Recommended Posts

Publicado:

Boas José Carlos

Eu gosto como estaimage.jpeg,mas acho que no meio devia de levar mais uma pedrinha pequena no meio onde está assinalado a vermenho,o resto gosto,

Desculpa mas é só uma opinião minha que não percebo nada disto.

Abraços

• Gosto 1
Publicado:
30 minutes ago, Alvaro Silva said:

Desculpa mas é só uma opinião minha que não percebo nada disto.

Para quem não percebe, mestre Álvaro, foi direitinho àquilo que me faz mais confusão 😉 . Esse ponto tem que ser trabalhado, sim, e as duas pedras que ficam lá atrás, do lado esquerdo, também tem que mudar um pouco de posição. Obrigado pelo comentário!

• Gosto 1
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Última versão, antes de ir para o tanque. Talvez 😄 . Os dias de sol serviram para secar a madeira do dojo e o cheiro a mofo desapareceu. Consegui trazê-lo novamente para dentro de casa e voltei a colocar as pedras todas lá dentro para trabalhar mais um bocadinho aquele que será o aspecto final. O lado direito está praticamente igual, mas simplifiquei ainda mais o lado esquerdo... julgo que assim consigo um equilíbrio maior. Agora vou-me divertindo com as pedrinhas mais pequenas, adicionando um pormenor aqui e outro ali, para libertar a cabeça no meu tempo livre.

Estou um pouco indeciso sobre o que vou fazer junto do vidro de trás, no lado esquerdo. Ou o deixo assim vazio, ou coloco lá mais uma pedra (que seria apenas visível no reflexo). O que acham?

Um grande abraço a todos!

large.1.jpg

• Gosto 1
Publicado:
há 56 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Última versão, antes de ir para o tanque. Talvez 😄 . Os dias de sol serviram para secar a madeira do dojo e o cheiro a mofo desapareceu. Consegui trazê-lo novamente para dentro de casa e voltei a colocar as pedras todas lá dentro para trabalhar mais um bocadinho aquele que será o aspecto final. O lado direito está praticamente igual, mas simplifiquei ainda mais o lado esquerdo... julgo que assim consigo um equilíbrio maior. Agora vou-me divertindo com as pedrinhas mais pequenas, adicionando um pormenor aqui e outro ali, para libertar a cabeça no meu tempo livre.

Estou um pouco indeciso sobre o que vou fazer junto do vidro de trás, no lado esquerdo. Ou o deixo assim vazio, ou coloco lá mais uma pedra (que seria apenas visível no reflexo). O que acham?

Um grande abraço a todos!

large.1.jpg

Depende do que pretendes fazer, se for Iwagumi está porreiro como está, se fores mais para o brasileiro, as plantas fazem o resto do trabalho por ti. De resto gosto bastante do aspeto, agora é a foto dentro do aqua 😛 

Publicado:
34 minutes ago, sTeVe- said:

Depende do que pretendes fazer, se for Iwagumi está porreiro como está, se fores mais para o brasileiro, as plantas fazem o resto do trabalho por ti. De resto gosto bastante do aspeto, agora é a foto dentro do aqua 😛 

Tens razão... não tinha pensado nisso. Se encher aquele canto com plantas... mesmo que não sejam muito altas a coisa fica composta. Então agora é começar a pensar nas plantas 🙂 . Obrigado pela dica, Steve. E o teu... já pensaste nas pedras? Enquanto esperas pelo substrato, podes fazer uma coisa parecida com esta. Acredita que ajuda bastante!

Publicado:
há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

Tens razão... não tinha pensado nisso. Se encher aquele canto com plantas... mesmo que não sejam muito altas a coisa fica composta. Então agora é começar a pensar nas plantas 🙂 . Obrigado pela dica, Steve. E o teu... já pensaste nas pedras? Enquanto esperas pelo substrato, podes fazer uma coisa parecida com esta. Acredita que ajuda bastante!

Tenho uma espécie de acordo com o rapaz da loja, vou trazer uma carrada de pedras, depois o que não usar devolvo à loja e pago apenas o que usar 😛 por isso vai ser já dentro do aqua que vou trabalhar a coisa.

