JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 8 Autor Publicado: Novembro 8 1 hour ago, sTeVe- said: Segue a minha visão da coisa, e vale o que vale. Das duas uma, ou chegas essa montagem completamente à direita por forma a respeitar o Golden Ratio, ou à esquerda, em que a pedra maior fica a apontar ao centro, fazendo algo similar no lado oposto mas com uma pedra de menores dimensões. Não tenho o photoshop aqui à mão, mas quando chegar a casa posso dar um exemplo mais prático caso n me tenha explicado bem. Sim... muito provavelmente será isso que vai acontecer... chegar estas duas um pouco para a direita para ter espaço onde colocar um novo conjunto do lado esquerdo. Tenho que comprar um saco de areia para começar a perceber o que vai ficar escondido pelo substrato. Virar as pedras está fora de questão... estão "feitas" para serem vistas deste ângulo... por trás o que tens é uma amalgama de pedras coladas, para que tudo fique com um bom suporte. Ainda tenho que introduzir um terceiro plano (pelo menos) e aumentar bastante a altura na traseira. Vamos ver se consigo. Uma pedrita de cada vez. Hei de lá chegar 😉 . Obrigado pelos comentários Steve! 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 12 Autor Publicado: Novembro 12 Muitas dúvidas, por aqui. Não sei se continuo a trabalhar nisto ou se recomeço 😄 . Alguma opinião? 2 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 13 Autor Publicado: Novembro 13 3 hours ago, Rui Assunção said: Até agora parece-me bem... Alguma coisa pode estar, sim... mas no geral não está. Isto hoje vai ter que ser revisto. Encontrei uma "linha" ali pelo meio que pode ajudar-me a tomar uma direção. Vamos ver. Obrigado pelas tuas palavras, Rui! Citar
C Mocho Publicado: Novembro 13 Publicado: Novembro 13 (editado) Antes de mais, dou-te os meus parabéns pelo trabalho de colagem dessa primeira rocha. Está muito bonita... Quando precisar de fazer reparações aqui em casa, vou-te convidar para a bricolage! 😁 Voltar atrás é sempre um caminho que por vezes é necessário, mas seguir em frente, corrigindo eventuais desvios ao objetivo também não é menos pertinente. Tu é que sabes o que te vai na cabeça, ou melhor, na alma, pois a cabeça nem sempre nos acompanha e depois nós não conseguimos explicar porquê. 🧐 Quanto a desviar mais para a direita, para a esquerda, ou deixar assim como está, compreendo que a nossa primeira intenção é colocar a rocha principal num dos pontos focais, mas fiz uma pequena busca sobre composição de iwagumi e encontrei vários exemplos em que o ponto focal não reside tão simplesmente na rocha, mas sim no espaço vazio. Porque não? Também poderia ser na colocação de uma planta em especial. Seria menos eficaz? Tu, com a tua profissão, não deves ter dificuldade em entender isso, pois não @JoseCarlosMarques... Ora vê: Entendo que isto é extremamente “purista”, e não é para todos, mas também é válido e não de menos valor!... (eu naturalmente, acrescentaria mais qualquer coisinha e nunca colocaria uns camarões GIGANTES. Mas como dizem os nossos vizinhos, "para gustos hay colores"): Editado Novembro 13 por C Mocho Ainda náo comecei a usar IA para escrever os meus textos!... Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 13 Autor Publicado: Novembro 13 Sim @C Mocho... tens razão em tudo o que dizes. E pelo caminho que estou a levar, acho que o ponto focal pode mesmo vir a ser o espaço vazio que servirá de contraste com umas plantas que preencham mais o espaço. Em termos estéticos, essa técnica é válida. Não é muito utilizada, e muitas vezes (principalmente para os mais puristas) pode não ser considerada "correcta", mas em verdade (e também no Iwagumi) a perfeição é atingida através da imperfeição. E desde que as coisas resultem em termos visuais, essa "confusão" que pode ser criada pela quebra das regras pode até significar um ponto a favor. Já conhecia esses exemplos todos que mostraste e lá está... nunca me passou pela cabeça se os mesmos respeitavam ou não as regras. Gostei deles, e olhei já para eles vezes sem conta para os apreciar. Aquele primeiro, com o fundo preto, é um exemplo clássico que muito poucos se atreveriam a experimentar nos dias de hoje. Mas, tal como a primeira imagem que existe de um Iwagumi (do Amano), ajudou a definir um estilo sem sequer cumprir as regras 🙂 . Curioso, ou talvez não! Quando precisares de Bricolage, apita. Eheh. Fico a dever-te essa. Só por curiosidade, essa pedra acompanha quase todas as minhas montagens recentes. Acho que já fiz 4 com ela. Quer dizer... acaba por não ser a mesma rocha porque não é apenas uma, mas o resultado final é quase sempre muito parecido. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 13 Autor Publicado: Novembro 13 Acho que fiz asneira... limpei toda a areia que tinha no "dojo", coloquei as pedras que tinha no mesmo sitio, mas enganei-me na que tinha lá para atrás e coloquei-a ao contrário. Resultado... volta tudo à estaca zero porque fiquei a gostar mais do resultado destas duas pedras em conjunto, e (por agora) vou avançar a partir daqui. Peço, muito sinceramente, desculpa, a todos os que estão a acompanhar este post, porque realmente não estou a ser muito coerente. Àqueles que tiverem paciência para aturar as minhas pancas, e me derem uma opinião, agradeço. Grande abraço. 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 14 Autor Publicado: Novembro 14 Começa a ficar aqui uma salgalhada jeitosa 🙂, mas estou a gostar do resultado. A coisa pode parecer muito pesada, mas ao vivo tenho outra perspectiva, e o desafio vai ser plantar o tanque de forma a que se percebam os diferentes níveis de profundidade na fotografia final. A ideia é também compensar o lado esquerdo com uma composição mais levezinha. Aqui está o resultado do trabalho de hoje: Citar
