Âncora - V Desafio Aquascaping


Recommended Posts

1 - Nome do Aquário

Âncora

 

2 - Data da montagem

06/10/2024

 

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45P - 45x30x30cm. Vidro extra claro, colagens invisíveis.

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Oase Biostyle. Deixei as esponja laranja de origem, retirei os cartuchos com carvão ativo e substitui por Masterline FilterMax para uma melhor criação de bactérias nitrificantes.

Não obstante, parece que o filtro está com algum tipo de problema (entrada de ar na câmara do rotor e barulhos aleatórios), e então será substituído temporáriamente por um Dennerle Scapersflow Hang-On. Vantagens: Skimmer incorporado. Desvantagens: Fluxo menor.

 

4.2 - Termostato

Aquael 50W, mas para já ainda não o coloquei. Tenho o escritório aclimatizado.

 

4.3 - Iluminação/Foto-período

Twinstar Light IV 450EC

Foto Periodo Inicial: 6horas

 

4.4 - Sistema de CO2

Conjunto CO2 Strideways. Botija 2kg e redutor.

CO2 introduzido via difusor da Twinstar.

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

Masterline RootMax

APT Start

Tropica Aquarium Soil

 

5.2 - Hardscape

Strideways Black Slim Wood

Strideways Black Ryuoh stone,

 

 

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

Irei começar com Masterline Carbo diariamente de acordo com as doses recomendadas e adicionarei em complemento potássio.

Posteriormente, passarei para Masterline Carbo + All In One Lean

 

7 - Fauna

TbD

 

8 - Plantas

Depois de algumas trocas e empréstimos, a lista final, de trás para a frente.

 

Cyperus Helferi - Primeira vez a usar

Juncus Repens

Eleocharis Acicularis - Primeira vez a usar

Staurogyne Repens

Microssorum Pteropus Miini

Anubias Coin Mini

Bucephalandra Lamandau Mini Red

Bucephalandra Deep Purple - Primeira vez a usar

Bucephalandra Mini Red

Micranthemun Monte Carlo

Criptocoryne Parva

Eleocharis Acicularis Mini

 

 

9 - Fotos

Layout finalizado e já plantado, antes do transporte de 350km.

large.IMG_7574.jpg

 

Já em casa, cheio e depois do retoque de algumas plantas que não tinha tido tempo de plantar

large.IMG_7607.jpg

 

DIA 1, já com o filtro trocado provisoriamente e já com primeira TPA

large.IMG_7611.jpg




Agora, um pouco de filosofia...

Bem, primeiro evento presencial, um misto de emoções:

Confesso que estava um pouco nervoso nos dias anteriores. Não pelo concurso em si, mas pelo facto ser obrigatório a escolha de plantas à cabeça que condiciona totalmente o layout. Mas são as regras do jogo 😛

Sendo do Porto, rumei à capital na sexta à noite. Alojamento em casa de familiares, como manda a tradição. O sábado foi mais tranquilo, deu para fazer uma visita à Soluções Aquáticas e meter a conversa com o Ivo, Vera e Patrícia em dia. Domingo, toca a acordar com as galinhas. Um dos primeiros a chegar e fui logo recebido pelo Tozé, Filipe e Ricardo. Depois daquela receção, sabia que ia haver galhofa que chegasse para o dia 😄

Feitas as hostilidades, tudo ao molho rumo ao hardscape. Nesse momento todo o nervosismo desapareceu, peguei em duas peças de madeira com um bom flow e deixei-me levar.

Um dia feliz, portanto! Se estas a ler isto e estás indeciso se deves participar, não penses 2x para o ano. E se o tema é o valor, meu amigo, o que trazes em prendas e material, compensa 1000x. Patrocinadores de parabéns, mas também a Aquariofilia.net por todo este trabalho.

Foi bom rever amigos do hobby e conhecer tantos outros com quem apenas tinha trocado mensagens e chamadas. Foi fantástico viver toda a entreajuda. Como disse no chat do fórum, senti que não estava apenas a montar um aquário, mas sim 16. E por isso, assim que me lembre de repente, obrigado ao Carlos, Eduardo, Vasco, Naldo, Ricardo, André, Kire, Gabriel, Ismael..... pelas ajudas dadas ao longo do dia.

 

Sobre o layout, confesso que consegui aquilo que tinha idealizado. Queria algo simples. Como sabem tenho vários aquários, que com o trabalho e com o hobby da Glazed Nature não se tornam fácil de manter. Por isso queria algo simples, que pudesse crescer de forma mais selvagem e de uma forma rústica. Estou contente com o resultado e se não for mais, estou contente por ter criado algo e conseguido mitigar alguns erros que tinha feito no meu anterior Nature. Lembro-me da Vera me ter dito que a frente estava muito flat, 2D. Neste tentei evitar isso. Enfim, um conjunto de coisas que se vai aprendendo com o tempo.

Relativamente ao nome do aquário... bom, quero dedicar-lo a alguém especial, que me tem apoiado nesta jornada, porque por vezes as raizes são tão fortes como as Âncoras.

 

Bora lá! 🙂

 

  • Gosto 3

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh rapaz... o tanque está muito bem montado, e (com as tuas mãozinhas para a coisa) promete. Mas eu estava à espera de um Iwagumi, caraças... fiquei desapontado 😄 .

Brinadeiras à parte, fico muito contente por ver alguém do norte participar no desafio. Espero, um dia, poder acompanhar-te. Tenho seguido o teu percurso e tenho adorado. Um grande abraço!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iwagumi esteve na calha, confesso! Mas depois quis ir para algo mais selvagem e pronto... Talvez um pouco jogo pelo seguro, mas acima de tudo quis fazer algo que me permitisse corrigir erros passados 🙂

 

Entretanto, segunda TPA realizada, hoje foi dia de escritório, ainda não tratei do filtro.

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi um prazer finalmente poder estar contigo e logo a montar aquários! 

Como mais uma vez provaste, transportar aquários 350 km não é problemático, basta ter cuidado na colagem do hardscape e acondicionar bem para evitar azares! E nas rotundas e lombas ter especial atenção 😁

Sobre o teu plano de fertilização,  quando dizes adicionar potássio vais utilizar o APT Zero fornecido pelo desafio ou pensas usar outro?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E logo montar aquários, é verdade! Ainda me lembro de ter 18 anos e ficar todo contente quando vinhas comentar os meus tópicos com os conselhos certos 👌🏼 Entretanto já se passaram 10 anos ahah

 

É verdade, não é missão impossível! Mais gentes do Norte precisam-se!


Sobre fertilização, testei sempre métodos diferentes nas minhas montagens. Fertilizar só com potássio e o restante 2 meses depois, começar logo com macros e micros….
Neste, por ser essencialmente de crescimento mais lento, não quero dar micros já, e vou optar por K separado pelo menos no primeiro mês.

Depois a ideia é à partida passar para Masterline AiO Lean.

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João o que me fez apaixonar por este hobby foi exactamente este estilo classic nature, takashi amano a minha loja favorita do momento e etc…
E tu conseguiste com uma simplicidade e harmonia fazer exactamente isso, aqueles aquários que nos fazem continuar neste hobby!
Muito bom! Não mudava nada!
Um abraço e boa sorte
 

Ah e não tens que agradecer, já sabes quando precisares do x ato, é só tirares
 

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, JoãogaFernandes said:

Depois a ideia é à partida passar para Masterline AiO Lean.

O meu fertilizante de eleição. Em conjugação com o Carbo e Potássio. Recomendações da Solaqua e da Pro-Aquarium. Imagino que seja também o teu caso. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/10/2024 at 11:27, gjsilva disse:

João o que me fez apaixonar por este hobby foi exactamente este estilo classic nature, takashi amano a minha loja favorita do momento e etc…

Quero muito ver esse 90H que estás a montar eheh
 

On 10/10/2024 at 11:51, JoseCarlosMarques disse:

Recomendações da Solaqua e da Pro-Aquarium. Imagino que seja também o teu caso. Eheh.

A marca já me era conhecida, mas sim, foi através deles que tive a oportunidade de experimentar.


UPDATE:

20 Neocaridinas red fire adicionadas

A madeira já começou a fungar, mas nada de especial comparativamente com red moor wood.

5ª TPA realizada.

Editado por JoãogaFernandes
  • Gosto 2

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, JoãogaFernandes said:

20 Neocaridinas red fire adicionadas

Caraças... não fazes por menos. Já te estou a ver a doar camarões na FIL, daqui por uns meses! Guarda uns para mim! Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoãogaFernandes disse:

20 Neocaridinas red fire adicionadas

Wait what? Ao fim de uma semana já tens vivos? 

Podes pelo menos informar como é que isso se processa? É que quem ler isto e não tiver experiência vai achar que a história do ciclo não passa disso, uma história! Há que ter algum cuidado com o que se escreve para que não haja mal-entendidos...

Nós aqui temos a obrigação de sermos pedagógicos!

  • Gosto 2
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais




Como mais uma vez provaste, transportar aquários 350 km não é problemático, basta ter cuidado na colagem do hardscape e acondicionar bem para evitar azares! 


Tozé já houve um maluco qualquer que transportou um aquário 2500km em 24 horas. Logo João, 350.nao é nada, pelos menos não pode ser razão para vires passar um dia agradável com os malucos do aquascaping cá do sul.

Em relação a este aquário, gosto bastante, é um nature puro e duro, mas está muito bem conseguido, não é o meu estilo de eleição, mas sei reconhecer um bom trabalho, agora tens que ter atenção que um trabalho destes depende muito do teu trabalho com as plantas. Muitos de nós fazemos batota, enchemos aquilo de pedra e rocha, de forma que 50% ou mais do layout já tá feito antes de o plantares, mas layouts como o teu, as plantas é que vão definir a forma do layout, logo exige mais trabalho e atenção. Mas nada que não esteja ao teu alcance.

Já agora um gajo senta-se umas horas no chão para descansar e quando abre os olhos já montaste uma beleza dessas.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/10/2024 at 21:35, Tozé Nunes disse:

Wait what? Ao fim de uma semana já tens vivos? 

Podes pelo menos informar como é que isso se processa? É que quem ler isto e não tiver experiência vai achar que a história do ciclo não passa disso, uma história! Há que ter algum cuidado com o que se escreve para que não haja mal-entendidos...

Nós aqui temos a obrigação de sermos pedagógicos!

É verdade, e desculpem-me por isso.

O Ciclo de Nitrogénio aka Ciclo de Azoto não é mito! E se não têm experiência a minha recomendação é que não sigam o meu exemplo e optem por algo mais conservador -> Ciclo de Azoto e Sindrome do Aquário Novo

 

Mas então apregoas uma coisa e fazes outra? Como é que isso se processa?

No ciclo de azoto, o que inviabiliza a vida não a falta de nitratos ou nitratos mas sim a presença de picos de amónia. A existência de amónia é essencial no aquário, no entanto, em ambientes maturados, são rapidamente transformados em outros componentes pelas bactérias filtrantes existentes no filtro (bactérias essas que demoram a alojar-se e não estão presentes nas primeiras semanas). Ou seja, em aquários novos, é normal que os picos de amónia sejam mais frequentes, elevados e prolongados no tempo, podendo matar a fauna existente.

Existem várias formas de arrancar um aquário, eu opto pelo seguinte:

  • Primeira semana: TPA's diárias
  • Segunda semana: TPA's de 2 em 2 dias
  • Terceira semana: TPA's de 3 em 3 dias
  • A partir da quarta semana: TPA's semanais ou 2x por semana

Este método permite-me não só controlar os picos de amónia como também controlar o excesso de nutrientes que o substrato liberta nas primeiras semanas para a coluna de água. Assim, não estou apenas a garantir ambiente seguro para os peixes, mas também a prevenir um boom de algas.