Publicado:
4 hours ago, sTeVe- said:

Tenho uma espécie de acordo com o rapaz da loja, vou trazer uma carrada de pedras, depois o que não usar devolvo à loja e pago apenas o que usar 😛 por isso vai ser já dentro do aqua que vou trabalhar a coisa.

Olha que bem! Como é que funciona a coisa aí na ilha? Há muitas lojas de aquariofilia? Tens que te deslocar de barco para ir buscar as coisas? É algo que me deixa curioso.

Publicado:
há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

Olha que bem! Como é que funciona a coisa aí na ilha? Há muitas lojas de aquariofilia? Tens que te deslocar de barco para ir buscar as coisas? É algo que me deixa curioso.

Na verdade tenho apenas uma loja que se dedica à aquariofilia e que é revendedora oficial da tropica, o que limita um pouco as escolhas das plantas, de resto o que não consigo arranjar por aqui, (que é muito pouco pois eles têm praticamente tudo), mando vir pela net.

Publicado:
3 hours ago, sTeVe- said:

Na verdade tenho apenas uma loja que se dedica à aquariofilia e que é revendedora oficial da tropica, o que limita um pouco as escolhas das plantas, de resto o que não consigo arranjar por aqui, (que é muito pouco pois eles têm praticamente tudo), mando vir pela net.

Podias estar muito pior. A Tropica é líder de mercado, e tem quase todas as plantas disponíveis no catálogo. Aliás... em termos de qualidade, até as considero das melhores que se vêem por aí. O meu problema com a Tropica é o substrato, mas só o usei uma vez portanto pode ter sido só uma má experiência.

Publicado:
há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

O meu problema com a Tropica é o substrato, mas só o usei uma vez portanto pode ter sido só uma má experiência.

Sim eu gosto bastante das plantas deles, mas infelizmente não têm algumas plantas que acho porreiras e que são fornecidas por outras marcas.
Quanto ao substrato não foste só tu, aquele meu aqua de 30L foi inicialmente montado com substrato da tropica, e por algum motivo o meu PH passava dos 9 o que é absurdo para um aquário com substrato fértil, já para não falar que me derreteu as plantas todas que tinha no aqua.

Publicado:
39 minutes ago, sTeVe- said:

Quanto ao substrato não foste só tu, aquele meu aqua de 30L foi inicialmente montado com substrato da tropica, e por algum motivo o meu PH passava dos 9 o que é absurdo para um aquário com substrato fértil, já para não falar que me derreteu as plantas todas que tinha no aqua.

Há quem diga maravilhas desse substrato, mas eu não gostei mesmo dele. Já usei o Neo, o Amazonia e esse. Prefiro os primeiros dois, mas o Amazonia (apesar de mais difícil de trabalhar) a meu ver tem mais durabilidade... o meu aquário passou por muita coisa, durante quase dois anos, e quando o desmontei o substrato ainda estava capaz de alimentar tudo o que lhe metia lá dentro.

• Gosto 1
Publicado:

Enquanto não posso fazer mais nada, cá me vou divertindo a tirar fotografias a pedras 😄 . Este fórum anda muito apagado... tirando o Steve, ninguém me diz nada sobre o resultado da coisa. Pelo menos a fotografia ficou porreira, não? Estou a pensar comprar algum musgo de Natal para fazer uma carpete 😄 .

large.1.jpg

Publicado: (editado)
há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Estou a pensar comprar algum musgo de Natal para fazer uma carpete 😄 .

Olha, se quiseres renas, eu empresto!

Christmas Gifts for Dogs 2024: What's On Your Dog's Wish List?

Editado por C Mocho
  • Haha 2

Um abraço,

Carlos

Publicado:
16 minutes ago, C Mocho said:

Olha, se quiseres renas, eu empresto!

Eheh. Muito bom! É teu/tua (não quero ferir susceptibilidades) ?

Publicado: (editado)
há 36 minutos, JoseCarlosMarques disse:

É teu/tua (não quero ferir susceptibilidades) ?

