Alguns projetos de impressão 3D para aquariofilia


Recommended Posts

Ora boa tarde a todos.

Depois do meu regresso à aquariofilia e a este forum há uns 2/3 anos, pouco tenho por aqui "postado".
Depois daquela experiência dos peixes dourados com a minha filha, praticamente não tenho por aqui colocado nada.

Entretanto algumas coisas foram acontecendo e o número de aquários na garagem aumentou!
Pelo andar da carruagem, não tardará muito para o carro ter que ficar na rua :my_biggrin:

Durante esse tempo, acabei por criar alguns projetos DIY, incluido alguns com recurso a impressão 3D para solucionar pequenos problemas que ia encontrando.
Outros, um pouco maiores mas que permitem poupar uns bons trocos em relação a "produtos chave na mão".

Atualmente a impressão 3D está tão difundida, que praticamente há sempre alguém com impressora ou conhece  quem tenha e consegue imprimir estas coisas :my_smile:
Para todos aqueles que de uma forma ou de outra têm como imprimir, deixo aqui alguns ficheiros prontos a "fatiar" e imprimir

 

Ao atualizar-me com as regras mais recentes do forum, pareceu-me ser este o local para a colocação dos projetos e "links" para os ficheiros necessários.
Se não for este o melhor local, pedia a alguém da administração, o favor de o mover para o local mais correto.

 

Neste momento, tenho 3 completos e que disponibilizei gratuitamente na internet:

- Suportes para tampas/coberturas de aquário:
 O ficheiro inclui suportes para vidro de 4mm até 15mm, mas apenas testei as versões de 4 a 8mm e encaixam justo e sem folgas nesses vidros.
https://cults3d.com/en/3d-model/home/aquarium-cover-holder-for-different-aquarium-glass-thickness

 

- Suporte para termómetros de vidro:
Tinha ainda alguns destes termómetros... são baratos e fiáveis, alguns com talvez uns 20 anos arrumados lá por casa.
O problema deles, é a ventosa "morrer" em relativamente pouco tempo!
Para lhes dar uso, bastaram talvez uns minutos a desenhar algo onde os pudesse colocar sem depender do bom funcionamento da ventosa original.
Neste ficheiro, existe apenas o suporte para vidro de 6mm, que são os unicos aquários la em casa onde necessitei destes suportes.
No entanto se alguém necessitar para outras espessuras de vidro, poderei alterar e adicionar outras espessuras.
https://cults3d.com/en/3d-model/home/aquarium-thermometer-holder-for-6mm-rimless-glass

 

- Sistema para eclosão de artémia ou cultura de rotíferos:
Durante algum tempo o "prato" da hobby foi dando conta do recado, funciona bem, mas para as minhas necessidades começou a ser curto!
Acabei por criar um suporte para a colocação de uma garrafa de refrigerante de 2Litros invertida, onde o ar entra pela tampa original da garrafa.
Criei ainda uma tampa para tapar o "novo" fundo e, que permite a passagem do cabo de um pequeno termostato, pois no tempo frio, ou não tenho eclosões ou demoram imenso a eclodir!
Ultimamente também tem servido para manter algumas culturas de rotíferos para as experiencias de reprodução marinha.
https://cults3d.com/en/3d-model/home/2l-bottle-holder-for-rotifer-culture-brine-shrimp-hatching-plankton-production

No inicio do verão, também usei este sistema com sucesso na produção de "água verde" (iluminação artificial), para alimentar culturas de dafnias.
Mas apesar de conseguir colocar 6 garrafas de 2L em frente de lâmpadas de 60Cm, continua a ser pouco para alimentar seres tão vorazes e prolíficos...
Estou de momento a criar algo semelhante para garrafões de 6L! Assim, é possível duplicar a produção de "água verde" usando exatamente o mesmo espaço.

Assim que terminar, também irá ser disponibilizado para quem necessitar.
O protótipo ainda está demasiado tosco!

Qualquer dúdida, deixem aqui que responderei assim que possível

Editado por cesar_dias
  • Gosto 1

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que fixe! Eheh. Esta coisa da Impressão 3D, para mim, é o futuro, e interessa-me muito. Não ter que depender de ninguém para criarmos as coisas de que precisamos. Vou continuar a seguir este post atentamente. Obrigado pela partilha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A versão final do suporte para garrafões invertidos de 6L, está a ser um "parto difícil"!
As dimensões não estão corretas e em consequência a tampa para o produto final está completamente fora de medida...
Não sei que medidas tirei para tal barbaridade :my_dodgy:

Mas apesar disso, a base segura bem os garrafões, pelo que se alguém necessitar de algo semelhante e sem tampa, poderei enviar o ficheiro por email.
Só irei publicar o projeto final na internet, quando estiver tudo a bater certo, e como deve ser!

Como para já e apesar de não concluído, lá faz o seu trabalho!
Neste caso, não é grave se cair alguma mosca, mosquito ou outra coisa qualquer...
Esta "água verde" só tem como objetivo alimentar dáfnias e elas não se importam :my_smile:

E como tenho investido bastante tempo em algumas experiências de reprodução de peixes e camarões... isto vai ficando em standby!

1728661698832.jpg

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Eh pá... porquê que em vez de bases para garrafões não fazes logo a "embalagem" toda?

Isso seria o ideal, mas há vários impedimentos práticos e outras tantas desvantagens, como por exemplo:

- A minha impressora só tem capacidade de impressão de objetos até 25Cm de altura.
- Para imprimir a parte que se quer o mais transparente possível, teria que usar filamento transparente.
   Em teoria seria transparente, na prática... nem por isso, fica meio translúcido e superfície rugosa, o que resulta em muita luz desperdiçada
   e uma dor de cabeça para limpar. Imagino que ao fim de poucas utilizações, já estaria demasiado manchado para passar luz suficiente para o interior. 
- As garrafas e garrafões são muito mais transparentes e sendo um plástico tão liso, limpar o "verdete" que se acumula é simples e rápido.
   Quando começam a ficar demasiado escuras, vão para a reciclagem e entra outra garrafa ou garrafão a uso, pois há sempre disto em casa.
- Uma peça daquele tamanho usaria uma enorme quantidade de filamento. Demoraria uma eternidade a imprimir e um custo enorme em filamento,
   enquanto um garrafão de água ronda os 80 cêntimos (água mineral de marca dos hiper) :my_biggrin:

Também há outra solução para este efeito, que passa pelo uso daqueles dispensadores de vidro para bebidas frescas, que em alguns casos até torneira tem.
Com relativa facilidade encontram-se em lojas de artigos para casa e cozinha e na ultima ronda encontrei alguns a 15 e 20 euros para 5 a 6L.
Além do preço, encontro-lhes outro inconveniente, que é acumular muito rapidamente depósito no fundo, principalmente junto as paredes. Enquanto
que o garrafão invertido faz com que praticamente tudo se mantenha em suspensão.

Outra solução, seria comprar algo destinado a isto mesmo, a aquamedic por exemplo tem produtos desses, mas não estava disposto a 
pagar 100 ou 150 euros. :my_dodgy:

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, cesar_dias said:

Isso seria o ideal, mas há vários impedimentos práticos e outras tantas desvantagens, como por exemplo:

- A minha impressora só tem capacidade de impressão de objetos até 25Cm de altura.
- Para imprimir a parte que se quer o mais transparente possível, teria que usar filamento transparente.
   Em teoria seria transparente, na prática... nem por isso, fica meio translúcido e superfície rugosa, o que resulta em muita luz desperdiçada
   e uma dor de cabeça para limpar. Imagino que ao fim de poucas utilizações, já estaria demasiado manchado para passar luz suficiente para o interior. 
- As garrafas e garrafões são muito mais transparentes e sendo um plástico tão liso, limpar o "verdete" que se acumula é simples e rápido.
   Quando começam a ficar demasiado escuras, vão para a reciclagem e entra outra garrafa ou garrafão a uso, pois há sempre disto em casa.
- Uma peça daquele tamanho usaria uma enorme quantidade de filamento. Demoraria uma eternidade a imprimir e um custo enorme em filamento,
   enquanto um garrafão de água ronda os 80 cêntimos (água mineral de marca dos hiper) :my_biggrin:

Também há outra solução para este efeito, que passa pelo uso daqueles dispensadores de vidro para bebidas frescas, que em alguns casos até torneira tem.
Com relativa facilidade encontram-se em lojas de artigos para casa e cozinha e na ultima ronda encontrei alguns a 15 e 20 euros para 5 a 6L.
Além do preço, encontro-lhes outro inconveniente, que é acumular muito rapidamente depósito no fundo, principalmente junto as paredes. Enquanto
que o garrafão invertido faz com que praticamente tudo se mantenha em suspensão.

Outra solução, seria comprar algo destinado a isto mesmo, a aquamedic por exemplo tem produtos desses, mas não estava disposto a 
pagar 100 ou 150 euros. :my_dodgy:

OK... percebi. Torna-se mais barato e mais prático usar o garrafão.

 

Isto é coisa que este criador português de Amanos (que conheci ontem pelo YouTube) poderia utilizar, certo? Tens que entrar em contato com o homem para trocar algumas impressões. Quem sabe não começas a comercializar o produto para te ajudar a pagar as despesas do seu desenvolvimento.

https://www.youtube.com/watch?v=oXNmlEmifaU

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Amanos é uma das experiências a decorrer neste momento :my_biggrin:

Depois de umas tentativas em 2009/2010, onde embora nenhum chegasse de novo a água doce...
Voltei em 2023 ao "masoquismo" de tentar reproduzir Amanos.

Em 2023 ainda com água salgada natural... e recentemente com água sintética e fitoplancton para alimentação das larvas.
Estão neste momento umas centenas de larvas de Amano ainda de boa saúde, larvas estas que foram libertadas a dia 2, 3 e 4 deste mês :my_biggrin:
Vamos lá ver como corre :my_dodgy:

Nas pesquisas que tenho feito, nunca cruzei com essa pessoa, mas é bom saber que não serei o único maluco a meter-se nisto :my_biggrin:

Obrigado pela dica.

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, cesar_dias said:

Os Amanos é uma das experiências a decorrer neste momento :my_biggrin:

Depois de umas tentativas em 2009/2010, onde embora nenhum chegasse de novo a água doce...
Voltei em 2023 ao "masoquismo" de tentar reproduzir Amanos.

Em 2023 ainda com água salgada natural... e recentemente com água sintética e fitoplancton para alimentação das larvas.
Estão neste momento umas centenas de larvas de Amano ainda de boa saúde, larvas estas que foram libertadas a dia 2, 3 e 4 deste mês :my_biggrin:
Vamos lá ver como corre :my_dodgy:

Nas pesquisas que tenho feito, nunca cruzei com essa pessoa, mas é bom saber que não serei o único maluco a meter-se nisto :my_biggrin:

Obrigado pela dica.

Olha... espero que esta "apresentação" me possa valer uns quantos camarões no futuro. Eheh. Fala com ele. Nunca se sabe... duas mentes trabalham melhor que uma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Olha... espero que esta "apresentação" me possa valer uns quantos camarões no futuro. Eheh. Fala com ele. Nunca se sabe... duas mentes trabalham melhor que uma!

Com toda a certeza :)
Se conseguir chegar ao nível dele, já com 500 juvenis, não tenho qualquer problema em doar uma "carrada" deles :my_biggrin:
Se há ser vivo útil para colocar em aquário, o camarão Amano deve estar no top. São umas máquinas incansáveis de limpeza!

Neste momento, chegar a 10 dias com tanta larva viva, já é para mim um enorme sucesso!
Vamos lá ver se consigo levar alguma deste grupo até juvenil e de volta a água doce.

