Alvaro Silva Publicado: Segunda-feira às 20:10 Publicado: Segunda-feira às 20:10 Boas José Carlos É também a minha opinião,se já começastes com a fertilização,agora sim aumentar para 7 horas e depois de uma semana vias se é pouco,então ia já para as 8 horas. Não te deves perocupar muito,com calma tudo se completa. Eu sempre ando por aqui,aqui é a minha segunda casa Abraços 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Segunda-feira às 22:13 Autor Publicado: Segunda-feira às 22:13 Muito obrigado, @Alvaro Silva!!! Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 17 horas Autor Publicado: 17 horas Primeiro grande problema. No espaço de meia dúzia de dias, tenho notado que muitas folhas da Helanthium têm estado a derreter. Já tinha referido isso aqui, na última segunda-feira, mas não estava muito preocupado porque até lá eram duas ou três folhas por semana que se perdiam, mas ontem estive a olhar para o aquário com mais atenção e percebi que agora são mais. Isto está a acontecer nas folhas mais antigas. A planta continua a multiplicar-se com bastante vigor, mas estas folhas maiores parecem mostrar alguma deficiência de nutrientes. Começam por perder a cor e depois derretem. Pelo que li na Internet, poderá ser falta de Nitrogénio. Entretanto (há cerca de uma semana) introduzi os vivos no tanque e comecei a fertilizar com Masterline Lean - um fertilizante que proporciona uma taxa de crescimento lenta, adequado para tanques com menos plantas ou plantas de crescimento lento. Também aumentei o período de luz de 6 para 8 horas diárias. Fiz um teste e os valores que tenho são estes: Cloro: 0 PH: 6.8 NO2: 0 NO3: 10 KH: 3 GH: 6 A minha pergunta é a seguinte: Será ainda cedo para avaliar o resultado da fertilização? Pelos valores que tenho, não me parece que algo esteja mal... este apodrecimento das folhas pode ter começado antes de eu ter iniciado a fertilização. Será que devia pensar já em alterar a fertilização para um produto mais adequado ao crescimento mais rápido das plantas? Estava a pensar continuar a minha rotina por mais uns dias, cortando as folhas afectadas, para ver o que pode acontecer, mas estou aberto às vossas sugestões. @Alvaro Silva, @C Mocho, alguém? Mais uma vez, vem ao cimo a minha falta de conhecimento em fertilizar aquários 😕 . Deixo-vos duas imagens, para perceberem melhor o que está a acontecer. Citar
C Mocho Publicado: 7 horas Publicado: 7 horas (editado) Pois é @JoseCarlosMarques, parece que algo aí está a faltar ou a sobrar, mas para podermos opinar precisamos saber qual o teu plano de fertilização atual (quanto e o quê). Entretanto estive a tentar compreender e nem sequer consegui descobrir o setup do aquário!... Suponho que estás a adicionar MasterLine AllInOne Soil, mas não sei a quantidade, nem se estás a adicionar mais alguma coisa (já vi o Excel provocar efeitos parecidos em algumas plantas), mas nunca trabalhei com Helanthium. Neste momento, tens essa montagem plantada há quase um mês e meio, o que adicionado às 4 semanas do dark start faz pouco menos de 2,5 meses de lixiviação do substrato. A densidade de plantação é elevada, embora as plantas estejam naturalmente ainda longe do seu desenvolvimento completo... Optaste por uma fertilização lean, porque suponho que tenhas um bom substrato e pavor de ver as tuas rochas a ficarem muito esverdeadas, ok! Mas com 2,5 meses de funcionamento, é tempo de fertilizares a sério, talvez ainda em menor quantidade que a recomendação do fabricante, sim, mas já significativamente. Editado 6 horas por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 6 horas Autor Publicado: 6 horas 13 minutes ago, C Mocho said: Pois é @JoseCarlosMarques, parece que algo aí está a faltar ou a sobrar, mas para podermos opinar precisamos saber qual o teu plano de fertilização atual (quanto e o quê). Entretanto estive a tentar compreender e nem sequer consegui descobrir o setup do aquário!... Suponho que estás a adicionar MasterLine AllInOne Soil, mas não sei a quantidade, nem se estás a adicionar mais alguma coisa (já vi o Excel provocar efeitos parecidos em algumas plantas), mas nunca trabalhei com Helanthium. Neste momento, tens essa montagem plantada há quase um mês e meio, o que adicionado às 4 semanas do dark start faz pouco menos de 2,5 meses de lixiviação do substrato. A densidade de plantação é elevada, embora as plantas estejam naturalmente ainda longe do seu desenvolvimento completo... Optaste por uma fertilização lean, porque suponho que tenhas um bom substrato e pavor de ver as tuas rochas