JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 24, 2024 Autor Publicado: Dezembro 24, 2024 11 minutes ago, sTeVe- said: A forma como comecei a ver o aquascaping mudou muito desde que me aventurei nestas andanças, percebo agora que o aquário é nada mais nada menos que a tela utilizada pelo artista, para representar um estado de espirito ou uma visão que apenas ele conhece, cada pessoa irá interpretar aquilo que está a ver de forma diferente, é certo que existem os "estilos que tomamos como base", mas ao longo dos anos eles têm evoluído e têm-se transformado, por isso quem sabe o que sairá dessa tua visão. Simplesmente segue o teu instinto, o que importa é gostares do que estas a fazer. Abraço e Feliz Natal para todos! Obrigado pelas tuas palavras, Steve! Um Bom Natal para ti e para os teus. 1 Citar
Ricardo PCorreia Publicado: Dezembro 26, 2024 Publicado: Dezembro 26, 2024 On 23/12/2024 at 23:54, JoseCarlosMarques disse: vou seguir o meu instinto e avançar. Isto. Parabéns!! 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 27, 2024 Autor Publicado: Dezembro 27, 2024 (editado) Mais uma voltinha. Desta vez vou mesmo precisar da vossa opinião. Tirei "peso" ao lado direito e simplifiquei um bocadinho a montagem. Qual das imagens preferem? Editado Dezembro 27, 2024 por JoseCarlosMarques Citar
C Mocho Publicado: Dezembro 27, 2024 Publicado: Dezembro 27, 2024 Pois é @JoseCarlosMarques, tal como disseste anteriormente, tens de seguir o teu instinto. Nós não conseguimos ter a leitura que tu tens do aquário, pois estamos apenas a observar imagens bidimensionais. Ambas estão giras, mas só tu podes avaliar qual delas se enquadra melhor no esquema previsto. Para além do mais, as plantas que eventualmente selecionares, também podem e devem influir nas opções que agora tomas! A mim, apenas me parece que aquela rochinha lá atrás, no centro direito da imagem, que formava um V invertido com a sua vizinha, estava interessante, mas como te disse, depende da tua opção de plantas e da perceção que tens de como ela se conjuga no espaço tridimensional. Força, não hesites mais… Avança com isso! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 27, 2024 Publicado: Dezembro 27, 2024 Boas José Carlos. Eu para ser sincero gosto mais da segunda foto,mas digo o mesmo que o mocho, Força, não hesites mais… Avança com isso! Abraços 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 27, 2024 Autor Publicado: Dezembro 27, 2024 2 hours ago, C Mocho said: Força, não hesites mais… Avança com isso! 1 hour ago, Alvaro Silva said: Avança com isso! Agradeço imenso as vossas palavras. Muito sinceramente. O meu problema neste momento é que não consigo ainda ter certeza para avançar. Já me convenci a começar, mas depois volto sempre atrás. A verdade é que também tenho o aquário ainda com os vivos e o mais pequeno (para onde eles vão) a ciclar. Tempo a mais para pensar, portanto. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 30, 2024 Publicado: Dezembro 30, 2024 Viva José... Honestamente acho que tens de perder amor a umas pedras e apostar em algo mais fabricado. Parte umas pedras e toca a colar. As pedras que assinalei, são grandes, ocupam espaço e peso e impedem-te, às vezes apenas para acrescentar um ou dois cm visíveis, ter área que te permita teres tapete como gostas e plantas de caule que criem dinamismo ao layout. Retiram mais do que acrescentam. Pensa que apenas no hardsacape que queres que efetivamente se veja e não aquele que, assim despido, fica espetacular mas depois é totalmente perdido no meio da flora. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
JoseCarlosMarques Publicado: Dezembro 30, 2024 Autor Publicado: Dezembro 30, 2024 2 hours ago, Vasco Ferreira said: Viva José... Honestamente acho que tens de perder amor a umas pedras e apostar em algo mais fabricado. Parte umas pedras e toca a colar. As pedras que assinalei, são grandes, ocupam espaço e peso e impedem-te, às vezes apenas para acrescentar um ou dois cm visíveis, ter área que te permita teres tapete como gostas e plantas de caule que criem dinamismo ao layout. Retiram mais do que acrescentam. Pensa que apenas no hardsacape que queres que efetivamente se veja e não aquele que, assim despido, fica espetacular mas depois é totalmente perdido no meio da flora. Antes de mais, obrigado pelo teu comentário, Vasco. Acredites ou não, já desmontei todo esse layout que tinha na fotografia e fiz exactamente o que tu sugeriste... comecei a simplificar. Custa-me muito partir pedras, mas tem sido o que tem resultado. A coisa está a ficar muito mais natural, e vai permitir-me chegar a um layout muito mais fácil de trabalhar. Ando um bocado "perdido" com o sitio onde quero chegar, mas começo a ver alguma luz no fundo do túnel. Mais uma vez... obrigado. E um bom ano 🙂 para ti!!! Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Quinta-feira às 17:11 Autor Publicado: Quinta-feira às 17:11 Um aquário com um tapete de algas é considerado um aquário plantado 😄 ? Citar
sTeVe- Publicado: Sexta-feira às 00:06 Publicado: Sexta-feira às 00:06 há 6 horas, JoseCarlosMarques disse: Um aquário com um tapete de algas é considerado um aquário plantado 😄 ? Yup, mas não é, é bem o tipo de tapete que queres 🤣🤣🤣 Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 10:15 Autor Publicado: Sexta-feira às 10:15 10 hours ago, sTeVe- said: Yup, mas não é, é bem o tipo de tapete que queres 🤣🤣🤣 Por acaso andei a ver uns vídeos de uns japoneses malucos por este tipo de carpetes, e o resultado é muito interessante. O meu ainda não chega aos 0,5 cm, mas vê lá este: 1 Citar
sTeVe- Publicado: Sexta-feira às 14:05 Publicado: Sexta-feira às 14:05 há 3 horas, JoseCarlosMarques disse: Por acaso andei a ver uns vídeos de uns japoneses malucos por este tipo de carpetes, e o resultado é muito interessante. O meu ainda não chega aos 0,5 cm, mas vê lá este: Whattt 😱 Que tipo de alga é essa? Filamentosa? Devo admitir que tem um aspeto porreiro e melhor cor do que as Litorella Uniflora que meti no meu primeiro aquário, que simplesmente se recusa a desenvolver em condições 🤣 Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 17:10 Autor Publicado: Sexta-feira às 17:10 2 hours ago, sTeVe- said: Whattt 😱 Que tipo de alga é essa? Filamentosa? Devo admitir que tem um aspeto porreiro e melhor cor do que as Litorella Uniflora que meti no meu primeiro aquário, que simplesmente se recusa a desenvolver em condições 🤣 São algas verdes. Se deixares acumular, acabam por ficar assim. Mas demora bastante tempo, e olha que não é uma tarefa tão fácil como parece. A sério que não conhecias esta "moda"? É muito usada pelo pessoal que gosta de manter 2 ou 3 daqueles peixes laranjas como animais de estimação. Vê então mais este vídeo. Há toda uma ciência por trás da coisa. Eu resolvi experimentar quando desmontei o meu último aquário... como não tinha mais nenhum e tinha que alimentar os Amano e os Otocinclus, foi a alternativa mais imediata. Eles andam ali todos contentes, de barriga cheia. Nunca mais saltaram para fora do tanque 😄 . 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 20:35 Autor Publicado: Sexta-feira às 20:35 Entretanto, no reino da teimosia, e de quem não tem mais que fazer, saiu mais uma versão daquele que (provavelmente) será o meu próximo aquário. Eheh. Bom ano a todos!!! 1 Citar
Rui Assunção Publicado: Sábado às 07:32 Publicado: Sábado às 07:32 Parece-me bem. Mas sabes que o aspecto aqui é um e dentro de vidros é outro... Toca a colocar isso debaixo de água. Bom Ano Novo para ti também Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Sábado às 11:13 Autor Publicado: Sábado às 11:13 (editado) 3 hours ago, Rui Assunção said: Parece-me bem. Mas sabes que o aspecto aqui é um e dentro de vidros é outro... Toca a colocar isso debaixo de água. Bom Ano Novo para ti também Olá Rui! Não posso ainda montar o tanque... há falta de substrato... falta de plantas... enfim. Por este andar nem no final de Janeiro tenho a coisa como queria ter. Isto faz-me lembrar uma anedota do Ricardo Araújo Pereira, que dizia que em Portugal, muito dificilmente se consegue encontrar quem trabalhe entre 15 de Dezembro e 15 de Janeiro... a velha desculpa de sempre... primeiro é porque é antes do Natal, depois é porque estamos entre o Natal e o Ano Novo, depois vêm os Reis... somos é uns preguiçosos de primeira! De qualquer maneira, assim também tenho uma ou duas semanas para ir olhando e corrigindo o que fiz, mas desta vez acho que vou mesmo avançar com este layout. Já não tenho tantas dúvidas como nos outros. Editado Sábado às 11:15 por JoseCarlosMarques Citar
sTeVe- Publicado: ontem às 16:58 Publicado: ontem às 16:58 On 04/01/2025 at 10:13, JoseCarlosMarques disse: Olá Rui! Não posso ainda montar o tanque... há falta de substrato... falta de plantas... enfim. Por este andar nem no final de Janeiro tenho a coisa como queria ter. Isto faz-me lembrar uma anedota do Ricardo Araújo Pereira, que dizia que em Portugal, muito dificilmente se consegue encontrar quem trabalhe entre 15 de Dezembro e 15 de Janeiro... a velha desculpa de sempre... primeiro é porque é antes do Natal, depois é porque estamos entre o Natal e o Ano Novo, depois vêm os Reis... somos é uns preguiçosos de primeira! De qualquer maneira, assim também tenho uma ou duas semanas para ir olhando e corrigindo o que fiz, mas desta vez acho que vou mesmo avançar com este layout. Já não tenho tantas dúvidas como nos outros. Pois estás como eu, tenho o equipamento todo preparado à um mês mas nada de conseguir montar a coisa por causa do substrato, acho que vou desistir e acabar por mandar vir diretamente da ADA Iberica , já alguém usou este site? Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 17:18 Autor Publicado: ontem às 17:18 12 minutes ago, sTeVe- said: Pois estás como eu, tenho o equipamento todo preparado à um mês mas nada de conseguir montar a coisa por causa do substrato, acho que vou desistir e acabar por mandar vir diretamente da ADA Iberica , já alguém usou este site? Nunca usei esse site, mas sendo creditado pela ADA acredito que seja fiável. Muito provavelmente arrisco fazer a compra por aí. De qualquer maneira, no teu caso já tinha optado por outra marca... o tempo começa a apertar. Eu fui-me entretendo com as pedras e já tenho o layout pronto. Entretanto vou estar uma semana fora de casa e não vou fazer mais nada, mas assim que volte vou por mãos à obra. Pena que eles não vendam plantas também. 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 18:50 Autor Publicado: ontem às 18:50 Reunião de condóminos! Estes bichos têm um comportamento muito estranho 😄 . 1 Citar
sTeVe- Publicado: ontem às 21:45 Publicado: ontem às 21:45 há 2 horas, JoseCarlosMarques disse: Reunião de condóminos! Estes bichos têm um comportamento muito estranho 😄 . Por norma o que acontece é que eles sentem mais segurança em grande número, há muita gente que mete meia dúzia de camarões no aquário e depois ficam tristes a pensar que morreram por nunca mais os ver, contudo esse comportamento altera-se com a quantidade de camarões que a pessoa tem no aqua, exemplo: Aqua de 60L metes 15 camarões e é como se não tivesses metido nada, contudo ao meter cerca de 30 vais começar a observar um comportamento completamente diferente, já os vais começar a ver a pastar e a juntarem-se em pequenos grupos. Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 22:05 Autor Publicado: ontem às 22:05 17 minutes ago, sTeVe- said: Por norma o que acontece é que eles sentem mais segurança em grande número, há muita gente que mete meia dúzia de camarões no aquário e depois ficam tristes a pensar que morreram por nunca mais os ver, contudo esse comportamento altera-se com a quantidade de camarões que a pessoa tem no aqua, exemplo: Aqua de 60L metes 15 camarões e é como se não tivesses metido nada, contudo ao meter cerca de 30 vais começar a observar um comportamento completamente diferente, já os vais começar a ver a pastar e a juntarem-se em pequenos grupos. Sim... isso eu compreendo, mas nunca os tinha visto a todos no mesmo sitio, assim empoleirados. Até pensei que poderia ter ali um peixe morto ou assim, porque as únicas vezes que vejo algo parecido é quando lhes dou comida em pelletes. Aí até se matam uns aos outros 🙂 . Aqui não havia comida nem nada que justificasse... provavelmente estão só a cavar um túnel no canto para me lixarem o parquet. 1 Citar
Recommended Posts