Pelo que vi no vídeo, a produção de fitoplâncton que ele faz, é semelhante ao meu método.
Não é necessário imprimir nada, basta só garrafas bem desinfetadas e pouca entrada de ar, para além do que entra através da bomba de ar.
Nessa aplicação dá-se preferência à qualidade do fitoplâncton e não à quantidade :my_smile:

Uso mais garrafas e maiores, pois necessito de mais quantidade para alimentar larvas de Amanos e rotíferos para as experiencias nos marinhos!
Como podes ver, nada imprimido. Simples garrafas de "iced tea" de 2L

 

César

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, cesar_dias said:

Com toda a certeza 🙂
Se conseguir chegar ao nível dele, já com 500 juvenis, não tenho qualquer problema em doar uma "carrada" deles :my_biggrin:
Se há ser vivo útil para colocar em aquário, o camarão Amano deve estar no top. São umas máquinas incansáveis de limpeza!

Neste momento, chegar a 10 dias com tanta larva viva, já é para mim um enorme sucesso!
Vamos lá ver se consigo levar alguma deste grupo até juvenil e de volta a água doce.

Pelo que vi no vídeo, a produção de fitoplâncton que ele faz, é semelhante ao meu método.
Não é necessário imprimir nada, basta só garrafas bem desinfetadas e pouca entrada de ar, para além do que entra através da bomba de ar.
Nessa aplicação dá-se preferência à qualidade do fitoplâncton e não à quantidade :my_smile:

Uso mais garrafas e maiores, pois necessito de mais quantidade para alimentar larvas de Amanos e rotíferos para as experiencias nos marinhos!
Como podes ver, nada imprimido. Simples garrafas de "iced tea" de 2L

Isso é basicamente produção de algas, não é? Muita luz e oxigénio. Ou pões mais alguma coisa lá dentro?

Uma questão que me intriga é como vocês apanham as larvas que os camarões soltam... deve ser um bocadinho complicado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Isso é basicamente produção de algas, não é? Muita luz e oxigénio. Ou pões mais alguma coisa lá dentro?

Uma questão que me intriga é como vocês apanham as larvas que os camarões soltam... deve ser um bocadinho complicado!

Produção de "água verde" para as dafnias ou microalgas marinhas, parece muito mais difícil que aquilo que é na realidade.

Para dafnias, nem é muito importante o que está na água!
Sendo verde, será maioritariamente microalga, mas terá também alguma microfauna, de bactérias, infusórios, etc.
De uma forma geral as dáfnias comem isso tudo... quanto mais variedade melhor. Daí não me ter preocupado muito com as tampas para os garrafões :)
Para iniciar não é necessário nada de especial, "água verde" forma-se de forma natural, adicionando um pouco de fertilizante e luz, consegue-se concentrações muito boas :)

Microalga marinha... já a coisa complica um pouco mais, mas ainda assim, não é necessário nenhum doutoramento :my_biggrin:
Como é a base de alimento para seres muito mais delicados e sensíveis, como larvas de camarão, ou ainda os mais pequenos rotíferos, já é mais preocupante alguma contaminação
das culturas. Já é necessário ter muito mais cuidado na utilização de tudo o que está em contacto com as culturas e consequente necessidade de manter tudo o mais estéril possível.

A cultura inicial, é que pode ser por vezes um pouco mais complicado de arranjar.
As garrafinhas de fitoplâncton que se encontra em lojas de aquariofilia, são normalmente misturas de várias espécies e têm como uso final a "alimentação" de aquários de recife. Daí a mistura. Em caso de necessidade, até é capaz de servir!
Mas há por cá alguns laboratórios que vendem culturas puras de várias espécies de microalga para várias indústrias. Alimentar, agricultura, aquacultura, etc...

Em ambas as culturas, é sempre necessário "alimenta-las".
Eu... e de forma a simplificar, uso o mesmo fertilizante em ambas!
Há muitas origens e rótulos, mas anda tudo a volta de uma "velhinha" formula desenvolvida há décadas. Conhecida como formula de Guillard ou F/2.
Como não é um fertilizante propriamente barato, haverá quem considere um exagero produzir "água verde" com isto!
Mas é para mim mais simples usar o mesmo para ambos os fins!
Além disso, essa formula contem muitos minerais e algumas vitaminas que serão incorporadas nas microalgas que irão em seguida alimentar o resto da cadeia :my_smile:

Mas é como digo, depois de experimentar e seguir um conjunto de regras, dá algum trabalho, mas é um processo simples. Só custa começar :my_smile:

César

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais