fazer um topico sobre isso

há 3 horas, JoãogaFernandes disse:
Bem, se houver prémio para inspiração e colocação de ideias em prática, está ganho
Foi bom conhecer-te Gabriel, obrigado pela ajuda 🫡

Sobre a montagem, pessoalmente não gosto muito de dioramas, mas olha que bom boas mãos e cuidado pode ficar muito interessante!!
Uma outra nota, mas talvez mais a gosto pessoal, teria tentado por o rio a terminar do outro lado, quase como se criasses uma divisão na diagonal.
Boa sorte!!

Como disse tive 10 anos parado, o que me deu oportunidade de ficar de olho no mundo do aquascaping, e uma das redes sociais que segui foi a tua! A tua pagina é educativa e sei que estás sempre disposto a ajudar os iniciantes e os colegas do hobby! E foi bom conhecer-te pessoalmente!
Sabes que o diorama também não é o meu estilo, aliás o meu layout para o IAPLC 2025 é um nature. Aproveitei o desafio para fazer uma coisa diferente, e foi o diorama.
É verdade o caminho ficou assim porque se reparares a rocha e a arvore da esquerda fazem muita sombra na frente do aquario, pensei não vou por mais nada se não anubias e buces. E o ponto de saida maior é do mesmo lado, olha ficou assim . E pus lá uma echinodorus de experiência, se agarrar, agarrou…
Era o que eu mudava também
Muito obrigado amigo e boa sorte

Publicado:
3 hours ago, gjsilva said:

Epah se jurarem que nao se xibam emoji14.pngemoji28.png acho que nao há problema em fazer um topico sobre isso

Não te preocupes com a velha história de que não podes mostrar o aquário até ele estar pronto para concurso. Isso é treta. Já tivemos várias discussões aqui no fórum sobre isso. A verdade é que a fotografia final, muito dificilmente, vai assemelhar-se ao que podes mostrar aqui durante o progresso do tanque. Só não deves colocar aqui a coisa quase pronta, claro. Tens muitos exemplos aqui no fórum de pessoas que vão mostrando os aquários e depois conseguem grandes resultados. 

38 minutes ago, gjsilva said:

Era o que eu mudava também

Ainda vais a tempo! São 3 ou 4 meses até à fotografia final, não é? Muita coisa pode ser alterada até lá!

• Gosto 1
Publicado:
Ainda vais a tempo! São 3 ou 4 meses até à fotografia final, não é? Muita coisa pode ser alterada até lá!

Okok vou pensar nisso então
Sim é verdade é uns 3 meses ainda

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Publicado: (editado)

Ora update do meu layout:
Fungos nas madeiras, o que uma escova de dentes e as tpa’s diárias não resolvam,
As minhas buce’s estão jo melt, mas acho que vão se safar, é rezar
E por agora é tudo!
Muito obrigado e boa noite!

https://www.instagram.com/reel/DA9E5XciE-1/?igsh=ZGo0a2FpNXZsMjlm

Editado por Tozé Nunes
Retirar assinatura
  • Gosto 1
Publicado:

A minha floresta de Fangorn de 2019,
6183de2670b71c4ff4264263e6cd7e49.jpg

E em 2022
35613e4fe82d686ad74b5750c13483c5.jpg

Vejo que ambos temos uma inclinacão para o mundo mágico de Tolkien, para além do aquascaping.

Esse layout tem potencial, mas pessoalmente gostava de ver esse caminho mais trabalhado, está muito direito e com uns galhos e pedras pequenas podias ganhar muito mais detalhe, em relação a planta das traseiras, acho que tenho uma ideia do que queres fazer, não seria a minha escolha, mas vou ficar atento a ver como vais dar forma á tua visão, quem sabe nao aprendo algo contigo.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

• Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Também estou a ver que sim, uau a fangorn de 2022 está top top 🤌
Espero conseguir por a minha ideia na prática com as de fundo
Mas agora fiquei de queixo caído

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Publicado:

Aqui está as fotos pedidas da localização do aquario:
1fd94eae552c9977e6ea1b197ee8a364.jpg
daaa91f31123496609b2de9827f8d6c3.jpg
E para além da tpa diária o update é os sistema de co2 montado, uma extintor de 2kg com um difusor da twinstar tamanho médio
e7562455ecacf4d481d0d7c8f42a6973.jpg
1ae81a480735edd8e58fefbed9e22d25.jpg
Está localizado no vidro da frente para estar contra a corrente (melhor dissipação)
cc5293d95439597b3a485e8f08956275.jpg
Obrigado e boa tarde a todos

• Gosto 1
Publicado:
43 minutes ago, gjsilva said:

Aqui está as fotos pedidas da localização do aquario:

Oh. Já estou mesmo a ver o filme... vai ser a Bimby a fazer todo o trabalho!

• Gosto 1
  • Haha 1
Publicado:
Oh. Já estou mesmo a ver o filme... vai ser a Bimby a fazer todo o trabalho!

e faz do belo trabalho 🤌

• Haha 1
Publicado:

Esse dropchecker está muito verde! Para facilitar a transição das plantas do estado emerso para submerso deves fornecer mais co2 agora. A cor deve ser entre o verde clarinho e o amarelo.

E a fertilização líquida  é essencial agora no início enquanto as plantas não desenvolvem o sistema de raízes para melhor extrair os minerais do solo. 

Tens tido melt nas plantas?

• Gosto 1

Na verdade eu só consegui montar o sistema de co2 hoje e já estava quase a acabar o horário de luz. É por isso que não está na cor certa, amanhã espero que esteja!
Desde o primeiro dia que ponho fertilização liquida, mais Aqua Rebell Makro Basic Kalium (rico em potássio) e Aqua Rebell Mikro Basic Eisen (rico em micronutrientes.
E mesmo assim infelizmente as minhas bucephalandras estão melt
Eu fui parvo devia ter posto logo de início a lã do filtro do meu 90H neste filtro de cascata e enchia este aquario com a água do 90H. Acelarava um pouco as coisas e jogava pelo o seguro. Agora olha aquele inicio com as esponjas de origem foi erro…

Editado por Tozé Nunes
Publicado:

O co2 devia ter sido montado à primeira hora...

O melt em aquários novos não ciclados infelizmente é comum...

Deixa o aquário maturar mais 2 semanas e depois repões o que meltou, estar a colocar novamente pode dar mau resultado. 

Não percebo é porque fertilizas com apt 1 zero e com os da aqua rebell ao mesmo tempo...

• Gosto 1
Publicado:

Pois devia ter preparado algum tempo antes do desafio.
Pois é normal, fiz confusão com a fertilização do 90H , eu só uso o kalium com o apt, só para dar mais força no potássio nesta fase inicial.
Agora com o desafio sao muitos produtos

Publicado:

Que confusão que para aqui vai. Vê lá se defines depressa o que deves fazer para não andares com muitas oscilações dentro do tanque. Caderno e caneta na mão, e escreve tudo direitinho. Eu tenho uma cábula na porta do meu móvel para não trocar nada... até o dia em que os peixes comem está lá apontado.

• Gosto 1
Publicado:

Sen problema, foi só confusão do nome

Ah! Percebi. a confusão foi na descrição... não no que pudeste dentro do tanque, certo? Sendo assim é muito menos grave!

Editado por Tozé Nunes
  • Gosto 1

Certo aquela fertilização é do meu 90H

Editado por Tozé Nunes
  • Gosto 1
Publicado:

Como é que não vou confundir os nomes todos
4927713354d145358ddbd517aa084793.jpg
A verde é aquilo que eu ponho na água do aquario do desafio, a amarelo é em ambos e a vermelho o que faço no 90H.
É os meus cocktails, todos os dias faço com cada caipirinha
Já pensei em por doseadores automáticos no 90H

Publicado:

Um bocadinho complicado, realmente. Eu preferi reduzir os meus produtos todos a duas marcas... e estou a tentar ficar apenas com uma. Tu usas 5!

• Gosto 1