JoseCarlosMarques Publicado: Novembro 8 Autor Share Publicado: Novembro 8 1 hour ago, sTeVe- said: Segue a minha visão da coisa, e vale o que vale. Das duas uma, ou chegas essa montagem completamente à direita por forma a respeitar o Golden Ratio, ou à esquerda, em que a pedra maior fica a apontar ao centro, fazendo algo similar no lado oposto mas com uma pedra de menores dimensões. Não tenho o photoshop aqui à mão, mas quando chegar a casa posso dar um exemplo mais prático caso n me tenha explicado bem. Sim... muito provavelmente será isso que vai acontecer... chegar estas duas um pouco para a direita para ter espaço onde colocar um novo conjunto do lado esquerdo. Tenho que comprar um saco de areia para começar a perceber o que vai ficar escondido pelo substrato. Virar as pedras está fora de questão... estão "feitas" para serem vistas deste ângulo... por trás o que tens é uma amalgama de pedras coladas, para que tudo fique com um bom suporte. Ainda tenho que introduzir um terceiro plano (pelo menos) e aumentar bastante a altura na traseira. Vamos ver se consigo. Uma pedrita de cada vez. Hei de lá chegar 😉 . Obrigado pelos comentários Steve! 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: Terça-feira às 22:31 Autor Share Publicado: Terça-feira às 22:31 Muitas dúvidas, por aqui. Não sei se continuo a trabalhar nisto ou se recomeço 😄 . Alguma opinião? 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Assunção Publicado: ontem às 07:13 Share Publicado: ontem às 07:13 Até agora parece-me bem... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 10:24 Autor Share Publicado: ontem às 10:24 3 hours ago, Rui Assunção said: Até agora parece-me bem... Alguma coisa pode estar, sim... mas no geral não está. Isto hoje vai ter que ser revisto. Encontrei uma "linha" ali pelo meio que pode ajudar-me a tomar uma direção. Vamos ver. Obrigado pelas tuas palavras, Rui! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: ontem às 16:02 Share Publicado: ontem às 16:02 (editado) Antes de mais, dou-te os meus parabéns pelo trabalho de colagem dessa primeira rocha. Está muito bonita... Quando precisar de fazer reparações aqui em casa, vou-te convidar para a bricolage! 😁 Voltar atrás é sempre um caminho que por vezes é necessário, mas seguir em frente, corrigindo eventuais desvios ao objetivo também não é menos pertinente. Tu é que sabes o que te vai na cabeça, ou melhor, na alma, pois a cabeça nem sempre nos acompanha e depois nós não conseguimos explicar porquê. 🧐 Quanto a desviar mais para a direita, para a esquerda, ou deixar assim como está, compreendo que a nossa primeira intenção é colocar a rocha principal num dos pontos focais, mas fiz uma pequena busca sobre composição de iwagumi e encontrei vários exemplos em que o ponto focal não reside tão simplesmente na rocha, mas sim no espaço vazio. Porque não? Também poderia ser na colocação de uma planta em especial. Seria menos eficaz? Tu, com a tua profissão, não deves ter dificuldade em entender isso, pois não @JoseCarlosMarques... Ora vê: Entendo que isto é extremamente “purista”, e não é para todos, mas também é válido e não de menos valor!... (eu naturalmente, acrescentaria mais qualquer coisinha e nunca colocaria uns camarões GIGANTES. Mas como dizem os nossos vizinhos, "para gustos hay colores"): Editado 23 horas por C Mocho Ainda náo comecei a usar IA para escrever os meus textos!... Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: 23 horas Autor Share Publicado: 23 horas Sim @C Mocho... tens razão em tudo o que dizes. E pelo caminho que estou a levar, acho que o ponto focal pode mesmo vir a ser o espaço vazio que servirá de contraste com umas plantas que preencham mais o espaço. Em termos estéticos, essa técnica é válida. Não é muito utilizada, e muitas vezes (principalmente para os mais puristas) pode não ser considerada "correcta", mas em verdade (e também no Iwagumi) a perfeição é atingida através da imperfeição. E desde que as coisas resultem em termos visuais, essa "confusão" que pode ser criada pela quebra das regras pode até significar um ponto a favor. Já conhecia esses exemplos todos que mostraste e lá está... nunca me passou pela cabeça se os mesmos respeitavam ou não as regras. Gostei deles, e olhei já para eles vezes sem conta para os apreciar. Aquele primeiro, com o fundo preto, é um exemplo clássico que muito poucos se atreveriam a experimentar nos dias de hoje. Mas, tal como a primeira imagem que existe de um Iwagumi (do Amano), ajudou a definir um estilo sem sequer cumprir as regras 🙂 . Curioso, ou talvez não! Quando precisares de Bricolage, apita. Eheh. Fico a dever-te essa. Só por curiosidade, essa pedra acompanha quase todas as minhas montagens recentes. Acho que já fiz 4 com ela. Quer dizer... acaba por não ser a mesma rocha porque não é apenas uma, mas o resultado final é quase sempre muito parecido. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoseCarlosMarques Publicado: 19 horas Autor Share Publicado: 19 horas Acho que fiz asneira... limpei toda a areia que tinha no "dojo", coloquei as pedras que tinha no mesmo sitio, mas enganei-me na que tinha lá para atrás e coloquei-a ao contrário. Resultado... volta tudo à estaca zero porque fiquei a gostar mais do resultado destas duas pedras em conjunto, e (por agora) vou avançar a partir daqui. Peço, muito sinceramente, desculpa, a todos os que estão a acompanhar este post, porque realmente não estou a ser muito coerente. Àqueles que tiverem paciência para aturar as minhas pancas, e me derem uma opinião, agradeço. Grande abraço. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts