Shrimp Shrine


sTeVe-

Recommended Posts

Antes de mais,

Sei que tenho andado ausente, mas apenas da internet e não do hobby por assim dizer.

Ora então cá vai, a montagem não é propriamente minha mas sim da minha esposa.

Ela decidiu atirar-se de cabeça ao hobby e quiz começar um plantado para camarões. (30L)

Equipamento: Notas:
Aquário: Aquael OptiBent 30L (29 x 29 x 35) 4mm
Iluminação: Leddy Slim Duo 10W Sunny Plant DN Filtro Dia e Noite
Filtro: Aquael Versamax FZN-1 500 L/h (com media)
Termóstato: Termostato Ultra Heater 25w  

*Nota: o filtro que vão ver nas fotos foi trocado pelo filtro acima descrito.
large.IMG-20240925-WA0017.jpglarge.IMG-20240925-WA0021.jpglarge.IMG-20240925-WA0028.jpglarge.IMG-20240925-WA0029.jpg

Solo:

2x Aquael Gravels 2kg
 +- Substrate 1L Tropica

 

O Aqua foi montado há uma semana e pico. Tudo corria bem, apesar da água inicialmente se demonstrar um tanto ou quanto turva, mas calculei que fosse por causa do areão, por isso não dei muita importância. 

large.IMG-20240925-WA0032.jpglarge.IMG-20240925-WA0036.jpg

Flora
Quantidade: Nome: Ultima Poda:
3 Bucephalandra Sp. "Red"  
2 Crypto Coryne albida "Brown"  
1 Ludwigia Palustris "Super Red"  
1 Echinodorus cordifolius 'Fluitans'  
0,25 Spiky Moss  

Acontece que ontem notei essa planta ai ao meio, (por baixo desse filtro rafeiro que foi trocado em menos de um dia), com folhas a derreter e uma substancia gelatinosa em volta das folhas e talo, mais uma vez não dei muita importância, pois as plantas sofrem uma fase de adaptação e isso pode acontecer, contudo ao ir sacudir a tal substancia com a pinça, a planta partiu por completo e comecei a notar que estava completamente "podre" inclusive as raises, sendo que acabei por tirar as plantas fora, inspecionando as Bucephalandras com mais cuidado reparei que o mesmo se estava a passar, raises incluídas, então foi ai que percebi que a coisa não estava no caminho certo.
Peguei no quit de testes e logo no primeiro que fiz deparei-me com um valor absurdo.

PH a 8.5 ou 9 ( na verdade a cor apontava mais para o 9 que para o 8.5)

O que é estranho... pois a minha agua da torneira está a 7.5 e com substrato fértil o Ph devia ter caído e não o contrário. Até porque tenho como exemplo o meu primeiro aquário onde a água ronda sempre os 6.5 de Ph e isso é uma diferença absurda.
Agora o que me causa comichão é, saber o que raio esta a causar isto?
Será que a minha esposa usou demasiado areão e bloqueou os nutrientes do substrato? 
Será as rochas vulcânicas que me meteram a água alcalina, (as rochas foram fervidas antes de serem utilizadas), e o areão diz ser neutro e não alterar os parâmetros da água.

large.IMG-20240925-WA0033.jpg

Vou esperar mais estes dias, mas certamente o resto das plantas acabará por morrer pois estão todas a derreter, inclusive até já usei o fertilizante da tropica, mas com este Ph não há milagres.
Se alguém souber qual poderá ser a causa agradecia a ajuda.

Abraço a todos.

BQ1rdHj.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Steve

DEVE SER DAS PEDRAS, SE TIVERES UMA PEDRA SECA FAZ O TESTE DO VINAGRE OU LIMÃO, SE FIZER BOLHAS ENTÃO É DAS PEDRAS,SE NÃO FIZER ENTÃO TORNA TUDO MAIS COMPLICADO,TERÁS QUE DESCOBRIR O QUE ESTA-TE A FAZER SUBIR TANTO O ph.

 

Saudações

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Álvaro já te respondeu, Steve. A minha aposta também vai para as pedras. Devias ter feito o tal teste que ele refere, e que eu te aconselhei a fazer. Um bocadinho de vinagre em cima das rochas e terias logo a certeza. Será uma pena, até porque as pedras parecem muito engraçadas. Onde as apanhaste? Não me digas que foi na praia!!!!

Eu já tive um problema semelhante com um aquário assim pequenito onde também usei areia. Na altura nem cheguei a fazer testes porque percebi que a areia era muito fina e estava a "bloquear" a circulação da água. Troquei-a por um areão mais grosso, e a coisa melhorou. Não sei se 1 litro de substrato será suficiente... eu teria usado apenas substrato ou, em alternativa, 2Kg de substrato e 1 de areia.

Se queres tentar salvar as plantas, enquanto percebes de onde vem o problema, podes coloca-las no teu outro tanque.

Espero que resolvas isso rapidamente... seria uma pena deixar a tua Maria perder o gosto pelo hobby. Mas acontece! Com os erros é que vamos aprendendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

O Álvaro já te respondeu, Steve. A minha aposta também vai para as pedras. Devias ter feito o tal teste que ele refere, e que eu te aconselhei a fazer. Um bocadinho de vinagre em cima das rochas e terias logo a certeza. Será uma pena, até porque as pedras parecem muito engraçadas. Onde as apanhaste? Não me digas que foi na praia!!!!

Pois, não sei se ela testou as pedras, mas não estou a ver isso a acontecer 😛 e sim, as pedras vieram da costa, não propriamente da praia, mas da costa. Mas começo a desconfiar que esteja aqui o problema.

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu já tive um problema semelhante com um aquário assim pequenito onde também usei areia. Na altura nem cheguei a fazer testes porque percebi que a areia era muito fina e estava a "bloquear" a circulação da água. Troquei-a por um areão mais grosso, e a coisa melhorou. Não sei se 1 litro de substrato será suficiente... eu teria usado apenas substrato ou, em alternativa, 2Kg de substrato e 1 de areia.

sub1.JPG

Isto é basicamente a info do substrato que ela usou (Tropica Substrate 2.5L), dai eu estar desconfiado que a camada de areão tenho sido demasiada, até porque o areão não é assim tão fino.
Quanto às plantes são 50 paus que vão ao lixo, é assim a vida, umas vezes a coisa corre bem, outras também não. Vamos esperar mais uns dias, e se a coisa n for ao sitio é refazer com outras rochas.

Para não perder o ciclo do filtro, posso manter o gajo a trabalhar num recipiente com agua certo?

Abraço e obrigado a ambos pelas respostas, @Alvaro Silva e @JoseCarlosMarques

BQ1rdHj.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, sTeVe- said:

Pois, não sei se ela testou as pedras, mas não estou a ver isso a acontecer 😛 e sim, as pedras vieram da costa, não propriamente da praia, mas da costa. Mas começo a desconfiar que esteja aqui o problema.

As rochas vulcânicas têm muitas reentrâncias e buracos onde se pode alijar tudo e mais alguma coisa... nomeadamente o sal da água do mar. Muito cuidado com isso. Quando te disse para procurares pedras, a minha ideia era que fosses junto de ribeiros e fontes de água doce. O que encontramos na praia pode ser usado, sim, mas com um tratamento que deve ser um bocadinho mais drástico. Se fosse eu, tinha-as mergulhado em lixívia alguns dias, e depois mais alguns (muitos) em água limpa que ia mudando. Se tiveres um poço com água corrente em casa, também é uma boa opção.

3 hours ago, sTeVe- said:

Isto é basicamente a info do substrato que ela usou (Tropica Substrate 2.5L), dai eu estar desconfiado que a camada de areão tenho sido demasiada, até porque o areão não é assim tão fino.

Essa informação é para uma camada fina e uniforme no fundo. Não com declive, como ela utilizou. Usar areia é sempre um risco. Eu prefiro aquele areão de 3 ou 4 mm.

3 hours ago, sTeVe- said:

Quanto às plantes são 50 paus que vão ao lixo, é assim a vida, umas vezes a coisa corre bem, outras também não. Vamos esperar mais uns dias, e se a coisa n for ao sitio é refazer com outras rochas.

Caraças... já sabes que aí elas não vão sobreviver... vais deixa-las num sitio assim? Mete-as no teu aquário! Nem que não as plantes. Sempre te dá uns dias para refazeres o tanque.

3 hours ago, sTeVe- said:

Para não perder o ciclo do filtro, posso manter o gajo a trabalhar num recipiente com agua certo?