Não, este não... Os meus não têm cornos. Cá em casa é tudo mocho, mas os cornos encontram-se no chinês! LOL😅

Editado por C Mocho
  • Haha 3

Um abraço,

Carlos

Publicado:
On 15/12/2024 at 19:07, JoseCarlosMarques disse:

Há quem diga maravilhas desse substrato, mas eu não gostei mesmo dele. Já usei o Neo, o Amazonia e esse. Prefiro os primeiros dois, mas o Amazonia (apesar de mais difícil de trabalhar) a meu ver tem mais durabilidade... o meu aquário passou por muita coisa, durante quase dois anos, e quando o desmontei o substrato ainda estava capaz de alimentar tudo o que lhe metia lá dentro.

Este ano usamos o substrato da Tropica nos aquários do Desafio de aquascaping aquariofilia.net  e a muitos se queixaram dos melts iniciais que derreteram muitas das plantas da Aquaflora. Lendo aqui as vossas experiências será que esse é o ponto comum?

Publicado:
1 hour ago, Tozé Nunes said:

Este ano usamos o substrato da Tropica nos aquários do Desafio de aquascaping aquariofilia.net  e a muitos se queixaram dos melts iniciais que derreteram muitas das plantas da Aquaflora. Lendo aqui as vossas experiências será que esse é o ponto comum?

Poderá ter haver com o lote que utilizamos. Não sei. Eu sempre ouvi dizer muito bem dos substratos da Tropica, mas a verdade é que a minha experiência não foi nada boa. Enquanto fiz o dry-start a coisa correu bem, mas assim que inundei o tanque quase todas as plantas que usei apresentaram problemas.

Publicado:
On 18/12/2024 at 10:49, Tozé Nunes disse:

Semanas mais tarde de ter tido problemas com o aqua de 30L e de ter refeito o mesmo por completo, voltei a testar o substrato com um aqua mais pequeno que tinha lá em casa, (até porque só já tinha uns 4L de Tropica), basicamente meti o substrato e umas podas que tinha feito, acabou quase tudo por derreter, não sei que se passa com esse substrato, não volto a utilizar isso é certo, prefiro ir pelo seguro e usar ADA.

• Gosto 1
Publicado:

Bem grandes ensaios aqui, José acho que consegues ter mais paciência que eu, sim eu coloco todos os passos do hardscape aqui, mas não chego ao ponto de ir pedra a pedra

Agora em relação ao layout ou layouts que apresentaste vou dar a minha honesta opinião, todos sofrem de uma coisa, falta de identidade, não sei se tenho um iwagumi que quer ser brasileiro, ou um brasileiro que quer ser iwagumi, atenção não estou a apontar defeitos ao trabalho com as rochas, esse trabalho é de extrema qualidade, mas quase sempre nota-se não que tens sido capaz de tomar uma decisão em relação ao que queres realmente fazer, tens aí alguns layouts que serviriam muito bem como iwagumi's mas ficam aquém porque incorporam design que já se espera de algo mais elaborado, e o contrário então nota-se ainda mais, quase nenhum deles fica bem como brasileiro, parecem-me todos inacabados.
Tudo é de qualidade até ao ponto que chegas e mudas tudo de novo, e eu entendo-te bem, o ano passado no de 90 se te lembras mudei de rumo 3 ou 4 vezes.
Mas foi na procura de uma visão que eu tinha, tu não tens uma visão definida, não sabes se é carne se e peixe, logo acabas por andar a deriva.
Entendo bem aquele instinto de querer montar um iwagumi, há uma tendência a voltar as raízes, ou aquilo que nos sentimos confortáveis e isso é bom, de certeza que consegues montar aí um iwagumi de muita qualidade.
O problema é se quizeres seguir brasileiro, a única coisa que tem em comum é que usam pedras, a filosofia na construção é completamente diferente, tens que pensar primeiro criar espaços de plantação entre tanta rochas, níveis de altura diferente de rochas e plantas para dares profundidade num nível que não se faz no iwagumi, são parecidos, mas o brasileiro leva o teu design com rochas a outro nível, mais que isso, quando vais desenhar já convém teres uma ideia de que plantas vais querer onde, porque aquele conjunto depois tem que fazer sentido.
Acho que para iwagumi, com o teu talento chegas lá mas, para brasileiro estão muito conservadores.
Espero que não leves a mal a minha opinião, posso olhar com mais calma e dar sugestões de mudar esta ou aquela rocha como todos estão a fazer, mas acredito piamente que enquanto não tiveres decidido o que esse layout quer ser, vais ter dificuldades em tirar o melhor dele.

Enviado do meu 24040RN64Y através do Tapatalk

• Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:
14 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Bem grandes ensaios aqui, José acho que consegues ter mais paciência que eu, sim eu coloco todos os passos do hardscape aqui, mas não chego ao ponto de ir pedra a pedra emoji1787.pngemoji1787.png

Agora em relação ao layout ou layouts que apresentaste vou dar a minha honesta opinião, todos sofrem de uma coisa, falta de identidade, não sei se tenho um iwagumi que quer ser brasileiro, ou um brasileiro que quer ser iwagumi, atenção não estou a apontar defeitos ao trabalho com as rochas, esse trabalho é de extrema qualidade, mas quase sempre nota-se não que tens sido capaz de tomar uma decisão em relação ao que queres realmente fazer, tens aí alguns layouts que serviriam muito bem como iwagumi's mas ficam aquém porque incorporam design que já se espera de algo mais elaborado, e o contrário então nota-se ainda mais, quase nenhum deles fica bem como brasileiro, parecem-me todos inacabados.
Tudo é de qualidade até ao ponto que chegas e mudas tudo de novo, e eu entendo-te bem, o ano passado no de 90 se te lembras mudei de rumo 3 ou 4 vezes.
Mas foi na procura de uma visão que eu tinha, tu não tens uma visão definida, não sabes se é carne se e peixe, logo acabas por andar a deriva.
Entendo bem aquele instinto de querer montar um iwagumi, há uma tendência a voltar as raízes, ou aquilo que nos sentimos confortáveis e isso é bom, de certeza que consegues montar aí um iwagumi de muita qualidade.
O problema é se quizeres seguir brasileiro, a única coisa que tem em comum é que usam pedras, a filosofia na construção é completamente diferente, tens que pensar primeiro criar espaços de plantação entre tanta rochas, níveis de altura diferente de rochas e plantas para dares profundidade num nível que não se faz no iwagumi, são parecidos, mas o brasileiro leva o teu design com rochas a outro nível, mais que isso, quando vais desenhar já convém teres uma ideia de que plantas vais querer onde, porque aquele conjunto depois tem que fazer sentido.
Acho que para iwagumi, com o teu talento chegas lá mas, para brasileiro estão muito conservadores.
Espero que não leves a mal a minha opinião, posso olhar com mais calma e dar sugestões de mudar esta ou aquela rocha como todos estão a fazer, mas acredito piamente que enquanto não tiveres decidido o que esse layout quer ser, vais ter dificuldades em tirar o melhor dele.

Olá Bruno. Antes de mais, agradeço o tempo que despendeste para escrever este longo texto. Claro que não te levo a mal... nem podia... até porque acho que vieste colocar em palavras aquilo que no fundo tenho vindo a sentir sem saber porquê. A minha primeira ideia era criar um Iwagumi, sim, mas mais no estilo de Iwagumi contemporâneo, com muito mais rochas que aquelas 5 tradicionais. Uma formação rochosa mais densa. Depois comecei a encontrar alguns traços de Brasileiro, e deixei-me levar pela mistura dos dois. O resultado talvez seja isso mesmo que dizes... nem é uma coisa nem outra, e essa falta de identidade pode estar muito bem a passar. Torna-se até difícil receber criticas, porque as pessoas que olham para o tanque não sabem como o devem avaliar. Eu estou a sentir isso também na escolha das plantas... se opto pela carpete, tenho ali muitos espaços que são impossíveis de valorizar... se vou para plantas de caule, vou ter dificuldade nos pormenores. Todos os dias ando ali às voltas a tentar imaginar o que vou fazer, e a tentar corrigir pormenores, mas talvez tenha que parar um pouco para perceber o que isto realmente vai ser, e talvez voltar atrás uns passos. Obrigado, mais uma vez, por teres tirado algum tempo para me fazeres perceber tudo isto. Grande abraço!

• Gosto 2