Bruno R. Carvalho Publicado: Quinta-feira às 09:25 Publicado: Quinta-feira às 09:25 Tudo pronto para receber as plantas que chegaram hoje mas que só vão ser plantadas no sábado ou no domingo . Estou cheio de trabalho, e não vou ter mesmo tempo de as por dentro do aquário antes disso. Arranjei a solução que podem ver na imagem: mantive-as dentro dos potes, e coloquei uma calha por cima, que vai estar ligada 10 ou 12 horas por dia. Meti-as no sótão - o lugar mais fresco da casa. Pelo que li, não devo ter problemas. Conhecem uma opção mais segura para preservá-las? Em relação à escolha já fui dando umas dicas... Glossostigma Elatinoides, Eleocharis Acicularis, Eleocharis Pusilla, Eleocharis Montevidensis, Helanthium Tenellum e Salvinia Minima. Assim que tenha tudo dentro do tanque, faço uma nova atualização. Com esse setup isso aguenta bem sem problemas, aliás até sábado ou domingo até dentro da caixa aguentavam.Este aquário as plantas na altura foram extraviadas no correio e acabaram acho que em Leiria ( não me lembro ai certo onde, mas acho que era), andaram quase duas semanas perdidas e acabou por ser o fornecedor a ir buscá-las pessoalmente e encontrar-se comigo para me entregar, foi só chegar a casa e plantar.Claro que quando se pode evitar, melhor, mas não é por uns dias, 2 ou 3 dias que vais perder as plantas, elas vêm bem molhadas para manter humidade e aguentam.Aliás na altura eu tinha uma loja online e todas as outras plantas que encomendei em conjunto para a loja sobreviveram sem problemas depois ainda aguentaram em casa num setup que tinha para as manter até serem vendidas. As lojas estavam bem lixadas se as plantas morressem 2 ou 3 dias depois de as receberem. Citar Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all
JoseCarlosMarques Publicado: Quinta-feira às 11:12 Autor Publicado: Quinta-feira às 11:12 1 hour ago, Bruno R. Carvalho said: Com esse setup isso aguenta bem sem problemas, aliás até sábado ou domingo até dentro da caixa aguentavam. Este aquário as plantas na altura foram extraviadas no correio e acabaram acho que em Leiria ( não me lembro ai certo onde, mas acho que era), andaram quase duas semanas perdidas e acabou por ser o fornecedor a ir buscá-las pessoalmente e encontrar-se comigo para me entregar, foi só chegar a casa e plantar. Claro que quando se pode evitar, melhor, mas não é por uns dias, 2 ou 3 dias que vais perder as plantas, elas vêm bem molhadas para manter humidade e aguentam. Aliás na altura eu tinha uma loja online e todas as outras plantas que encomendei em conjunto para a loja sobreviveram sem problemas depois ainda aguentaram em casa num setup que tinha para as manter até serem vendidas. As lojas estavam bem lixadas se as plantas morressem 2 ou 3 dias depois de as receberem. Obrigado pela tua resposta, Bruno! Fico muito mais descansado quando tenho a aprovação de alguém que percebe da poda. Um abraço. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Domingo às 23:32 Autor Publicado: Domingo às 23:32 Aquário plantado! Consegui arranjar tempo e lá enfiei o conteúdo de 25 potes dentro do tanque . A brincadeira ficou cara... nunca tinha comprado tamanha quantidade de plantas de uma só vez... mas depois do dark-start (4 semanas) fico mais confiante se continuar este projecto com o substrato quase coberto. Agora é esperar para ver se as diferentes espécies se adaptam e começam a misturar-se. E esperar também que essa mistura tenha sido bem planeada, porque até agora só experimentei tapetes de Monte Carlo (em dry-start) com um ou outro apontamento que adicionava depois. As plantas são muito diferentes do que estou habituado a usar... não estou propriamente na minha praia... mas estou confiante, depois de ter visto esta primeira imagem. Em relação ao resto... não vou fertilizar, por enquanto - apenas Masterline Carbo e um bocadinho de Potássio, para estimular o enraizamento das plantas. 6 horas de luz diárias (com a calha a 30% - porque sinto que esta calha é muito intensa) e CO2 a 3 bolhas por segundo. Aeração com bomba de ar enquanto as luzes estão apagadas, temperatura da água a 23º. Alguma dica ou algum reparo que me queiram dar? 2 Citar
C Mocho Publicado: ontem às 00:35 Publicado: ontem às 00:35 Muito bem!... Parabéns pela coragem de saires da tua zona de conforto e arriscares uma maior variedade de plantas. Na foto é tudo tão pequenino, que não dá para ver bem onde está, o quê, mas essa conjugação de plantas é bastante equilibrada, portanto, só pode resultar bem... Quanto à fertilização, não sei se fazes bem. Eu avançaria com tudo, (sem exagero), pois o substrato carregado de Azoto, já foi um pouco lixiviado com o Dark Start, e os outros nutrientes não podem faltar. Se não, lá vêm as amiguinhas do costume fazer a sua visita, e o crescimento do tapete estagna. Se tiveres uma rotina de manutenção correta, não será o excesso de nutrientes um problema, já o contrário pode ser bastante inconveniente! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 18 horas Autor Publicado: 18 horas 7 hours ago, C Mocho said: Parabéns pela coragem de saires da tua zona de conforto e arriscares uma maior variedade de plantas. Na foto é tudo tão pequenino, que não dá para ver bem onde está, o quê, mas essa conjugação de plantas é bastante equilibrada, portanto, só pode resultar bem... A verdade é que não me afastei assim tanto daquilo que costumo fazer. Continuam a ser plantas de crescimento lento. Mas são diferentes das que tinha usado até aqui, sim. Estava na altura de mudar. Obg. pelo teu comentário, Mocho 🙂 . 7 hours ago, C Mocho said: Quanto à fertilização, não sei se fazes bem. Eu avançaria com tudo, (sem exagero), pois o substrato carregado de Azoto, já foi um pouco lixiviado com o Dark Start, e os outros nutrientes não podem faltar. Se não, lá vêm as amiguinhas do costume fazer a sua visita, e o crescimento do tapete estagna. Se tiveres uma rotina de manutenção correta, não será o excesso de nutrientes um problema, já o contrário pode ser bastante inconveniente! Eu estou a guiar-me um pouco pelo que fiz no meu aquário mais pequeno (e que está a ter óptimos resultados). Bem sei que as plantas são diferentes (no pequeno tenho Pearl Weed), mas têm a a similaridade de se alimentarem maioritariamente pela raiz. Vou aguardar e avaliar. Se vir que elas não evoluem, começo a fertilização com Lean. Em relação às algas, que já sei que vão aparecer, desta vez estou a pensar em assumi-las. Já não tenho a paciência que tinha para esfregar rochas, e tenho visto muitas montagens onde as algas não incomodam... pelo contrário, até acabam por acrescentar. Mais uma vez... vou aguardar e avaliar. Citar
Recommended Posts