Recommended Posts

Publicado:
3 hours ago, C Mocho said:

Nem penses uma atrocidade dessas!...

Faz aí um aquário cheio de algas à vontade, pois realmente é engraçado, mas nós precisamos de ti neste pequeno mundo do aquascaping português. Raramente se encontra alguém tão casmurro, mas também raramente se encontra alguém tão humilde e generoso. És uma peça importantíssima neste pequeno mundo do aquascaping em Portugal.

Queres algas? Eu tenho aqui algumas que te posso dispensar! 😇

🙂 Agradeço as tuas palavras, Mocho. Vou pensar seriamente nisso até domingo, quando passar os vivos para o aquário pequenito.  A partir daí logo se vê. Obrigado, mesmo!

Publicado:

Vamos ver se ainda vou a tempo de concorrer ao IAPLC deste ano. Os vivos estão no aquário pequeno e, aparentemente, adaptaram-se bem. Limpei os vidros deste, pus o filtro a trabalhar numa bacia (para ver se mantenho as bactérias) e aproveitei para fazer também uma limpeza geral a todo o armário. Esta semana quero ver se vou ao Porto comprar umas coisas que preciso (mangueiras, esponjas e assim), mas acho que vou ter que acender uma velinha a um santo qualquer para encontrar substrato da ADA. Caso não consiga, estou a pensar optar pelo Neo, da Aquario. Monto o hardscape e antes do final do mês encomendo as plantas. Se tudo correr bem, fico com 4 meses para conseguir a fotografia final.

large_001.jpg

• Gosto 1
Publicado:
há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Vamos ver se ainda vou a tempo de concorrer ao IAPLC deste ano. Os vivos estão no aquário pequeno e, aparentemente, adaptaram-se bem. Limpei os vidros deste, pus o filtro a trabalhar numa bacia (para ver se mantenho as bactérias) e aproveitei para fazer também uma limpeza geral a todo o armário. Esta semana quero ver se vou ao Porto comprar umas coisas que preciso (mangueiras, esponjas e assim), mas acho que vou ter que acender uma velinha a um santo qualquer para encontrar substrato da ADA. Caso não consiga, estou a pensar optar pelo Neo, da Aquario. Monto o hardscape e antes do final do mês encomendo as plantas. Se tudo correr bem, fico com 4 meses para conseguir a fotografia final.

large_001.jpg

Pois, já somos dois, enfim.... tenho o aquario desde o inicio de Dezembro e estou parado por causa do substrato, é triste mesmo, daqui a pouco é Fevereiro... já para não falar que as coisas demoram cerca de 15 dias a chegar aqui à ilha.

Desejo a maior das sortes para este teu projecto e espero ansiosamente para ver o resultado de toda a tua dedicação.

Publicado:
50 minutes ago, sTeVe- said:

Pois, já somos dois, enfim.... tenho o aquario desde o inicio de Dezembro e estou parado por causa do substrato, é triste mesmo, daqui a pouco é Fevereiro... já para não falar que as coisas demoram cerca de 15 dias a chegar aqui à ilha.

Desejo a maior das sortes para este teu projecto e espero ansiosamente para ver o resultado de toda a tua dedicação.

Não equacionas usar outro substrato? Compreendo que tenhas feito um investimento avultado, e queiras usar tudo da mesma marca, mas desta vez talvez faça sentido optares por outro substrato que tenhas à mão, para ver se arrancas de uma vez com isso e ainda concorres este ano. Acredita que a sensação de ficar a ver o anúncio dos resultados sem teres concorrido é muito esquisito, mesmo que fiques muito para baixo na classificação. 

Publicado: (editado)
há 23 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não equacionas usar outro substrato? Compreendo que tenhas feito um investimento avultado, e queiras usar tudo da mesma marca, mas desta vez talvez faça sentido optares por outro substrato que tenhas à mão, para ver se arrancas de uma vez com isso e ainda concorres este ano. Acredita que a sensação de ficar a ver o anúncio dos resultados sem teres concorrido é muito esquisito, mesmo que fiques muito para baixo na classificação. 

A verdade é que ponderei, mas depois de ter investido tanto, mais vale esperar.

Editado por sTeVe-
Publicado:
6 hours ago, sTeVe- said:

A verdade é que ponderei, mas depois de ter investido tanto, mais vale esperar.

Andei à procura no Porto e não encontrei. Comprei dois sacos do Neo. Ainda não comecei a montar a coisa, mas nos próximos dias espero ter novidades. Entretanto já sei o tipo de plantas que vou escolher... e não tem muito haver com o que costumo usar 🙂 .

4 hours ago, Vasco Ferreira said:

Venha lá isso José...

Até aqui foi brincadeira, agora é que é valer, dentro dentro de 4 vidros.

Estamos aqui para dar umas dicas

Força nisso

Obrigado pelas palavras, Vasco. Conto com a ajuda de todos!

• Gosto 1
Publicado:

Pedras e substrato dentro do tanque. Digam-me o que acham da composição final (p.f.!!!!! 🙂 ).

Para mim a única questão são as duas pedritas que coloquei lá em cima, à direita. O espaço parecia-me vazio, porque cheguei as pedras maiores um pouco para a esquerda e encontrei esta solução. O que acham? Deixo ficar ou tiro?

Com tudo o resto, estou contente... mas ainda estou em tempo de aceitar sugestões. Decidi fazer duas semanas de Dark Start (porque no aquário pequeno que tenho as coisas estão a resultar muito bem depois de ter utilizado este método) e depois avanço com as plantas. O filtro está ciclado e comprei um frasquito de bactérias para adicionar na água. 

Também tenho que melhorar aquela curva do substrato lá ao fundo... não ficou muito bem centrada.

large.1.jpg

Publicado:
há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

Com tudo o resto, estou contente...

Boas José,

Acho que aqui disseste tudo, ainda assim deixo em anexo uma imagem com uma ideia. (não ligues à qualidade pois foi feito no paint XD).

large-1-jpg-d3aa887a0bf0352843e60332c047

A ideia aqui seria tentar trocar a rocha azul pela vermelha, tentando desta forma fechar mais o ponto vazio criando uma espécie de janela por assim dizer e atribuindo uma forma triangular ao hardscape, poderás completar o fundo com stems criando um fluxo bonito na parte traseira do aquário, contudo é como disseste, vai depender do teu gosto, no final das contas é isso que importa, gostares do que desenvolveste e sentires-te bem com isso mesmo.

Estou plenamente de acordo com a ideia do Dark Start, de agora em diante, e depois da minha ultima experiência com esse método, também é o que irei fazer com todos os meus novos projectos.

Abraço!

@sTeVe-, @Vasco Ferreira... compreendo a vossa sugestão, mas respeitando-a, e agradecendo o vosso contributo, claro, acho que vou deixar as pedras como estão. Primeiro porque experimentei essa solução (fechar mais o meio) numa experiência anterior, e gosto mais da coisa mais simplificada. Ora reparem no que tinha feito:

large.3.jpg

Depois, para aquilo que estou a pensar fazer, pouco importa se aquele espaço no meio está mais aberto ou mais fechado. A minha ideia é fechar quase tudo com uma mistura de plantas mais altas. Acho que a maioria das pedras até vai "desaparecer". Qualquer coisa deste género:

large.2.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:
há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

@sTeVe-, @Vasco Ferreira... compreendo a vossa sugestão, mas respeitando-a, e agradecendo o vosso contributo, claro, acho que vou deixar as pedras como estão. Primeiro porque experimentei essa solução (fechar mais o meio) numa experiência anterior, e gosto mais da coisa mais simplificada. Ora reparem no que tinha feito:

large.3.jpg

Depois, para aquilo que estou a pensar fazer, pouco importa se aquele espaço no meio está mais aberto ou mais fechado. A minha ideia é fechar quase tudo com uma mistura de plantas mais altas. Acho que a maioria das pedras até vai "desaparecer". Qualquer coisa deste género:

large.2.jpg

Ohhh okok, vai optar pelo Iwagumi então?

Publicado:
Just now, sTeVe- said:

Ohhh okok, vai optar pelo Iwagumi então?

Nunca pensei noutra coisa! Mas a primeira ideia era apenas uma carpete, e evoluí para uma coisa mais "wild". Quero muita massa verde, e não quero estar muito preocupado com as algas nas pedras - é o meu maior pesadelo 😄 .

• Haha 1

Como sou bem mandado, e respeito muito a vossa opinião, andei ontem à volta das pedras para fechar o caminho lá ao fundo. A coisa ficou bem, com mais dois calhaus, mas um bocado despida ao centro... adicionei mais uma pedrita. Enchi o tanque com água e foi o reflexo à esquerda que me começou a dar comichão... veio mais uma pedra. Às tantas estava a parecer-se muito com a minha montagem anterior e já me estava a ver a optar apenas pela carpete, para que todos os calhaus ficassem visíveis, e a esfregar algas todos os dias. Então resolvi voltar 2 ou 3 passos atrás, e retirei até as tais pedras do lado direito (em cima) que estavam em dúvida. O resultado é o que podem ver em baixo. Ficou mais simples, mas julgo que agora está bastante equilibrado, com muito espaço para seguir com o meu plano de plantas. O que acham?

Entretanto já tenho o filtro a funcionar. Troquei as esponjas e coloquei um frasco de bactérias na água, para acelerar a nitrificação. Vou deixá-lo assim por mais duas semanas e depois avanço com a plantação, antes de introduzir os peixes.

large.1.jpg

• Gosto 2
Publicado:
On 25/01/2025 at 14:18, JoseCarlosMarques disse:

Como sou bem mandado, e respeito muito a vossa opinião, andei ontem à volta das pedras para fechar o caminho lá ao fundo. A coisa ficou bem, com mais dois calhaus, mas um bocado despida ao centro... adicionei mais uma pedrita. Enchi o tanque com água e foi o reflexo à esquerda que me começou a dar comichão... veio mais uma pedra. Às tantas estava a parecer-se muito com a minha montagem anterior e já me estava a ver a optar apenas pela carpete, para que todos os calhaus ficassem visíveis, e a esfregar algas todos os dias. Então resolvi voltar 2 ou 3 passos atrás, e retirei até as tais pedras do lado direito (em cima) que estavam em dúvida. O resultado é o que podem ver em baixo. Ficou mais simples, mas julgo que agora está bastante equilibrado, com muito espaço para seguir com o meu plano de plantas. O que acham?

Entretanto já tenho o filtro a funcionar. Troquei as esponjas e coloquei um frasco de bactérias na água, para acelerar a nitrificação. Vou deixá-lo assim por mais duas semanas e depois avanço com a plantação, antes de introduzir os peixes.

large.1.jpg

Gosto, agora é ter paciência, deixar isso em dark start umas duas ou três semanas e plantar, se o filtro não está com o ciclo feito até aconselho é a deixares por 4 semanas e fazer uma troca de agua a meio caminho.

Publicado:
1 hour ago, sTeVe- said:

Gosto, agora é ter paciência, deixar isso em dark start umas duas ou três semanas e plantar, se o filtro não está com o ciclo feito até aconselho é a deixares por 4 semanas e fazer uma troca de agua a meio caminho.

O filtro está com o ciclo feito... só troquei as esponjas por umas novas, mas esteve sempre em funcionamento. Para me precaver também adicionei bactérias na água. De qualquer maneira, julgo que vou esperar até à última semana de Fevereiro para plantar, porque entre 15 e 22 vou ter dias de muito trabalho e não terei tempo de me preocupar com o aquário. Poderia plantar a 14, com 3 semanas de dark-start... não seria arriscar muito, mas se alguma coisa corre mal não poderei tocar no tanque para resolver. 

Já agora... alguém tem dicas para manter as plantas em pote fora do aquário? Gostava de começar a comprá-las entretanto, mas iam ter que ficar, no mínimo, 1 semana fora do frio. Posso colocar-lhes uma calha por cima, para ter luz, e deixa-las num sitio com uma temperatura mais baixa... será que aguentariam?

Publicado:
há 17 horas, JoseCarlosMarques disse:

Já agora... alguém tem dicas para manter as plantas em pote fora do aquário? Gostava de começar a comprá-las entretanto, mas iam ter que ficar, no mínimo, 1 semana fora do frio. Posso colocar-lhes uma calha por cima, para ter luz, e deixa-las num sitio com uma temperatura mais baixa... será que aguentariam?

Eu também andei a ver algumas coisas sobre isso, pois às vezes aparecem plantas porreiras que gostaria de manter para montagens futuras, e à conversa com o rapaz aqui da minha loja local, o que ele me aconselhou foi:

Uma pequena estufa, com uma calha (não precisa de ser nada assim de muito potente) e um Fog-System, para ir humedecendo as plantas... basicamente desisti da ideia 😛 

Agora, pode haver por ai alguém com mais conhecimento sobre o assunto e uma solução menos dispendiosa.

Publicado:
1 hour ago, sTeVe- said:

Eu também andei a ver algumas coisas sobre isso, pois às vezes aparecem plantas porreiras que gostaria de manter para montagens futuras, e à conversa com o rapaz aqui da minha loja local, o que ele me aconselhou foi:

Uma pequena estufa, com uma calha (não precisa de ser nada assim de muito potente) e um Fog-System, para ir humedecendo as plantas... basicamente desisti da ideia 😛 

Agora, pode haver por ai alguém com mais conhecimento sobre o assunto e uma solução menos dispendiosa.

O ideal era ter um daqueles frigoríficos com vidro, que têm iluminação própria - como os que existem nas lojas. Mas se é como dizes, até tenho tudo o que preciso... ponho a calha antiga no meu dojo, cubro-o com película de cozinha e coloco lá dentro o humidificador. Por outro lado, para isso funcionar, terei que por um bocado de substrato no fundo e tirar as plantas dos potes. Para isso planto-as diretamente no aquário, e em vez do dark start faço o que a maioria das pessoas faz... mudanças de água 😄 . Não resolve propriamente o "problema". Isso é mais para manter plantas fora do aquário durante mais tempo, e eu queria era mantê-las nos potes até serem plantadas. 

Entretanto já falei com uma loja que recebe encomendas até sábado e envia as plantas todas na quarta-feira seguinte. Se for assim, sou capaz de arriscar plantar com 3 semanas de dark-start. Encomendo na próxima semana, recebo as plantas no dia 12, e planto até 14.

Não sei se alguma vez repararam na descrição das montagens da ADA, mas existe sempre lá um valor que eles insistem em referir: Aeration. Traduzido para português (pelo Google), Aeração. Reparei nisto já há uns anos... fiz uma pesquisa na Internet, mas não encontrei grande informação, até que cheguei a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OPseJSmtUwk&t=494s. Se atentarem ao que o moço diz, percebem basicamente a importância das bombas de ar (que muitos desvalorizam) para os aquários plantados. Para quem não percebe inglês, e de uma forma bastante simples, o que ele explica é que, em aquários que usam CO2, e durante a fotossíntese, as plantas vão consumindo esse gás. Quando terminam a fotossíntese começam a libertá-lo. Se a água ainda tiver muito CO2, as plantas têm dificuldade nesse processo. Ao usarem a Aeração (quando as luzes apagam), o Oxigénio ajuda a eliminar o CO2 da água, facilitando a função das plantas. 

Desde que vi esse video, passei a usar esse método nos meus aquários. Existem duas maneiras de o fazer... através do outflow do filtro, elevando o Lily pipe, o que vai incentivar a troca de gases, ou (para quem é mais preguiçoso como eu, ou não pode estar diariamente a determinada hora a trocar a posição dos Lily pipes), através de uma bomba de ar e um difusor de oxigénio associado a um temporizador, que liga quando as luzes apagam e desliga antes de começar a injeção de CO2. Eu escolhi esta segunda opção.

Problema... para quem tem calhas que custam centenas de euros, as bolhas de ar chegam à superfície e produzem salpicos podem danificar as luzes. Existem outros sistemas, mas a ADA (mais uma vez) resolveu criar uma coisa a que chamam Air Guard. Não é mais que uma peça de acrílico que colocam no sitio onde as bolhas costumam alcançar a superfície da água. Procurei a peça, mas não encontrei. Também não procurei muito, porque imagino que custe uma pipa de massa, e então resolvi fazer uma em casa. Comprei uma placa de acrílico transparente na MaxMat, cortei-a à medida e saiu o que está nas imagens em baixo. Fiz um furo para passar o tubo que bombeia o ar da bomba (Loja China, claro) para o difusor e até agora tem funcionado bem. Se quiserem mais informações, respondam a este post. Para mim, faz todo o sentido a utilização deste sistema.

Ah... porquê usá-lo agora, quando ainda estou em Dark Start? Porque o oxigénio também beneficia a implementação de bactérias benéficas - como podem ver no tal vídeo em cima.

Fico a aguardar a vossa opinião 🙂 , e já agora aproveito para perguntar se mais alguém usa uma coisa deste género. Um abraço.

large_001.jpg

large_002.jpg

• Gosto 1