Recommended Posts

Publicado:
11 minutes ago, sTeVe- said:

A forma como comecei a ver o aquascaping mudou muito desde que me aventurei nestas andanças, percebo agora que o aquário é nada mais nada menos que a tela utilizada pelo artista, para representar um estado de espirito ou uma visão que apenas ele conhece, cada pessoa irá interpretar aquilo que está a ver de forma diferente, é certo que existem os "estilos que tomamos como base", mas ao longo dos anos eles têm evoluído e têm-se transformado, por isso quem sabe o que sairá dessa tua visão. 
Simplesmente segue o teu instinto, o que importa é gostares do que estas a fazer.

Abraço e Feliz Natal para todos!

Obrigado pelas tuas palavras, Steve! Um Bom Natal para ti e para os teus.

• Gosto 1
Publicado: (editado)

Mais uma voltinha. Desta vez vou mesmo precisar da vossa opinião. Tirei "peso" ao lado direito e simplifiquei um bocadinho a montagem. Qual das imagens preferem?

large.1.jpg

large.3.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:

Pois é @JoseCarlosMarques, tal como disseste anteriormente, tens de seguir o teu instinto. Nós não conseguimos ter a leitura que tu tens do aquário, pois estamos apenas a observar imagens bidimensionais. Ambas estão giras, mas só tu podes avaliar qual delas se enquadra melhor no esquema previsto. Para além do mais, as plantas que eventualmente selecionares, também podem e devem influir nas opções que agora tomas!

A mim, apenas me parece que aquela rochinha lá atrás, no centro direito da imagem, que formava um V invertido com a sua vizinha, estava interessante, mas como te disse, depende da tua opção de plantas e da perceção que tens de como ela se conjuga no espaço tridimensional.

Força, não hesites mais… Avança com isso!

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Boas José Carlos.

Eu para ser sincero gosto mais da segunda foto,mas digo o mesmo que o mocho, Força, não hesites mais… Avança com isso!

Abraços  :default_new_xmas:

• Gosto 1
Publicado:
2 hours ago, C Mocho said:

Força, não hesites mais… Avança com isso!

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Avança com isso!

Agradeço imenso as vossas palavras. Muito sinceramente. O meu problema neste momento é que não consigo ainda ter certeza para avançar. Já me convenci a começar, mas depois volto sempre atrás. A verdade é que também tenho o aquário ainda com os vivos e o mais pequeno (para onde eles vão) a ciclar. Tempo a mais para pensar, portanto. 

Publicado:

Viva José...

Honestamente acho que tens de perder amor a umas pedras e apostar em algo mais fabricado. Parte umas pedras e toca a colar. 

As pedras que assinalei, são grandes, ocupam espaço e peso e impedem-te, às vezes apenas para acrescentar um ou dois cm visíveis, ter área que te permita teres tapete como gostas e plantas de caule que criem dinamismo ao layout. Retiram mais do que acrescentam.

Pensa que apenas no hardsacape que queres que efetivamente se veja e não aquele que, assim despido, fica espetacular mas depois é totalmente perdido no meio da flora.

image.jpeg

Publicado:
2 hours ago, Vasco Ferreira said:

Viva José...

Honestamente acho que tens de perder amor a umas pedras e apostar em algo mais fabricado. Parte umas pedras e toca a colar. 

As pedras que assinalei, são grandes, ocupam espaço e peso e impedem-te, às vezes apenas para acrescentar um ou dois cm visíveis, ter área que te permita teres tapete como gostas e plantas de caule que criem dinamismo ao layout. Retiram mais do que acrescentam.

Pensa que apenas no hardsacape que queres que efetivamente se veja e não aquele que, assim despido, fica espetacular mas depois é totalmente perdido no meio da flora.

Antes de mais, obrigado pelo teu comentário, Vasco. Acredites ou não, já desmontei todo esse layout que tinha na fotografia e fiz exactamente o que tu sugeriste... comecei a simplificar. Custa-me muito partir pedras, mas tem sido o que tem resultado. A coisa está a ficar muito mais natural, e vai permitir-me chegar a um layout muito mais fácil de trabalhar. Ando um bocado "perdido" com o sitio onde quero chegar, mas começo a ver alguma luz no fundo do túnel. Mais uma vez... obrigado. E um bom ano 🙂 para ti!!!

Publicado:
10 hours ago, sTeVe- said:

Yup, mas não é, é bem o tipo de tapete que queres 🤣🤣🤣

Por acaso andei a ver uns vídeos de uns japoneses malucos por este tipo de carpetes, e o resultado é muito interessante. O meu ainda não chega aos 0,5 cm, mas vê lá este:

• Haha 1
Publicado:
há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Por acaso andei a ver uns vídeos de uns japoneses malucos por este tipo de carpetes, e o resultado é muito interessante. O meu ainda não chega aos 0,5 cm, mas vê lá este:

Whattt 😱

Que tipo de alga é essa? Filamentosa? 

Devo admitir que tem um aspeto porreiro e melhor cor do que as Litorella Uniflora que meti no meu primeiro aquário, que simplesmente se recusa a desenvolver em condições 🤣

Publicado:
2 hours ago, sTeVe- said:

Whattt 😱

Que tipo de alga é essa? Filamentosa? 

Devo admitir que tem um aspeto porreiro e melhor cor do que as Litorella Uniflora que meti no meu primeiro aquário, que simplesmente se recusa a desenvolver em condições 🤣

São algas verdes. Se deixares acumular, acabam por ficar assim. Mas demora bastante tempo, e olha que não é uma tarefa tão fácil como parece. A sério que não conhecias esta "moda"? É muito usada pelo pessoal que gosta de manter 2 ou 3 daqueles peixes laranjas como animais de estimação. Vê então mais este vídeo. Há toda uma ciência por trás da coisa. Eu resolvi experimentar quando desmontei o meu último aquário... como não tinha mais nenhum e tinha que alimentar os Amano e os Otocinclus, foi a alternativa mais imediata. Eles andam ali todos contentes, de barriga cheia. Nunca mais saltaram para fora do tanque 😄 .

• Gosto 1
Publicado:

Entretanto, no reino da teimosia, e de quem não tem mais que fazer, saiu mais uma versão daquele que (provavelmente) será o meu próximo aquário. Eheh. Bom ano a todos!!!

large.1.jpg

• Gosto 1
Publicado:

Parece-me bem. Mas sabes que o aspecto aqui é um e dentro de vidros é outro... Toca a colocar isso debaixo de água.

Bom Ano Novo para ti também 

Publicado: (editado)
3 hours ago, Rui Assunção said:

Parece-me bem. Mas sabes que o aspecto aqui é um e dentro de vidros é outro... Toca a colocar isso debaixo de água.

Bom Ano Novo para ti também 

Olá Rui! Não posso ainda montar o tanque... há falta de substrato... falta de plantas... enfim. Por este andar nem no final de Janeiro tenho a coisa como queria ter. Isto faz-me lembrar uma anedota do Ricardo Araújo Pereira, que dizia que em Portugal, muito dificilmente se consegue encontrar quem trabalhe entre 15 de Dezembro e 15 de Janeiro... a velha desculpa de sempre... primeiro é porque é antes do Natal, depois é porque estamos entre o Natal e o Ano Novo, depois vêm os Reis... somos é uns preguiçosos de primeira!

De qualquer maneira, assim também tenho uma ou duas semanas para ir olhando e corrigindo o que fiz, mas desta vez acho que vou mesmo avançar com este layout. Já não tenho tantas dúvidas como nos outros.

Editado por JoseCarlosMarques