Musa - V Desafio Aquariofilia Net

Aqua Inn

Recommended Posts

Está com muito bom aspecto.

Eu não sou o melhor gajo para te dar indicações, como deves imaginar, no entanto se fosse eu encurtava a "praia" à frente e trocava esse areão amarelado por um que fizesse mais contraste com as pedras e plantas, ou seja, uma coisa mais clara.

Mas isso sou eu.

Ali aquele "calhau" no meio, limpava para não ficar com "restos" ali à volta e se calhar se o ten deixado mais saliente teria dado um aspeto mais engraçado, mas lá está: é a minha opinião. 😁

Caudatas do it better.
banner.jpg

Partilhar nas redes sociais

Antes de dar opinião,  podes tirar uma foto mais de baixo, mesmo abaixo do nivel médio, quero ver as linhas de agua nas laterais a convergir para o fundo. Outra coisa que pode vir a beneficiar é baixares o nível de água e ires tirando fotos. Se for aquilo que eu idealizo, colocava apenas mais pedras pequeninas/areão grosso para dar mais detalhes na zona da "praia".

• Gosto 1

Tens ai um belo crescimento nas plantas, sim sr 🤌
Para te ser sincero, é a minha opinião, eu deixava como está. Não tens o areão de vidro a vidro, tens ali aquele banquinho de areia fixe e ainda a pedra do meio a fazer uma divisão. Está muito bom!
Abraço

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

há 37 minutos, gjsilva disse:

Tens ai um belo crescimento nas plantas, sim sr 🤌
Para te ser sincero, é a minha opinião, eu deixava como está. Não tens o areão de vidro a vidro, tens ali aquele banquinho de areia fixe e ainda a pedra do meio a fazer uma divisão. Está muito bom!
Abraço

E que achas da cor?

Usaste o areão de filtro que tínhamos no desafio? É que nas fotografias parece muito amarela

há 26 minutos, gjsilva disse:

Usaste o areão de filtro que tínhamos no desafio? É que nas fotografias parece muito amarela

Não, não quis usar a mesma, acabei por levar um resto que tinha de Everglades da WIO que tem este tom.

tambem tenho ali um saco de JBL sansibar river que é mais cinza, posso sempre trocar

há 2 horas, Aqua Inn disse:

Bem passadas praticamente duas semanas deste o dia da montagem que pelo o qual só enchi prai terça ou quarta nessa semana, isto não podia estar a correr melhor 

Desta vez praticamente não tive melts, a não ser na Tripatita que acabei por substituir por Anubias Pangolino que tinha em stock, devo realçar que as rotalas e a ludwigi arcuata na primeira semana já cortei umas pontas e ontem já fiz poda com algum jeito deixando apenas caules de 2 dedos +/-.

Já a Micranthenum Micranthemoides parece me ainda em fase de adaptação, pois cresceu muito pouco! Mas vou aguardar, pois está a fazer falta na zona de passagem das rotalas para as zonas de tapete composto por um mix de Monte Carlo, Eleocharis Mínima e um pé ou outro de Marselia Angustifolia

Falta me ainda arrumar a areia no caminho, nesse aspecto não estou preocupado…

Posto isto vamos a fotos👌

Ontem antes da poda!

large.IMG_2305.jpeg

Aqui nota-se bem a ludwigia do lados esquerdo com um avanço maior, devo dizer que esta plantar está a ser uma experiência top!! Adicionei no dia do desafio pouco pés juntamente com a Rotala H’ra do lado esquerdo para ter uma moita composta mas também para ter algum detalhe, diferenciado mais do lado direito em que tenho Rotalas Yao-yao que supostamente serão de um vermelho menos intenso.

Após poda!

large.IMG_2312.jpeglarge.IMG_2314.jpeglarge.IMG_2315.jpeg

De resto é antes que me esqueça, era para começar a fazer TPA de 2 em 2 dias, mas tive um pouco de green spot pelo que baixei um nível de luz na Twinstar e continuo a fazer TPA diária de 10/15%

Agora preciso de ajuda pois estou super indeciso!!🤷‍♂️ 

O @Vasco Ferreira tinha sugerido remover um pouco de areia na frente substituindo por substrato e tapete o que acham?? Preciso de opiniões!

Isto? Ou +- isto

andré.jpeg

há 15 minutos, Pedro Moreira disse:

Isto? Ou +- isto

andré.jpeg

O que preferes?

o que preferes?

o que preferes?

há 13 minutos, Aqua Inn disse:

O que preferes?

o que preferes?

o que preferes?

Não sei pq triplicou o post...

Se fosse eu, ia para algo parecido com o que sugeri... não gosto mt como está e concordo com quem disse que devias de alterar.

Eu gosto da areia na frente... não modificava. Acrescentava apenas umas pedritas para teres mais pormenor. O que não gosto é da passagem para a areia de trás. Ou queres a passagem, e tentas defini-la melhor (tirando ali algumas plantas do caminho), ou optas por elimina-la na parte de trás. Assim como está não tens ligação... não tens o caminho.

há 26 minutos, Pedro Moreira disse:

Não sei pq triplicou o post...

Se fosse eu, ia para algo parecido com o que sugeri... não gosto mt como está e concordo com quem disse que devias de alterar.

E a cor da areia? Que achas?

há 20 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu gosto da areia na frente... não modificava. Acrescentava apenas umas pedritas para teres mais pormenor. O que não gosto é da passagem para a areia de trás. Ou queres a passagem, e tentas defini-la melhor (tirando ali algumas plantas do caminho), ou optas por elimina-la na parte de trás. Assim como está não tens ligação... não tens o caminho.

large.IMG_2315.jpegreferes-te aqui este meio?

há 18 minutos, Aqua Inn disse:

E a cor da areia? Que achas?

Eu mantinha a que tens. Gosto mt!

O importante, é os detalhes (pedrinhas e afins) perto das rochas, serem o mais parecidos com as mesmas...isso sim...pq queremos dar ideia, que são fragmentos das rochas maiores...pelo menos é isso que penso e aplico...

Anda praí uma teoria sobre areia e cor da mesma...que nem vou comentar...kkkkk

56 minutes ago, Aqua Inn said:

referes-te aqui este meio?

Sim. Visto de frente, perde-se o caminho. Mas visto de cima, tens muito espaço aí à frente. Porque não chegas essa rocha do meio para mais perto do vidro?

há 7 horas, Tozé Nunes disse:

Antes de dar opinião,  podes tirar uma foto mais de baixo, mesmo abaixo do nivel médio, quero ver as linhas de agua nas laterais a convergir para o fundo. Outra coisa que pode vir a beneficiar é baixares o nível de água e ires tirando fotos. Se for aquilo que eu idealizo, colocava apenas mais pedras pequeninas/areão grosso para dar mais detalhes na zona da "praia".

@Tozé Nunes Referes-te por exemplo algo deste género de foto? 
Só que sem os equipamentos…

large.IMG_2317.jpeg

Mais baixo! Quero ver aquelas linhas laterais a convergir mais.

E com menos água. Na próxima tpa, depois de retirares metade da água,  tira uma foto. Depois acrescenta um pouco e tira outra. E vais repetindo. Depois já tens um termo de comparação. Logicamente que neste processo e enquanto as moitas não desenvolvem as rochas vão ficar com maior destaque.  E por falar nas moitas, qual é o teu plano de corte? Criar uma linha paralela ao V do hardscape ou quebrar esse V com as moitas a criar novas linhas?

Um pouco atrasado, mas gosto conforme está, com a areia.

Gostei muito da sugestão do Pedro, com tapete na frente e os dois caminhos de areia, mas acho que para futuro e no que toca a manutenção, talvez como está funcionará melhor!

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

On 24/10/2024 at 23:45, Tozé Nunes disse:

Mais baixo! Quero ver aquelas linhas laterais a convergir mais.

E com menos água. Na próxima tpa, depois de retirares metade da água,  tira uma foto. Depois acrescenta um pouco e tira outra. E vais repetindo. Depois já tens um termo de comparação. Logicamente que neste processo e enquanto as moitas não desenvolvem as rochas vão ficar com maior destaque.  E por falar nas moitas, qual é o teu plano de corte? Criar uma linha paralela ao V do hardscape ou quebrar esse V com as moitas a criar novas linhas?

Penso que não vês também porque a iluminaria aqui estava para trás se a passar mais para frente dá logo outro aspecto para a semana quando actualizar experimento isso tudo

A ideia para as rotalas é acompanharem a linhas das rochas mas ainda falta até lá chegar, ainda agora levaram a sua primeira grande poda, a partir daqui é começar a dar-lhes forma

On 24/10/2024 at 23:55, JoãogaFernandes disse:

Um pouco atrasado, mas gosto conforme está, com a areia.

Gostei muito da sugestão do Pedro, com tapete na frente e os dois caminhos de areia, mas acho que para futuro e no que toca a manutenção, talvez como está funcionará melhor!