a ficarem muito esverdeadas, ok! Mas com 2,5 meses de funcionamento, é tempo de fertilizares a sério, talvez ainda em menor quantidade que a recomendação do fabricante, sim, mas já substancialmente. Olá @C Mocho. Antes de mais, agradeço o teu comentário. Realmente existe uma falha neste tópico... ainda não me dei ao trabalho de fazer a ficha técnica do aquário. Já o fui descrevendo em vários posts, mas é óbvio que ninguém é tão interessado ao ponto de decorar todos os setups de todos os membros deste Fórum (espero eu!!!). Mas então cá vai. O tanque tem 127 litros de capacidade e estou a usar substrato da Aquario - o Neo. A minha calha é uma Week Aqua L900P, que funcionou sempre com 25% (R), 30% (G) e 25% (B). Quer isto dizer que está a 30% da sua capacidade, o que acho suficiente tendo em conta o crescimento saudável das plantas. Durante o primeiro mês fiz um dark-start e depois plantei cerca de 25 potes, altura em que enchi o tanque e comecei a adicionar CO2 (3 bolhas por segundo, dose que ainda mantenho). O Drop-checker está sempre no verde e ao final do dia fica ligeiramente amarelado... mas verde na mesma. Também desde essa altura comecei a fertilização com Masterline Carbo (dose diária recomendada pelo fabricante - 1ml para cada 30 litros. Coloco 4,5ml) e Masterline Potassium (a mesma dose). Ao fim de um mês com um crescimento constante das plantas e sem sinal de algas, decidi adicionar os vivos (27 Ember tetras, 13 Amanos e 7 Otocinclus). Isso aconteceu sensivelmente há 10 dias. Nessa altura andava a perder uma ou duas folhas da Helanthium por semana (derretiam), mas como a planta continuava a propagar-se por todo o tanque, não dei muita importância. Entretanto percebi que o número de folhas a derreter aumentou e comecei a fertilizar com o Masterline Lean (também na mesma dose dos outros dois), faz agora uma semana. Um dado que talvez tenha muita importância é que quando montei o tanque enfiei umas 25 Root Caps da Masterline no solo, para ajudar o enraizamento das plantas. Comecei com 6 horas diárias de luz e anteontem passei para 8. Quando a luz apaga começa a oxigenação com bomba de ar. Acho que é tudo. Desculpa a descrição extensa... mas segue com a esperança que encontres em toda esta informação algo que te permita ajudar-me. Mais uma vez, obrigado! Citar
C Mocho Publicado: 5 horas Publicado: 5 horas (editado) há 54 minutos, JoseCarlosMarques disse: Desculpa a descrição extensa A descrição não é extensa, é a necessária para compreender um pouco melhor todo o sistema. Nunca usei os fertilizantes da Masterline, mas suponho que sejam parecidos com as gamas de outras marcas All In One, onde para garantir o fornecimento suficiente de alguns nutrientes, teremos de adicionar outros em excesso. Pessoalmente, não é a solução que mais me atrai, embora esteja mais do que provado que muitas vezes resulta bastante satisfatoriamente. Só me lembro de 3 motivos principais para o derretimento dessa planta: 1-Falta de nutrientes; 2-Adaptação do estado emerso para submerso; 3-Reação ao carbono orgânico. 1 - Estás a usar a dosagem recomendada pelo fabricante, o que com 2,5 meses de funcionamento e o substrato reforçado com as pastilhas, me parece satisfatório. 10 ppm de NO3, parece-me dentro dos valores corretos! 2 - Pode ser uma explicação. Notas alguma diferença entre as folhas mais velhas e as mais novas? Se for esse o caso, tens de dar mais algum tempo para que a plantas se adaptem completamente ao novo estado. 3 - Não compreendo muito bem porque é que tendo o drop-checker sempre no verde (e amarelado ao final do dia), necessitas de adicionar carbono orgânico... Ok, posso pensar que talvez seja para estabilizar as oscilações de carbono disponíveis na agua, mas será que precisas mesmo da dose de carbono recomendada pelo fabricante? Como é que está a oscilação do PH ao longo do dia? Será que justifica a necessidade de adição do carbono orgânico? Não achas um pouco contraditório "puxar" o CO2 até ao limite e depois usar uma fertilização lean para controlar o crescimento? O equilibrio num aquário é uma luta constante, por isso mesmo é tão interessante! Editado 5 horas por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Alvaro Silva Publicado: 5 horas Publicado: 5 horas Boas José Carlos A minha opinião é o que o C Mocho disse "Adaptação do estado emerso para submerso; " por isso ele te pergunta se " Notas alguma diferença entre as folhas mais velhas e as mais novas? " Eu acho que é por ai. Abraços Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 4 horas Autor Publicado: 4 horas 18 minutes ago, C Mocho said: A descrição não é extensa, é a necessária para compreender um pouco melhor todo o sistema. Obrigado pela tua simpatia e paciência. 18 minutes ago, C Mocho said: Nunca usei os fertilizantes da Masterline, mas suponho que sejam parecidos com as gamas de outras marcas All In One, onde para garantir o fornecimento suficiente de alguns nutrientes, teremos de adicionar outros em excesso. Pessoalmente, não é a solução que mais me atrai, embora esteja mais do que provado que muitas vezes resulta bastante satisfatoriamente. Só me lembro de 3 motivos principais para o derretimento dessa planta: 1-Falta de nutrientes; 2-Adaptação do estado emerso para submerso; 3-Reação ao carbono orgânico. 1 - Estás a usar a dosagem recomendada pelo fabricante, o que com 2,5 meses de funcionamento e o substrato reforçado com as pastilhas, me parece satisfatório. 10 ppm de NO3, parece-me dentro dos valores corretos! 2 - Pode ser uma explicação. Notas alguma diferença entre as folhas mais velhas e as mais novas? Se for esse o caso, tens de dar mais algum tempo para que a plantas se adaptem completamente ao novo estado. 3 - Não compreendo muito bem porque é que tendo o drop-checker sempre no verde (e amarelado ao final do dia), necessitas de adicionar carbono orgânico... Ok, posso pensar que talvez seja para estabilizar as oscilações de carbono disponíveis na agua, mas será que precisas mesmo da dose de carbono recomendada pelo fabricante? Como é que está a oscilação do PH ao longo do dia? Será que justifica a necessidade de adição do carbono orgânico? Não achas um pouco contraditório "puxar" o CO2 até ao limite e depois usar uma fertilização lean para controlar o crescimento? O equilibrio num aquário é uma luta constante, por isso mesmo é tão interessante! Essa tua resposta até me deixa um pouco tranquilo, por muito estranho que possa soar. Falta de nutrientes não será a opção mais válida porque estou a fertilizar o recomendado e porque acredito que tenho um substrato ainda carregadinho deles. Com as outras duas opções eu posso bem conviver, e passo a explicar porquê: - Já muito me questionei sobre a utilização do carbono liquido (como lhe chamam). Foi uma coisa que me disseram para usar há anos, quando me apareceram as primeiras algas, e desde então gastei rios de dinheiro em garrafões (literalmente) deste produto. Deixar de o usar não me incomoda nada... principalmente agora que tenho um aquário livre de algas. Até acho que poderá ser benéfico porque um dia que as tenha posso recorrer ao Carbo para me ajudar a combate-las. - A propagação da Helanthium, como já disse, tem sido absurda. Quase todos os dias corto novos rebentos por não querer que ela tome conta do aquário. Também estou admirado com a altura que ela atingiu... apesar de gostar do efeito, não me parece muito normal. Pode ser, portanto, apenas uma questão de adaptação, e nesse sentido a coisa resolve-se com alguma paciência. Sendo assim, acho que o passo mais lógico a seguir será parar com o Carbo, ir cortando as folhas que mostram sinais de estar a derreter, e esperar. Pedir uma resposta que me tranquilizasse mais seria impossível. Obrigado, Mocho! Muito obrigado! 16 minutes ago, Alvaro Silva said: Boas José Carlos A minha opinião é o que o C Mocho disse "Adaptação do estado emerso para submerso; " por isso ele te pergunta se " Notas alguma diferença entre as folhas mais velhas e as mais novas? " Eu acho que é por ai. Abraços Desejo muito que assim seja, Álvaro. Obrigado pela resposta e pelo incentivo que (intencionalmente ou não) tu e o Mocho me passaram. Citar
C Mocho Publicado: 4 horas Publicado: 4 horas há 25 minutos, JoseCarlosMarques disse: A propagação da Helanthium, como já disse, tem sido absurda. Quase todos os dias corto novos rebentos por não querer que ela tome conta do aquário. Também estou admirado com a altura que ela atingiu... Provavelmente o derretimento é resultado da adaptação à forma submersa, mas o longo crescimento das folhas parece-me indicador de intensidade luminosa insuficiente. Eu sei que aumentaste agora o tempo de iluminação, por isso, por enquanto não te aconselho a mexer mais na luz, contudo, acredito que os 30% da capacidade da calha é pouco, daí esse longo crescimento. Quanto ao CO2, não tomes aquilo que eu escrevi como uma afirmação, encara-o antes como uma reflexão... talvez outras considerações possam acrescentar algo que neste momento me esteja a falhar! 1 Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Recommended Posts