Aqua Inn Publicado: Sábado às 19:15 Autor Share Publicado: Sábado às 19:15 On 02/11/2024 at 08:46, Aqua Inn disse: Neste momento já não está assim, substitui a pedra do centro Consegui adicionar mais solo no centro e mais umas Monte Carlo e trabalhei mais o detalhe Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Sábado às 20:12 Share Publicado: Sábado às 20:12 Vou ser terrivelmente honesto, tem melhorias, mas esse caminho completamente ao centro estraga tudo. O desenho que fiz mostra um caminho mais detalhado e fazer curvatura para a esquerda e seja a minha sugestão ou outra semelhante tens muito a ganhar em nao ter o caminho centralizado.Dou este exemplo, eu sei que tenho muito a areia branca aí mas depois de plantado o caminho será o que está aí marcado, as plantas irão crescer e cobrir uma boa parte da areia.Aqui, neste vez o caminho a fazer curvas e contracurvas até acabar para o lado direito. Podes colocar rochas para definir o caminho, ou simplesmente podar as plantas para formar esse caminho, as plantas crescem mesmo encima da areia, mas o que não fica nada bem é esse caminho centralizado, e acredita que entendo a tua posição, porque há uns bons anos tive na tua posição, montar aquários com caminhos centralizados e toda a gente apontar que nao ficava bem. A última vez que me lembro foi o Tozé em 2018 ainda estava eu em Inglaterra mostrei a foto de um aquário que tinha acabado de montar.Ele apontou o caminho centralizado e eu depois corrigi, e mais tarde ainda voltei a corrigir dentro do possível.Mas daí em diante tenho sempre cuidado de não fazer os caminhos centralizados ou sempre a direito. Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Sábado às 21:10 Share Publicado: Sábado às 21:10 (editado) Não digo que não possas ter razão, @Bruno R. Carvalho. Neste caso. Mas o pessoal tem tanto medo das montagens simétricas que por vezes fico abismado com aquilo que leio por aí. Não é verdade que a regra dos terços seja obrigatória para se atingir a "perfeição". Estudo Estética há muitos anos e, antes da regra dos terços, existiu a regra da simetria. Como existiram e continuam a existir outras. Neste momento, na Aquariofilia, dá-se primazia à regra dos terços... muito por culpa dos canais de Youtube que a definem como essencial para ter uma boa montagem. Vais ver que um dia o IAPLC vai premiar um aquário simétrico e no ano seguinte toda gente vai dizer que a simetria é que é a regra. Devemos experimentar, acima de tudo. Expandir limites. Fazer aquilo que gostamos de ver. Editado Sábado às 21:11 por JoseCarlosMarques 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Sábado às 22:10 Share Publicado: Sábado às 22:10 Não digo que não possas ter razão, [mention=4446]Bruno R. Carvalho[/mention]. Neste caso. Mas o pessoal tem tanto medo das montagens simétricas que por vezes fico abismado com aquilo que leio por aí. Não é verdade que a regra dos terços seja obrigatória para se atingir a "perfeição". Estudo Estética há muitos anos e, antes da regra dos terços, existiu a regra da simetria. Como existiram e continuam a existir outras. Neste momento, na Aquariofilia, dá-se primazia à regra dos terços... muito por culpa dos canais de Youtube que a definem como essencial para ter uma boa montagem. Vais ver que um dia o IAPLC vai premiar um aquário simétrico e no ano seguinte toda gente vai dizer que a simetria é que é a regra. Devemos experimentar, acima de tudo. Expandir limites. Fazer aquilo que gostamos de ver.Eu não falei da regra dos terços, aliás eu não ligo coisa nenhuma a regras, talvez em fotografia, recentemente ganhei o gosto da fotografia a nível amador, aí talvez me preocupe um pouco, mas no aquascaping, vai tudo para o desafio a fazer riscos no vidro, eu não ligo a nada disso, nunca liguei, eu vou pelo feel, a medida que vou montando as coisas vão surgindo, aquilo que os meus olhos me dizem que está esteticamente agradável é a minha regra, muitas das regras de estética que o pessoal fala, nem as sei, com os anos instintivamente comecei sim a entranhar aquilo que funciona ou não funciona no aquário, mas não ando obcecado por regras nenhumas, até porque seguir regras qualquer um faz, os verdadeiros mestres são aqueles que quebram ou dobram as regras as suas necessidades. Ainda não cheguei a esse nível, mas posso dizer que quando monto um aquário tento pensar fora da caixa, talvez por isso muitas vezes lá vem os experts com as regras, e as vezes aceito a crítica construtiva, mas muitas ignoro, porquê? Porque na minha cabeça eu sei que o que estou a montar vai funcionar, apesar de me dizerem que não vai, porque não está em conformidade com estra ou aquela regra. Nao teria montado grande parte dos meus aquarios, nesse caso. Se te lembras no do IAPLC levei meses a desenhar esse layout com o tópico detalhado, tópico esse que fostes a pessoa que mais seguiu de perto, houve inúmeros conselhos, muitos que considerei úteis e me fizeram a repensar o layout, mas houve muitos conselhos que iam contra a minha ideia do layout e eu mantive a minha.Dou dois exemplosA outra foi estaResultado final Aos meus olhos esse caminho centralizado não fica nada bem, não o apontei por regras. Apontei porque é óbvio. Podem concordar comigo, ou não, mas é a minha opinião, e José tu já em tópicos meus referiste fazer o caminho menos centralizado, porque como sabes eu posto os meus layouts em quase todas as fases de desenvolvimento e claro que alguns em fases iniciais sofriam desse problema. Nem sou contra montagens simétricas, até porque na sua assimetria eu tento sempre alguma simetria nos layouts, nem que seja em uso das mesmas plantas em lados opostos do aquário, para ser completamente assimétrico teriam que ser todas diferentes, o que daria uma sopa de plantas ainda pior do que as que já faço e que não faria sentido nem para mim. De momento as minhas plantações ainda fazem sentido para mim, mesmo que não façam para mais ninguém. Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 08:18 Share Publicado: Domingo às 08:18 Posso ter percebido mal o teu comentário, Bruno, mas também não me estava a referir a ti no meu. Pelo contrário... até disse que neste caso podes ter razão. Quis levar a discussão para outro lado. Peço desculpa se fui mal interpretado. De qualquer maneira, não me lembro de alguma vez ter dito que os teus caminhos centrados deveriam ser revistos. Acho que te disse, isso sim, que preferia ver o caminho a fugir para a direita, como numa fotografia anterior que tinhas mostrado... até acho que foi naquela altura em que experimentaste uma luz vermelha. Não tenho a certeza. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Domingo às 09:27 Share Publicado: Domingo às 09:27 Posso ter percebido mal o teu comentário, Bruno, mas também não me estava a referir a ti no meu. Pelo contrário... até disse que neste caso podes ter razão. Quis levar a discussão para outro lado. Peço desculpa se fui mal interpretado. De qualquer maneira, não me lembro de alguma vez ter dito que os teus caminhos centrados deveriam ser revistos. Acho que te disse, isso sim, que preferia ver o caminho a fugir para a direita, como numa fotografia anterior que tinhas mostrado... até acho que foi naquela altura em que experimentaste uma luz vermelha. Não tenho a certeza. Sim exacto, neste caso tens razão, lembro de teres dito para desviar mais para a esquerda ou direita, nao tenho bem a certeza, até porque já não faço caminhos centrados mal de mim se ainda os fizesse não achas. Não tens que pedir desculpa, estamos aqui para trocar ideias, eu concordo contigo, malta as vezes fica muito obcecada com as regras e esquece-se de montar algo ao seu gosto. Não faço isso e talvez já me tenhas visto justificar uma decisão com a frase, "no final de contas sou eu que vou olhar para isto".Se ele me disser que gosta como está, então acaba aí, o meu testamento e imagens foi para dar exemplos de como pode ser melhorado, mas gostos são gostos e não se discutem, não achas José? Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 13:09 Share Publicado: Domingo às 13:09 3 hours ago, Bruno R. Carvalho said: mas gostos são gostos e não se discutem, não achas José? 👍 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Aqua Inn Publicado: Terça-feira às 12:57 Autor Share Publicado: Terça-feira às 12:57 (editado) Boas pessoal vou apenas deixar aqui a foto de como estava, sendo que hoje é dia de poda e por isso irei reformular as moitas novamente (porque sim praticamente de semana a semana já tenho que andar a cortar nelas) Nestes dias o @Bruno R. Carvalhotinha sugerido umas pequenas mudanças no caminho e não me perguntem como mas parece que estamos os dois em telepatia 😂 Esta foto foi tirada antes de ele sugerir tal coisa, apenas tenho não tenho tido grande tendo para actualizar o tópico Resumindo . Acabei por adicionar mais solo na zona frontal . Nivelei os cantos tirando assim aquele “lixo” frontal e ganhando profundidade . Acabei os detalhes no caminho com pequenas pedras de basalto Editado Terça-feira às 12:59 por Aqua Inn 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: 23 horas Share Publicado: 23 horas Melhorou bastante. Só a montecarlo é enorme para o sítio onde está. Não há por aí por casa cuba? Tenta também melhorar a transição no plano intermédio. Nas laterais. Algo para tapar a parte de baixo das plantas de fundo. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Aqua Inn Publicado: 20 horas Autor Share Publicado: 20 horas há 3 horas, Vasco Ferreira disse: Melhorou bastante. Só a montecarlo é enorme para o sítio onde está. Não há por aí por casa cuba? Tenta também melhorar a transição no plano intermédio. Nas laterais. Algo para tapar a parte de baixo das plantas de fundo. Entretanto rectifiquei isso, Cuba? Não mas monte Carlo há muita! 😂 deixa ela adaptar se e bem podada que fica a parecer Cuba! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Aqua Inn Publicado: 20 horas Autor Share Publicado: 20 horas Boas pessoal Surgiu por parte de um membro aqui do fórum uma questão que ele mesmo que colocou mas preciso de mais opiniões Fotos abaixo: A questão surge no sentido de remover ou não a pedra pequena no fundo do lado direito, que acham? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: 20 horas Share Publicado: 20 horas Retirar não retirava, mas passava-a do lado direito para o lado esquerdo, a apontar para baixo (como a maior). Acho que ficava mais natural. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: 18 horas Share Publicado: 18 horas Eu deixava cono está, cria profundidade. Tens é que moldar as moitas, ve-se muito os caules das rotalas. Não sei o que pretendes fazer em relação ao elefante na sala mas para já toda aquela parede de pedra à sombra do lado esquerdo é como um buraco negro do espaço para os meus olhos... Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Aqua Inn Publicado: 6 horas Autor Share Publicado: 6 horas há 14 horas, JoseCarlosMarques disse: Retirar não retirava, mas passava-a do lado direito para o lado esquerdo, a apontar para baixo (como a maior). Acho que ficava mais natural. Se a colocar do lado esquerdo a apontar para baixo nem a vês é demasiado pequena para isso 😂 há 13 horas, Tozé Nunes disse: Eu deixava cono está, cria profundidade. Tens é que moldar as moitas, ve-se muito os caules das rotalas. Não sei o que pretendes fazer em relação ao elefante na sala mas para já toda aquela parede de pedra à sombra do lado esquerdo é como um buraco negro do espaço para os meus olhos... Em relação as moitas já estou a tratar disso até para criar o plano de passagem Essa sombra acontece porque a iluminação está atras Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ismael_figueira Publicado: 5 horas Share Publicado: 5 horas Deixa lá a pedra como está, é ela que na sua pequenez que está a dar profundidade a esse aquário. Se a retiras, com ela retiras a tridimensionalidade que lá está presente. 1 Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: 2 horas Share Publicado: 2 horas Mais um, mantém... o que falta agora é só o teu trabalho em moldar a plantas para harmonizar o conjunto. É tempo e tesoura!!! Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Pedro Publicado: 2 horas Share Publicado: 2 horas Eu também não retirava. Fica bem melhor com ela lá. Citar Caudatas do it better. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts