Recommended Posts

Publicado (editado)

ahe76-uxq2h.jpg

Ajuda.
Tenho aquário montado á cerca de 1 ano sem resultados esperados.

Descrevo:

Aquário - 120x50x50
Iluminacao - NemoLight EXTREME E-1200
Filtro externo - Oase BioMaster Thermo 600U

V- Esterelizador UVC Eheim 11w

Solo -Tropica Aquarium Soil 9L
CO2 - 1/s
Flora: anubias / anubias nano / Monte Carlo este outras

Qual a melhor fertilização a fazer? Já testei a fertilização da Seacheam e comprar compostos e fazer a Fertilização Macros e Micros.... As anubias estão pretas e o Monte Carlo não desenvolve. Envio fotos não sei mais o que fazer....

Desde já Obrigado 

Editado por Enrique Cunha
  • Enrique Cunha changed the title to Ajuda - aqua cerca de um ano sem desenvolvimento
Publicado:

Antes de tudo, bem vindo ao fórum, Enrique!

Não se consegue ver a tua imagem, mas pelo que descreves eu acho que o CO2 que estás a colocar no aquário está num nível muito baixo. Tens maneira de o medir? Um drop-checker, talvez? Eu tenho um aquário de 90cm, por exemplo, com 126 litros, e estou a fazer 3 bolhas por segundo.

Não referes a fertilização que estás a fazer neste momento, e em que quantidades. Podes especificar? Não existe uma fertilização "ideal" para todos os aquários... terás que medir os valores da tua água e ver o que ela precisa, mas eu diria que, para o teu caso, um All-In-One da Tropica ou da Masterline, por exemplo, poderia ser mais adequado, em vez de te meteres a fazer os teus próprios fertilizantes - a não ser que tenhas algum prazer nisso, claro, e percebas alguma coisa de química.

O teu filtro é muito bom... talvez o melhor do mercado. O substrato que escolheste também é muito bom, mas apenas 9 litros para um tanque desse tamanho parece-me pouco... quantos cm de altura tens por todo o aquário? A calha não conheço, mas também me parece bastante porreira. Para as plantas que referes, acho que é suficiente.

E algas? Têm aparecido? Ausência de algas é sinal de que o aquário está a ser bem regulado, mas ao mesmo tempo também pode indicar insuficiência de nutrientes. Claro que as algas nunca são um bom indicativo, mas a ausência total de algas pode indicar os tais problemas de fertilização.

Referes também um esterilizador UV. Não sei se isso será muito bom. Há quem diga que podem eliminar nutrientes do aquário. Estuda bem esse aspecto... vê alguns vídeos sobre o assunto. Em relação a isso não te sei responder porque (por muito que tenha vontade de experimentar) nunca tive coragem de comprar um por não lhe ver nenhuma vantagem.

Faças o que fizeres, aconselho-te muita paciência. Um aquário é uma coisa complexa, e por vezes o problema pode estar na coisa mais simples. Faz uma mudança de cada vez, e avalia bem. Começa, por exemplo, pela subida de CO2, e vê como as plantas reagem (tira-lhes uma fotografia, espera umas 2 semanas, e compara o resultado).

Boa sorte para o teu tanque. Vê se colocas aqui algumas fotografias para o pessoal poder apreciá-lo. Existe aqui um tópico que te ensina uma forma fácil de o fazeres:

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259587-como-criar-álbuns-usar-fotos-editar-álbuns/

Grande abraço!

Publicado:

Bom dia.

Obrigada pela resposta.

Quanto ao solo foram 3 sacos de 9litroa.

Desde que tenho CO2 uso drop-checker, e está no verdinho mesmo havendo vários tipos de verde.... Parece-me bem.

Quanto ao fertilizantes que uso... Pois aí pode estar o problema, eu comprei online a mistura feita e só adicionei a água tanto micros como Macros... Mas na realidade não sei as concentrações... 

Vou comprar um all-in-one e ver se me safo...

Publicado:
9 hours ago, Enrique Cunha said:

Quanto ao solo foram 3 sacos de 9litroa.

OK. Assim está bem. Pensei que tinhas usado só um saco 🙂 .

Desde que tenho CO2 uso drop-checker, e está no verdinho mesmo havendo vários tipos de verde.... Parece-me bem.

Muito bem, mas faz uma coisa... aumenta as bolhas por segundo e vê o que acontece. Eu andei quase um ano com o drop-checker no verde e as minhas plantas não cresciam. Aumentei a cadência de bolhas e tive um Boom no crescimento das plantas. Como dizes... há muitos tons de verde, e por vezes somos induzidos em erro. Se vires que a cor começa a mudar para amarelo, desces outra vez a cadência.

Quanto ao fertilizantes que uso... Pois aí pode estar o problema, eu comprei online a mistura feita e só adicionei a água tanto micros como Macros... Mas na realidade não sei as concentrações... 

Vou comprar um all-in-one e ver se me safo...

Acho que é o melhor que tens a fazer. Não digo que não tenhas comprado um bom fertilizante, mas não saberes ao certo o que estás a meter no aquário é quase uma lotaria. Queres um conselho? Liga para uma casa especializada (na Solaqua costumam ser muito prestáveis) e pergunta o que te aconselham para o teu tanque. Se fizeres a pergunta por e-mail, assegura-te em mandar também umas imagens do tanque e das plantas.

Por falar nisso... quando vamos poder espreitar esse tanque?