Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá, pessoal! Recentemente, comecei a montar meu primeiro aquário e estou muito empolgado, mas ainda tenho algumas dúvidas sobre as melhores espécies de peixes para iniciantes. Estou pensando em montar um aquário comunitário de água doce, e queria saber quais peixes vocês recomendam que sejam fáceis de cuidar e se adaptem bem entre si. Também estou curioso sobre quais plantas aquáticas seriam ideais para esse tipo de setup. Agradeço muito qualquer dica ou recomendação! Para montar um aquário de iniciantes, é um pouco como jogar Jogo do Foguete  https://fogueteaposta.com/ , onde você precisa de planejamento e estratégia para ter sucesso! Assim como no jogo, em que é importante saber a hora certa de "pular fora" para garantir seu sucesso, no aquário é fundamental escolher peixes resistentes como tetras, barbos ou guppies que se adaptam bem juntos, e plantas fáceis de cuidar como Anubias e Echinodorus.

Editado por Mia Baker
Publicado:

Boas Mia Baker 

Bem vinda ao Fórum.

Que tamanho tem o aquário,e que filtro tem,para começar deve ler sobre o ciclo do azoto para que corra tudo bem.

Sobre os peixes tem os Guppys,tem Molinèsias ,Ancistrus,o Otocinclus affinis,tetras nos tetras tens muito por onde escolher.

Plantas tens aqui para poderes tirar uma ideia quais mais gosta https://tropica.com/en/plants/  as plantas que tem uma folha verde há frente é de baixa manutenção.

Saudações

Publicado:
há 6 horas, Mia Baker disse:

Olá, pessoal! Recentemente, comecei a montar meu primeiro aquário e estou muito empolgado, mas ainda tenho algumas dúvidas sobre as melhores espécies de peixes para iniciantes. Estou pensando em montar um aquário comunitário de água doce, e queria saber quais peixes vocês recomendam que sejam fáceis de cuidar e se adaptem bem entre si. Também estou curioso sobre quais plantas aquáticas seriam ideais para esse tipo de setup. Agradeço muito qualquer dica ou recomendação!

Antes de mais, sê bem vindo ao forum e ao Hobby.

O Álvaro já disse praticamente tudo, no meu caso decidi fazer do meu primeiro aquário um comunitário low-tech, ou seja sem CO2.

Como tal se não vais utilizar CO2 deves escolher plantas classificadas como Easy, (baixo necessidade de CO2, ou até mesmo inexistência de necessidade do mesmo), no site que o Álvaro te passou tens muita informação útil a esse respeito.
Quanto aos peixes decidi-me ficar por Mollys, Guppys e Ottos, mais uns tantos camarões e caracóis. Por norma os vivíparos são peixes bastante sociáveis.

BQ1rdHj.jpeg

Publicado: (editado)

Bem vinda ao fórum, Mia. Vou repetir o que já disseram, mas cá vai... para te darmos algumas dicas, temos que saber o tamanho do teu tanque e todo o equipamento que estás a pensar utilizar. Sem isso, a única coisa que te posso aconselhar é teres uma equipa de limpeza (Otocinclus e camarões Amano é a combinação ideal, a meu ver. se gostares de caracóis, também ajudam)... essa deve ser transversal a todos os aquários, sendo que a quantidade de cada espécie depende depois da litragem do tanque. Como estás a começar, eu optaria (como já sugeriu o Álvaro) por uma conjugação de tetras - há muito por onde escolher, e geralmente são peixes muito resistentes. Já em relação às plantas não te posso dar muitos conselhos sem saber que tipo de tanque vais montar. A lista por onde podes escolher é enorme... que tal mostrares algumas imagens do que já tens planeado? Para isso podes seguir estas instruções: 

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259587-como-criar-álbuns-usar-fotos-editar-álbuns/

Grande abraço! Espero que a tua viagem pelo hobby se faça cheia de momentos bons.

Editado por JoseCarlosMarques