Musa - V Desafio Aquariofilia Net


Aqua Inn

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário

Musa


2 - Data da montagem

06/10/2024


3 - Dimensões do aquário  

ILA 45P - 45x30x30cm. Vidro extra claro, colagens invisíveis.


4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase Biostyle 115. Deixei as esponja laranja de origem, retirei os cartuchos com carvão ativo e substitui por uma mistura de Será Siporax Bio Active com Ada Bio Rio já ciclado de modo a ganhar a colónia de bactérias mais rápido. 

Além disto coloquei cerca de 1ml de Sera filter biostart, parece pouco mas tendo em conta que 5ml dá para 200litros… 1ml é mais que suficiente 😂

4.2 - Termostato

Eheim 50w que, para já ainda não o coloquei.

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light IV 450EC c/led laranja a mesma versão do ano passado

Foto-período inicial durante a fase de adaptação das plantas de 6h/dia

4.4 - Sistema de CO2

Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor.

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

Cerca de 6L +/- de substrato fértil Tropica 

APT start 

coloquei ainda cerca de 2L de rocha de lava partida da JBL Pro Scape Volcano Mineral no fundo para fazer altura e ajudar na circulação do solo

5.2 - Hardscape

Strideways Black Ryuoh stone,

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

Irei começar com 1ml/dia de Masterline Carbo + APT Zero 1ml/dia, este último um fertilizante indicado para aquários recentes visto não conter nitratos

 

7 - Fauna

8 - Plantas

Este ano como acabei por desmontar o layout que tinha neste mesmo aquário no dia antes do desafio acabei por ter plantas da aquaflora do IV desafio pelo que apenas pedi o que não tinha.

Desta vez apostei pouco  em plantas de baixa manutenção, poderá ser um erro crasso mas já mandei afiar as tesouras! 

Acabei por levar muita Monte Carlo já adaptada e muito pequena quase que parecia Cuba!

Rotala H’ra

Rotala Sp. Green

Rotala Yao-Yai

Micranthenum Monte Carlo

Micranthenum Micrandemoides

Ludwigia Arcuata

Eleocharis Minima

Marsilea Angustifolia

Hidrocotyle Tripatita

Cryptocorine Parva

————————————

                                           Musa 

O nome Musa, é uma homenagem a minha futura esposa, pois é. como disse em tom de brincadeira durante o desafio, no Domingo, levei a minha “Musa” para ter inspiração para o layout!
É verdade que ela apanhou uma valente seca mas pronto também participou ao plantar alguma Rotalas! 
 

Demais agradecer ao fórum por esta oportunidade, ao Tozé que mais uma vez foste incansável para que o pessoal tivesse tudo em condições! 
Ao Ricardo Correia pela a parceria de bancada, o saber estar, a partilha de ideias e a as brincadeiras e galhofa

Depois por outro lado, durante o desafio não tirei fotos nenhumas de jeito… aliás não tirei foi fotos nenhumas 🤯

Fotos

Durante a montagem na FiL

large.IMG_2251.jpeg

Já em casa, depois uma viagem de 1h30 dentro do carro aos solavancos felizmente não se desmontou nada, tal como o ano passado podia virar o carro que acho que continuava tudo colado! 😂

large.IMG_2257.jpeglarge.IMG_2267.jpeg

Já cheio

large.A35515F9-C091-4E94-B0BB-F8E538B8EBF8.jpeg

Ao encher a areia ficou ligeiramente misturada com substrato nas pontas da frente e no caminho mas nada que não se resolva durante as TPAs que se avizinham! 

 

Editado por Aqua Inn
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela montagem! Muito ao estilo do que gosto. Vou acompanhar, com toda a certeza, e torcer para que tudo corra bem até ao dia da fotografia. Muito curioso em relação à Micrandemoides! Já pensei em coloca-la no meu tanque, mas ainda não ganhei coragem. Eheh. Depois diz-me como ela se comporta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André, foste o único? que só usaste pedra mas não foste meigo nela! Por curiosidade sabes quanto pesa o bicho agora? 

Coitada da Musa, apanhou uma valente seca, podias ter insistido para ela ir passear um bocado,  afinal a zona tem muita coisa para ver.

 

Em relação ao layout, ele peca por o caminho estar muito centrado,  devias ter feito como os cromos que riscaram o vidro frontal para estabelecer a regra dos terços 😁

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Layout arrojado! 
gosto das linhas imponentes e pontiagudas 👌🏼

Que plantas tens do lado esquerdo? A ideia é tapar aquela área por baixo da rocha maior?