JoãogaFernandes Publicado: Novembro 14 Publicado: Novembro 14 Ora mais um verdinho, não é verdade?! Pessoalmente, gostava mais do caminho que estavas a fazer inicialmente. Mas mete mais umas quantas pedras para ver se essa "grossura" desvanece 🙂 Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 15 Autor Publicado: Novembro 15 10 hours ago, JoãogaFernandes said: Ora mais um verdinho, não é verdade?! Pessoalmente, gostava mais do caminho que estavas a fazer inicialmente. Mas mete mais umas quantas pedras para ver se essa "grossura" desvanece 🙂 Vamos ver! Estou a deixar espaço entre as rochas para ter várias possibilidades. Uma delas pode ser umas plantas de caule. Vou trabalhar um bocadinho mais na estrutura e depois acrescentar a areia, para ver como ficam todos os "caminhos". Muito daquele volume vai desaparecer debaixo do substrato. Só estou a montar as rochas desta maneira para ter a certeza que elas têm suporte. Obg. pelo comentário, João. Para quando uma actualização do teu "Brasileiro"? Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Terça-feira às 16:56 Autor Publicado: Terça-feira às 16:56 Mais umas pedrinhas, mais uma actualização. A coisa está longe de se tornar mais "leve".... antes pelo contrário.... mas continuo a gostar de ver os calhaus ao vivo, e vou continuar a insistir na ideia. Cá por casa toda gente me diz que está demasiado pesado. Eu concordo, e a fotografia feita com uma objectiva normal não ajuda a contrariar essa ideia, mas consigo a visualizar muitos "caminhos" pelo meio das pedras e acho que quando colocar areia no sitio onde estou a planear ter substrato e plantas a minha visão vai tornar-se mais clara e vou ter uma de duas surpresas... ou vou adorar, ou vou detestar. Serve-me de consolo a ideia de que as pedras estão todas coladas em grupos e que posso sempre eliminar algumas se o resultado não me agradar. Nome para este "monstro" já tenho... Adamastor 😄 ! Digam-me vocês o que pensam. 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 52 minutos Autor Publicado: 52 minutos Acho que me vou afastar das pedras por um tempo para deixar a coisa maturar. Tenho uma base de que gosto e a fotografia já está no meu telemóvel... sempre que tiver oportunidade vou espreitando e apontando melhoramentos. Gostava muito de ler as vossas opiniões 🙂 . Ninguém contribui com nada? Em termos de plantas, ou vou para uma coisa mais "wild", como o @C Mocho me sugeriu, ou vou fazer uma simples carpete de Cuba (quero muito experimentar esta planta). Nos próximos tempos trato de decidir. Um grande abraço a todos! Citar
Alvaro Silva Publicado: 18 minutos Publicado: 18 minutos Boas José Carlos Eu não percebo nada de iwagumis, mas acho que a pedra grande lá atráz no lado esquerdo,está quase na mesma altura da pedra da direita,até pode ser erro de ótica,talvêz porque no meio se encontra outra pedra que eu acho que deve ser ela que faz eu ver as outras duas iguais. Desculpa-me mas é o que eu vejo,ate porque eu não gostos de dar opiniões sobre aquilo que eu não sei bem. Abraços Citar
C Mocho Publicado: 5 minutos Publicado: 5 minutos (editado) Concordo com o @Alvaro Silva. Eu também acho que o lado direito e o esquerdo estão com uma altura muito semelhante, o que não me atrai por aí além... Observando a foto, eu subiria um o conjunto da direita (o que deve ser fácil) e tentaria descer a pedra do lado esquerdo (que suponho seja muito difícil, pois tem outras por debaixo). Parece-me que com isso melhorarias o fluxo visual, contudo, fazer uma apreciação de conjunto apenas com uma foto é muito impreciso. É difícil ter uma perceção 3D com o minimo de rigor, talvez por isso tenhas tão poucas contribuições do pessoal!... Editado agora mesmo por C Mocho Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
JoseCarlosMarques Publicado: 2 minutos Autor Publicado: 2 minutos 6 minutes ago, Alvaro Silva said: Boas José Carlos Eu não percebo nada de iwagumis, mas acho que a pedra grande lá atráz no lado esquerdo,está quase na mesma altura da pedra da direita,até pode ser erro de ótica,talvêz porque no meio se encontra outra pedra que eu acho que deve ser ela que faz eu ver as outras duas iguais. Desculpa-me mas é o que eu vejo,ate porque eu não gostos de dar opiniões sobre aquilo que eu não sei bem. Abraços Muito obrigado pelo comentário, Álvaro. É verdade que as duas pedras têm quase a mesma altura, e pode ser uma coisa a rectificar, mas a minha vontade até é a de colocar mais uma pedra chegada ao canto posterior esquerdo, de forma a tentar quebrar um pouco as "regras" e brincar com o peso da estrutura - apesar do lado direito ser maior em termos de tamanho, o lado esquerdo parece-me equilibrado. Isto de Iwagumi já não tem quase nada... só o facto de usar apenas rochas. Talvez seja um pouco de estilo Brasileiro, mas também sem o "caminho" que o caracteriza... olhe, nem eu sei bem 🙂 ... é um amontoado de pedras que eu espero conseguir transformar numa coisa harmoniosa. Citar
Recommended Posts