Bruno R. Carvalho Publicado: Fevereiro 20 Publicado: Fevereiro 20 Tudo pronto para receber as plantas que chegaram hoje mas que só vão ser plantadas no sábado ou no domingo . Estou cheio de trabalho, e não vou ter mesmo tempo de as por dentro do aquário antes disso. Arranjei a solução que podem ver na imagem: mantive-as dentro dos potes, e coloquei uma calha por cima, que vai estar ligada 10 ou 12 horas por dia. Meti-as no sótão - o lugar mais fresco da casa. Pelo que li, não devo ter problemas. Conhecem uma opção mais segura para preservá-las? Em relação à escolha já fui dando umas dicas... Glossostigma Elatinoides, Eleocharis Acicularis, Eleocharis Pusilla, Eleocharis Montevidensis, Helanthium Tenellum e Salvinia Minima. Assim que tenha tudo dentro do tanque, faço uma nova atualização. Com esse setup isso aguenta bem sem problemas, aliás até sábado ou domingo até dentro da caixa aguentavam.Este aquário as plantas na altura foram extraviadas no correio e acabaram acho que em Leiria ( não me lembro ai certo onde, mas acho que era), andaram quase duas semanas perdidas e acabou por ser o fornecedor a ir buscá-las pessoalmente e encontrar-se comigo para me entregar, foi só chegar a casa e plantar.Claro que quando se pode evitar, melhor, mas não é por uns dias, 2 ou 3 dias que vais perder as plantas, elas vêm bem molhadas para manter humidade e aguentam.Aliás na altura eu tinha uma loja online e todas as outras plantas que encomendei em conjunto para a loja sobreviveram sem problemas depois ainda aguentaram em casa num setup que tinha para as manter até serem vendidas. As lojas estavam bem lixadas se as plantas morressem 2 ou 3 dias depois de as receberem. Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 20 Autor Publicado: Fevereiro 20 1 hour ago, Bruno R. Carvalho said: Com esse setup isso aguenta bem sem problemas, aliás até sábado ou domingo até dentro da caixa aguentavam. Este aquário as plantas na altura foram extraviadas no correio e acabaram acho que em Leiria ( não me lembro ai certo onde, mas acho que era), andaram quase duas semanas perdidas e acabou por ser o fornecedor a ir buscá-las pessoalmente e encontrar-se comigo para me entregar, foi só chegar a casa e plantar. Claro que quando se pode evitar, melhor, mas não é por uns dias, 2 ou 3 dias que vais perder as plantas, elas vêm bem molhadas para manter humidade e aguentam. Aliás na altura eu tinha uma loja online e todas as outras plantas que encomendei em conjunto para a loja sobreviveram sem problemas depois ainda aguentaram em casa num setup que tinha para as manter até serem vendidas. As lojas estavam bem lixadas se as plantas morressem 2 ou 3 dias depois de as receberem. Obrigado pela tua resposta, Bruno! Fico muito mais descansado quando tenho a aprovação de alguém que percebe da poda. Um abraço. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 23 Autor Publicado: Fevereiro 23 Aquário plantado! Consegui arranjar tempo e lá enfiei o conteúdo de 25 potes dentro do tanque . A brincadeira ficou cara... nunca tinha comprado tamanha quantidade de plantas de uma só vez... mas depois do dark-start (4 semanas) fico mais confiante se continuar este projecto com o substrato quase coberto. Agora é esperar para ver se as diferentes espécies se adaptam e começam a misturar-se. E esperar também que essa mistura tenha sido bem planeada, porque até agora só experimentei tapetes de Monte Carlo (em dry-start) com um ou outro apontamento que adicionava depois. As plantas são muito diferentes do que estou habituado a usar... não estou propriamente na minha praia... mas estou confiante, depois de ter visto esta primeira imagem. Em relação ao resto... não vou fertilizar, por enquanto - apenas Masterline Carbo e um bocadinho de Potássio, para estimular o enraizamento das plantas. 6 horas de luz diárias (com a calha a 30% - porque sinto que esta calha é muito intensa) e CO2 a 3 bolhas por segundo. Aeração com bomba de ar enquanto as luzes estão apagadas, temperatura da água a 23º. Alguma dica ou algum reparo que me queiram dar? 2 Citar
C Mocho Publicado: Fevereiro 24 Publicado: Fevereiro 24 Muito bem!... Parabéns pela coragem de saires da tua zona de conforto e arriscares uma maior variedade de plantas. Na foto é tudo tão pequenino, que não dá para ver bem onde está, o quê, mas essa conjugação de plantas é bastante equilibrada, portanto, só pode resultar bem... Quanto à fertilização, não sei se fazes bem. Eu avançaria com tudo, (sem exagero), pois o substrato carregado de Azoto, já foi um pouco lixiviado com o Dark Start, e os outros nutrientes não podem faltar. Se não, lá vêm as amiguinhas do costume fazer a sua visita, e o crescimento do tapete estagna. Se tiveres uma rotina de manutenção correta, não será o excesso de nutrientes um problema, já o contrário pode ser bastante inconveniente! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Fevereiro 24 Autor Publicado: Fevereiro 24 7 hours ago, C Mocho said: Parabéns pela coragem de saires da tua zona de conforto e arriscares uma maior variedade de plantas. Na foto é tudo tão pequenino, que não dá para ver bem onde está, o quê, mas essa conjugação de plantas é bastante equilibrada, portanto, só pode resultar bem... A verdade é que não me afastei assim tanto daquilo que costumo fazer. Continuam a ser plantas de crescimento lento. Mas são diferentes das que tinha usado até aqui, sim. Estava na altura de mudar. Obg. pelo teu comentário, Mocho 🙂 . 7 hours ago, C Mocho said: Quanto à fertilização, não sei se fazes bem. Eu avançaria com tudo, (sem exagero), pois o substrato carregado de Azoto, já foi um pouco lixiviado com o Dark Start, e os outros nutrientes não podem faltar. Se não, lá vêm as amiguinhas do costume fazer a sua visita, e o crescimento do tapete estagna. Se tiveres uma rotina de manutenção correta, não será o excesso de nutrientes um problema, já o contrário pode ser bastante inconveniente! Eu estou a guiar-me um pouco pelo que fiz no meu aquário mais pequeno (e que está a ter óptimos resultados). Bem sei que as plantas são diferentes (no pequeno tenho Pearl Weed), mas têm a a similaridade de se alimentarem maioritariamente pela raiz. Vou aguardar e avaliar. Se vir que elas não evoluem, começo a fertilização com Lean. Em relação às algas, que já sei que vão aparecer, desta vez estou a pensar em assumi-las. Já não tenho a paciência que tinha para esfregar rochas, e tenho visto muitas montagens onde as algas não incomodam... pelo contrário, até acabam por acrescentar. Mais uma vez... vou aguardar e avaliar. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 4 Autor Publicado: Março 4 Ora... uma semana depois de plantado parece estar tudo a correr de acordo com o esperado. Plantas a enraizar, novos rebentos e quase nenhum melt. Única observação... a Glossostigma está a crescer bastante em altura, em vez de criar a carpete que eu gostava. Andei a pesquisar na Internet e há várias teorias que explicam o fenómeno... pouca luz, baixo nível de CO2, falta de fertilização, temperatura da água ou apenas uma questão de adaptação. Como as restantes plantas parecem estar bem, vou apostar na última (por enquanto), e já lhe dei uma tesourada para a ela perceber o lugar dela. Alguém tem outra teoria? Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 10 Autor Publicado: Março 10 Atualização semanal 🙂 . O crescimento das plantas continua a um ritmo muito bom (estou até um pouco admirado - só pode ter haver com o dark start). Nota-se em todas as plantas, mas mais na Helanthium, que se farta de mandar "runners" para tudo o que é sitio. Por enquanto não vou controlar quase nada... vou deixar a natureza fazer o que bem lhe apetecer. Tenho apenas podado a Glosso, que insiste em crescer em altura, mas que já deve ter percebido que essa estratégia não vai resultar comigo. As pedras estão limpíssimas - uma novidade para mim. Apesar de tudo parecer bem, acho que não vou ter o aquário pronto a tempo de concorrer ao IAPLC. Tenho pena, porque é o segundo ano que falho, mas prefiro apresentar uma coisa decente e, caso tudo continue a correr como planeado, talvez tenha aqui uma coisa que me permita subir alguns lugares desde a última classificação. Agora gostava de ler opiniões... ainda anda alguém por cá!?!?!? 1 Citar
C Mocho Publicado: Março 10 Publicado: Março 10 Está a ficar interessante... O Glosso neste momento ainda não se afirma, mas daqui a uns tempos estará mais presente. Cuidado com esses runners de Helanthium, pois já me parece que estão em excesso no lado direito, sobretudo aquele mais claro nesta foto, mas talvez seja porque a Glosso ainda não está suficientemente cheia. Eu tenderia a deixá-la mais junto às rochas... Na foto, parece-me que subisses um bocadinho mais a camara, perdias um pouco da imagem de superfície, que não traz nada de significante, mas possivelmente ganhavas um pouco mais de profundidade. Agora parece muito "plano", mas possivelmente quando a Eleocharis ficar mais densa essa sensação dasaparecerá. Por outro lado, talvez seja o Helanthium, lá no fundo ao centro, que esteja a prejudicar a profundidade. Se não der para o IAPLC, dará para outros, não é? Tem calma e vai disfrutando!... Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Março 11 Autor Publicado: Março 11 9 hours ago, C Mocho said: Está a ficar interessante... O Glosso neste momento ainda não se afirma, mas daqui a uns tempos estará mais presente. Cuidado com esses runners de Helanthium, pois já me parece que estão em excesso no lado direito, sobretudo aquele mais claro nesta foto, mas talvez seja porque a Glosso ainda não está suficientemente cheia. Eu tenderia a deixá-la mais junto às rochas... Na foto, parece-me que subisses um bocadinho mais a camara, perdias um pouco da imagem de superfície, que não traz nada de significante, mas possivelmente ganhavas um pouco mais de profundidade. Agora parece muito "plano", mas possivelmente quando a Eleocharis ficar mais densa essa sensação dasaparecerá. Por outro lado, talvez seja o Helanthium, lá no fundo ao centro, que esteja a prejudicar a profundidade. Se não der para o IAPLC, dará para outros, não é? Tem calma e vai disfrutando!... Obrigado pelas tuas dicas, Mocho. São muitíssimo bem vindas. Começando pelo fim... vou ter calma, sim... nem me vou preocupar muito com datas. Quando estiver pronto, está. O processo ainda está muito indefinido, e prefiro "perder" todo o tempo que preciso a fazer deste aquário uma coisa decente. Para concurso, sim, mas também para principalmente para desfrutar dele. A minha ideia, por enquanto, é encher ao máximo o aquário com plantas mais altas desde o plano frontal até ao fundo. Mesmo tapando as pedras. Não quero o efeito de Diorama (apesar das pedras poderem ter sido um bocado pensadas nesse sentido) e a Helanthium terá aí um papel fundamental. Só quero um espaço mais aberto ao centro, onde plantei Glosso misturada com a Eleocharis Mini, mas "fechado" ao fundo com Acicularis e Helanthium novamente. Será uma coisa arriscada, é certo - até porque estou a misturar aqui vários conceitos, mas se conseguir completar essa visão acho que consigo chegar a uma coisa mais interessante. Logo verei 🙂 . Um abraço! Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 18 Autor Publicado: Março 18 Mais uma semaninha, mais uma voltinha. Por enquanto o ritmo de crescimento das plantas mantém-se e, com mais rebentos a aparecerem, o quadro começa a compor-se. Pela terceira semana seguida aparei a Glosso, mas já foram menos os pés que estavam a crescer em altura e tive que cortar. Estou, portanto, a conseguir que ela se habitue a crescer horizontalmente. A Eleocharis também se está a portar muito bem, e a Helanthium não para de se reproduzir e de crescer em altura - já tive que reposicionar vários pés, mas começo a visualizar aquele efeito de "relva" que gostava de ter. Em relação à fertilização... ainda não comecei. Apenas o Carbo e o Potássio que tenho introduzido desde que plantei o tanque. Não vejo sinais de falta de nutrientes - pelo contrário... a cada TPA que faço deito fora quase toda a Salvinia, que teima em crescer desenfreadamente, mas estou atento. Assim que notar alguma deficiência, avanço com o All In One Lean, da Masterline. Uma coisa que me anda a deixar um bocadinho confuso é a falta de algas verdes nas pedras 😄 . Pode parecer até absurdo (e espero não estar a agoirar), mas não me lembro de um tanque onde, nesta altura, já não estivesse a dizer mal da minha vida por ter que esfregar as rochas. Só posso esperar que continue assim. Tive que cortar um pouco o tubo do inflow, porque estava no meio daquelas plantas ali mais em baixo e a condicionar o seu crescimento em altura. Vêem algum mal em mantê-lo assim um pouco mais elevado? Um grande abraço a todos... até à próxima semana (esperemos que sem grandes novidades 😉 ). 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 22 Autor Publicado: Março 22 (editado) @Alvaro Silva, preciso do seu conhecimento!!!!! Notei hoje a presença destes "seres" estranhos no vidro do meu aquário. Pesquisei na Internet e julgo serem "Detritus Worms" - minhocas de detritos - uma espécie de bicho que aparece com muita frequência em todos os aquários e se alimenta de restos de comida ou material em decomposição. Pela informação que encontrei, a sua presença não é uma ameaça, e com a limpeza regular do tanque acabam por desaparecer. Tem algum conhecimento sobre esta "coisa"? Acha que me devo preocupar, ou fazer alguma coisa em relação à situação? As imagens não são muito explicitas porque os seres são quase minúsculos... têm 2mm no máximo. Consigo ver que são de cor branca, e estão no sítio do tanque onde a circulação da água se nota menos. Editado Março 22 por JoseCarlosMarques Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 22 Publicado: Março 22 Boas José Carlos Não tens que te preocupar são vermes detritívoros, (Vermes Detritus) alimentam-se de detritos e restos de comida de peixes,e não só restos de plantas mortas,. Agora tu podes perguntar,mas como é que eles vieram parar ao meu aquário,podem vir de um substrato velho de outro aquário,mas também pode vir nas plantas novas do aquário. Para eles sairem umas TPA,s,acompalhada de aspiração do substrato,mas aos poucos não de uma vez,para não destablizares o aquário,veres se a água está em bom estado,e veres se eles acabam por desaparecer. Abraços 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Março 23 Autor Publicado: Março 23 49 minutes ago, Alvaro Silva said: Boas José Carlos Não tens que te preocupar são vermes detritívoros, (Vermes Detritus) alimentam-se de detritos e restos de comida de peixes,e não só restos de plantas mortas,. Agora tu podes perguntar,mas como é que eles vieram parar ao meu aquário,podem vir de um substrato velho de outro aquário,mas também pode vir nas plantas novas do aquário. Para eles sairem umas TPA,s,acompalhada de aspiração do substrato,mas aos poucos não de uma vez,para não destablizares o aquário,veres se a água está em bom estado,e veres se eles acabam por desaparecer. Abraços Muito obrigado pela resposta, Álvaro. Foi isso que eu li, mas queria a confirmação de alguém que percebe mais disto do que eu. Como eles foram parar ao aquário não sei. O substrato é novo, as plantas foram todas compradas in-vitro com exceção da Eleocharis Montevidensis. As pedras também foram muito bem lavadas (bem demais, até... dei-lhes um banho de ácido muriático). Acredito mais que tenham vindo na água da torneira ou que já estivessem dentro do filtro (que preservei do último tanque que tive). Mais importante que isso será saber porque estão a sobreviver, e como não tenho ainda peixes no aquário, só pode ter haver com alguma matéria orgânica que esteja no tanque provocada por algumas plantas que tenham derretido. Amanhã vai ser dia de TPA e vou tentar limpar o filtro e o tanque o melhor que conseguir. Não quero mexer muito no substrato porque em alguns sítios as plantas ainda não o estabilizaram. Se fosse uma coisa mais séria, lá teria que o fazer, mas já fiquei mais descansado com as suas palavras. Vou apressar é a introdução da equipa de limpeza no aquário. Estava a pensar deixar o tanque sem vivos mais umas semanas, mas se estes bichos não desaparecerem com a TPA é sinal que ela é necessária. Um grande abraço! 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: Março 23 Publicado: Março 23 Por acaso eu me esqueci de dizer para dáres uma limpeza no filtro,mas com calma tudo vai ao lugar. Abraços 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Terça-feira às 14:11 Autor Publicado: Terça-feira às 14:11 Um mês depois de plantado continuo sem problemas de maior. As plantas estão com óptimo aspecto e o maior desafio agora é conseguir que elas comecem a assumir a direção de crescimento que pretendo. A ideia é que atrás se inclinem para a esquerda e à frente para a direita. Depois de ontem ter limpado o filtro, a velocidade de circulação da água aumentou, e esse efeito consegue-se muito facilmente. Com o filtro desligado a montagem perde algum dinamismo porque as plantas tendem a endireitar-se. Com tempo e algum trabalho, espero conseguir "domá-las". Vamos ver 🙂 . Experimentei também colocar uma bomba de circulação do lado esquerdo do tanque, à frente, e o efeito fica ainda mais bonito, mas como tapava muito a luz naquele canto resolvi, por enquanto, não utiliza-la. Ainda em relação às plantas, continuo a minha luta para que a Glosso cresça cada vez mais rente ao solo, e já tenho tirado muitos pés de Helanthium que tentam ocupar espaços onde não os quero - isso tenho feito quase diariamente! Estou em duvida se coloco ou não os vivos dentro do tanque. Como as algas quase não se fazem notar (não preciso portanto de uma equipa de limpeza), e a coisa tem evoluído bem, acho que por agora não devia alterar a rotina do aquário. Continuo até sem fertilizar. Por outro lado, gostava de ver o comportamento dos bichos na sua nova casa. O que acham que devo fazer? Até para a semana 🙂 . 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: Terça-feira às 21:02 Publicado: Terça-feira às 21:02 Boas José Carlos Aquário sem peixes não há comida para as bactérias. Abraços Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Terça-feira às 21:06 Autor Publicado: Terça-feira às 21:06 3 minutes ago, Alvaro Silva said: Boas José Carlos Aquário sem peixes não há comida para as bactérias. Abraços Então porque fazemos o ciclo do azoto sem peixes 🙂 ? Citar
Alvaro Silva Publicado: Terça-feira às 21:57 Publicado: Terça-feira às 21:57 Porque quando o ciclo começa vai dar-se uma subida da Amônia e depois os nitritos,logo se tiver peixes,eles na certa vão morrer, eu sempre digo que quando se começa o ciclo,se deve colocar dia sim,dia não comida dos peixes para criar Amônia e Nitritos e a sim as bacterias se desenvolverem,para quando o ciclo triminar e se coloca os peixes as bacterias já lá estão a trabalhar,para a saúde dos peixes e da nossa carteira. Abraços Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Quarta-feira às 09:28 Autor Publicado: Quarta-feira às 09:28 11 hours ago, Alvaro Silva said: Porque quando o ciclo começa vai dar-se uma subida da Amônia e depois os nitritos,logo se tiver peixes,eles na certa vão morrer, eu sempre digo que quando se começa o ciclo,se deve colocar dia sim,dia não comida dos peixes para criar Amônia e Nitritos e a sim as bacterias se desenvolverem,para quando o ciclo triminar e se coloca os peixes as bacterias já lá estão a trabalhar,para a saúde dos peixes e da nossa carteira. Abraços Acho que percebi... se as bactérias não forem "alimentadas", acabam por morrer, certo? Citar
Alvaro Silva Publicado: Quarta-feira às 20:58 Publicado: Quarta-feira às 20:58 Boas José Carlos Como tudo,seres humanos animais e as bacterias tem que comer, por isso é que se tiveres um filtro ciclado e tiveres que o desligares muitas horas ou dias ele o filtro fica sem bacterias vivas,quado é a sim coloca-se o filtro a trabalhar num outro aquário,ou na falta dele num balde com a água do aquário que se vai desfazeres,e de dois em dois dias um pouco de comer de peixes,e a sim quando o novo aquário estiver montado coloca-se lá o filtro ainda ciclado. Abraços Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Quarta-feira às 22:55 Autor Publicado: Quarta-feira às 22:55 1 hour ago, Alvaro Silva said: Boas José Carlos Como tudo,seres humanos animais e as bacterias tem que comer, por isso é que se tiveres um filtro ciclado e tiveres que o desligares muitas horas ou dias ele o filtro fica sem bacterias vivas,quado é a sim coloca-se o filtro a trabalhar num outro aquário,ou na falta dele num balde com a água do aquário que se vai desfazeres,e de dois em dois dias um pouco de comer de peixes,e a sim quando o novo aquário estiver montado coloca-se lá o filtro ainda ciclado. Abraços Estou sempre a aprender consigo, Álvaro. Faz todo o sentido, claro... só achei que, tendo água a circular, as bactérias se mantinham vivas, mesmo sem comer. Pensei que entrassem num estado qualquer de hibernação. De qualquer forma, já coloquei os vivos que sobreviveram a todo este processo (que ainda demorou uns 3 meses) dentro do tanque. Tenho 27 Ember Tetras (de 35 que comprei há 7 meses), 13 Amanos (de 30 comprados há cerca de um ano) e 7 Otos (de 15 comprados também há um ano). Vou ter que repor os Amanos e os Otos, mas como o aquário desta vez está tão limpinho, não estou muito preocupado. Eu acho que não aprendi assim tanto com as minhas mais recentes montagens, mas só o facto de ter optado por um substrato diferente, ter diminuído a luz para 1/4 da potência da calha e de ter feito o dark start, parecem ter resolvido todos os problemas que tinha no passado. Ando encantado com este tanque... fez-me voltar a apaixonar pelo hobby. 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: Quarta-feira às 23:40 Publicado: Quarta-feira às 23:40 Este hobby já é só por ele apaixonante,e se as coisas correm bem,então é ouro sobre azul.agora é para desfrutar,esse aquário. Abraços 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 8 horas Autor Publicado: 8 horas Para futura referência... caso algum dia alguém venha a ter interesse por este post. Sim, porque de comentários ou sugestões, tirando as do @Alvaro Silva, que têm sido preciosas, já não espero nenhuma. Nova TPA e nova fotografia. Tenho andado a tentar perceber o caminho que devo seguir com esta montagem. Considero-me um novato nesta coisa de manter plantas com uma altura maior. Usei-as ocasionalmente aqui e ali, mas nunca com esta presença ou esta densidade, por isso tenho visto muitos vídeos e imagens, para desenvolver um espirito crítico que me permita melhorar o que tenho dentro dos vidros (sem qualquer crítica por cá, é o que me resta fazer). Sempre gostei de um estilo mais "natural" ou "selvagem", mas ao mesmo tempo também gosto de manter as coisas "arrumadinhas". Vou tentando conciliar as duas. Em relação às plantas, continuam a portar-se bem, e com esta imagem já podem ver os peixes dentro do tanque. Um abraço a todos. 1 Citar
Alvaro Silva Publicado: 7 horas Publicado: 7 horas Boas José Carlos Para mim esse aquário esta uma maravinha,se tive-se o fundo a preto não ficava ainda melhor, fazia sobressair todo o layout,digo eu,o que é que achas? Parabéns,boa cotinuação com esse belo trabalho. Abraços Citar
Recommended Posts