Boa sorte 🍀 

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito do drama da inclinação das pedras 🤌 e depois com o descanso com as plantas de fundo vai ficar top
Abraço

 

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/10/2024 at 23:35, JoseCarlosMarques disse:

Muito curioso em relação à Micrandemoides! Já pensei em coloca-la no meu tanque, mas ainda não ganhei coragem. Eheh. Depois diz-me como ela se comporta.

Em relação à micrandemoides a ideia será ter um mix de passagem para a monte Carlo, por isso não posso deixar que cresça muito

Mas a ver vamos

há 11 horas, JoãogaFernandes disse:

Que plantas tens do lado esquerdo? A ideia é tapar aquela área por baixo da rocha maior?

Tapar ainda não sei! deixa ver como as coisas evoluem, no entanto que o layout está bem conseguido mas se calhar devia ter colocado as rochas do lado direito na mesma direção 

há 19 horas, sTeVe- disse:

Muito bom mesmo, vêm dai umas chapas quando cheio certo?

Assim que começar as plantas a ganhar forma, logo coloco aqui umas fotos

há 8 horas, gjsilva disse:

Gosto muito do drama da inclinação das pedras 🤌 e depois com o descanso com as plantas de fundo vai ficar top

Drama? Drama vai quando começar a podar nelas 😅 tudo por uma questão de escala e profundidade 

On 09/10/2024 at 14:46, Tozé Nunes disse:

Em relação ao layout, ele peca por o caminho estar muito centrado,  devias ter feito como os cromos que riscaram o vidro frontal para estabelecer a regra dos terços 😁

Em relação ao caminho, realmente apercebi me disso quando já tinha o lado esquerdo colado e estava a planear o direito, mas pronto será um ponto a melhorar para uma próxima ou ainda vá adicionar uma eleocharis que me sobraram. Já para não falar da zona de praia de primeiro plano 😂

On 09/10/2024 at 13:56, José Pedro disse:

Ficou muito TOP

Parabéns

Vamos ver ainda vai haver muita tesoura até Janeiro! Acho que está bem conseguido mas realmente devido as plantas deram de alto crescimento será um real desafio manter este menino em ordem!

obrigado deixa lá que também não te safas te nada mal💪💪

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Aqua Inn disse:

Em relação à micrandemoides a ideia será ter um mix de passagem para a monte Carlo, por isso não posso deixar que cresça muito

Pois. O problema é mesmo esse! Já pensei em utiliza-la em substituição da Monte Carlo, pelo rápido crescimento, mas acho que ia dar o triplo do trabalho. De qualquer maneira, quero ler a tua opinião em relação à velocidade de crescimento, mais para a frente. Desejo-te a melhor das sortes.

há 4 horas, Aqua Inn disse:

devia ter colocado as rochas do lado direito na mesma direção 

Eu gosto como está. O pessoal preocupa-se muito com a regra dos terços, mas por vezes existe a simetria que se vê no teu aquário na natureza! E pode dar um quadro bastante interessante!

há 4 horas, Aqua Inn disse:

Drama? Drama vai quando começar a podar nelas 😅 tudo por uma questão de escala e profundidade 

Da minha experiência, em aquários de competição, o segredo é mesmo acertar o momento exacto em que todas as plantas estão bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Da minha experiência, em aquários de competição, o segredo é mesmo acertar o momento exacto em que todas as plantas estão bem.

Isso que dizes é bem verdade e não ter medo de podar às vezes uma poda tardia é o suficiente para não teres uma foto final de jeito 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este layout um parente do meu

bf232e30c5190dfde021fffcf1ca8fec.jpg

Algures estivemos em sintonia sobre o que queríamos fazer mas depois cada um seguiu o seu caminho, o teu mais simples, e eu com a minha mania de complicar e exagerar enchi o aquário até acima de rochas até não haver espaço para mais nada, o teu transmite a ideia de uma forma mais simples e harmoniosa, perdes impacto, e vais precisar das plantas para preencher bem esse espaço vazio, mas bem trabalhado esta aí um layout engraçado com potencial e decididamente mais leve que o meu na hora de carregar.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heyhey!

Gosto MUITO da linha côncava na areia e cantos em substrato, quanto mais sobressair melhor vai ser o efeito final, parabéns que gosto mesmo muito!

Bom jogo de pedras mas claro que o olho vai sempre para a principal - aquela linha é muito forte mas está onde mandam as regras.

Boa escolha de plantas e estou curioso para saber onde estão e a cor que nos vais mostrar

Um belo Iwagumi com uma Main Stone especial.

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto quando ainda dedicam o  aquário à "mais que tudo" e ela ainda se digna a aguentar o dia todo à espera!!! 🤣

Como o tempo voa!!!

O Tozé por exemplo dormiu a semana toda no sofá e ainda levou umas jornaladas no lombo!!!

Bom trabalho!!!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

Parabéns pela composição. Gosto mesmo muito dela. Sinto é que perde força pela dimensão. Vou tentar explicar melhor:

Quando vejo a foto da frente do aquário se tapo parte das laterais e do fundo, o layout tem imensa força.

Quando vejo tudo, parece que perde força. Talvez a distância que tens de areia não ajude.

Outro apontamento que pessoalmente não gosto, é da areia. Se a pedra é preta ou cinza, a areia tem de ser dos mesmos tons.

O castanho funciona melhor com Dragon. Areia é desgaste da rocha. Num layout com rocha cinza mas areia castanha, parece que a ligação é mais forçada.

Enviado do meu SM-A145R através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Ricardo Gil disse:

Outro apontamento que pessoalmente não gosto, é da areia. Se a pedra é preta ou cinza, a areia tem de ser dos mesmos tons.

O castanho funciona melhor com Dragon. Areia é desgaste da rocha. Num layout com rocha cinza mas areia castanha, parece que a ligação é mais forçada.

Concordo! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acabava com esta parte da areia (dentro da elipse), substituía por substrato e colocava algo, algum tapete. Deixava só aquela pequena parte que tinha de ser ligeiramente nivelada. Para mim criava mais fluidez e naturalidade à montagem!

Só uma opinião...

Abraço

image.jpeg

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Ricardo Gil said:

Outro apontamento que pessoalmente não gosto, é da areia. Se a pedra é preta ou cinza, a areia tem de ser dos mesmos tons.

O castanho funciona melhor com Dragon. Areia é desgaste da rocha. Num layout com rocha cinza mas areia castanha, parece que a ligação é mais forçada.

Aqui está uma coisa que ninguém parece lembrar-se na maioria dos aquários que vejo por aí (mesmo a nível profissional). A areia e as pequenas rochas que vemos à volta das maiores serão (supostamente) resultado da erosão, logo, nunca deveriam ter uma cor diferente. Vão já desencantar uma fotografia da natureza onde isso não acontece só para contrariar, mas regra geral é como eu estou a dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

A areia e as pequenas rochas que vemos à volta das maiores serão (supostamente) resultado da erosão, logo, nunca deveriam ter uma cor diferente.

Então deviamos usar areia preta,  é isso? Tirando uma praia na Madeira,  não me lembro de ver mais nenhuma...

E os rios?  Nem percebo porque estás a falar nisso agora e a fazer spammer em todos os tópicos...

Nem me vou dar ao trabalho de procurar fotos da natureza porque é demasiado óbvio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só uma questão de lógica, Tozé. Eu já me tinha lembrado disso, mas nem fui eu que mencionei primeiro. Se o terreno é feito com material que vem da erosão, é normal que tenha a mesma tonalidade das pedras, não? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o @Ricardo Gil mencionou foi o uso de areia amarela com pedras pretas, que fazia mais sentido com pedras tipo a dragon Stone.  Por alguma razão esse tipo de areia é mais comum em zonas de erosão tipo as falésias cá...

Já para 95% (percentagem ao calhas) das praias ou rios a areia é branca. Pode-se gostar ou não do contraste e gostos são gostos. Agora não percebo é porque decidiste falar disso em n tópicos, a informação depois fica espalhada...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Tozé Nunes disse:

Então deviamos usar areia preta,  é isso? Tirando uma praia na Madeira,  não me lembro de ver mais nenhuma...

E os rios?  Nem percebo porque estás a falar nisso agora e a fazer spammer em todos os tópicos...

Nem me vou dar ao trabalho de procurar fotos da natureza porque é demasiado óbvio!

Eu não queria entrar por aí mas já que falaram nisso então 15 16 aquários do desafio não batem certo 😂

@Ricardo Gil o que dizes e muito bem não deixas de ter razão também, a areia devia ser cinza ou pelo menos uma mistura das duas. Penso que com o caminho trabalhado e muito provavelmente como o @Vasco Ferreira sugeriu consiga mais ênfase no caminho e no todo do aquário. 

Decidi usar esta tonalidade para ser um pouco fora da caixa, não sei ainda se será bom ou mau. Isto também porque uma tinha de resto é queria gastá-la 😂.

Mas qualquer das formas irei atualizar entretanto, porque também tenho ali aguardada areia JBL Sansibar River que mais acizentada para fazer uma comparação das duas e ver qual a que o pessoal gosta mais!

Além disto guardei alguma Monte Carlo e alguma Eleocharis que sobraram para se precisar replantar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 hours ago, Tozé Nunes said:

Agora não percebo é porque decidiste falar disso em n tópicos, a informação depois fica espalhada...

Acordei para esse lado nesse dia. Desculpa. Tens razão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.