A ideia dos caminhos à frente não é má mas penso que tornaria ainda mais evidente o centro do aquário, não estou a dizer que não reduza ligeiramente o areal mas tanto acho que não

André, mesmo não sendo o meu estilo favorito consigo apreciar a qualidade deste layout! Acho que te superaste a ti mesmo, uma dica daqui e dali e lá fizeste essa obra de arte. 

Gosto da curvatura criada pelo substrato e areia na frente, só não colocaria tanta areia. Li por aqui algures que alguém sugeriu essa diminuição de areia com dois caminhos em torno dessa rocha central, não podia estar mais de acordo, irias ganhar mais um pouco de profundidade. 
A relação de sombras na esquerda está muito bem conseguida, spot ideal para os peixes na foto final, peixes em direção ao centro a convergir no caminho. 

A acompanhar! 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

há 11 horas, ismael_figueira disse:

A relação de sombras na esquerda está muito bem conseguida, spot ideal para os peixes na foto final, peixes em direção ao centro a convergir no caminho. 

Por falar em peixes estava a pensar entre uns tetras verdes ou umas Rasboras Mosquito mas não sei bem alguém alguma sugestão?

há 11 horas, ismael_figueira disse:

Li por aqui algures que alguém sugeriu essa diminuição de areia com dois caminhos em torno dessa rocha central, não podia estar mais de acordo, irias ganhar mais um pouco de profundidade. 

Também estou a tratar disso, visto ter ali sobras de monte Carlo e de Eleocharis

Olá a todas deixo aqui um atualização 

Basicamente durante a manhã de ontem que por acaso calhou em dia de tpa, aproveitei para fazer uma manutenção um pouco maior e visto que ainda não tenho vivos dentro aquário se é para fazer ajustes então que seja agora!

Basicamente acabei por remover a água por completo, deixando de reserva 30% da mesma para quando enchesse novamente;

Tive que replantar praticamente todo o lado esquerdo do tapete porque a maior parte da Monte Carlo estava levantada;

Além disto aproveitei para baixar o solo na zona frontal porque realmente apercebi-me de que estava muito alto, movendo-o para o centro em ambos os lados, mesmo assim nas fotos que vou apresentar ainda é para remover mais! Visto que depois a ideia será deixar a Monte Carlo crescer rasteira até Á frente e misturar-se também com a areia dando lhe uma visão mais natural e não tão controlada.

Faltam ainda finalizar os detalhes com pedra no caminho, porque não sei porque apercebi-me de que perdi um saco de 2kg de pedra de basalto miúda 😅, por isso neste momento o caminho está muito clean…

Foto antes da manutenção 

large.IMG_2317.jpeg

Durante

large.IMG_2337.jpeg

Antes de remover o solo na frente 

Aproveitar já que ia replantar para usar um ponte em vidro de Eleocharis Mínima que tinha sobrado para reformar a carpete tal como acontece do lado direito!

large.IMG_2342.jpeg

large.IMG_2348.jpeg

Come referi faltam os detalhes que irei finalizar esta semana!

Em relação ao crescimento das plantas noto que a Monte Carlo do lado direito, visto que agarrou bem já vai ganhando uns runers e em algumas partes já vai pedindo poda aqui e ali

Já na parte traseira as rotalas yao-yai estão a tarde e provavelmente terei que plantar mais uns pés

Neste momento estou a fazer TPA de 2 em 2 dias e brevemente irei passar de 3 a 3. Continuo a fazer fertilização de APT Zero 1ml por dia, 1ml Masterline Carbo dia  APT Fix 3ml dia. (Estou a ponderar lateral o Zero para Masterline All in one Lean)

Editado por Aqua Inn
  • Gosto 4

André ficas com esse caminho centrado... 

À frente essa caminho tem de ir fugindo para a esquerda, de um forma irregular e natural, se necessário com uma ou duas pequenas rochas como "apoio" visual.

Atrás ficou melhor com a definição!

há 5 horas, Vasco Ferreira disse:

André ficas com esse caminho centrado... 

À frente essa caminho tem de ir fugindo para a esquerda, de um forma irregular e natural, se necessário com uma ou duas pequenas rochas como "apoio" visual.

Atrás ficou melhor com a definição!

Tens razão, tou à espera que chegue um saco de pedra pequena terminar os detalhes e aquando irei acrescentar uma ou outra pedra ryouh que também tenho aqui

8b864de0334550f9b39a8183ef98bbe6.jpg

Sou péssimo desenhador, logo não consigo explicar ao detalhe, mas fica aqui o rabisco para dar uma ideia geral.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all