V Desafio de Aquascaping - aquariofilia.net


Recommended Posts

 1 - Nome do Aquário

No name yet 

2 - Data da montagem

06/10/2024

3 - Dimensões do aquário  

ILA 45x30x30extra-claro, colagens invisíveis!

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Aquael Versamax FZN1

Filtro externo "cascata" 500 l/h 7,2 W para aquários de 20 a 100l (de.acordo com o fabricante polaco. Vem equipado com duas esponjas que preenchem completamente o espaço interior,  cortei as esponjas para deixar apenas um 1/4 de cada no fundo e por cima coloquei material biológico e completei com lã filtrante. 

FILTRO - De fácil acesso,  silencioso, plástico com boa qualidade de construção.  O tamanho do tubos de do inflow ocupa espaço vertical no aquário.

Assim, resolvi com parte de tubo de um hang-on, filtro utilizado num desafio anterior, acho que o primeiro de todos. 

4.2 - Termostato

Aquael 50W

4.3 - Iluminação/Foto-período

 Twinstar Light IV 450EA 28 leds laranja e 52 RGB 30 W, 1500 lumen, 8300 K, dimmer/timmer inline. Foto período de 6h.

Se em edições anteriores conseguimos apresentar excelentes tonalidades de cor, acho que não vai ficar atrás do aquário anterior que foi rifado na Petfestival 2023 em Janeiro!

 

4.4 - Sistema de CO2

Strideways co2 reactor 8h/dia em extintor co2 2kg

4.5 - Skimmer Oase

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato

Aquael advanced soil plant + APT Start

5.2 - Hardscape

Strideways Riouh stone,

Gravilha de basalto Aquael, 

Areia Aquael 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

APT 1 Zero da 2HR 1ml por dia.

Fertilização sem nitratos nem fosfatos, adequada para uso nos primeiros 3 meses em montagens com subtratos férteis que já incluem estes dois macronutrientes. Composto por sulfato de potássio,  cloreto de potássio e sulfato de magnésio além dos micronutrientes necessários em qualquer plantado.  😁

3 ml/dia de 2HR APT fix para prevenir aparecimento de algas. 

 

7 - Fauna

Otocinclus affinis

Corydoras pigmeus

Caridinas Amano

1 Crossocheilos 

 

8 - Plantas

Plantas como não deveria deixar de ser, Aquaflora, empresa holandesa que me apoia desde sempre, através dos concelhos de um grande amigo, a ser Filipe Oliveira, que já não se encontra fisicamente entre nós, mas sempre no meu coração, saudades imensas que me deixa a mim e à todos os hobistas em Portugal em especial e no mundo. 🤍💦💚

E há cerca de três anos, fazendo parte da Ateam da Aquaflora, não posso deixar de agradecer à Esther e ao Frank por apoiarem esta iniciativa do fórum. Em especial à Esther, por acreditar também no meu trabalho e pelas plantas, de alta qualidade. 

Segue a minha escolha de plantas para este ano. 

 Bucephalandra sp. THEeia

Bucephalandra sp. Maia

Bucephalandra kedagang

Helanthium tenellum

Elecharis montevidensis - PE

Eriocaulon sp. Dong Ha

Anubias barteri var. nana Pangolino

Rotala green 

Rotala Vietnam 

Rotala orange juice 

Eleocharis.... 

 

 

 

Red

Algumas a usar pela primeira vez,  em Aquascaping. 

 

9 - Fotos

Dia 0,

foto sem água 

     IMG_20241006_204730_edit_11422126970131.jpg

Foto cheio

IMG_20241006_204730_edit_11422126970131.jpg

E agora falar do evento, depois de uma lasanha ótima, um copo de vinho Monte Velho, super estourada, no sofá a ouvir música, tranquilamente. 

Vai sair um testamento, mas tenho pena... Quem quiser é tiver paciência lê. 

1 ponto

Depois de uma sexta estafante, ir buscar com a mala do carro, cheia de de garrafas de CO2, para entregar a dois amigos meus mais umas para mim, de ir para o Cacém buscar um aquário que se partiu de uma amiga, segui para a FIL, um trânsito horrível, o normal de um fim de tarde, em Lisboa, na 2 circular, lá cheguei, para buscar material, levar material que guardo em casa do fórum, panos, extensões, etc... Fui encontrar-me com o Tozé, o Fernando Freire, e moderador do fórum há uns bons anos, e para surpresa minha um rapaz, chamado Gabriel, que conheci pessoalmente, extremamente, simpático, prestativo, que nada tem a ver com o fórum, fomos inparáveis, montamos a sala numa hora, dever cumprido! Obrigado aos três pela ajuda. 

2 ponto 

Sábado após um telefonema do Tozé muito curto, havia a dúvida de haver os 15 participantes, e foi-me informado que o Ismael ia participar, com material de desafio anterior, não tinha plantas escolhidas, não sabia que ia montar, portanto era urgente arranjar plantas. Não pensei duas vezes, disse ao Tozé vou desmontar o meu aquário de 60x45x30cm. Fi-lo em 1h30m, como tenho experiência, sou rápida e tenho o meu método eficaz de o fazer. 

Na altura pensei, o Ismael é perito em Nature, este aquário tem as as plantas perfeitas para ele, fui-me deitar perto das duas da manhã, e pedi ao Tozé que me acorda-se de manhã às horas que se levanta-se. Pelas sete da matina, arranjei-né e fiz-me ao caminho. 

O malandro do Ismael resolveu e muito bem inovar, Nature qual quê, foi para um aquário com rocha da pesada, e as minhas plantas para quê?!?!... mas obriguei-o a levar metade das plantas que havia sacado na noite anterior, que monte com elas o aquário de 120cm que lá tem em casa, para IAPLC de 2025, era só o que faltava, trazer as plantas para casa outra vez!!! 

3 ponto

Cheguei à FIL, foram chegando as caras conhecidas, quase todos que conheço pessoalmente, gostei de vos rever a todos, alguns em particular, o Kire e o Filipe Serenho que não via há mais tempo, veio de Évora de propósito para este dia. Bem haja Filipe, ficou até ao final, encheu os bancos traseiros com as minhas tralhas e as tralhas do fórum que leva mais de 15 anos a fazer feiras, na Batalha (Leiria) e na FIL em Lisboa. 

Os rookies, André Conceição (Leiria Acho) , João Fernandes (Porto), Naldo (Lisboa)

Os outros todos, os mais velhos, o Gil (Lisboa) , o Bruno (Setúbal) , e o João mais novo nestas andanças até ao fim também, rapaz musculado para colocar o meu aquário no porta bagagens, obrigada João, tudo se tornou mais fácil, para a mais cota de todos, irreverente, rebelde e com um parafuso a menos, para não desistir destas logísticas necessárias para fazer acontecer este tipo de eventos. 

Pois é, não é fácil, cada um com a sua tarefa, todos são necessários, para fazer acontecer as coisas que amamos, a troco de nada. 

Após um desentendimento com o Ricardo Correia fui cumprimentá-lo com educação, dei-me um abraço inesperado mas que até me soube bem, cada um com o seu feitio mas respeito-o sempre, que tenha sucesso nos seus objetivos. 

4 Ponto

Os moderadores, o Tozé, o Vasco sempre com as ferramentas de jardinagem de luxo, o seu aspirador, sempre pronto para ajudar, vem de Ferreira do Zêzere, bem como o Ismael da terra dos dinossauros. O Fortunato, rookie no Desafio, mas sempre pronto para ajudar, também não vive propriamente perto. Enfim, todos no que respeita, a ajudar e trabalhar para que a sala da FIL ficasse quase imaculada).

Daí a FIL nos ajudar e apoiar no que é necessário, pois sabem que somos pessoas de confiança, carácter, e respeitamos o espaço que nos dão! 

5 Ponto 

Este quinto desafio para mim foi o melhor de todos, rodeada de boas companhias, não houve pela primeira vez, discussão sobre falta de madeira, sobre rochas e calhaus, sobre areia, sobre gravilha, e isso para mim foi espectacular, o civismo de quem me rodeou, encheu-me as medidas. 

Este ano viemos recheados de patrocínios, o melhor anos de sempre a esse respeito! Graças ao Tozé, a organização do evento, falar cm patrocínadores, receber os materiais na mpresa onde trabalha. É um tipo paciente, um bocado chato às vezes mas, gosto muito dele, se não fosse isso, há muito, que não era moderadora do fórum, deixava de participar no desafio, porque na verdade, a idade não é a mesma, tenho as minhas limitações, por es, físicas e não só. Há que vir a nova geração para um dia continuar as destas coisas, que só dão dores de cabeça, noites mal dormidas, porque isto é um hobby, temos a nossa vida, trabalho e família, e às vezes, perdemos tempo com eles. 

O trabalho do Tozé foi de louvar, como é todos os anos, mas este esmerou-se! Obrigada pela tua dedicação, atenção comigo, por me aturares no hobby e não só, na vida também! 

Obrigada a todos patrocínadores, que me escuso de nomear!! 

Tive pena de não ter ido almoçar, com companhia, por causa de uma reunião de duas horas, ao mesmo tempo que montava o aquário, das 12h para as 14.30, mais ou menos. 

Algo havia planeado pelo @Vasco Ferreira,  aconteceu, não? Não faço a menor ideia.  

Foi bom, dispôs-me

Tudo arrumado em casa, na garagem, e o aquário posto no lugar, porque se não fosse hoje, não era a semana toda, e no próximo fim de semana não estou em Portugal, porque também mereço divertir-me um bocado, espairecer, estar com amigos de outras bandas, encher os olhos, e viajar até aqui perto. 

Para finalizar, senti a falta de uma pessoa importante do fórum, um abraço apertado, e beijinhos Álvaro! 

Abraços e beijinhos a todos, e aos que me seguem aqui no fórum, necessários para isto mexer. 

 

 

 

 

  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada @Vera Santos,eu também tenho muitas saudádes tuas, e também do resto da malta boa gente um abraços para todos.

Um abraço muito grande e muito apertado para ti,tudo de bom.

Abraços

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daqui fala o Gabriel! Muito obrigado Vera e ajudarei no que for preciso, porque o resultado deste evento foi fantástico! E boas novas amizades!

 

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Muito obrigada @Vera Santos,eu também tenho muitas saudádes tuas, e também do resto da malta boa gente um abraços para todos.

Um abraço muito grande e muito apertado para ti,tudo de bom.

Abraços

Faltou pôr alista das plantas, amanhã actualizo. 

 

há 40 minutos, gjsilva disse:


Daqui fala o Gabriel! Muito obrigado Vera emoji120.png e ajudarei no que for preciso, porque o resultado deste evento foi fantástico! E boas novas amizades! emoji123.png
 

Foi muito bom conhecer-te, gostei da tua gentileza e simpatia, obrigada, beijinhos e boa semana. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui o Rookie, veio de lá com uma vontade enorme de fazer mais umas coisitas engraçadas cá por casa com uns aquarios que para ali tenho vazios e que nem sabia o que lhes fazer. 

Agora já sei.

Adorei imenso esta primeira experiência que tive e posso dizer sem a menos sombra de dúvida, que para o ano que vem, podem contar comigo novamente.

 

  • Gosto 2

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que belo post, Vera. Os meus parabéns por tão bela descrição... faz-nos sentir-nos um bocadinho por dentro do evento 🙂 . Vou continuar a acompanhar... vamos ver se repetes o resultado do ano passado, ou se pelo menos ficas perto dele. Tens uma boa base para isso.

Só uma questão... esse siamês que colocaste dentro do tanque... nunca tiveste problemas em coloca-lo junto da restante equipa de limpeza? Pelo que ouvi dizer, podem atingir um tamanho muito grande, e às vezes incomodar os animais mais pequenitos.

Beijinho grande. Muito bom ler-te novamente!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 16 horas, José Pedro disse:

Adorei imenso esta primeira experiência que tive e posso dizer sem a menos sombra de dúvida, que para o ano que vem, podem contar comigo novamente.

 

Boa noite, fico muitíssimo feliz por saber isso, precisamos de apoio, é assim que se divulga a aquariofilia em Portugal, aqui e lá fora! 

 

há 14 horas, JoseCarlosMarques disse:

Que belo post, Vera. Os meus parabéns por tão bela descrição... faz-nos sentir-nos um bocadinho por dentro do evento 🙂

Só uma questão... esse siamês que colocaste dentro do tanque... nunca tiveste problemas em coloca-lo junto da restante equipa de limpeza? Pelo que ouvi dizer, podem atingir um tamanho muito grande, e às vezes incomodar os animais mais pequenitos.

Beijinho grande. Muito bom ler-te novamente!

Obrigada pelas tuas palavras, ganhar ou não é o de menos, para mim é indiferente a classificação, o bom é participar, estar com os amigos e disfrutar o dia. Aquário feito, sem grandes pretensões, para manutenção simples, sem preocupações de mais , é apenas um hobby. Para mim , tem de ser para relaxar, já não stresso tanto como no início há 6 anos! 

Os siameses, compro-os pequeninos, quando crescem, dou-os, vão para outros aquários cá em casa, porque tornan-se preguiçosos para comer as ditas algas. Nunca tive problemas. 

Beijinhos

Video Instagram :

https://www.instagram.com/reel/DA16dT0I1wv/?igsh=NmY1OGFwdTJ0ejc0

 

Video Facebook :

https://www.facebook.com/share/r/wQTFtV2qa78Cabvq/

 

 

facebook_20241008_022406.mkv

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Layout diferente dos outros todos que tenho ideia de ver até agora!

Eu gosto muito e com o teu potencial para cuidar das plantas. vai ficar top.

Vou dar uma opinião. Acho que no canto direito, à frente, (onde está o logo da ILA)poderias avançar um pouco mais o substrato até ao vidro e acrescentar ali um pouco de um tapete de cuba ou algo assim pequenino. Assim quebravas a linearidade da areia que atualmente está a fazer "pandan" com a rocha que está por cima que também está na horizontal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Vera Santos said:

Os siameses, compro-os pequeninos, quando crescem, dou-os, vão para outros aquários cá em casa, porque tornan-se preguiçosos para comer as ditas algas. Nunca tive problemas.

Porreiro. Obg. pela pronta resposta.

Já percebi que estás em modo de aproveitar o hobby, em vez e andares com preocupações diárias 🙂 . 

E conseguiste um patrociniozito da Sera. Boa! Vou esperar por resultados. Essa é uma das marcas que sempre nos acompanhou, mas nunca teve grande reputação no hobby. Ou estarei errado?

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/10/2024 at 08:53, Vasco Ferreira disse:

Layout diferente dos outros todos que tenho ideia de ver até agora!

Eu gosto muito e com o teu potencial para cuidar das plantas. vai ficar top.

Vou dar uma opinião. Acho que no canto direito, à frente, (onde está o logo da ILA)poderias avançar um pouco mais o substrato até ao vidro e acrescentar ali um pouco de um tapete de cuba ou algo assim pequenino. Assim quebravas a linearidade da areia que atualmente está a fazer "pandan" com a rocha que está por cima que também está na horizontal.

Boas dicas Vasco obrigada, embora não tenha pedido monte Carlo nem Cuba, se o Mister @Tozé Nunesautorizar, vou fazer o que dizes! 

Deixo vídeo do YouTube 

 

 

On 08/10/2024 at 11:04, JoseCarlosMarques disse:

Porreiro. Obg. pela pronta resposta.

Já percebi que estás em modo de aproveitar o hobby, em vez e andares com preocupações diárias 🙂 . 

E conseguiste um patrociniozito da Sera. Boa! Vou esperar por resultados. Essa é uma das marcas que sempre nos acompanhou, mas nunca teve grande reputação no hobby. Ou estarei errado?

Logo à noite digo-te o que penso da Sera. 

Obrigada pelo teu apoio sempre pronto. 

 

On 08/10/2024 at 11:04, JoseCarlosMarques disse:

Porreiro. Obg. pela pronta resposta.

Já percebi que estás em modo de aproveitar o hobby, em vez e andares com preocupações diárias 🙂

E conseguiste um patrociniozito da Sera. Boa! Vou esperar por resultados. Essa é uma das marcas que sempre nos acompanhou, mas nunca teve grande reputação no hobby. Ou estarei errado?

Boas, então é assim, 

"A história do sucesso de sera começou há mais de quatro décadas: em 1970, Josef Ravnak – que já gozava de uma excelente reputação como vendedor de alimento vivo para aquários – fundou a sua própria empresa. Começou por trabalhar como empresa individual e, passo a passo, transformou a empresa num líder entre os fornecedores dos sectores de aquários, lagos de jardim e terrários."

Em 1970, foi uma das empresas pioneiras da história da aquariofilia, naquele tempo o meu pai teve dois aquários, de estrutura de ferro, vidro básico colado à estrutura com massa de vidraceiro, na altura por ser empresário em vários ramos, por exemplo na construção, teve acesso e o previlegio de mandar vir da Alemanha, o seu primeiro filtro de fundo com bomba Sera, plástico que se metia no fundo da base do aquário, com tubo vertical e bico de pato com um difusor lá dentro, para oxigenar a água e fazer alguma circulação nos aquários, que duraram até que ausentes de casa por motivos de férias, houve um disjuntor que disparou, e a nossa casa ficou sem electricidade. 

Após ver os aquários num estado desgraçado, com a fauna toda morta, guppys, plays, mollys, cardinais, etc, desistiu do hobby. Guardou o material da marca por vários anos, e funcionou após 20 anos!

O que hoje em dia só acontece com marcas de boa qualidade, e mesmo assim... 

Têm e sempre tiveram qualidade, até que o dono já idoso, resolveu passar a pasta da empresa, para um gestor mais novo, que dê há alguns anos para cá, tem conseguido revigorar a marca, com vários produtos, alimentação, equipamentos diversos para plantados, filtros externos, calhas de iluminação, fertizantes, produtos para a qualidade e limpeza da água, midias siporax aos anos que existem... E tudo o mais. 

Não deixa de ser uma marca alemã, conceitauda e com história. 

Para mim, pelo meu pai e também pela minha mãe que acabou por ceder e lhe fazer a vontade de ter aquários em casa, é o aflorar de memórias boas do passado, sentada no colo do meu pai, ver os peixinho, dar-lhes comida, etc. O que aconteceu desde os meus 3 anos até aos 14/15 anos. 

E é isso. Vale o que vale a minha opinião. 

Abraço apertado. 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Ontem fiz tpa de 90, ao fim da noite o aquário não se partiu todo, caiu a porta do armário da cozinha, consegui agarrar a porta do armário da cozinha, e assentou com a quina dentro do aquário, e dsenquaixei  a dobradiças da porta!!! 

Um milagre! Uma novela portuguesa de episódios todos os dias acontece uma m@#€&%a qualquer... IMG_20241010_214523.jpgIMG_20241010_214541.jpg

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... filmes à parte, o aquário está lindíssimo! Ainda nem uma semana passou e já começamos a ver diferenças entre quem tem ou não jeito para a coisa. Não quer dizer que quem não tem tanto jeito, não chegue ao fim e leve o caneco... mas é realmente notório a diferença entre alguns tanques. Espero que o júri avalie também o arrojo de cada um 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente texto Vera, da uma ideia muito boa da logística do desafio, algo que nós que vivemos mais longe podemos não ter presente, é que quando lá chegamos e vemos tudo preparado, não vemos todo o trabalho que esteve por detrás.
Em relação ao aquário, é um confirmar de algo que já noto em ti, estás a abrandar, este layout parece-me diferente de todos os outros mais a pensar na facilidade de manutenção, do que propriamente um aquário desenhado a pensar na perfeição e nos rankings e não quero com isso dizer que não tenhas em mãos outro trabalho digno de vencer, mas nota-se que estás a chegar aquela fase de, agora é para desfrutar.
Este layout é o layout menos Vera que já apareceu no desafio. Tens um estilo muito próprio, que neste ficou mais diluído.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Super-Vera!
Vamos primeiro deixar escrito PARABÉNS PELO 1º LUGAR na 4ª Edição! yey!

Quanto ao aquário estou mais interessado no que vais fazer com as plantas do que com o layout!

Bom trabalho de pedra que só agora começo a perceber a tua linha de pensamento/raciocínio. O ano passado mostraste como trabalhar o detalhe entre pedras e este ano não vai ser exceção!

Quero muito ver esse conjunto de plantas e no que vai dar!
Beijinhos!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/6/2024 at 11:41 PM, Vera Santos said:

Algo havia planeado pelo @Vasco Ferreira,  aconteceu, não? Não faço a menor ideia.  

Haver...houve, pena que tivesses com os "fones" nos ouvidos e provavelmente a olhar para o telemóvel!! Pena que estivesses presente mas ausente.  Paciência, fica para a próxima!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera

Não sentes as pedras do plano direito com linhas demasiado horizontais?



Enviado do meu SM-A145R através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Ricardo Gil said:

Não sentes as pedras do plano direito com linhas demasiado horizontais?

Eu gosto. Apesar de não fazer muito sentido o que vou dizer, acho que é uma composição que se poderia encontrar muito facilmente na natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.