 

De qualquer das formas, a minha recomendação é que sigam o plano acima mas sem vivos 🙂 

 

On 11/10/2024 at 23:59, Bruno R. Carvalho disse:

Em relação a este aquário, gosto bastante, é um nature puro e duro, mas está muito bem conseguido, não é o meu estilo de eleição, mas sei reconhecer um bom trabalho, agora tens que ter atenção que um trabalho destes depende muito do teu trabalho com as plantas.... Mas nada que não esteja ao teu alcance.

As odds não estão a meu favor a avaliar pelos resultados dos anos anteriores. Mas isso não me preocupa. Como disse ontem em Espanha o Long Tram, o aquário acima de tudo serve para ser apreciado. E é isso que eu desejo com este trabalho 🙂

Editado por JoãogaFernandes
  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoãogaFernandes said:

No ciclo de azoto, o que inviabiliza a vida não a falta de nitratos ou nitratos mas sim a presença de picos de amónia. A existência de amónia é essencial no aquário, no entanto, em ambientes maturados, são rapidamente transformados em outros componentes pelas bactérias filtrantes existentes no filtro (bactérias essas que demoram a alojar-se e não estão presentes nas primeiras semanas). Ou seja, em aquários novos, é normal que os picos de amónia sejam mais frequentes, elevados e prolongados no tempo, podendo matar a fauna existente.

Existem várias formas de arrancar um aquário, eu opto pelo seguinte:

  • Primeira semana: TPA's diárias
  • Segunda semana: TPA's de 2 em 2 dias
  • Terceira semana: TPA's de 3 em 3 dias
  • A partir da quarta semana: TPA's semanais ou 2x por semana

Este método permite-me não só controlar os picos de amónia como também controlar o excesso de nutrientes que o substrato liberta nas primeiras semanas para a coluna de água. Assim, não estou apenas a garantir ambiente seguro para os peixes, mas também a prevenir um boom de algas.

Esta explicação não me convence muito, João. As trocas de água podem realmente retirar a Amónia da água, mas mesmo que isso aconteça tu não tens maneira de controlar o tempo que os vivos estão em contacto com a mesma. Imagina que tens um pico durante a noite e a troca de água vai ser feita de manhã quando acordares... podem ser 8 horas que os bichos estão ali em contacto com a Amónia. Não resulta sequer em teoria.

Eu uso esse método de trocas de água, como tu, mas sempre para controlar os níveis de nutrientes na água... para evitar algas, e não para controlar a Amónia.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que fico na dúvida João é se não vais perder as rochas com a escolha de plantas para o tapete!

Vai sair um nature TOP!!!

Parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/10/2024 at 17:13, JoseCarlosMarques disse:

Esta explicação não me convence muito, João. As trocas de água podem realmente retirar a Amónia da água, mas mesmo que isso aconteça tu não tens maneira de controlar o tempo que os vivos estão em contacto com a mesma. Imagina que tens um pico durante a noite e a troca de água vai ser feita de manhã quando acordares... podem ser 8 horas que os bichos estão ali em contacto com a Amónia. Não resulta sequer em teoria.

Eu uso esse método de trocas de água, como tu, mas sempre para controlar os níveis de nutrientes na água... para evitar algas, e não para controlar a Amónia.

Concordo a 100% contigo José!

Mas há algo que me esqueci de referir e que faz toda a diferença. A relação entre o Ph e a Amónia: A Amónia (NH3) só existe em aquários com Ph igual ou superior a 7 e torna-se cada vez mais letal à medida que o Ph aumenta. 

Valores de Ph inferiores a 7 a Amónia mantém-se no seu estado primário - Amónio (NH4), não tão tóxico como a Amónia.

Isto para dizer que nos meus aquários o meu Ph varia entre 6.5 (com CO2) e 7 (sem CO2). No pior dos cenários, com Ph 7, necessitaria de ter uma medição de 5 ppm de NH4 para os valores de Amónia serem letais 0,03ppm.