Supostamente sim, se ele estivesse num tanque equilibrado. Mas não está. O melhor é começares tudo de novo.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Steve

Se desmanchares esse aquário podes guardar metade da água,e quando for para montar novamente colocas essa água e o resto que falta tiras do teu aquário,fazes uma TPA  e a água do teu aquário juntas no outro aquário novo,a sim o ciclo vai continuar, coloca o filtro do aquário que vais mexer no teu aquário ate o outro estar montado,e a sim as bacterias não se perdem.

Saudações

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas Steve

Se desmanchares esse aquário podes guardar metade da água,e quando for para montar novamente colocas essa água e o resto que falta tiras do teu aquário,fazes uma TPA  e a água do teu aquário juntas no outro aquário novo,a sim o ciclo vai continuar, coloca o filtro do aquário que vais mexer no teu aquário ate o outro estar montado,e a sim as bacterias não se perdem.

Saudações

E se houver um problema grave neste aquário, Álvaro? Como a presença de sal na água, por exemplo. Não será melhor começar o ciclo do início, lavando todo o equipamento e a media?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tomamos a decisão de refazer por completo o aqua, sei que estamos a deitar dinheiro fora, mas preferimos assim. Inclusive vamos antes usar aqua soil e se conseguirmos vamos usar também Frodo stone. Ou se souberem de alguma pedra cinza que não altere muito a química da agua agradecia a info, o objectivo é ter sempre a rondar os 6.5 pois queremos plantar o aqua e sei que o aquasoil vai ajudar nisso.

BQ1rdHj.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, sTeVe- said:

se conseguirmos vamos usar também Frodo stone

É lindíssima, essa pedra, mas nunca a encontrei. Quem trabalha muito com ela é um dos meus ídolos, o Adam Paszczela! Se tiveres tempo, espreita o trabalho dele. O homem é um génio do hardscape: https://www.instagram.com/adam_paszczela/.

A alternativa mais barata é a Seiryu Stone ou Ryouh Stone - tem diferentes nomes. Altera o PH da água, mas nada que seja motivo de preocupação. Eu uso-a muito, e nunca tive problemas de PH.

4 hours ago, sTeVe- said:

Já tomamos a decisão de refazer por completo o aqua

Acho que é o melhor que tens a fazer. No teu lugar tenho a certeza que faria o mesmo.

Mas não coloques completamente de lado a utilização dessas pedras que tens aí pela ilha! Lembra-te do teste do vinagre.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @JoseCarlosMarques

Não é contraproducente porque a quantidade de sal que a água possa ter é muito pequena,juntando há outra água que o steve teria que tirar do aquário dele por consequência não afetaria em nada as plantas,mas isto digo eu, até posso estar enganado.

Abraços 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

45 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas @JoseCarlosMarques

Não é contraproducente porque a quantidade de sal que a água possa ter é muito pequena,juntando há outra água que o steve teria que tirar do aquário dele por consequência não afetaria em nada as plantas,mas isto digo eu, até posso estar enganado.

Abraços 

Álvaro, eu confio em si mais que em deus! Steve, vai pela palavra do Mestre Álvaro! E vê lá se poupas esses 50€ em plantas. Olha que eu gosto de acreditar que, no meu aquário actual ainda tenho Monte Carlo que vem da minha primeira montagem. E é um orgulho do caraças! Por falar nisso... eu tinha um vaso onde deitava as plantas que tirava do aquário quando fazia as minhas podas. Ficavam lá à sorte delas. Aparentemente, tinham todas morrido. No ano passado deram-me uma semente de um carvalho alvarinho, e eu plantei-o numa bacia com a terra desse tal vaso... água todos os dias, e tal, para ver se crio um bonsai de raiz... a Glossostigma que eu tive numa anterior montagem e que NUNCA vingou, está quase a preencher essa bacia. Eheh. As plantas tem essa coisa de querer sempre viver! Algumas até mais que nós!

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Carlos

Eu disse sobre a água conter alguma restias de sal,ser tão pequena que não se vai notar,eu que no final dos anos 70 começo de 80 tive um problema no meu aquário,e como naquela altura não havia net,houve alguem que me disse que  fize-se o tratamento ao aquário com sal marinho,eu a sim fiz,mas como a coisa ate correu bem eu fui cotinuando a por sal,e quando dei por ela tinha um aquário de água salobra,e ainda tive por muito tempo,ate porque na altura eu não era muito apologista de fazer as TPA,s.

Agradeço que confim em mim,eu não sou nenhum guru,sou apenas um homem que aprendeu com a vida,e que só sabe que nada sabe,obrigada.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.