Resumindo, tendo o Ph controlado e fazendo as TPAs nas horas em que não estou a infetar CO2, a probabilidade de ter um pico é reduzida. Pelo menos, já testei esta metodologia em vários arranques e nunca nada aconteceu.

Mas atenção, conforme referi anteriormente, se não tem experiência, não apressem as coisas!!!!

há 6 horas, Vasco Ferreira disse:

A única coisa que fico na dúvida João é se não vais perder as rochas com a escolha de plantas para o tapete!

Possivelmente vão ser perdidas, mas não pela eleocharis. A longo prazo as Buces tomam conta. Não fico triste. A rocha era a base para o tronco não boiar eheh

 

UPDATE 8º DIA

large.IMG_7723.jpg

 

Aparentemente não aconteceu muito, mas vejamos em maior detalhe:

 

large.IMG_7724.jpg

 

large.IMG_7725.jpg

 

large.IMG_7726.jpg

 

large.IMG_7727.jpg

 

large.IMG_7728.jpg

 

large.IMG_7729.jpg

 

large.IMG_7730.jpg

 

Destaques:

  • Staurogyne com crescimento exponencial. Duplicou tamanho.
  • Eleocharis também com franco crescimento.
  • Bucephalandras a florir
  • Montecarlo com runners
  • Madeira a fungar, mas ainda assim em menor quantidade como p.e. Red Moor Wood
  • Mantenho a calha a meio gás, 6h por dia
Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, JoãogaFernandes said:

Concordo a 100% contigo José!

Mas há algo que me esqueci de referir e que faz toda a diferença. A relação entre o Ph e a Amónia: A Amónia (NH3) só existe em aquários com Ph igual ou superior a 7 e torna-se cada vez mais letal à medida que o Ph aumenta. 

Valores de Ph inferiores a 7 a Amónia mantém-se no seu estado primário - Amónio (NH4), não tão tóxico como a Amónia.

Isto para dizer que nos meus aquários o meu Ph varia entre 6.5 (com CO2) e 7 (sem CO2). No pior dos cenários, com Ph 7, necessitaria de ter uma medição de 5 ppm de NH4 para os valores de Amónia serem letais 0,03ppm.

Resumindo, tendo o Ph controlado e fazendo as TPAs nas horas em que não estou a infetar CO2, a probabilidade de ter um pico é reduzida. Pelo menos, já testei esta metodologia em vários arranques e nunca nada aconteceu.

Mas atenção, conforme referi anteriormente, se não tem experiência, não apressem as coisas!!!!

Segundo essa teoria, então, em aquários com PH abaixo de 7 (que é o meu caso em quase todas as montagens) nunca teria que me preocupar com o ciclo.

Fora de tangas... diz lá quantos camarões já perdeste...

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Fora de tangas... diz lá quantos camarões já perdeste...

Estás perto, é uma questão de ires lá beber um cafezinho... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39 minutes ago, Tozé Nunes said:

Estás perto, é uma questão de ires lá beber um cafezinho... 

Aposto que ele ia comprar camarões extra só para provar a teoria 😛 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, JoseCarlosMarques disse:

Segundo essa teoria, então, em aquários com PH abaixo de 7 (que é o meu caso em quase todas as montagens) nunca teria que me preocupar com o ciclo.

Fora de tangas... diz lá quantos camarões já perdeste...

Acabadinhos de contar, 18.

Se quiseres, dou-me ao trabalho de os apanhar e tirar-te foto 😄

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 hours ago, JoãogaFernandes said:

Acabadinhos de contar, 18.

Se quiseres, dou-me ao trabalho de os apanhar e tirar-te foto 😄

Oh João... estou a pegar contigo. Mas a verdade é que dois já foram 😛 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia alegria!

Quase sexta feira, por isso quase tudo para correr bem 😁

Tal como prometido, aqui está registada em vídeo toda a minha experiência de um dia.

Espero que gostem!

https://youtu.be/1yq4-YHF3V0

 

 

  • Gosto 4

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.